Lyon vs Dínamo de Zagreb, dia 14/9 às 19h45
Duas equipas com a expectactiva de qualificação para a Liga Europa e o sonho (alto) do apuramento para os oitavos do final da Champions enfrentam-se em Décines-Charpieu, onde o Lyon receberá os croatas do Dínamo de Zagreb num dos primeiros jogos do grupo H da competição.
O Lyon tem a ambição de voltar a ser o que era, embora tenha plena noção da dificuldade que isso representa. O conjunto francês está bastante distante dos anos gloriosos (2002-2008) da hegmemonia do futebol francês, período no qual averbou 7 títulos de campeão francês... consecutivos.
Neste momento, a equipa não tem, nem de perto nem de longe, a qualidade técnica de nomes como Cris, Abidal, Malouda, Diarra, Juninho Pernambucano ou... Benzema. Ainda assim, apresenta jogadores de qualidade e uma interessante ideia táctica apresentada por Bruno Génésio assente num ousado 4x3x3 que usa muito o jogo exterior, tendo como referência um nome que levou os clubes ingleses à loucura neste mercado de transferências – Lacazette. O ponta-de-lança francês, jóia da coroa máxima deste Lyon, já deixou a sua marca na liga francesa por 6 ocasiões em... quatro jogos, um início de campeonato a confirmar as boas indicações que já tinha deixado antes, com 48 golos em 67 jogos nas últimas duas épocas, olhando apenas para a Ligue 1.
Não é o abono de família, mas anda lá perto. Sergi Darder, com toda a sua excelência no capítulo do passe e qualidade técnica, a irreverência dos miúdos Fekir e Cornet e a fogacidade de Valbuena atenuam essa dependência.
No campeonato, o Lyon tem duas vitórias e duas derrotas, mas deixou sempre a sua marca, como não podia deixar de ser num conjunto com grande capacidade ofensiva. Marcou 8 golos em quatro jogos.
Do outro lado está um Dínamo de Zagreb com legítimas ambições em manter-se na Europa, embora seja visto como o parente pobre de um grupo que inclui, também, Sevilha e Juventus. A afirmação europeia é um objectivo naturalmente pretendido dado que, internamente, o domínio é completamente seu- 11 campeonatos consecutivos.
O Dínamo quer mais, porém, poderá vir fragilizado, moralmente, para este encontro. É que, talvez por pensar demasiado no referido sonho europeu, caiu na última jornada. Perdeu, em casa, frente ao Osijek, para o campeonato croata, algo que não acontecia há qualquer coisa como... 6 (!!!) anos. Algum dia tinha que ser, sim, mas em véspera da tão ansiada Champions, não era o melhor que podia acontecer à equipa de Paulo Machado e Gonçalo Santos.
Um Dínamo possivelmente diminuido, frente a um Lyon bastante bem apetrechado no ataque. Parecem-me reunidas as condições para um vitória caseira, sem contestações. É certo que a ausência de Lacazette pode pesar, mas a equipa poderá superar a lesão da sua maior referência, até pela qualidade dos irreverentes Cornet ou Kalulu.
A minha pick:
Lyon para vencer a 1,60 na Betclic (8 un)