Autor Tópico: [Método da Basquetebol] A testar na NBA  (Lida 2768 vezes)

PolvoPaul

• Multimilionário
  • P
  • Estado:
  • Registo: Fev 2011
  • Localidade: Guimarães
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    136
em: 23 de Novembro de 2012, 16:36
Boas pessoal!

Decidi abrir este tópico porque:
1) Apesar de não ser grande fan da modalidade, gosto de ver os jogos da NBA;
2) Apesar de gostar de ver os jogos da NBA, não sou grande conhecedor das equipas/jogadores;
3) Há grandes conhecedores desta competição aqui no AG, e poderão ser uma mais valia para a realização do método;
4) entre outras...

Normalmente, o pessoal chega aqui e posta resultados, nunca revelando o método em si. Eu vou experimentar fazê-lo do modo menos habitual. Vou explicar o método todo, para que assim seja possível melhorá-lo...em conjunto!

! De referir que eu aposto na NBA apenas por divertimento, com stakes que não se comparam às do futebol, muito menos às stakes que aplicava no trading !

O MÉTODO

No Basquetebol, ou ganha uma equipa ou ganha outra. Se no final do 4º Período o jogo estiver empatado, este segue para ET até ser encontrado um vencedor.
Este método apenas está virado para a ML, mas pode ser utilizado nos handicaps. Como? Calculando de cabeça! Se uma odd tem valor em ML, significa que o handicap não está ajustado. Pelo menos é assim que eu penso...mas é algo que pode ser mudado! Aliás, tudo neste tópico pode ser alterado!

Para o método em si, utilizei o Rating ELO (para quem não sabe o que é, pode ver na wikipedia). Este Rating ELO era utilizado no xadrez para determinar o valor dos jogadores, bem como a sua probabilidade de vitória.
Para este método funcionar, é preciso classificar as equipas envolvidas. Então, utilizando uma escala de 0 a 100, classifiquie-as utilizando os dados das últimas 3 temporadas (nº de pontos conquistados, nº de vitórias e nº de cestos a favor, tudo referente à Regular Season). Atribuí o nível 100 ao melhor classificado e todos as outras equipas foram niveladas a partir daí. Depois, retirei 5% a cada um porque nenhuma equipa joga num nível perfeito - pode ser considerado o nível 100!

Nível - Equipas
95 - San Antonio Spurs
88 - Oklahoma City Thunder
88 - Los Angeles Lakers
83 - Denver Nuggets   
90 - Miami Heat
89 - Chicago Bulls
82 - Dallas Mavericks   
87 - Orlando Magic
71 - Phoenix Suns
85 - Boston Celtics
77 - Atlanta Hawks
71 - Utah Jazz
71 - Memphis Grizzlies
67 - Houston Rockets
71 - Portland Trail Blazers
62 - New York Knicks
63 - Indiana Pacers
64 - Milwaukee Bucks
62 - Philadelphia 76ers
54 - Los Angeles Clippers
50 - Cleveland Cavaliers
57 - New Orleans Hornets
47 - Golden State Warriors
44 - Toronto Raptors
42 - Detroit Pistons
37 - Sacramento Kings
41 - Charlotte Bobcats
34 - Washington Wizards
29 - Minnesota Timberwolves
29 - Brooklyn Nets

Escolhi uma escala de 0-100 para as alterações de jogo para jogo não serem tão grandes.

Depois, tive de escolher os pontos de cada equipa. Esta pontuação vai de 0-2000 e significa que quando maior for, mais favorito se é. A maior parte das equipas está entre os 1500 e os 1900. Utilizei os mesmo dados da escolha dos níveis, mas de modo direferente. Como isto calcula, de certo modo, a % de vitórias das equipas, atribuí uma maior percentagem a esse dado.

O nível pode ser analisado e, se necessário, alterado, de X em X tempo!

Após a realização dos jogos desta época, os valores são os seguintes:
1765 - San Antonio Spurs
1854 - Oklahoma City Thunder
1657 - Los Angeles Lakers
1687 - Denver Nuggets
1817 - Miami Heat
1508 - Chicago Bulls
1500 - Dallas Mavericks
1382 - Orlando Magic
1633 - Phoenix Suns
1557 - Boston Celtics
1667 - Atlanta Hawks
1640 - Utah Jazz
1841 - Memphis Grizzlies
1572 - Houston Rockets
1598 - Portland Trail Blazers
1779 - New York Knicks
1510 - Indiana Pacers
1601 - Milwaukee Bucks
1596 - Philadelphia 76ers
1735 - Los Angeles Clippers
1447 - Cleveland Cavaliers
1455 - New Orleans Hornets
1591 - Golden State Warriors
1408 - Toronto Raptors
1383 - Detroit Pistons
1369 - Sacramento Kings
1509 - Charlotte Bobcats
1271 - Washington Wizards
1386 - Minnesota Timberwolves
1382 - Brooklyn Nets

Estes valores alteram-se após cada jogo, dependendo sempre do valor do adversário e do desfecho do próprio jogo! Quando um claro favorito vence um total underdog, os seus pontos pouco se alteram. Mas caso o underdog vencesse, os pontos do favorito desciam drasticamente e os do underdog subiam bastante.

Exemplo:
Jogo desnívelado >  Utah Jazz - Sacramento Kings (1640 vs 1369) Nível 71 vs 37
Probabilidades de vitória > 83% vs 17% Odds 1,21 vs 5,76
Odds oferecidas > 1,25 vs 5,30

Valor do lado de Utah! Por aqui, podemos achar que o AH -9 a 1,97, pode ter algum valor.

Se Utah vencer, os pontos para o próximo jogo ficam assim:
Utah > 1652 (+12 pontos)
Sacramento > 1363 (-6 pontos)

Se Utah perder, os pontos ficam assim:
Utah > 1581 (-59 pontos)
Sacramento > 1400 (+31 pontos)

O nível mantém-se!

Jogo equilibrado > Detroit Pistons - Toronto Raptors (1383 vs 1408) Nível 42 vs 44
Probabilidades de vitória > 46% vs 54% Odds 2,15 vs 1,87
Odds oferecidas > 1,80 vs 2,25

Valor do lado de Toronto! Por aqui, podemos achar que o AH +2,5 a 1,90, podem ter algum valor.

Se Detroit vence:
Detroit > 1406 (+23 pontos)
Toronto > 1384 (-24 pontos)

Se Toronto vence:
Detroit > 1364 (-19 pontos)
Toronto > 1428 (+20 pontos)

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A estes dados estatísticos, podemos juntar informações extra, como as ausências, por exemplo. Mas sobre isso, não posso falar muito, porque eu não conheço a grande maioria dos atletas. Deixo esta parte para os experts da matéria! :bom:

PRÓXIMOS JOGOS

Jogo > Odds ML

Bobcats - Atlanta  >  3,48 - 1,40 (-3,5)
Orlando - Cleveland  >  2,45 - 1,69 (+4,5)
Boston - Oklahoma  >  6,53 - 1,18 (-3,5)
Brooklyn - Clippers  >  8,63 - 1,13 (-2,5)
Detroit - Toronto  >  2,15 - 1,87 (+2,0)
Houston - NY Knicks  >  4,29 - 1,30 (-3,5)
Indiana - Spurs  >  5,34 - 1,23 (-3,5)
Memphis - Lakers  >  1,35 - 3,88 (-4,5)
Denver - GS Warriors  >  1,58 - 2,74 (+6,5)
Phoenix - Hornets  >  1,36 - 3,79 (-4,5)
Utah - Sacramento  >  1,21 - 5,76 (-9,5)
Portland - Minnesota  >  1,30 - 4,39 (-2,5)

Estas são as odds estatísticas que o método deu. As ausências poderão alterar as odds. À frente estão as linhas dos handicaps, do lado das equipas a negrito/itálico. Concordam com alguma?

Há sempre a possibilidade de ir contra as previsões...e costuma dar resultado!  :mrgreen:

Comentem e ajudem a melhorar este possível método! Qualquer dúvida, perguntem.  :bom:

Tiago Rodrigues

• Magnata
  • Estado:
  • Registo: Mar 2009
  • Localidade:
  • Pts Tipsr:
    343
em: 23 de Novembro de 2012, 18:08
Boas.

Vou-te dar a minha opinião sobre este método como conhecedor minimamente da NBA.

Penso que vais ter muitas dificuldades por um único aspecto. De um ano para o outro, uma equipa que luta para chegar aos Playoffs, pode ficar a lutar para não estar em último lugar.

Imagina por exemplo no ano em que o Lebron James saiu dos Cleveland Cavaliers. A partir daí apostar nessa equipa só mesmo uma vez por outra com muitas razões por trás. É que basta mesmo 1 ou 2 jogadores para fazer diferença enorme. Outro exemplo. Dwight Howard saiu de Orlando e agora uma equipa que lutava pelas finais de conferência sempre e que tens em 8º posto, sinceramente para mim não vai passar de 20º ou pior.

patron1

• Multimilionário
  • p
  • Estado:
  • Registo: Mai 2011
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    402
em: 23 de Novembro de 2012, 18:21
Então, utilizando uma escala de 0 a 100, classifiquie-as utilizando os dados das últimas 3 temporadas (nº de pontos conquistados, nº de vitórias e nº de cestos a favor, tudo referente à Regular Season)

A partir de aqui, também pelo que o tiago disse, não vejo mesmo maneira de isto resultar... Por exemplo, neste momento tu ainda tens os Nets e os Wolves muito inferiores aos Warriors  :s Só para dar um exemplo. Aliás, há de resto uma sobrevalorização de algumas equipas e subvalorização de outras gritante. Consegues ser mais específico na forma como chegaste aos valores desta época?

Forum de Apostas

Re: [Método da Basquetebol] A testar na NBA
« Responder #2 em: 23 de Novembro de 2012, 18:21 »

PolvoPaul

• Multimilionário
  • P
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    136
em: 23 de Novembro de 2012, 18:25
Boas.

Vou-te dar a minha opinião sobre este método como conhecedor minimamente da NBA.

Penso que vais ter muitas dificuldades por um único aspecto. De um ano para o outro, uma equipa que luta para chegar aos Playoffs, pode ficar a lutar para não estar em último lugar.

Imagina por exemplo no ano em que o Lebron James saiu dos Cleveland Cavaliers. A partir daí apostar nessa equipa só mesmo uma vez por outra com muitas razões por trás. É que basta mesmo 1 ou 2 jogadores para fazer diferença enorme. Outro exemplo. Dwight Howard saiu de Orlando e agora uma equipa que lutava pelas finais de conferência sempre e que tens em 8º posto, sinceramente para mim não vai passar de 20º ou pior.

Mas isso apenas influencia o nível das equipas. E eu criei este tópico precisamente por isso. Certamente que as trocas de jogadores vão alterar o desempenho da equipa, mas só quem está a par disso é que pode opinar com mais certezas. Se reparares, Orlando tá com nível 87 (5º), mas em termos de pontos tem apenas 1382 (27º)!

O que está mal é o nível!

Diz-me que equipas modificavas em termos de nível (0 a 100) :bom:

PolvoPaul

• Multimilionário
  • P
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    136
em: 23 de Novembro de 2012, 18:26
Então, utilizando uma escala de 0 a 100, classifiquie-as utilizando os dados das últimas 3 temporadas (nº de pontos conquistados, nº de vitórias e nº de cestos a favor, tudo referente à Regular Season)

A partir de aqui, também pelo que o tiago disse, não vejo mesmo maneira de isto resultar... Por exemplo, neste momento tu ainda tens os Nets e os Wolves muito inferiores aos Warriors  :s Só para dar um exemplo. Aliás, há de resto uma sobrevalorização de algumas equipas e subvalorização de outras gritante. Consegues ser mais específico na forma como chegaste aos valores desta época?

patron, eu já percebi que o erro está aí! Mas gostava de saber como quantificavas os níveis das equipas :bom:

Tiago Rodrigues

• Magnata
  • Estado:
  • Localidade:
  • Pts Tipsr:
    343
em: 23 de Novembro de 2012, 18:33
Boas.

Mas isso apenas influencia o nível das equipas. E eu criei este tópico precisamente por isso. Certamente que as trocas de jogadores vão alterar o desempenho da equipa, mas só quem está a par disso é que pode opinar com mais certezas. Se reparares, Orlando tá com nível 87 (5º), mas em termos de pontos tem apenas 1382 (27º)!

Para mim os níveis  agora estariam assim

90 - Miami Heat
80 - Los Angeles Lakers
80 - San Antonio Spurs
76 - Los Angeles Clippers
71 - Memphis Grizzlies
66 - New York Knicks
60 - Chicago Bulls
60 - Boston Celtics
55 - Brooklyn Nets
55 - Houston Rockets
50 - Dallas Mavericks   
48 - Indiana Pacers
46 - Denver Nuggets   
45 - Philadelphia 76ers
42 - Milwaukee Bucks
40 - Golden State Warriors
39 - Utah Jazz
39 - Portland Trail Blazers
38 - Atlanta Hawks
35 - Phoenix Suns
33 - Minnesota Timberwolves
30 - Orlando Magic
30 - Cleveland Cavaliers
28 - New Orleans Hornets
28 - Toronto Raptors
25 - Sacramento Kings
25 - Charlotte Bobcats
20 - Detroit Pistons
18 - Washington Wizards

PolvoPaul

• Multimilionário
  • P
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    136
em: 23 de Novembro de 2012, 18:50
Boas.

90 - Miami Heat
80 - Los Angeles Lakers
80 - San Antonio Spurs
71 - Memphis Grizzlies
66 - New York Knicks
60 - Chicago Bulls
60 - Boston Celtics
55 - Brooklyn Nets
55 - Houston Rockets
50 - Dallas Mavericks   
48 - Indiana Pacers
46 - Denver Nuggets   
45 - Philadelphia 76ers
42 - Milwaukee Bucks
39 - Utah Jazz
38 - Atlanta Hawks
35 - Phoenix Suns
30 - Orlando Magic
30 - Cleveland Cavaliers
28 - New Orleans Hornets
28 - Toronto Raptors
25 - Sacramento Kings
25 - Charlotte Bobcats
20 - Detroit Pistons
18 - Washington Wizards

Fiz uma previsão assim:
70% para a média de pontos a favor
30% para a % de vitórias
Tudo referente a esta época!

Deu o seguinte:
86 - Miami
82 - Oklahoma
80 - Clippers
80 - Knicks
75 - Memphis
75 - Dallas
74 - Milwaukee
73 - San Antonio
68 - Lakers
67 - Warriors
66 - Phoenix
66 - Portland
65 - Denver
64 - Houston
63 - Utah
61 - Bobcats
61 - Celtics
60 - Nets
54 - Toronto
53 - Atlanta
52 - Chicago
51 - Cleveland
46 - Timberwolves
46 - Hornets
45 - Kings
42 - Indiana
42 - 76ers
40 - Detroit
34 - Orlando
26 - Wizards

Tiago Rodrigues

• Magnata
  • Estado:
  • Localidade:
  • Pts Tipsr:
    343
em: 23 de Novembro de 2012, 18:57
Está melhor apesar de ainda haver aí equipas que com esta previsão, ficam em posições um pouco desniveladas.

Dallas e Milwaukee estão a fazer um grande arranque mas pelo menos Milwaukee vai abrandar muito em breve.

Bobcats muito em cima e Boston muito em baixo mas de resto parece-me bem melhor. Mas lá está, isto é muito subjectivo.

Forum de Apostas

Re: [Método da Basquetebol] A testar na NBA
« Responder #7 em: 23 de Novembro de 2012, 18:57 »

PolvoPaul

• Multimilionário
  • P
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    136
em: 23 de Novembro de 2012, 19:07
Está melhor apesar de ainda haver aí equipas que com esta previsão, ficam em posições um pouco desniveladas.

Dallas e Milwaukee estão a fazer um grande arranque mas pelo menos Milwaukee vai abrandar muito em breve.

Bobcats muito em cima e Boston muito em baixo mas de resto parece-me bem melhor. Mas lá está, isto é muito subjectivo.

Vou utilizar as tuas previsões até dia 1 de Dezembro. Depois do jogo Lakers - Nuggets, voltamos a avaliar e a mudar

Vou também transformar as tuas previsões nas pontuações e ver no que dá :bom:

PolvoPaul

• Multimilionário
  • P
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    136
em: 23 de Novembro de 2012, 19:47

Vou utilizar as tuas previsões até dia 1 de Dezembro. Depois do jogo Lakers - Nuggets, voltamos a avaliar e a mudar

Vou também transformar as tuas previsões nas pontuações e ver no que dá :bom:

Depois de trocar os valores, optei pelo seguinte:
Atlanta ML a 1,66
Cleveland AH +4.5 a 1,97
Oklahoma AH -3.0 a 1,99
Clippers AH -2.5 a 1,95
Toronto AH +2.0 a 1,97
Knicks ML a 1,59
Spurs AH -4.5 a 2,00
Lakers AH +4.5 a 1,96
Warroirs AH +6.5 a 1,95
Hornets AH +7.0 a 1,76
Sacramento AH +9.0 a 1,97
Portland ML a 1,83

Vamos ver no que dá!

patron1

• Multimilionário
  • p
  • Estado:
  • Registo: Mai 2011
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    402
em: 23 de Novembro de 2012, 22:39
Boas.

90 - Miami Heat
80 - Los Angeles Lakers
80 - San Antonio Spurs
71 - Memphis Grizzlies
66 - New York Knicks
60 - Chicago Bulls
60 - Boston Celtics
55 - Brooklyn Nets
55 - Houston Rockets
50 - Dallas Mavericks   
48 - Indiana Pacers
46 - Denver Nuggets   
45 - Philadelphia 76ers
42 - Milwaukee Bucks
39 - Utah Jazz
38 - Atlanta Hawks
35 - Phoenix Suns
30 - Orlando Magic
30 - Cleveland Cavaliers
28 - New Orleans Hornets
28 - Toronto Raptors
25 - Sacramento Kings
25 - Charlotte Bobcats
20 - Detroit Pistons
18 - Washington Wizards

Fiz uma previsão assim:
70% para a média de pontos a favor
30% para a % de vitórias
Tudo referente a esta época!

Deu o seguinte:
86 - Miami
82 - Oklahoma
80 - Clippers
80 - Knicks
75 - Memphis
75 - Dallas
74 - Milwaukee
73 - San Antonio
68 - Lakers
67 - Warriors
66 - Phoenix
66 - Portland
65 - Denver
64 - Houston
63 - Utah
61 - Bobcats
61 - Celtics
60 - Nets
54 - Toronto
53 - Atlanta
52 - Chicago
51 - Cleveland
46 - Timberwolves
46 - Hornets
45 - Kings
42 - Indiana
42 - 76ers
40 - Detroit
34 - Orlando
26 - Wizards

Logo aí, outro grande problema... não entra em consideração o calendário e, até agora como ainda só 10 jogos, isso é um factor importante. Mas esse, lá mais para a frente até pode ser posto de parte. De qualquer das formas, não podes quantificar uma equipa apenas com base nos pontos que marca e nas suas vitórias, isso é impossível. Tens, no mínimo, que ir pela OFFEFF (pontos marcados por cada 100 posses de bola) e DEFEFF, e fazer uma média dos dois. Aí já estavas a começar por algum lado, penso eu.

Joao.Gomes

• Magnata
  • J
  • Estado:
  • Registo: Dez 2008
  • Localidade:
  • Pts Tipsr:
    638
em: 23 de Novembro de 2012, 22:53
Exacto, boa sugestão Patron. Olhando para esta tabela, por exemplo, os 76ers estão nos piores lugares, no 5º pior. E são equipa para muito muito mais do que isso.. Depois há o factor calendário, o factor lesões (por exemplo, só agora é que os Timberwolves começaram a contar com o Love).
Acho que pode ser uma boa ideia, mas com uma arestas a limar.

De resto, em relação às apostas que colocaste, ia em 90% delas.
Registo NBA: +36.40un | 63-49-1

PolvoPaul

• Multimilionário
  • P
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    136
em: 23 de Novembro de 2012, 23:00
Exacto, boa sugestão Patron. Olhando para esta tabela, por exemplo, os 76ers estão nos piores lugares, no 5º pior. E são equipa para muito muito mais do que isso.. Depois há o factor calendário, o factor lesões (por exemplo, só agora é que os Timberwolves começaram a contar com o Love).
Acho que pode ser uma boa ideia, mas com uma arestas a limar.

De resto, em relação às apostas que colocaste, ia em 90% delas.

Daí o facto de podermos mudar o nível das equipas de X em X tempo. Por exemplo, de 2 em 2 semanas.

Imaginemos que Utah, que têm agora 1390 pontos (nível 39), vencem todos os jogos das próximas 2 semanas, e acabam este ciclo com 1550 pontos. Nessa altura, o nível deles passava para 55. E assim sucessivamente, para todos as equipas.

Dá sugestões para melhorar :bom:

Joao.Gomes

• Magnata
  • J
  • Estado:
  • Localidade:
  • Pts Tipsr:
    638
em: 23 de Novembro de 2012, 23:16
Eu não sei até que ponto o que estou a pensar, pode ser posto em prática, ou digamos, convertido em números.

Como já tinhas corrigido antes, acho que um dos primeiros passos é utilizares apenas os dados desta época. Dum ano para o outro muita coisa pode mudar numa equipa, como o Tiago explicou.
Depois tentares incluir o factor Home/Away era algo a pensar. Pegando na equipa que falaste (os Utah), são das equipas mais complicadas de bater em casa, ano após ano, enquanto fora de casa têm muitas mais dificuldades.. O mesmo se tem passado ultimamente com os Lakers por exemplo.
Depois, também tens o factor "peso do calendário". Daqui a umas semanas ou meses já pouco vai importar, mas para já ainda pesa um bocado. Também podias tentar incluir.
E como o Patron falou, os índice OFFEFF e DEFEFF também seriam interessantes colocar.

Este site aqui pode ajudar-te muito :bom:
http://www.basketball-reference.com/leagues/NBA_2013.html

Joao.Gomes

• Magnata
  • J
  • Estado:
  • Localidade:
  • Pts Tipsr:
    638
em: 24 de Novembro de 2012, 22:18
Tiveste um dia bastante positivo :bom:

Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions