Autor Tópico: [Snooker - World Championship 2007] 21 Abril a 7 de Maio  (Lida 4866 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Koelhoni

  • HighRoller
  • K
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Fev 2006
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens:
    13838
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    148
World Snooker Championship

21 de Abril a 7 de Maio de 2007
Crucible Theatre - Sheffield



Indice :

1 - Introdução
2 – História
3 – O Palco
4 – Factos e Curiosidades
5 – Jogadores
6 – O Ranking
7 – Odds



1 - Introdução

Está de volta o maior torneio do mundo desta modalidade, e tenho novamente o orgulho de o apresentar aos leitores do Aposta Ganha. Nos pontos seguintes explico um pouco da longa história deste torneio, do seu famoso palco e dos protagonistas que fazem ano após ano a delícia dos seus fans.

Pela análise estatística dos vencedores do passado verificamos que em cada década houve um jogador dominante que com a sua qualidade sobressaiu de entre os restantes, aconteceu com Joe Davis na década de 30, com o seu irmão Fred Davies na década de 50, John Pulman na de 60, Ray Reardon nos anos 70 e mais recentemente Steve Davies na década de 80 e Stephen Hendry nos anos 90. Com a chegada do novo século e com a natural regeneração dos jogadores em prova era de certa forma esperado que algum sobressaísse e que se tornasse o indiscutível nesta primeira década do século XXI, Ronnie O’Sullivan representou tudo isso no inicio desta década, jovem, irreverente, qualidade técnica invejável, e uma rapidez e talento como até então não se vira. Estava encontrado o natural sucessor de Stephen Hendry, o seu talento compensava sobremaneira os erros tácticos que cometia no seu jogo defensivo, e quando melhorasse essa faceta do seu jogo tudo apontava para que fosse imbatível. Mas Ronnie conseguiu corrigir os seus defeitos tácticos graças à ajuda de Ray Reardon grande vedeta dos anos 70, mas o desportou já tinha mudado e O’Sullivan não se conseguiu impor.

O mediatismo que o desporto alcançou com novos patrocinadores, maior interesse televisivo com o consequente aumento dos prémios em jogo e a aposta na formação fizeram com que este desporto expandisse de forma antes inimaginável. A china investiu forte na formação, conseguiu assegurar no seu território o penúltimo torneio da época e essa aposta começa a dar frutos, Ding Junhui é o expoente máximo desse investimento. A competitividade aumentou e hoje em dia tornasse difícil haver um único jogador com claro domínio sobre os restantes, embora ainda aconteça a espaços.

Principalmente e snooker mantêm-se fiel aos seus princípios, as regras, os palcos, a indumentária dos jogadores, tudo isso resistiu à passagem dos tempos o que torna o snooker num verdadeiro desporto de gentlemans. 



2 – História

O primeiro campeonato do mundo disputou-se em 1927 tendo a sua organização sendo apoiada pelo lendário Joe Davis. Os jogos eram dis*****dos em várias localizações sendo a final dis*****da no “Camkin’s Hall” em Birmingham. Joe Davie venceu o torneio batendo Tom Dennis por 20-11, tendo recebido um prémio de 6,10 libras. O maior break do torneio foi de Albert Cope com 60 pontos.

Nos anos seguintes as finais foram dis*****das em diferentes localizações, Joe Davies ganhou ano após ano até 1940 onde bateu Fred Davies (seu irmão mais novo). Nos anos seguintes e com o agravar da Segunda Guerra Mundial o campeonato do mundo não se realizou (41 a 45), recomeçando em 1946 com nova vitória de Joe Davies que não voltou a entrar na prova embora tenha continuado no circuito profissional de snooker. Há quem diga que Davies não quis correr o risco de perder o seu recorde de 15 anos na prova sem qualquer derrota.
Walter Donaldson ganhou em 1947 mas foi Fred Davies que dominou os anos seguintes ganhando três vezes em 1948, 1948 e 1951.
Em 1952, como resultado de um desentendimento entre as duas entidades mais representativas da modalidade (Billiards Association e Control Council) e alguns jogadores, foram dis*****dos dois torneios paralelos. O “World Matchplay”, organizado pelos jogadores é visto como o “real” Campeonato do Mundo e continuou até 1957. O Torneio organizado pela Billiards Association & Control Council só durou um ano.
O Snooker entrou num período de declínio e o torneio não se disputou entre 1958 e 1963. Em 1964 recomeçou mas num formato diferente, sendo dis*****do de forma irregular mais do que uma vez por ano. John Pulman dominou completamente essa fase que durou até 1968 tendo vencido sete jogos.
O Torneio voltou para o seu formato inicial de eliminatórias em 1969. Nesse ano o Campeonato do Mundo foi ganho por John Spenser, mas foi Ray Reardon que dominou nos anos seguintes vencendo seis vezes entre 1970 e 1978.
1976 foi o primeiro ano em que o Campeonato do Mundo foi patrocinado por uma marca de tabaco, a “Embassy”. Nos anos seguintes o evento mudou-se para o Crucible Theatre em Sheffield e a BBC começou a dar uma maior cobertura televisiva ao evento. O Crucible proporciona um ambiente único ao torneio, para os seu espectadores locais e para os tele-espectadores. As bancadas albergam perto de 1000 espectadores e as filas da frente ficam a apenas uns metros da mesa e dos jogadores. A aposta do novo patrocinador aliado ao interesse da BBC e às transmissões televisivas foram o ponto de partida para uma gloriosa ascensão deste desporto até ao dia de hoje, e o Crucible está desde o inicio no centro deste novo interesse dos adeptos sendo hoje um dos maiores simbolos do snooker.
Os jogadores mais bem sucedidos no Crucible são sem margem para dúvidas Steve Davis que venceu por seis vezes nos anos 80, e Stephen Hendry que ganhou por 7 vezes nos anos 90. Actualmente no Campeonato do Mundo não tem havido um domínio claro de um jogador, nos últimos 5 anos houve 5 vencedores. A final mais famosa de todos os tempos aconteceu em 1985 quando Dennis Taylor bateu Steve Davis por 18-17 num dos confrontos mais equilibrados de todos os tempos. Acabou às 00.19 só superada pela final de 2006 que acabou às 00.53.
 Em 2004 este campeonato teve um total de prémios superior a $2,600,000, incluindo $483,000 para o vencedor, $241,000 para o vencido na final. Havia um prémio de $284.000 para quem conseguisse o break máximo de 147 pontos o que acabou por não acontecer.
Recentemente a legislação do Reino Unido colocou restrições à publicidade de tabaco incluindo o patrocínio de eventos desportivos. A “Embassy” conseguiu um regime de excepção para continuar a patrocinar o evento até 2005 uma vez que foi uma das principais impulsionadoras desta modalidade em geral e deste torneio em especifico. Actualmente, e até ao surgimento de novas leis restritivas ao patrocínio deste tipo de eventos por casas de apostas, o patrocínio pertence à 888.com depois de assinado um contrato de 5 anos. Em 2005 foi anunciado que este torneio continuará no Crucible nos próximos 5 anos. Existem planos para construir um edifício especifico para a modalidade “Billiardrome” mas essa ideia ainda está numa fase embrionária, mas por certo terá de avançar antes do fim do contracto actual  com o Crucible (até 2010).
Um contrato recente assegura que a BBC vai continuar a transmitir este evento na televisão até 2011.



3 – O Palco

Já falei no ponto anterior no Crucibe, o palco por excelência do Campeonato do Mundo de Snooker, localizado na cidade de Sheffield é autenticamente a “Meca” do snooker profissional. Com o finalizar do contrato com o The Crucible Theatre um novo projecto de um edifício dedicado ao evento e à modalidade passou de uma ideia a uma realidade, a capacidade de 980 espectadores que sempre foi considerada extraordinária, nos últimos anos com o aumento da popularidade do desporto e deste torneio ficou insuficiente.


Com uma capacidade de 3000 a 3500 espectadores, este edifício promete ser uma referencia mundial para a modalidade.



4 – Factos e Curiosidades

- O maior número de vitórias de um jogador neste torneio é de Joe Davis com 15. Isto foi atingido quando ainda havia muito poucos jogadores profissionais e é muito pouco provável que venha a ser batido. Na era moderna do Snooker o recorde é de Stephen Hendry que venceu por 7 ocasiões, Steve Davies ganhou 6 vezes nos anos 80 e Ray Reardon outras 6 nos anos 70;

- A primeira tacada de 147 pontos foi conseguida por Cliff Thorburn em 1983. Ronnie O’Sullivan é o único a atingir esse feito por 2 vezes e o único que perdeu um jogo no campeonato do mundo depois de fazer uma tacada de 147. A sua segunda tacada máxima foi em 1997 e é a mais rápida de todos os tempos (5 minutos e 20 segundos). Jimmy White(1992), Stephen Hendry(1995) e Mark Williams(2005) são os outros jogadores que conseguiram este feito no Campeonato do Mundo.

 A 14 de Março de 2006, Robert Milkins foi o primeiro jogador a fazer a tacada máxima na fase de qualificação do torneio.
Fergal O’Brien é o único jogador a fazer uma tacada centenária no seu primeiro frame no Crucible (1994).

O frame mais longo de todos os tempos demorou 74 minutos na final de 2006 entre Graeme Dott e Peter Ebdon.
Stephen Hendry tornou-se o mais novo campeão de sempre ao vencer o torneio em 1990 com 21 anos.

Horace Lindum (Austrália) que ganhou em 1952, Cliff Thorburn (Canadá) em 1980 e Ken Doherty (Irlanda) em 1997, são os únicos vencedores fora do Reino Unido.

As vitórias mais surpreendentes de todos os tempos pertencem a Joe Johnson (1986) e Shaun Murphy(2005) e a Terry Griffiths que venceu em 1979 no seu segundo torneio profissional.

Jimmy White atingiu 6 finais no Crucible não tendo vencido nenhuma.

Ken Doherty é o único jogador que ganhou o Titulo de Campeão do Mundo como Júnior, Amador e profissional.

O jogador que atingiu mais finais na era moderna do snooker (desde 1969) foi Stephen Hendry com 9 (venceu 7).

O Frame mais alto de todos os tempos foi alcançado em 2000 num jogo entre Kristjan Helgason e Rod Lawler. Após algumas faltas e reposições de bola, Helgason acabou por vencer por 92-85, num total de 177 pontos.

John Parrot é o único jogador que venceu uma final deixando o seu adversário em branco, aconteceu em 1992 quando bateu Eddie Charlton por 10-0



5 – Jogadores

O mais importante do jogo são os jogadores, abaixo deixo a lista dos que conseguiram por posição no ranking ou por apuramento a participação no torneio deste ano divididos por grupos:

Os Campeões :
Stephen Hendry, John Higgins, Steve Davis, Ken Doherty, Graeme Dott, Peter Ebdon, Shaun Murphy, Mark Williams, Ronnie O'Sullivan, John Parrott

AS Promessas :
Allister Carter, Ding Junhui, Neil Robertson, Mark Selby, Judd Trump

Do top 16:
Matthew Stevens, Anthony Hamilton, Barry Hawkins, Stephen Lee, Stephen Maguire

Os outros qualificados :
Mark Allen, Nigel Bond, Ryan Day, Joe Delaney, Marco Fu, Dave Gilbert, Andy Hicks, Michael Holt, Ian McCulloch, Fergal O'Brien,  Joe Perry, Joe Swail

Dos 32 jogadores classificados apenas um ganhará o titulo mais ambicionado da época, em jeito de antevisão estes são os que merecem mais destaque :

Os suspeitos do costume :
Stephen Hendry, John Higgins, Steve Davis, Ken Doherty, Ronnie O'Sullivan

Estes 5 jogadores representam 12 titulos mundiais (especial destaque para Hendry). Podemos dizer que ver qualquer um deles numa final não é surpresa.

As Promessas :
Ding Junhui, Allister Carter, Mark Selby, Judd Trump

Os destaques da época:
Graeme Dott, Neil Robertson, Peter Ebdon, Shaun Murphy

Os grandes ausentes :
Jamie Cope, Andrew Higginson



6 – O Ranking provisório para a próxima época




6 – Odds

[align=center]Matchups





Winner


[/align]



Espero que seja um grande torneio :bom:
« Última modificação: 26 de Abril de 2007, 19:32 por Bruno »



Bruno Coutinho

  • Administrador
  • Estado:
    Online
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    227021
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 11 de Abril de 2007, 00:21
Impressionante! porque há os bons e os muito bons :venia:



LuísCarlos

  • Magnata
  • L
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Fev 2006
  • Localidade: Évora
  • Mensagens:
    20594
    Pts Tipsr:
    507
em: 11 de Abril de 2007, 00:23
Grande apresentação Koelhoni...Infelizmente ando em época de frequencias e primeiro as obrigações e depois os hobbies. Vou tentar acompanhar ao máximo, e qualquer coisa já sabes apita :wink:



Forum de Apostas

[Snooker - World Championship 2007] 21 Abril a 7 de Maio
« Responder #2 em: 11 de Abril de 2007, 00:23 »

Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 11 de Abril de 2007, 00:23
:lol: :parabens: E depois, eu é que escrevo muito! :bom: :venia:



Koelhoni

  • HighRoller
  • K
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Fev 2006
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens:
    13838
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    148
em: 11 de Abril de 2007, 00:26
Citação de: "Dunadan"
:lol: :parabens: E depois, eu é que escrevo muito! :bom: :venia:


esta semana vou enviar este pequeno trabalho para um diário desportivo.

....mantenho o meu sonho de publicitar o snooker...... sou um sonhador.

 :roll:



Bruno Coutinho

  • Administrador
  • Estado:
    Online
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    227021
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 11 de Abril de 2007, 00:27
Citação de: "Dunadan"
:lol: :parabens: E depois, eu é que escrevo muito! :bom: :venia:



Duna se me perguntasses eu já te teria dito quem domina as explicações :)



Bruno Coutinho

  • Administrador
  • Estado:
    Online
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    227021
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 11 de Abril de 2007, 00:28
Citação de: "Koelhoni"


esta semana vou enviar este pequeno trabalho para um diário desportivo.

....mantenho o meu sonho de publicitar o snooker...... sou um sonhador.

 :roll:



Queres um bom conselho? quebra a tua mensagems com um "ler mais" no teu site ;)



Koelhoni

  • HighRoller
  • K
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Fev 2006
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens:
    13838
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    148
em: 11 de Abril de 2007, 00:30
Citação de: "Bruno"
Citação de: "Koelhoni"


esta semana vou enviar este pequeno trabalho para um diário desportivo.

....mantenho o meu sonho de publicitar o snooker...... sou um sonhador.

 :roll:



Queres um bom conselho? quebra a tua mensagems com um "ler mais" no teu site ;)


Para já vou deixar assim porque não tenho tido muito tempo para escrever no blog, quando recomeçar a "pickar" faço isso....

Obrigado.



Forum de Apostas

[Snooker - World Championship 2007] 21 Abril a 7 de Maio
« Responder #7 em: 11 de Abril de 2007, 00:30 »

Bruno Coutinho

  • Administrador
  • Estado:
    Online
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    227021
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 11 de Abril de 2007, 00:32
Citação de: "Koelhoni"


Para já vou deixar assim porque não tenho tido muito tempo para escrever no blog, quando recomeçar a "pickar" faço isso....

Obrigado.



Deixa-me repetir... ainda estou parvo com o que li :venia:



Koelhoni

  • HighRoller
  • K
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Fev 2006
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens:
    13838
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    148
em: 11 de Abril de 2007, 00:34
Citação de: "Bruno"
Citação de: "Koelhoni"


Para já vou deixar assim porque não tenho tido muito tempo para escrever no blog, quando recomeçar a "pickar" faço isso....

Obrigado.



Deixa-me repetir... ainda estou parvo com o que li :venia:


..... ainda está a meio....... falta desenvolver a apresentação dos jogadores e as possiveis alterações em termos de ranking com os pontos deste torneio (como por exemplo a luta pela liderança do ranking e o Top 16), mas como o tempo não é muito, avancei com o que já tinha feito.....



fckool

  • Multimilionário
  • f
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Mar 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    4244
    Pts Tipsr:
    43
em: 11 de Abril de 2007, 00:35
Fantastico! :venia:



Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 11 de Abril de 2007, 00:37
E ainda vais a meio? :shock:

Mas tu estás a fazer uma apresentação para um torneio de snooker ou um caderno de encargos? :lolada:



Bruno Coutinho

  • Administrador
  • Estado:
    Online
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    227021
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 11 de Abril de 2007, 00:37
Citação de: "Koelhoni"
..... ainda está a meio....... falta desenvolver a apresentação dos jogadores e as possiveis alterações em termos de ranking com os pontos deste torneio (como por exemplo a luta pela liderança do ranking e o Top 16), mas como o tempo não é muito, avancei com o que já tinha feito.....



Acho que já te o disse, mereces ser comentador nos orgãos de cumonicação  8-)



mara

  • Magnata
  • m
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jun 2006
  • Localidade: Vila Praia de Âncora / Covilhã
  • Mensagens:
    46536
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1633
em: 11 de Abril de 2007, 00:39
Espectaculo de apresentação, a do Pablito no jogo Machester-Roma tambem *****
Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.



Koelhoni

  • HighRoller
  • K
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Fev 2006
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens:
    13838
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    148
em: 19 de Abril de 2007, 22:24
Faltam apenas dois dias para começar.......





 


Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas e Prognósticos / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions / Melhores Cassinos Online Brasil / Mejores Casinos Online de América Latina