Porto x Deportivo
30-07-2017 às 19.30h
Porto @ 1.58 – Betclic
No jogo de apresentação aos adeptos, num jogo a realizar no Estádio do Dragão, o FC Porto defronta o Deportivo, numa partida em que os bilhetes estão praticamente esgotados, como tem sido hábito nas últimas temporadas, sendo que já foram vendidos cerca de 42 mil bilhetes. Este será um dos últimos jogos de pré-época de ambas as formações, que começam, já no início do próximo mês de Agosto, a sua jornada nos respetivos campeonatos nacionais.
A equipa portuguesa chega ao encontro de apresentação após a realização de algumas partidas de muito boa qualidade, tendo somado também bons resultados nos últimos encontros, frente a Portimonense e Vitória Guimarães, somando 7 golos marcados nesse período e apenas sofrendo 1 golo, melhorando a qualidade dos resultados em relação àqueles que conseguiu aquando da digressão pelo território mexicano. A equipa parece estar a crescer a cada jogo, denotando maior entrosamento em termos dos processos de jogo e entre os próprios jogadores, com uma qualidade de jogo, para já, bastante superior àquela apresentada em tempos por Nuno Espírito Santo, onde a equipa procurava a manutenção da posse de bola mas muitas vezes por não ser capaz de acrescentar velocidade ao seu jogo, o que era bastante problemático quando a equipa defrontava equipas mais fechadas (e também por isso os tantos empates somados num certo período da época transata). Sérgio Conceição parece estar a trabalhar bem, sem dúvida, sendo que será curioso perceber o quão longe pode este FC Porto ir nesta temporada, que ainda não regista nenhuma contratação sonante.
No caso do Deportivo, a equipa está longe de ser a equipa que foi em tempos, nomeadamente aquando do(s) último(s) jogo(s) realizado(s), em 2004, nas eliminatórias da Liga dos Campeões (onde o Porto viria a levantar o troféu, em Gelsenkirchen), sendo agora uma equipa que se reduz a lutar pela manutenção na Liga BBVA, apesar de continuar a ser um histórico do futebol espanhol e europeu.
Tendo em conta a grande qualidade de jogo e resultados que os “dragões” têm conquistado e tendo em conta o facto de este ser o jogo de apresentação aos adeptos, não consigo ver mais nada que não seja um triunfo caseiro frente a um Deportivo que está longe de apresentar a qualidade individual e coletiva do seu adversário neste jogo.