Unión – CA Tigre
Torneo Inicial – 6.ª Jornada
Segunda-Feira (10/09/2012), 21h10 GMT
Encerra hoje a sexta jornada do Apertura argentino e já começam a definir-se as equipas com melhor e pior começo. Este jogo entre o Unión Santa Fe e o Tigre opõe duas equipas que realizaram boas campanhas (cada uma relativamente ao seu objectivo) no Clausura que terminou em Junho (e sagrou o Arsenal Sarandí campeão) mas começaram muito mal este Apertura 2012. Enquanto a equipa da casa ainda não pontuou nos cinco jogos que realizou (até tem novo treinador), o Tigre conseguiu um pouco melhor e empatou dois dos cinco jogos. Numa prova tão curta como esta (apenas 19 jogos), terminar o primeiro quinteto de jornadas com tão poucos pontos começa a ser preocupante e neste jogo tanto o Unión como o Tigre deverão querer deixar outra imagem do que aconteceu até aqui.
Unión Santa Fe (20.º classificado: 0V, 0E, 5D, 3-9 num total de 5 jogos)Depois do campeonato tranquilo realizado no Clausura 2012 (terminou em 11.º lugar com 5V, 10E, 4D, 21-20 em 19 jogos), o Unión perdeu algumas das suas peças fundamentais (tais como o guarda-redes Bologna, o defesa Erramuspe e o médio Velázquez) e tem tido dificuldade para reencontrar o momento aceitável com que terminou o último Clausura (onde até foi, a par do campeão Arsenal Sarandí, uma das duas equipas que terminou a competição sem derrotas em casa: 3V, 6E, 0D, 12-8). Nesta nova temporada, soma por derrotas os cinco jogos que já disputou até aqui, diante de Arsenal Sarandí (fora), Godoy Cruz (casa, com um jogador expulso aos 36’), Quilmes (fora), Boca Juniors (casa, com duas expulsões, aos 35’ e 70’) e All Boys (fora). Como se vê, esta equipa tem tido dificuldade para encontrar o rumo das vitórias e o capítulo da disciplina parece ser um problema grave, com três expulsões em cinco jogos (por curiosidade, nos dois jogos em casa). O treinador Neri Pumpido já foi anunciado, depois do despedimento de Frank Kudelka. O último clube da antiga glória argentina foi o Godoy Cruz, de onde saiu em Abril passado.
31/08, All Boys 3-1 Unión (D)
25/08, Unión 1-2 Boca Juniors (D)
20/08, Quilmes 2-1 Unión (D)
12/08, Unión 0-1 Godoy Cruz (D)
03/08, Arsenal Sarandí 1-0 Unión (D)
Tigre (19.º classificado: 0V, 2E, 3D, 6-10 num total de 5 jogos)Esta é, provavelmente, a equipa que mais tem desiludido na Argentina neste início de Apertura. Tendo terminado o Clausura 2012 em 2.º lugar, a 2 pontos do campeão Arsenal Sarandí, disputando o título até final (10V, 6E, 3D, 29-15), o Tigre começou muito mal esta nova época com apenas 2 pontos conquistados em 15 possíveis. Perdeu jogadores influentes na última temporada (D. Morales, R. Martínez e Casteglione são bons exempos), mas não deixou de se reforçar, sem ter, contudo, alcançado o entrosamento evidenciado na última temporada ao longo de todo o Clausura. Apesar do mau começo no campeonato, os últimos jogos têm tido algumas melhorias, reflectidas nos resultados: depois de três derrotas a abrir (Estudiantes, Boca Juniors e River Plate), dois empates diante do All Boys (fora) e do San Lorenzo (1-1) podem ter trazido um novo alento à equipa (tal como as duas vitórias diante do Argentinos Juniors, 2-1 fora e 4-1 em casa, a contar para a Copa Sudamericana) que defronta neste jogo um Union só com derrotas, mas com novo técnico.
02/09, Tigre 1-1 San Lorenzo (E)
30/08, Tigre 4-1 Argentinos Juniors (V)
25/08, All Boys 2-2 Tigre (E)
19/08, Tigre 2-3 River Plate (D)
17/08, Argentinos Jrs 1-2 Tigre (V)
Confronto directoA história só nos guarda dois confrontos entre Unión e Tigre, ambos na temporada passada. No Apertura, o Unión conseguiu um empate (1-1) em casa. No Clausura, o Tigre bateu por números esclarecedores (4-0) esta formação de Santa Fe.
Conclusão: Neste jogo espero que os dois conjuntos tentem quase que desesperadamente a primeira vitória neste Apertura, pelo que, à imagem do que temos visto neste início de campeonato, poderemos ter um jogo mais aberto do que o que é costume no futebol argentino e isso pode traduzir-se, obviamente, em golos. Atendendo ao facto de o Unión ter sofrido golos em todos os jogos neste campeonato e de o Tigre ter marcado e sofrido (o que talvez possa ser explicado pela perda de jogadores importantes para o equilíbrio defensivo da equipa) em seis dos últimos sete jogos (excepção feita na derrota por 0-2 em casa do Boca Juniors), penso que neste jogo as duas formações chegarão ao golo. Relativamente ao desfecho final, penso que o Tigre terá maior capacidade para ganhar esta partida, até porque tem recuperado a moral nos últimos jogos e defronta uma equipa que apesar de ir estrear um novo técnico, só tem derrotas e dificilmente se apresentará neste jogo já com novas idéias assimiladas. Assim sendo, vejo boas oportunidades em:
Ambas as equipas marcam: 2.00 @ Bet365Tigre AH 0: 1.975 @ Bet365