| Itália - Série A (23ª Jornada) Roma vs. Cagliari 01/02/2013 19:45 GMT |  |
A Roma é 8ª classificada do maior campeonato de futebol profissional de Itália e vem de uma série de 4 jogos consecutivos sem perder, onde conseguiu vencer a Fiorentina e o Inter de Milão, duas das maiores equipas de Itália, o que revela bem o bom momento de forma que esta equipa atravessa. Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 5 vitórias, 3 empates e duas derrotas, o que demonstra que, no seu estádio, esta equipa consegue, na maioria dos jogos, impor o seu futebol, e que precisa apenas de melhorar a sua consistência defensiva para melhorar também, na classificação geral deste campeonato. Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 47 golos marcados e 38 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao ataque mais eficaz e a uma das 2ªs defesas que mais golos permite, o que revela bem que a consistência defensiva desta equipa não é a melhor, mas registos estes que perfazem a 7ª melhor diferença de golos, dest aprova. Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em Osvaldo o melhor marcador da equipa e o 4º melhor marcador do campeonato, até ao momento, com 11 golos marcados, ou seja, 23% do total de golos. Em termos de ausências, Balzaretti e Destro estão lesionados e Pjanic e Guberti estão suspensos, pelo que o treinador não poderá contar com estes 4 jogadores, neste jogo. É também de referir que o lote de 4 jogadores indisponíveis soma 39 entradas em campo e 6 golos marcados, pelo que será de esperar uma defesa um pouco fragilizada.
Lista de convocados do Roma
Guarda-Redes: Goicoechea, Stekelenburg e Lobont
Defesas: Marquinhos, Castan, Piris, Dodo, Torosidis, Romagnoli e Burdisso
Médios: Bradley, Marquinho, Florenzi, De Rossi, Tachtsidis e Taddei
Avançados: Lamela, Osvaldo e Totti
Onze provável do Roma
Stekelenburg, Piris, Burdisso, Castan, Dodo, Bradley, Tachtsidis, Florenzi, Lamela, Osvaldo e Totti
O Cagliari é 16º classificado da Série A italiana e vem de uma série de 3 jogos consecutivos sem perder, conseguindo, também, à 6 jogos consecutivos, marcar em todos os jogos, o que diz um pouco sobre o actual momento de forma desta equipa, que tem vindo a subir na classificação deste campeonato. Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, este conjunto soma duas vitórias, 3 empates e 6 derrotas, o que demonstra que este conjunto tem sentido muitas dificuldades nas deslocações que faz, neste campeonato. Totalizando os golos desta equipa, nesta prova e até ao momento, a mesma tem 21 golos marcados e 38 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 5º ataque menos eficaz e a uma das 2ªs defesas que mais golos permite, neste campeonato, a par com o seu adversário neste jogo, mas registos estes que perfazem a 2ª pior diferença de golos deste campeonato. Tacticamente, este conjunto joga num 4-4-2, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-3-1-2, que tem em Sau o melhor marcador da equipa, neste campeonato e até ao momento, com 7 golos marcados, ou seja, 33% do total de golos. Em termos de ausências, Ariaudo e Nené estão lesionados e, por isso, não poderão ser opções para o treinador, neste jogo. É também de referir que o lote de 2 jogadores lesionados soma 25 entradas em campo e 3 golos marcados, pelo que será de esperar uma defesa e ataque, sectores prejudicados por estas ausências, abaixo dos níveis ideais, neste jogo.
Lista de convocados do Cagliari
Guarda-Redes: Agazzi e Avramov
Defesas: Astori, Avelar, Del Fabro, Murru, Perico, Pisano e Rossettini
Médios: Casarini, Conti, Cossu, Dessena, Ekdal, Eriksson e Nainggolan
Avançados: Ibarbo, Pinilla, Sau e Thiago Ribeiro
Onze provável do Cagliari
Agazzi, Pisano, Astori, Rossettini, Avelar, Dessena, Conti, Ekdal, Nainggolan, Sau e Ibarbo
É esperada uma temperatura a rondar os 12 graus, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva, o que, certamente, ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, durante toda a partida, o nível de espectacularidade do jogo e de afluência de público ao estádio para ver este confronto entre duas equipas com aspirações bem diferentes, neste campeonato. Em confronto teremos, então, o 8º classificado, contra o 16º, do maior campeonato de futebol profissional de Itália, pelo que, desde logo, o favoritismo desta partida vai para o conjunto da casa, que tem uma melhor classificação e muito mais potencial, no seu plantel. Em termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a actuar em 4-3-3, ao passo que a equipa da casa irá actuar num 4-4-2, e sendo que ambos os modelos tácticos têm vantagens e desvantagens, um sobre o outro, em variados momentos de jogo, será de esperar um equilibrio a meio-campo, que deixará os desiquilibrios do jogo para os planos técnicos, tácticos, de eficácia ofensiva, criatividade e velocidade, planos estes onde a equipa da casa é bastante superior e em que terá, além disso, o factor casa do seu lado, embora o estádio não seja seu, o que é sempre um factor curioso. É também de relatar que, em média, nos últimos 9 encontros entre estas duas equipas, houve uma média de 4 golos por jogo, o que revela que este costuma ser um excelente jogo de futebol. Para a escolha do meu prognóstico, tive em conta o bom momento que a equipa da casa atravessa, defensivamente, em que parece demonstrar maior consistência, pelo que o meu prognóstico, neste jogo, se prenderá com o mercado HT/FT, pois acredito que a Roma entrará com grande intensidade, ameaçando a baliza contrária, pelo que adivinho uma vantagem ao intervalo para a equipa da casa, que se deverá prolongar até ao final da partida.
Prognóstico: Roma (HT/FT)
Odd: 2.05@Offsidebet
5 Unidades