Autor Tópico: Tributo a Rui Costa - o Maestro  (Lida 1321 vezes)

Koelhoni

• HighRoller
  • K
  • Estado:
  • Registo: Fev 2006
  • Localidade: Amadora
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    148
em: 16 de Agosto de 2007, 19:13
Rui Costa, o maestro
Vida e História de um herói do Povo

Após a vitória sobre o Copenhaga decidi prestar a minha homenagem pública a um dos jogadores que mais admiro daqueles que tive o previlégio de ver jogar ao vivo e a cores, Rui Costa.
Para começar para além da coincidência de termos nomes muito parecidos, Rui Costa morava relativamente perto de mim sendo por esses dois motivos desde logo um jogador que segui, quando o vi jogar pelas primeiras vezes compreendi que era realmente muito bom e tinha tudo para ser dos melhores.

O documento que aqui deixo não tem nada de transcendente, é simplesmente fruto de alguma investigação  misturada com as minhas opiniões pessoais e uns vídeos acessíveis a todos na net. Vou separar as etapas na carreira deste jogador por capítulos porque é assim que eu entendo que é a melhor forma, espero que seja do agrado de todos.

Capitulo 1 – o nascer de uma estrela

Rui Manuel César Costa, nasceu a 29 de Março de 1972, e a sua infância foi passada no bairro da Damaia, concelho da Amadora, distrito de Lisboa.
Aos cinco anos entrou para a equipa de infantis de futebol de salão do Damaia Ginásio Clube. Quatro anos depois, com 10 anos de idade, tentou a sua sorte nos treinos de captação do Sport Lisboa e Benfica. Passados dez minutos de treino Eusébio, que estava a observar os futuros craques, ficou impressionado com as habilidades do jovem jogador. Durante oito anos aprimorou a qualidade e o estilo nas camadas jovens do SL Benfica até 1990, onde esteve emprestado um ano ao Fafe.

Em 1991 Rui Costa esteve presente no mundial de sub-20 realizado em Lisboa, numa selecção recheada de futuros grandes nomes do futebol mundial de onde se podem destacar para além do Rui Costa, Capucho…. Uma verdadeira constelação que partia para este campeonato com o grande peso nos ombros de ser a detentora do ceptro (Riade 1989). Portugal seguiu o seu trajecto e nas meias finais encontrou a equipa da Austrália, Rui Costa aos 32” de jogo desferiu um remate do meio da rua e colocou Portugal na final do campeonato do mundo, na final seria este mesmo jogador que marcaria o derradeiro penalti que nos permitiu a revalidação do título. Para mim o golo marcado à Autrália foi o primeiro grande momento de Rui Costa no futebol, passou de emprestado ao Fafe para fazer parte do plantel do Benfica na época seguinte.

Capitulo 2 – a afirmação de uma promessa

Na equipa profissional do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa a pouco e pouco foi ganhando o seu espaço, entrou na Europa pela mão de Sven Goran Eriksson num jogo de boas memórias para os adeptos, no famoso Arsenal-Benfica a contar para o apuramento da 1ª Liga dos Campeões, foi aí a sua estreia. Esteve também presente no não menos memorável Leverkusen (4 – 4) Benfica. No Benfica onde jogou de 1991 a 1994 ganhou uma taça de Portugal (93) e o título de Campeão Nacional (94), no final desse ano vários clubes se interessaram no seu concurso mas acabou por ser a Fiorentina a contratar Rui Costa numa transferência por valores record na altura de 6 milhões de euros (1,2 milhões de contos em dinheiro da época). Esta transferência milionáriaserviu como um balão de oxigénio para as finanças do Benfica. Curiosamente para a sua substituição no plantel o Benfica contratou Paulo Bento ao Guimarães (actual treinador do Sporting seu maior rival).

[youtube=425,350]1H2CWzbevJI[/youtube]

Capitulo 3 – Fiorentina - A primeira aventura internacional

Rui Costa jogou sete épocas na Fiorentina onde venceu duas Taças de Itália. Apesar das dificuldades conseguiu ser eleito algumas épocas o melhor nº10, tirando o lugar a jogadores de grande gabarito como Zidane, jogador da Juventus. Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas Rui Costa manteve-se até a entrada em falência do clube de Florença.
Um dos jogos mais marcantes da sua carreira foi um jogo amigável entre o SL Benfica e a Fiorentina, no qual marcou um golo ao seu antigo clube. Não festejou, chorou ao marcar e ouviu um Estádio da Luz repleto a aplaudi-lo.

[youtube=425,350]kC0qpfumQsY[/youtube]

Capitulo 3 – AC MILAN – A consagração de um valor internacional

Concretizou-se então a transferência para o AC Milan, de novo sobre nova quantia milionária, cerca de 35 milhões de euros. Rui Costa jogou cinco temporadas no AC Milan onde no total conquistou 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.
No Milan jogou ao lado de grandes nomes como Maldini, Seedorf, Shevshenko e Kaka que reconhece em Rui Costa uma das maiores influências no seu futebol.

[youtube=425,350]2vEXK77WmGI[/youtube]

Capitulo 4 – a selecção nacional

Em 2004 fez o seu último jogo pela selecção portuguesa, jogo esse na final do Euro 2004, em Portugal, no Estádio da Luz frente à selecção da Grécia. Na selecção esteve presente em 3 europeus (96, 00, 04) e no mundial de 2002. Embora não fosse um concretizador nato ficam para a posteridade alguns golos maravilhosos e decisivos que marcou.

[youtube=425,350]AbzsnaOO90g[/youtube]

Capitulo 5 – o regresso do Herói

Durante os 12 anos em que esteve ausente do campeonato nacional, Rui Costa foi dado por diversas vezes como reforço da equipa principalmente quando tal era necessário por candidatos menos escrupulosos à direcção do Benfica, o regresso estava prometido e um dia aconteceu.

No dia 25 de Maio de 2006 foi apresentado como novo jogador do Sport Lisboa e Benfica. A transferência, desta vez, foi a custo zero e só foi possível porque Rui Costa e AC Milan rescindiram o acordo que os ligava por mais uma época. Rui Costa abdicou, com a vinda para o SL Benfica, de cerca de 700 mil euros ano. Desta maneira a casa que o viu nascer como futebolista e que todos os anos sonhava com o seu regresso abre-lhe as portas para que Rui Costa possa acabar a carreira no clube do seu coração.

Terminada a primeira época no Sport Lisboa e Benfica após o seu regresso, a sua necessidade na equipa foi colocada em causa por o milionário português Joe Berardo, sendo este último o autor de uma Oferta Pública de Aquisição sobre a SAD do Sport Lisboa e Benfica. Rui Costa respondeu com as suas palavras e com o seu futebol, no arranque da nova época carregou a equipa às costas no primeiro jogo da qualificação para a Champions League, concretizando os dois golos da equipa e salvando o Benfica de um resultado mais comprometedor, Berardo aprendeu uma lição, não é o dinheiro ou as exposições de arte que fazem dele um homem culto, cultura é saber respeitar o próximo. Rui Costa por tudo o que já fez e continua a fazer pelo clube do seu coração merece ficar no Benfica enquanto quiser elevado num pedestal lado a lado com Eusébio.

[youtube=425,350]-8nxk99KQsk[/youtube]

"Um homem viaja pelo mundo inteiro em busca do que precisa,
mas volta a casa para o encontrar."

Rui Costa, a história continua…………

Koelhoni

• HighRoller
  • K
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    148
em: 16 de Agosto de 2007, 19:20
Clubes

Sport Lisboa e Benfica (1 Taça de Portugal, 1 Campeonato Nacional)
Fiorentina (2 Taças de Itália)
AC Milan (1 Taça de Itália, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato, 1 Liga dos Campeões e 1 Supertaça Europeia)

Selecção Portuguesa

Número de internacionalizações: 94
Número de golos na selecção: 26
Primeira participação na selecção: 1993-03-31

Titulos

UEFA Champions League (2003)
Supertaça Europeia (2003)
Serie A Italiana(2004)
Supertaça Italiana (1996)
Campeonato da primeira divisão de Portugal (1994)
Taça de Portugal (1993)
Taça de Itália (1996,2001,2003)
Vencedor do campeonato do mundo sub-21 (1991)
Quartos de Final Euro 1996
Semi Finalista Euro 2000
Convocado para o Campeonato mundial de futebol de 2002
Finalista Vencido Euro 2004

Koelhoni

• HighRoller
  • K
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    148
em: 16 de Agosto de 2007, 19:46
era suposto eu colocar este artigo no blogs.apostaganha.pt.....

não perceb......

Forum de Apostas

Re: Tributo a Rui Costa - o Maestro
« Responder #2 em: 16 de Agosto de 2007, 19:46 »

Bruno Coutinho

• Administrador
  • Estado:
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Pts Tipsr:
    108
em: 16 de Agosto de 2007, 19:49

não perceb......

Pus eu porquê? não querias? :|

fckool

• Multimilionário
  • f
  • Estado:
  • Registo: Mar 2007
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    43
em: 16 de Agosto de 2007, 19:53

Um bocado exagerado esse titulo.

--

Sim é um grande jogar sem duvida, bela carreira.

mara

• Magnata
  • m
  • Estado:
  • Registo: Jun 2006
  • Localidade: Vila Praia de Âncora / Covilhã
  • Pts Tipsr:
    1633
em: 16 de Agosto de 2007, 19:57

--

E não viessem cagar postas de pescada  :cabecada: :cabecada: :cabecada:

Koelhone esta exelente, parabens  :venia: :venia: :venia:
Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.

fckool

• Multimilionário
  • f
  • Estado:
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    43
em: 16 de Agosto de 2007, 20:02

--

E não viessem cagar postas de pescada  :cabecada: :cabecada: :cabecada:

Koelhone esta exelente, parabens  :venia: :venia: :venia:

Vê lá como falas. Comentários infelizes e obscenos desses não contribuem nada para este tópico.

Koelhoni

• HighRoller
  • K
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    148
em: 16 de Agosto de 2007, 20:04

não perceb......

Não é isso Bruno, ia pôa a apontar para o Blog, nesta altura de ausência de snooker este conteudo era excelente para ganhar visitas.....

PS: pessoal, por vários motivos não vou permitir "avacalhanços" neste tópico. :?

Forum de Apostas

Re: Tributo a Rui Costa - o Maestro
« Responder #7 em: 16 de Agosto de 2007, 20:04 »

Koelhoni

• HighRoller
  • K
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    148
em: 16 de Agosto de 2007, 20:07
fckool, mara .............. acabou.

fckool, o título tem várias intenções e motivações, de qualquer forma acho que cabe ao autor a liberdade de escrever as coisas como as vê ou sente.....

Para mim o Rui Costa é e sempre foi um herói, motivo pelo qual não queria que ele voltasse ao Benfica, mas isso é outra conversa.

Bruno Coutinho

• Administrador
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    108
em: 16 de Agosto de 2007, 20:09

não perceb......

Não é isso Bruno, ia pôa a apontar para o Blog, nesta altura de ausência de snooker este conteudo era excelente para ganhar visitas.....

PS: pessoal, por vários motivos não vou permitir "avacalhanços" neste tópico. :?

Desculpa, vou já apagar, coloca lá então ;)

Bruno Coutinho

• Administrador
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    108
em: 16 de Agosto de 2007, 20:10
mara tu ás vezes exageras e ultrapassas o bom senso.

Koelhoni

• HighRoller
  • K
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    148
em: 16 de Agosto de 2007, 20:11

não perceb......

Desculpa, vou já apagar, coloca lá então ;)

deixa estar, podes mudar só o link.... é que já tem 4 votos....

fckool

• Multimilionário
  • f
  • Estado:
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    43
em: 16 de Agosto de 2007, 20:14
fckool, mara .............. acabou.

fckool, o título tem várias intenções e motivações, de qualquer forma acho que cabe ao autor a liberdade de escrever as coisas como as vê ou sente.....

Para mim o Rui Costa é e sempre foi um herói, motivo pelo qual não queria que ele voltasse ao Benfica, mas isso é outra conversa.

Deveria ser "o meu heroi" pois estás a generalizar, eu faço parte do povo e não o considero heroi, mais heroi certamente é por exemplo o presidente da ikea que já abriu e vai continuar a abrir lojas que irão empregar milhares de portugueses e melhorar a sua vida.

Contudo tal como dizeste e muito bem depende da opinião de cada um e neste caso do autor, e eu respeito isso, não disse que isso é completamente descabido ou irreal, apenas algo exagerado.

Quanto ao resto, apenas não tolero ataques de fanatismo descabido e compulsivo.

A apresentação está sublime a nivel estético, e a nivel de conteudo está bem estruturado e entendivel, parabéns.

Bruno Coutinho

• Administrador
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    108
em: 16 de Agosto de 2007, 20:14
Infelizmente não dá para alterar os links (tem a sua razão), tens mesmo de inserir Koelhoni :bom:

Koelhoni

• HighRoller
  • K
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    148
em: 16 de Agosto de 2007, 20:15
ok, já lá está.....

perdi os votos.....  :oops:

pessoal, sff.

:lolada:

Tags:

Rede Apostaganha: Apostas e Prognósticos / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions