Estoril x Guimarães
14-08-2017 às 19h
Mais 2 golos @ 1.46 – Esc
Na penúltima partida desta jornada 2 do campeonato português, defrontam-se o atual último classificado e o atual 4º classificado, definidos após os resultados conhecidos da 1ª jornada da Liga NOS. Para este encontro, Pedro Emanuel não poderá contar com Nuno Lopes e Thiago Cardoso, ambos lesionados, enquanto Pedro Martins não terá Konan e Francisco Ramos, também a contas com lesões.
A formação estorilista entrou mal na competição, ao ser atropelada pelo FC Porto por expressivos 4-0, que até poderiam ter sido mais (caso os portistas fossem mais eficazes) ou menos (caso o primeiro golo não tivesse sido oferecido ao Porto, o que deitou logo por terra a estratégia da equipa), numa partida que, creio eu, não espelhou a qualidade da equipa de Pedro Emanuel que, ainda assim, terá oportunidade de a demonstrar nas próximas jornadas. Como já havia referido, com a entrada de Pedro Emanuel, este Estoril parece ter voltado a praticar um futebol mais ousado e competitivo (recordando, de certa forma, o fantástico Estoril de Marco Silva), algo que eu espero que continue nesta temporada que agora se inicie.
No caso do Vitória de Guimarães, a equipa realizou uma partida de muito boa qualidade frente ao Desportivo de Chaves na última jornada, estando até a golear os flavienses, mas adormecendo na parte final do jogo e quase deitando o resultado a perder, numa partida com erros defensivos muito comuns de parte a parte e que redundaram num jogo com 5 golos. A equipa teve momentos de grande qualidade futebolística, no seguimento do que também já havia feito contra o Benfica durante 15 ou 20 minutos, superiorizando-se ao seu adversário e, com naturalidade, alcançando 3 golos em 57 minutos, mas adormecendo na parte final do jogo e tornando-se demasiado passivo e macio nas transições defensivas.
Espero um agradável jogo de futebol de parte a parte. Como disse, o Estoril praticamente não teve oportunidade de mostrar a sua qualidade, depois do erro grave cometido no 1º golo do Porto, e acredito que ainda lá chegará; no caso do Guimarães, a equipa tem praticado um grande futebol em certos períodos, mas denotando também que ainda tem muito a melhorar no que toca ao posicionamento defensivo e nos processos de jogo, surgindo, com naturalidade, alguns golos dos seus adversários (e já lá vão 5 em apenas 2 jogos). Dessa forma, com duas equipas que parecem estar ainda muito verdes nos seus processos defensivos, espero uma partida interessante e com alguns golos (apostaria em 3 golos, pelo menos).