Tour de France, 5ª etapa
7 de Julho; 11h
Alejandro Valverde x Rui Costa
Até aqui, emoção não têm faltado neste Tour e há terceira etapa já vimos de tudo. A quarta promete ser mais uma de muita emoção e de muitos nervos dentro do pelotão. Amanhã teremos praticamente um Paris-Roubaix e muito dos favoritos voltam a ter muito com que se preocupar.
A Movistar vai ter aqui uma prova de fogo. Quintana já está a 1'50'' de Froome o que dado aquilo que já se passou nem é muito alarmante e podia ser bem pior, mas o pior ainda está para vir e já amanhã. Quintana é o ciclista que, teoricamente, pior se defende, dos quatro magníficos, neste terreno e a juntar a isso ainda terá uma equipa que não está, de todo, feita para esta etapa. Um dia mau e pode acabar aqui o Tour para o colombiano que para mim continua a ser o único que poderá dar luta a Froome (vamos ver, ainda assim, o que faz Nibali amanhã que pode também relançar as coisas). Valverde também não é, de todo, um especialista mas terá, de uma vez por todas, ser uma ajuda para Quintana amanhã e dar tudo o que têm.
Rui Costa, em condições normais, já iria ter uma etapa má amanhã. Depois de hoje, a etapa de amanhã é um autêntico pesadelo. O que ele diz no seu diário no Tour é sintomático:
O pior é que amanhã temos uma etapa importantíssima e super dura, a etapa do pavê. Uma autêntico Paris-Roubaix em pleno Tour. O trepidar do paralelo a juntar às mazelas... é melhor não pensar e simplesmente focar-me no objetivo.
Depois da incrível queda de hoje, o dia de amanhã já seria de puro sofrimento. Em pavê vai ser um autêntico massacre para o português e veremos até que ponto é que conseguirá acabar a etapa. Valverde, apesar de tudo, terá que sofrer e dar tudo para ajudar o seu líder e acabar à frente do Rui amanhã será algo acessível para a maioria dos ciclistas.
Valverde @ 1.50 dhoze