Espanha vs Holanda
Arena Fonte Nova, Salvador
20h00, 13 de Junho de 2014
Primeiro jogo deste grupo B, com a Espanha a defrontar a Holanda. É a reedição da última final do Mundial, onde a Espanha venceu, e como tal é de esperar um jogo equilibrado e de grande intensidade. No entanto, considero que é a Espanha que tem mais condições para vencer.
A Espanha chega a este Mundial depois de uma qualificação que não foi fácil, mas a verdade é que acabaram em 1º à frente da França. Nos particulares, venceram a Bolívia e El Salvador pelo mesmo resultado (2-0). Como sabe, a La Roja é a actual campeã do Mundo e, como tal, as expectativas são altas do lado dos espanhóis. Sobre esta selecção há muito e, ao mesmo, pouco para dizer. Dominaram todas as competições nos últimos 6 anos (à excepção da Taças das Confederações) e são certamente o “alvo a abater”. Mantiveram praticamente o mesmo núcleo de jogadores, o que lhes dá uma força extra. Ainda há algumas dúvidas sobre o sistema que vão utilizar neste encontro, dado que são uma formação que varia muito a esse nível. Poderão então apresentar-se num 4-2-3-1, com o “recém-contratado” Diego Costa na frente, ou então um 4-6-0 (como fizeram no Euro 2012) com Fabregas a “falso 9”. No entanto, a base de jogo mantém-se, ou seja, com muita pressão sobre a bola (é um dos aspectos mais fortes desta selecção) e uma cultura de posse de bola. Mas, tal como referi, são uma equipa que varia bastante e a verdade é que contam com inúmeras soluções, que podem dar outro cariz ao jogo. O ponto forte estará talvez no meio campo e aí acredito que controlem totalmente as operações, até porque o sector central dos holandeses está desfalcado. A meu ver, esse poderá ser um aspecto determinante. Penso que poderão sofrer com as transições da Holanda (têm jogadores para isso) e com o calor (que prejudica também o relvado), mas no entanto espero uma entrada determinada por parte dos espanhóis, a impor o seu jogo e o seu estatuto. Se assim for, penso que vão conquistar os 3 pontos.
A Holanda garantiu o passaporte para o Brasil depois de uma fase de qualificação exemplar, onde tiveram 9 vitórias e 1 empate. No que toca aos amigáveis, empataram com o Equador e venceram o Gana e País de Gales. No entanto, essa preparação foi feita no seu país e esse poderá ser um aspecto com alguma influência no rendimento da equipa neste jogo. Tal como já referi, a selecção laranja foi finalista da última edição do Mundial e certamente que são uma selecção a ter em conta, embora estejam num grupo difícil (há ainda o Chile). Esta é uma selecção que vive quase por completo do ataque, onde contam com jogadores de eleição como Sneijder, Robben e van Persie. São uma equipa forte quando tem espaço, dado que os seus jogadores são fortes tecnicamente e bastante rápidos (bastante juventude também). Acredito que possam criar algumas dificuldades à selecção espanhola nesse capítulo e, a meu ver, será por aqui que podem ter hipóteses de vencer o jogo. No entanto, também têm problemas, em especial na defesa e meio campo. Apesar de terem um ataque de luxo, o mesmo não se pode dizer da defesa, que ainda por cima se vê por várias vezes exposta devido ao estilo de jogo da equipa. Na zona central do terreno, têm algumas baixas (Strootman à cabeça) e poderão também sofrer por causa disso mesmo, dado que o meio campo espanhol é fortíssimo. Ainda restam algumas dúvidas em relação ao esquema táctico que vão usar, dado que o habitual 4-3-3 foi por vezes alterado nos particulares para um 5-3-2 (em função das baixas a meio campo). Acredito que consigam discutir o encontro, mas a meu ver terão uma tarefa dura pela frente e na minha opinião não seria surpresa nenhuma se saíssem derrotados.
Conclusão: É um duelo de titãs, entre os finalistas do Mundial da África do Sul. Desde aí algumas coisas mudaram, mas acredito que vamos ter mais um jogo equilibrado e bastante intenso. De um lado a Holanda, que baseia o seu jogo no ataque, onde contam com jogadores de top. Acredito que joguem mais na expectativa neste encontro, tentando explorar as transições, onde são fortes. No entanto, neste momento lidam com alguns problemas que poderão ser decisivos. A Espanha é a melhor selecção dos últimos tempos e, mantendo a mesma base, é talvez a principal favorita ao título. Com um estilo de jogo muito pessoal (tiki-taka), a Espanha baseia o seu futebol na posse de bola. No entanto, contam com variadíssimas soluções e podem perfeitamente mudar o rumo de um jogo. Acredito que o seu meio campo tome conta do jogo (têm muitos e bons médios), até porque a Holanda apresenta-se desfalcada aí. Tal como também já referi, têm muitos jogadores de qualidade, que podem explorar as debilidades ofensivas da Holanda, que são algumas. Fala-se no facto de poderem não estar motivados, mas Del Bosque já demonstrou que sabe motivar os seus jogadores e penso que não haverá problema por aí. Refiro ainda 2 factores extra-futebol, que são o facto de a Holanda ter feito toda a preparação no seu país e também devido à notícia de alguns dos seus jogadores se terem excedido numa noitada. Vale o que vale, mas por vezes são aspectos que têm a sua influência. Tudo junto, creio que a Espanha irá controlar os acontecimentos e impor o seu futebol, que lhe poderá dar a vitória. Dito isto, espero uma vitória da selecção espanhola.
Pick: Espanha @ 1.85 na Bet365