03/10/2014, 20h30 @ I Liga
Vit. Guimarães - Boavista
Depois de um início de época bastante auspicioso e onde até se chegou a pensar que este Vitória poderia ter capacidade para lutar pela Europa numa época que iniciou com objectivo de manutenção, eis que os vimaranenses já caíram na real e estão numa fase de menor fulgor. Chegam a esta 7.ª jornada com 11 pontos, no 5.º lugar, curiosamente o mesmo registo pontual do rival Braga (mas com pior diferença de golos). Depois de três belas vitórias a abrir a campanha, o Guimarães já está numa série de três jogos sem ganhar. Se o empate com o Porto, há três rondas, quase que foi um triunfo, a igualdade na recepção ao Paços já deixou alguma margem de desconfiança e impaciência tomou mesmo conta dos adeptos na última jornada, na goleada sofrida na Madeira, contra o Marítimo (0-4). A equipa entrou pessimamente no jogo, ao intervalo já perdia por 4 de diferença, na segunda parte pouco melhorou e ainda desperdiçou um penalty. Para hoje, Rui Vitória não terá à disposição Moreno (2/0), Pedro Correia, Amorim, Caiado (5/0), Josué e Gui (3/0).
Vitória: Douglas; Bruno Gaspar, João Afonso, Defendi, Traoré; Cafú, André, André, Bernard; Hernâni, Alvez, Alex.
O Boavista chega numa situação um pouco inversa a este jogo com o Guimarães. Regressam alguns anos depois à primeira divisão do futebol português com um orçamento indubitavelmente inferior à gigantesca maioria das equipas deste campeonato e por isso olhou-se, ao início, com muita desconfiança para o que esta equipa seria capaz de fazer. A verdade é que o actual bom momento de forma deixa a equipa num óptimo 12.º lugar, com 7 pontos em 6 jogos efectuados. Começaram com três derrotas consecutivas, contra Braga, Benfica e Rio Ave, mas têm reagido muito bem, por intermédio de um triunfo à Académica, empate com o Porto e novo triunfo ao Gil Vicente, este na semana passada, por 3-2, com a equipa a mostrar uma bela capacidade de reacção à adversidade (estiveram a perder em duas ocasiões). Pelo meio, empataram 0-0 no terreno do Oriental, para a Taça da Liga. As principais ausências para hoje serão as de Pouga (3/0) e Luís Neves.
Boavista: Mika; João Dias, Philipe, Lucas, Anderson Correia; Tengarrinha, Anderson Carvalho, Beckeles; Bobô, Zé Manuel, Brito.
Estas duas equipas chegam a este jogo em momentos de forma bastante opostos e são dois clubes com objectivos também eles pouco próximos. É claro que a prioridade de ambos é a manutenção, mas o desejo deste Vitória é terminar na primeira metade, porque tem qualidade suficiente para isso. Já o Boavista regressa este ano à I Liga com muitas dificuldades para combater e por isso é quase um título se conseguirem garantir a permanência. A motivação dos dois conjuntos é diferente nesta altura, mas ao fim de três jogos sem ganhar e a jogar contra uma das piores equipas da liga, na teoria, o Vitória tem obrigação de somar os três pontos. No entanto, prevejo algumas dificuldades, porque este Boavista tem evoluído na forma como defende e, a jogar fora de casa, prevejo que em todos os jogos do campeonato joguem muito recuados, fechados e à procura primeiro de não sofrer e depois então de tentar fazer algo no ataque. Estou em crer que o Guimarães terá uma exibição cheia de garra e querer e, se isso acontecer, o Boavista terá dificuldades em chegar à baliza de Douglas e em criar lances de perigo. Pela incapacidade da equipa axadrezada quando joga fora e pela urgência dos vimaranenses em ganhar isto, acredito que o Boavista passe grande parte do jogo no seu meio-campo e que acabe por pouco incomodar Douglas.
:arrow: Boavista menos de 0.5 golos @1.95 Dhoze 10un