E é chegado o tão almejado jogo da época para as 2 equipas do Championship que no meu ver mais mereciam cá estar: Middlesbrough e Norwich.
Hoje, em Wembley, vai-se decidir quem acompanha o Watford e Brentford na subida à Premier League, e para mim, ambas as equipas mereciam lá estar.
São 2 equipas que privilegiam o melhor do futebol, que é o golo, que jogam ao ataque, mas que ao mesmo tempo sabem manter as suas redes invioladas (mais o Middlesbrough que o Norwich).
Passemos então à análise:
O Middlesbrough chega a esta fase depois de terminar o Championship na 4ª posição, onde apesar de não ser um ataque muito concretizador (68 golos marcados), teve a melhor defesa do campeonato com apenas 37 golos sofridos.
Nos playoffs foi emparelhada com uma equipa que também joga um futebol atractivo, o Brentford, mas que tem um problema (que praticamente se aplica a quase todas as equipas deste escalão): sabem atacar, marcam golos, mas as defesas são de manteiga, levando a que as equipas sofram golos quase em todos os jogos. Nesta eliminatória com o Brentford, o jogo da 1ª mão, jogado em casa do Brentford, foi assim mesmo: a equipa estava por cima do Middlesbrough, criava oportunidades, mas depois sofreu um golo. Continuou a massacrar o Middlesbrough, chegou ao empate, mas no último minuto, levou com o golo que praticamente selou a eliminatória. Depois, em casa do Middlesbrough, a história já se sabia: Em casa, o Middles é fortíssimo, e não deu hipóteses á frágil equipa do Brentford, sendo que o resultado final desta eliminatória foi de 5-1 para o Middlesborough.
Karanka anteviu assim a partida de logo:
"Eu não acho que os dois jogos esta época sejam uma boa reflexão, porque no início da temporada, eles estavam em boa forma e no jogo que nós jogamos lá, eles tiveram várias chances e nós tivemos que defender durante 60 minutos.
Eu não acho que somos favoritos, especialmente porque se olharmos para o plantel deles, vemos que muitos destes jogadores jogaram na Premier League nas últimas três temporadas e nós estávamos a lutar para permanecer na divisão na última temporada. Apesar disso, nós não somos os favoritos, mas vamos lá para lutar contra uma equipa muito boa.
Já sobre o seu percurso na equipa, Karanka referiu: "Eu vim para aqui há 18 meses e eu não poderia imaginar naquela altura que 18 meses mais tarde estávamos para jogar em Wembley. Nós vamos jogar lá porque os jogadores tiveram uma temporada incrível e têm feito um trabalho incrível a cada dia. Por esta razão, eles merecem estar em Wembley."
O Norwich por seu lado chega a este jogo após ter terminado em 3º lugar na classificação geral do Championship esta época.
A equipa cotou-se como um dos melhores ataques da competição com 88 golos, mas ao mesmo tempo sofreu alguns golos a mais, tendo terminado o Championship com 48 golos sofridos.
No emparelhamento destes playoffs, calhou-lhes em sorte defrontarem a equipa do Ipswich, para mim uma equipa que é "desiquilibrada" para estas andanças: ataca muito, sobe muito as linhas, procura desenfreada pelo golo, sendo que acaba por marcar o seu golo, mas muitas vezes permite a remontada dos seus adversários...
Nesta eliminatória, o Norwich teve dificuldades curiosamente em sua casa, pois fora obteve um bom resultado com uma igualdade a uma bola. Em casa, e depois do Ipswich ficar reduzido a 10 unidades, o Norwich chega ao golo, mas permite ao Ipswich empatar a eliminatória, mesmo com 10 unidades. Porém, a maior qualidade da equipa do Norwich veio ao de cima, e acabou por ganhar com naturalidade por 3-1, ficando um resultado agregado de 4-2 favorável ao Norwich.
O seu treinador també já anteviu a partida:
"Eu acho que os fãs devem estar animados, é uma grande ocasião. Temos trabalhado muito duro para chegar lá. Não é algo que se vê com muita frequência e isso é algo que eles devem desfrutar. Mas o meu trabalho é certificar-me que a equipa está pronta, pelo que não me posso dar ao luxo de estar envolvido, por enquanto, na festa dos adeptos.
"Eu vou estar muito orgulhoso de poder levar os jogadores para o campo. Estar envolvido com o Norwich City e estar envolvido nesta ocasião será especial para mim e minha família também. Eu estou muito, muito ansioso por isso, mas a coisa mais importante é quando o jogo começa."
Não existem registo de lesões para este jogo, sendo que apenas reside a dúvida sobre se o atacante do Middlesbrough, Patrick Bamford poderá ir a jogo.
A maneira com eu analiso este jogo poderá ser alvo de muitas opiniões, mas eu antevejo o seguinte:
O Middlesbrough na minha opinião vai, com maior ou menor dificuldade, vencer o jogo. O Norwich, e apesar de ter experiência no seu plantel, tem um defeito: ataca muito, mas não defende da melhor maneira, coisa que o Middles sabe fazer, e muito bem. Não é à toa que o Middles foi a melhor defesa do Championship, e no conjunto das 2 mãos do playoff, apenas sofreu um golo do Brentford.
Há que juntar a isso o facto de nos 2 confrontos esta época entre Middlesbrough e Norwich, o Middles ter ganho os 2, marcando 5 golos e não sofrendo nenhum. Relembro também que o Norwich, a jogar em casa, perante o seu público, contra este mesmo Middlesbrough, num jogo que lhe permitiria naquela altura manter-se no topo da classificação, perdeu por 1-0, sendo que Karanka soube fechar muito bem as melhores armas do Norwich.
De notar também 2 pormenores importantes: nos últimos 12 confrontos para todas as competições entre Norwich e Middlesbrough, o Norwich apenas ganhou 1, empatou 5 e perdeu 6.
O outro pormenor é que o Middlesborugh desde 1988 que não vence um playoff de acesso à Premier League. O último foi contra o Chelsea, numa eliminatória a 2 mãos.
Por último, de referir um pormenor que para mim é mais que um pormenor, é um "pormaior": todos nós sabemos que Karanka foi adjunto de Mourinho durante 2 anos. Aprendeu muito com ele nesse tempo, especialmente sobre como ultrapassar eliminatórias deste género. Ele próprio admitiu que falou com Mourinho antes do jogo com o Brentford, coisa que acredito que também tenha feito agora.
Assim sendo, e vendo a equipa do Middlesbrough mais "pronta" para a Premier League do que o Norwich, pela sua maneira de jogar, pela sua consistência defensiva, pela motivação que a equipa tem, pois chegou a estar em 14º lugar este ano, e agora está em Wembley a discutir a passagem à Premier League, pelo treinador que tem, pelos últimos confrontos entre estas 2 equipas no Championship, a minha pick será:
Middlesbrough a vencer o jogo @2.90 na Bet365.
PS: para quem quiser arriscar mais um pouco, e apesar deste jogo ser um jogo de título practicamente, vou deixar uma moedinha também no ambas marcam @1.90 e no Middlesbrough a ganhar com ambas a marcar @6.50
@Spinosa , é favor não esquecer de colocar a moedinha da sorte

!!!