México - Apertura 2012
Chivas – Santos Laguna (29 de Julho - 23h00)
Chivas e Santos Laguna, fecham Domingo à noite a 2ª Jornada do Torneio de Apertura 2012, no estádio Omnilife, que dois anos depois de ter relvado sintético, estreia novo relvado natural.
Chivas
Apesar de ser até ao momento a equipa mexicana com mais campeonatos conquistados (11) a última vitória já foi no ano de 2006, altura em que conquistou o Torneio de Apertura.
Em Feveiro de 2012, Johan Cruyff foi contratado assim como o seu instituto, como responsáveis por todo o futebol do clube e formação, um projecto que a médio/longo prazo visa fortalecer a base de formação do clube para formar jogadores que possam enriquecer o plantel principal, já que o clube tem como política ter apenas jogadores mexicanos, o que já levou o próprio Cruyff considerar uma desvantagem em relação aos outros clubes.
O Chivas devido à sua história e grandeza, é sempre um dos candidatos a vencer o Torneio, no entanto depois da última prestação no Torneio de Clausura 2012, em que realizaram um dos piores torneios da sua história e agora com um novo treinador também holandês, escolhido por Cruyff, que se estreia no campeonato, e que quer implementar novos métodos de trabalho, poderá levantar muitas dúvidas em relação ao potencial que a equipa irá demonstrar durante o Torneio.
Numa primeira análise relativamente ao primeiro jogo que realizaram em casa do Toluca, em que foram derrotados por 2-1, demonstraram algum nervosismo e desorganização defensiva, que teve como consequência os dois golos sofridos no início da partida. No entanto, tiveram uma boa reacção e conseguiram criar vários lances de perigo e fiquei com a sensação que poderiam ter chegado pelo menos ao empate.
Santos Laguna
A equipa do Santos Laguna, campeã em título é a equipa que nos últimos 25 Torneios, mais vezes foi vice-campeã, por 4 ocasiões, mas conseguiu conquistar por 3 vezes o campeonato, nos Torneios de Clausura 2012 e 2008, e de Verão de 2001, é neste momento uma das mais fortes equipas mexicanas, a melhor na última listagem da IFHHS, em 43º Lugar do Mundo.
Para este Torneio partiram com poucas alterações no seu plantel, em termos de aquisições, apenas 3 novos jogadores entraram, destaque para o Médio Ofensivo, ex Monarcas Edgar Gerardo Lugo.
Já relativamente a saídas, nenhum jogador importante deixou o clube, apesar do assédio e rumores de vários clubes mexicanos e europeus em jogadores preponderantes na estratégia da equipa, como Quintero, Peralta ou Ludueña. O único factor que poderá destabilizar a equipa será mesmo a oportunidade perdida de alguns destes jogadores saírem para clubes europeus, e de poderem elevar as suas carreiras para outros níveis de competitividade e financeira,
Na minha opinião, são juntamente com a equipa do Tigres e do Monterrey, os grandes candidatos a vencerem o Torneio, a boa organização, a continuidade do seu plantel, e a “barreira” que a equipa conseguiu superar relativamente a algumas finais perdidas nos últimos anos, são argumentos para a minha afirmação.
Onze prováveis:
Chivas
Luis Michel
Patricio Araujo, Héctor Reynoso, Mario de Luna e Abraham Coronado
Luis Ernesto Pérez, Jesus Enrique Sánchez e Xavier Iván Baez
Rafael Márquez Lugo, Omar Arellano e Carlos Fierro
(Principais ausências, Jorge Eníquez, José A. Rodríguez, Miguel Ponce e Marco Fábian na selecção olímpica do México)
Santos Laguna
Oswaldo Sánchez
Ivan Estrada, Felipe Baloy, Aarón Galindo e Osmar Mares,
Marc Crosas, Juan Pablo Rodríguez e Daniel Ludueña
Darwin Quintero, Christian Suárez e Hérculez Gómez
(Principal ausência, Oribe Peralta na selecção olímpica do México)
Prognóstico
Prevejo um jogo bem disputado, entre duas equipas com bons valores. Em termos defensivos a equipa do Chivas precisa ainda de ser bem trabalhada, e o facto de ter uma táctica e estratégia ofensiva não a ajuda defensivamente. O ponto forte é mesmo o seu ataque, com Rafael Márquez Lugo, numa nova posição atrás dos avançados, a dar boas indicações, espero que voltem a criar oportunidades como fizeram na jornada inaugural, mas que desta vez consigam concretizar com sucesso.
Por sua vez, o Santos Laguna, apesar de um começo meio aos tropeções, com uma vitória pela margem mínima de 2-1 em casa frente ao San Luís, irá certamente aproveitar os espaços deixados pela equipa do Chivas, a velocidade de Christian Suárez e de Darwin Quintero, bem “fornecidos” por Ludueña, dão-me confiança que irão fazer golos.
Over 2,5 @ 1,87 na Betfair – 3 unidades