Moreirense vs Marítimo, dia 21/3 às 16:00
A clássica tarde desportiva portuguesa volta a ter vários jogos, e um deles acontece no Comendador Joaquim Correia, em Moreira de Cónegos, onde o Moreirense irá receber o Marítimo para mais uma batalha rumo à estabilização competitiva do clube na Primeira Divisão.
Os Cónegos têm vindo a fazer um campeonato impressionante, especialmente se tivermos em conta que subiram na época passada à Primeira Divisão e que o objectivo principal, para equipas nesta situação, é a manutenção... que, de resto, já está assegurada com os 31 pontos somados depois da importante vitória conquistada em Barcelos, diante do Gil Vicente.
A regularidade desta equipa tem sido impressionante, e a sua capacidade de luta e abnegação também, não se diminuindo pela perda de duas peças fundamentais no meio-campo no mercado de inverno e com a garantia da saída da terceira (André Simões é o que resto do trio operário que também tinha Vitor Gomes e Filipe Melo).
Battaglia tem entrado bem na dinâmica da equipa, assim como Arsénio, para compensar estas ausências e a equipa tem conseguido resultados bastante satisfatórios, tendo pontuado nas últimas três deslocações – 1-1 em Vila do Conde e vitórias por 2-1 em Penafiel e por 1-0 em Barcelos. Já a jogar em casa, as coisas não têm corrido tão bem ultimamente, sendo preciso recuar dois meses para encontrar uma vitória dos axadrezados no seu reduto, porém há uma desculpa plausível – a equipa enfrentou Benfica (duas vezes), Nacional em grande forma, Porto e Académica em boa forma (... mas que venceu com alguma dose de sorte).
Do outro lado está um Marítimo apostado em regressar à Europa depois de ter falhado a qualificação europeia na época anterior. O objectivo está algo distante, dados os parcos 30 pontos que conquistou, porém se a final da Taça se disputar entre equipas que já estão qualificadas para as provas da UEFA, o 6º lugar pode dar acesso às mesmas, e esse dista 6 pontos dos insulares.
Ou seja, é realista ambicionar-se a Europa tendo em conta o trajecto que ainda há para percorrer e atendendo ao facto de que o Marítimo já “passou” cinco das seis provas de fogo que constituiram os confrontos com os três grandes. Porém, do ponto de vista do plantel, não me parece que este Marítimo possa ter argumentos para discutir o apuramento europeu, pois tem uma equipa ainda algo inexperiente e desentrusada, que teve a agravante (no aspecto da harmonização de processos) de ter uma mudança no comando técnico.
O efeito da chicotada durou pouco, com uma vitória ao Paços de Ferreira em casa, mas a que se seguiu uma derrota, também caseira, diante do Sporting, que se ficou por 1-0 mas que acabaou por ser lisonjeira para os verde-rubros.
O Moreirense deverá tomar conta do jogo e explorar a fragilidade defensiva evidente deste Marítimo. Até porque tem Battaglia e Gerso inspirados. Acredito, por isso, numa vitória caseira, ainda que seja melhor precaver um eventual empate na aposta.
A minha pick:
AH Moreirense 0.0 @ 1.65 na Bet365 (10 un)