Volta a Espanha
13 de Setembro; 09h15
Joaquim Rodriguez x Alejandro Valverde
E pronto, eis a última etapa antes do contra-relógio final na Volta a Espanha. E para terminar, uma etapa que se espera espectacular. Talvez a segunda etapa que mais dificuldade traz aos ciclistas, mas que rivalizara com aquela que foi a etapa rainha da Volta a Espanha, na qual Alberto Contador venceu. E esta ainda traz mais emoções, até porque é a última hipótese da maioria dos ciclistas ganharem uma etapa e para os ciclistas da geral fazerem diferenças. São várias as montanhas antes da subida final (7km a 6.5%, 6.4km a 5.3%, 8.4km a 4%, 9.7km a 6.7%). E a subida final são 12.7kms a 8.7%, sendo que há partes em que chega aos 20%. É uma etapa durissima, sobretudo porque os ciclistas vão entrar na subida final já com muitas subidas na frente.
Joaquim Rodriguez conseguiu uma extraordinária vitória aqui em 2012 e esta será a sua última oportunidade de conseguir fazer algo nesta Vuelta. Não está, de todo, na sua melhor forma, não teve pernas para acompanhar Contador e Froome nas montanhas, têm perdido nas bonificações para Valverde e juntando a isso o contra-relógio, resultam 2 minutos e 29 de atraso para Contador e o quarto lugar da geral, estando já praticamente arredado do pódio pela consideravel desvantagem que têm para Valverde.
Confesso que Valverde me têm surpreendido bastante. Não teve um dia que se possa considerar mau, onde perdesse muito tempo, não conseguiu acompanhar Contador em algumas etapas, mas foi sempre bastante competente. Acho que o balanço na Vuelta de Valverde é mais uma vez muito positiva. Está em terceiro, houve momentos onde podia, se tivesse colaborado com Contador, ter deixado Froome para trás, não o fez e deverá acabar em terceiro.
Joaquim Rodriguez já venceu esta etapa, têm aqui a última oportunidade para o fazer, mas será capaz de o fazer? Não acredito minimamente. E não acredito pelo que se viu nestas três semanas, onde apesar de ter tentado, foi sempre batido pelos concorrentes directos na luta pela geral. Não acho que venha a ter pernas para Froome e Contador nesta etapa. Terá para Valverde? Até tenho algumas dúvidas. Não é uma etapa à medida de Valverde, como também não é à medida que Joaquim Rodriguez, mas ele têm-me surpreendido e foi bastante competente. Não tendo, à partida, capacidade para acompanhar Froome e Contador ficará logo atrás. Provavelmente, vai ficar com Rodriguez e aí, o que aconteceu até aqui, foi que Valverde bateu sempre Rodriguez. Resumindo, parece-me muito improvável que Rodriguez deixe Valverde para trás (não imagino isto a acontecer por tudo o que aconteceu até aqui), acho que Valverde pode andar melhor que Rodriguez, mas o cenário mais provável é que fiquem, novamente, no mesmo grupo, onde Valverde têm todas as condições para ficar à frente de Purito.
Alejandro Valverde @ 1.80 ladbrokes