02/05/2015, 20h15 @ Liga Nos
Sporting - Nacional
O Sporting chega a estas últimas jornadas do campeonato com a sua campanha praticamente feita. Quando ainda faltam disputar 12 pontos, é precisamente essa a marca que distancia os leões do 4.º lugar, já para o 2.º a distância é de 6 pontos, mas o FC Porto tem vantagem no confronto directo, por isso, na prática, é de 7. Significa isto que, apesar de ser possível, é um cenário bastante complicado de acontecer, pelo que o 3.º lugar é quase um dado adquirido. Tanto que, imagine-se, para esta recepção ao Nacional, o técnico Marco Silva até deixou peças como Nani (25/6) ou Miguel Lopes (8/0) de fora da convocatória por opção. A eles, juntam-se William Carvalho (28/1) e Islam Slimani (19/11) com queixas físicas, pelo que não marcarão presença quatro pedras fundamentais daquele que tem sido o onze-base do Sporting nas últimas semanas. Apesar da "ausência de objectivos", a equipa tem dado uma óptima resposta nas últimas jornadas, somando já quatro vitórias consecutivas, a última das quais na segunda-feira passada, fora de casa, com o Moreirense (4-1).
É importante começar da melhor forma os jogos, traz tranquilidade à equipa e confiança. Em Moreira do Conégos conseguimo-lo, o que nos permitiu gerir o jogo e procurar o segundo e o terceiro golo. Nem sempre dá para fazer isso, mas é o que vamos procurar fazer amanhã com o Nacional. Entrar fortes no jogo é sempre muito importante. Dupla Montero-Tanaka? É uma possibilidade.
Sporting: Patrício; Cédric, Paulo Oliveira, Ewerton, Jefferson; Carrillo, João Mário, Adrien, Mané; Montero, Tanaka.
O Nacional esta época tem estado bastante abaixo daquilo que seria esperado, mas se esta segunda volta até está a ser positiva, a primeira foi mesmo para esquecer. A equipa madeirense chegou a "flirtar" com os lugares de despromoção, mas sempre teve qualidade e potencial para muito mais, tal como demonstra agora. Os homens de Machado ocupam o 8.º lugar, com 40 pontos, menos 2 que o Paços Ferreira e menos 3 que o Belenenses. Refira-se que os azúis do Restelo são a primeira equipa em zona de acesso às competições europeias, faltando ainda 4 jornadas para o fim do campeonato. Para esta deslocação a Alvalade, o Nacional vem moralizado por uma série de três jogos sem derrotas. A última foi mesmo neste estádio, a contar para a Taça de Portugal (1-0), que atirou a equipa para fora da competição, deitando por terra o sonho de atingir a final do Jamor. Depois disso, o Nacional bateu em casa o Gil Vicente (3-2) e o Penafiel (2-0), tendo ainda empatado fora com o Marítimo (1-1) no derby regional. A equipa vem desfalcada, pois não poderá contar com o contributo de Edgar Abreu (8/1), Wagner (10/1), Aly Ghazal (26/1) e Saleh Gomaa (22/1).
A única equipa que está na luta pela Europa e não depende de ninguém é o Belenenses, mas nós vamos lutar por esse objetivo até que matematicamente seja possível, sabendo que há doze pontos para conquistar e um passo em falso poderá ser fatal. O histórico não nos deixar grande otimismo, mas se o Nacional estiver concentrado poderá pontuar em Alvalade.
Nacional: Gottardi; João Aurélio, Zainadine, Freire, Marçal; Boubacar, Christian; Luís Aurélio, Tiago Rodrigues, Marco Matias; Soares.
Eu juro que não consigo compreender as odds que os bookies oferecem para este jogo. Tudo bem que o H2H é favorável ao Sporting, a equipa está bem e motivada, joga em casa, mas enfrenta uma equipa que pratica um bom futebol, que está a fazer uma segunda volta de bela qualidade, chega aqui com o objectivo de ainda chegar à Europa (mesmo sabendo que está dependente de eventuais escorregadelas de Belenenses e Paços, mas em 4 jornadas 3 pontos podem não ser nada) e enfrentará uma formação leonina sem quatro titulares-base, fulcrais em todos os sectores (defesa, meio-campo e ataque). Além disso, há a questão da motivação para jogar à bola, que é pouca ou nenhuma do ponto de vista de que todos os objectivos estão alcançados e tudo o que possa ser dito a partir daqui como "objectivos" para o Sporting é conversa da treta. A equipa já fez o seu campeonato, é claro que jogando em casa não vai virar a cara à luta, mas prevejo muitas dificuldades para um Sporting descaracterizado, com muitas ausências e que defronta uma equipa com qualidade e que ainda luta por algo.
Não esqueço que Aly Ghazal é o pêndulo do meio-campo e equilíbrio defensivo do Nacional e que a magia que Gomaa empresta no processo ofensivo é de outro nível, mas um meio-campo com Christian poderá incomodar mais o Sporting, que se formar o miolo apenas com Adrien e João Mário certamente irá passar mal defensivamente, até porque Cédric deverá regressar à titularidade.
Pick: Nacional EH +1 @ 3.25 Sportingbet (10 un)
Pick2: Nacional DNB @ 7.00 Bet365