Académica x Arouca | 01/03 16:00
Académica @ 2.2 (bet365) 10 unidades
A Académica está com alguns ausentes. Entre eles estão os titulares habituais Anibal Capela, Ivanildo e Magique. Os outros lesionados são Ofori, Fábio Santos e Edgar Salli. Baixa de última hora é o português Fernando Alexandre.
Do lado do Arouca, Nildo e Bruno Amaro ainda estão indisponíveis e Nuno Coelho está suspenso. Fokobo está em dúvida já que volta aos convocados após lesão.
Académica XI: Lee; Makonda, Ricardo Nascimento, João Real, Ricardo Esgaio; Obiora, Nuno Piloto, Rui Pedro; Marinho, Rafael Lopes, Hugo Seco
Arouca XI: Goicochea; Tomas Dabo, Miguel Oliveira, Hugo Galo, Ivan Balliu; Rui Sampaio, David Simão, Artur; Pintassilgo, Roberto, Kayembe
A equipa da Académica, após passar por uma chicotada psicológica, foi capaz de ir ao estádio do Estoril Praia e vencer por 2-1, agora com o treinador interino José Viterbo a comandar as tropas. Ao que parece, ele está para ficar, pelo menos até ao final desta temporada. Mesmo com algumas ausências importantes, teve mérito na forma como recuperou a confiança dos jogadores, mas teve ainda mais mérito na forma como abordou a partida frente ao Estoril: com uma atitude de "mandão", pressão alta e a procurar ter a posse. O resultado ficou à vista e a Briosa venceu por 2-1, num estádio tradicionalmente complicado para qualquer equipa.
Para amanhã espero uma mesma atitude e agora a jogar em casa. Irão defrontar um Arouca que é uma equipa que deverá vir para jogar para o pontinho, como é tradicional no Pedro Emanuel nos jogos fora. A equipa tem jogadores muito interessantes e até tem capacidade para jogar mais e melhor, mas não o faz porque o Pedro não quer. É um treinador uni-dimensional e com uma péssima atitude em termos de fair-play. Curiosamente até vêm de uma vitória por 1-0 em casa frente ao Rio Ave (já os tinham vencido fora por 1-2, única vitória fora do conjunto de Pedro Emanuel), num jogo onde o treinador do Rio Ave se queixou da falta de coragem do árbitro perante um Arouca que, como disse o Pedro depois do jogo, tinha como objectivo parar o Rio Ave e nada mais. Lá marcaram um golo porque calhou, porque nem mereciam ter ganho...
Este é daqueles jogos que dificilmente irá fugir de algo entre o 0-0 e o 1-0 caso a Académica não consiga marcar o primeiro golo nos primeiros 30 minutos. A Académica deverá assumir as despesas da partida e o Arouca irá explorar o contra-ataque e as bolas paradas e procurar perder tempo para segurar um ponto. E normalmente quem vem para jogar para o empate, acaba é por perder. E por isso mesmo é que o Arouca é uma das piores equipas fora de casa (pior só mesmo o Boavista).
Também acredito no potencial ofensivo da Académica amanhã. Falta Ivanildo e Magique, mas Hugo Seco esteve em grande plano frente ao Estoril e Rui Pedro teve novamente oportunidades. São jogadores cruciais para a manobra atacante. Marinho também deverá ser titular, ele que é um líder e tem uma velocidade difícil de parar.
É certo que a Académica ainda não venceu em casa esta época para a Liga NOS, mas algum dia isso tem que mudar e o Arouca poderá ser um bom adversário para conseguir esse feito. E até porque eles vêm de uma vitória fora frente ao Estoril e após uma chicotada psicológica bem sucedida. Referir também que sem contar com FC Porto e Benfica, as duas melhores equipas do campeonato, e frente ao Boavista, no último jogo caseiro, a Académica marcou sempre pelo menos uma vez em casa.
Gosto das probabilidades que as casas de apostas dão para a Académica vencer e acho que a odd deveria estar mais próxima do 2.00.