RBC Heritage
Vencedor: LukeDonald @ 5.35 (5/10)
Luke Donald, inglês, 39 anos. Actual 96º do ranking mundial e 136º da FedExCup. Foi nº1 mundial durante 40 semanas consecutivas (Maio 2011 a Março 2012) conseguindo-o por mais 13 semanas para além destas.
Foi dos jogadores mais penalizados pela recente evolução quer ao nível dos tacos quer ao nível do lay out dos campos que têm permitido que os “bombers” ganhem enorme vantagem em relação aos tecnicistas. Ora em termos de potência do tee, Donald é dos piores jogadores do circuito. É normal vê-lo perder 100 ??!! jardas para um DJ, Rory ou Rahm, por exemplo.
E, assim sendo, restam-lhe estes campos onde os bombers são penalizados pois não têm hipóteses nem de enviar a bola longe e porque este campo tem fairways estreitos obrigando a ser-se preciso do tee - shot. Como se isso não bastasse os greens também são pequenos.
Ora, isto são tudo características que favorecem em pleno as características do jogo de Donald.
Aliás basta olhar para as suas classificações nas 8 vezes que participou neste torneio para se perceber isso mesmo. Repare-se: T2, T15, 2, T3, T37, 2, T3, T2, (o T significa Tied – empatado – Por Exemplo T2 significa que ficou empatado na 2ª posição)
Ora se ele a par de Matt Kuchar eram os 2 grandes favoritos (o americano principalmente dado o seu momento e regularidade de forma) para grande parte dos especialistas que normalmente leio, também o eram para mim tanto que no final da 1ª ronda logo coloquei a minha aposta, isto porque Donald quer no final da 1ª quer agora no final da 2ª, está empatado na liderança com o canadiano Graham DeLaet.
Com a experiência que ele tem neste campo, tendo levado uma injecção de moral com a vitória na semana passada de Garcia no masters (quer Garcia, quer Donald, entre outros, nunca ganharam um major e são “vitimas” constantes da pergunta Quem é o melhor jogador mundial a nunca ter ganho um major?”) reabrindo-lhe o cenário hipotético de isso acontecer, creio que Donald irá ganhar este torneio até para garantir desde já a sua presença nos próximos majors por via desta vitória.