Autor Tópico: Como calcular a probabilidade de ir para a segunda fase na Copa do Mundo?  (Lida 952 vezes)

Luiz Rezende

• Visitante
Alguém sabe como calcular no Excel, a probabilidade que cada seleção tem de passar para a segunda fase da Copa do Mundo?

Hoje, enquanto as partidas não começam, poderia-se dizer que cada seleção tem 50% de chances de classificação, afinal nenhuma delas do grupo perdeu ou ganhou qualquer partida.

Quando a primeira seleção ganhar um empatar um jogo, isso já irá mexer com a probabilidade de todas as outras seleções que estiverem naquele grupo. Por exemplo:

1) Qual a chance que uma seleção tem de ir para a segunda fase se vencer 2 partidas? Bom, acredito que seria algo muito próximo de 100% de probabilidade (talvez uns 90 ou 95%, não sei). Era isso que eu queria que o Excel respondesse.
2) Quais as chances de classificação de uma seleção que perder 2 partidas e vencer 1? Bom, aí complicou. Ela tem alguma probabilidade muito remota (seria o que? 1% ? Não sei...) de se classificar, mas depende da combinação de outros resultados e uma sorte milagrosa. Se ela tiver perdido as duas partidas de goleada, aí ferrou, não tem jeito. Mas como responder isso em forma de porcentagem?
3) A seleção que empatar 2 jogos e vencer 1 também tem alguma chance de classificação, mas qual? Claro, dependerá de outros resultados. Mas qual é a chance dela após terminada aquela partida? E como os resultados dos outros jogos daquele grupo interferirão nesses números?

Estou tentando fazer o Excel calcular esses resultados, juntando a quantidade de jogos, vitórias, derrotas, empates, gols marcados, gols sofridos e exibir um valor "X" para cada seleção em cada resultado, com os números variando até alcançar os 100% ou 0%.

Tá difícil! Alguém saberia como construir essa fórmula?

Bruno Coutinho

• Administrador
  • Estado:
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108

Tags:

Rede Apostaganha: Apostas e Prognósticos / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions