Athletic Bilbao – BATE Borisov
Liga dos Campeões
10/12/2014 19h45
O Athletic Bilbao recebe no Estádio San Mamés o BATE Borisov, num jogo a contar para a última jornada da fase de Grupos da Liga dos Campeões. Agrupados no Grupo H, juntamente com o FC Porto e Shaktar Donetsk, o conjunto espanhol encontra-se em 3º lugar com 4 pontos, fruto de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas, com parciais de 3 golos marcados e 6 golos sofridos.
O Athletic Bilbao entrou muito mal nesta Liga dos Campeões, como resultado disso, vê-se agora obrigado a vencer o último classificado deste Grupo H de forma a conseguir a qualificação para a Liga Europa. Quanto à Liga BBVA, o conjunto espanhol desceu uma posição nesta última jornada, ficando agora em 10º lugar com 18 pontos, fruto de 5 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, com parciais de 12 golos marcados e 15 golos sofridos. Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Athletic Bilbao apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 na recepção ao Espanyol. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Shaktar Donetsk, num jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 1-2 em terreno do Getafe, um empate por 1-1 em terreno do Alcoyano, num jogo a contar para a Taça do Rei e, na última jornada, uma derrota por 0-1 na recepção ao Córdoba. Os Leões de San Mamés contam com algumas baixas importantes, o que se pode vir a reflectir no resultado. Para este jogo, o técnico Ernesto Valverde não pode contar com a presença de Xavier Etxeita e Guillermo por se encontrarem lesionados, já Carlos Gurpegi está a cumprir castigo, enquanto que a presença de Aritz Aduriz é ainda uma incógnita.
O BATE Borisov, por sua vez, chega a esta última jornada da fase de Grupos da Liga dos Campeões ocupando a última posição do Grupo H com 3 pontos, fruto de 1 vitória e 4 derrotas, com parciais de 2 golos marcados e 22 golos sofridos. Os Auri-azuis já não têm qualquer hipótese de qualificação para a fase seguinte desta Liga Milionária, nem para a Liga Europa e, já com 22 golos sofridos em 5 jogos, demonstram um bom exemplo do que é ter um desempenho paupérrimo. Contudo, esta humilhante prestação não se reflecte no campeonato bielorrusso, onde este conjunto se consagrou campeão pela 9ª vez consecutiva. Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o BATE Borisov apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 5-0 em terreno do Shaktar Donetsk, num jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma vitória por 4-0 na recepção ao Naftan, uma vitória por 4-0 na recepção ao Gomel, uma derrota por 0-3 na recepção ao FC Porto, num jogo a contar para a Liga dos Campeões e, na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Shakhtyor. Egor Filipenko ainda se encontra a recuperar da lesão, pelo que a sua presença ainda está em dúvida.
Com 22 golos sofridos em 5 jogos, o BATE Borisov provou ser carne para canhão, tanto para o FC Porto, como para o Shaktar Donetsk. Contudo, o conjunto da Bielorrússia tudo fará para conseguir estes 3 pontos e terminar como 3º classificado. Apesar das baixas, o conjunto orientado por Ernesto Valverde continua a ter potência ofensiva suficiente para acrescentar mais alguns golos sofridos nas estatísticas da equipa visitante. É de esperar um jogo em que ambas equipas tudo darão para conseguir os 3 pontos em causa, com o Athletic Bilbao a conseguir a sua vingança, levando assim, estes 3 pontos.
Prognóstico: HA Ath. Bilbao -2.0 @2.50 Bet365