29/02/2016, 20h00 @ Liga NOS
Vit. Guimarães - SportingO Vitória de Guimarães tem feito uma excelente segunda metade, Sérgio Conceição finalmente conseguiu implementar com sucesso as suas ideias na equipa, o colectivo tem mostrado outra maturidade e tipo de argumentos, outra solidez, isso tem-se reflectido nos resultados e o 7.º lugar e consequente luta pela Liga Europa diz tudo. Os vimaranenses chegam a este jogo depois de terem visto o Rio Ave ganhar e o Arouca empatar, se ganharem (33) ficam com 36 pontos, o mesmo registo dos vila-condenses e dividem o 5.º lugar, o primeiro que dá a Europa.
É num registo de imbatibilidade que dura há oito jogos e que nos últimos 10 só foi violada pelo Benfica (1-0) que o Vitória chega a esta partida com o Sporting. Vem de três empates consecutivos, diante do Tondela (1-1), do Vitória de Setúbal (2-2) e do Braga (3-3), no AXA. Em casa, têm conseguido resultados muito interessantes e o melhor e mais recente exemplo disso é o triunfo ao FC Porto.
Para hoje, o técnico Sérgio Conceição não terá Alex e Pedro Corrreia, ambos lesionados, à disposição.
Esperamos um jogo que difícil, contra uma equipa que acaba por neste momento ter só como grande objetivo a prova que assumiram como prioritária. Os dados dizem tudo: é a equipa com a melhor defesa, com o segundo melhor ataque, muito bem trabalhada, muito objetiva, como são equipas do Jorge Jesus. Nós temos de ser fortes em todos os momentos do jogo e entrar para conquistar os três pontos. É isso que faz parte daquilo que é o nosso ADN.
Vitória: Miguel Silva; Bruno Gaspar, Josué, Pedrão, Dalbert; Cafú, Bouba Saré; Licá, Otávio, Ricardo Valente; Henrique Dourado.
O Sporting foi na última quinta-feira eliminado da Liga Europa, a última competição a eliminar em que ainda se encontrava inserido, restando assim agora a luta pela conquista do campeonato, que foi desde cedo definida pela direcção leonina como a grande prioridade do clube em 2015/16. Resta saber se finalmente quebram o jejum que dura há 14 anos ou se a época sai completamente ao lado, após todo o investimento feito, tanto na equipa como na contratação de Jorge Jesus. O momento dá-nos um Sporting ganhador na Liga, perdeu pontos pela última vez com o Rio Ave há três jornadas, depois disso goleou com categoria o Nacional (4-0) na Choupana e ganharam sem grande brilho mas com eficácia ao Boavista (2-0) em casa, na última jornada.
O registo forasteiro deste Sporting de Jesus é um dos grandes factores que fazem os adeptos acreditar na possibilidade desta equipa conquistar um título, já que os leões fora só perderam pontos até agora no Bessa e na Madeira (com o União).
Para esta deslocação ao D. Afonso Henriques, Jesus não poderá contar com Paulo Oliveira, Adrien, Bruno Paulista e André Martins.
É tradicionalmente difícil jogar em Guimarães. Vai ser um jogo com intensidade alta e muita marcação, sobretudo da equipa adversária, que vai tentar dividir o jogo com o Sporting. Há dois treinadores que têm demonstrado muita qualidade e que foram meus jogadores: o Paulo Fonseca e o Sérgio Conceição. Conhecem-me perfeitamente, mas eu não sou o treinador que era há quinze anos, caso contrário não tinha evoluído nada. Se virem as equipas do Sérgio Conceição e virem o Sporting... Está lá muita coisa minha. O Sérgio vai fazer uma carreira de muito valor.
Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Naldo, Ewerton, Jefferson; João Mário, William, Aquilani, Bruno César; Bryan Ruiz, Slimani.
Este é, para mim, o jogo grande da jornada 24 em Portugal, o Vitória de Guimarães tem subido de rendimento, não perde há oito jogos e está na luta pelo 5.º lugar e enfrenta aqui o líder do campeonato, recentemente eliminado da Europa e que já só tem o campeonato como grande meta a atingir, pelo que o foco está todo direccionado nesta competição - agora mais do que nunca. Prevejo dificuldades para um Sporting que nem sempre joga bem, com o Boavista foi um caso disso, Rui Patrício foi fundamental para os leões conquistarem os 3 pontos, isso diz muito da exibição, já não são poucas as vezes que o Sporting em jogos contra equipas inferiores falha, é certo que este é um jogo de exigência prévia quase máxima e isso é sabido de antemão, mas não terminarão por certo o campeonato a falhar só contra equipas declaradamente mais fracas.
O Vitória tem um bom conjunto, Adrien fará falta no meio-campo do Sporting, Saré e Cafú dão músculo e espírito de combate que poderá faltar a Aquilani e William, isso pode ser meio caminho andado para ajudar o Vitória a pontuar neste jogo, a pressão que estará sob Slimani (se vir o cartão amarelo, falha o derby com o Benfica da próxima jornada), Henrique Dourado é um avançado com características interessantes, presença na área, boa mobilidade, pode dar dores de cabeça ao eixo da defesa leonina, especialmente a Ewerton que é um jogador que não aprecio particularmente. O ano passado o Sporting de Marco Silva veio aqui perder por 3-0 num bom momento de forma, nem sempre os cenários se repetem, mas não prevejo um triunfo leonnino superior à margem mínima e acredito mesmo bastante que possam perder pontos, quem sabe até o Vitória ganhar os três. Pela permeabilidade de ambas as defesas e somando a isso a qualidade ofensiva que também é comum tanto ao Sporting como ao Vitória e pela necessidade de somar todos os pontos no jogo para alcançarem cada um os seus objectivos, acredito que também seja de valor apostar em golos (over 2.5 a 1.90 é bom).
PICK :arrow: Vitória AH +1 @ 1.72 Betboro (10/10)
:arrow: Over 2.5 golos @ 1.90 Betboro