Autor Tópico: Tentar prever resultados futuros com base em estatísticas!  (Lida 13299 vezes)

Pawn_pt

• Milionário
  • P
  • Estado:
  • Registo: Mar 2006
  • Localidade: Quinta Grande - Alfragide
    Pts Tipsr:
    21
Boas,

Volta e meia eu apareço por aqui, com uns métodos mirabolantes baseados puramente em análises estatísticas :p Os mais antigos devem recordar-se do Método Takuki, dos unders e overs da NBA, entre outros métodos que tentei usar, mas sempre sem grandes resultados práticos!

Uma das coisas que sempre critiquei no aposta ganha foi o facto de ser difícil de perceber a qualidade de cada um dos tipsters, porque mtos escrevem escrevem escrevem, mas falham, e à partida, consultando apenas os posts das tips, n é possível saber se a pessoa que está a colocar a tip tem uma % de acerto de 30%, 50% ou 70%, e se é melhor neste ou naquele desporto... por isso procurei concursos de tipsters, pela net, e encontrei um site onde há um registo minimamente credível, dos resultados de cada tipster!

Nesse site, descobri um bacano que se apresenta do seguinte modo:

"In my studies and phd-thesis i had often to deal with statistical analyzes and simulation in engineering and economics. I was always tempted to transfer my knowledge into sports and betting. Finally in early 2012 i had some spare time to set up a database of about 1million atp and wta tennis games and tried to set up my very own dynamic rating and simulation system of tennis games. This blog is intended to record the bets with an edge on the bookmakers odds compared to my system.
My goal is a return of investment of 10%. Because this would exactly confirm my predictions."

Trata-se de um tipo alemão, e que está a tentar transportar os seus conhecimentos académicos para o mundo das apostas, e até ver, com resultados bastante positivos!

Para terem uma ideia, desde Março deste ano, lançou 559 picks de Tennis, das quais acertou 55%, com uma odd média de 1,99 e um retorno de 14% (correspondentes a 344 unidades de lucro)! Para além disso apresenta lucro em todos os meses (ainda são poucos...), Março +38, Abril +259 e Maio +47 (e ainda n acabou o mês).

Será possível conseguir, com base em estatísticas, obter lucros no mundo das apostas? Ele tem uma base de dados fabulosa... de 1 milhão de jogos!

Inspirado pelo blog do rapaz, de seu nome "Cifer", decidi criar o meu próprio modelo, pensando que se é possível, eu tb iria conseguir! Mas refira-se que até à data, sempre que tentei fazer algo assim, falhei redondamente!

Infelizmente os modelos que crio, por norma têm inícios auspiciosos, que acabam por ser meramente "sorte de principiante"!

E para n fugir à regra, o modelo que criei teve um início fantástico!! 12 picks, 10 certas, 2 erradas, que se traduziram num ganho de 50 e tal unidades!! Mas desde aí mantive-me mais ou menos no mesmo nível...

Se quiserem acompanhar, tanto um como outro, poderão visitar os seguintes blogs:

http://cifer.blogabet.com/
http://tennis4fun.blogabet.com/

(Se n for permitido colocar aqui os blogs, avisem que retiro, e envio por mensagem privada, a quem os solicitar)

Eu sei que hoje em dia o Aposta Ganha já monitoriza as picks, mas ainda n tem a possibilidade de por exemplo clickar-se no user e ficar-se logo a saber qual foi a performance dele desde o início do ano, ou do último mês, algo que é possivel noutros sites / foruns... tornando-se assim mais fácil de perceber a performance de cada tipster.

Eu procurei ainda pesquisar na internet por sistemas de apostas em Tennis que tenham sucesso, e há até alguns sites que fazem reviews desses sistemas, mas infelizmente mtos são fraudes.

Alguém conhece mais algum sistema deste género ? Gostava de recolher mais ideias, e eventualmente aumentar a minha base de dados jogos (que tem apenas uns 30.000 jogos vs 1 milhão do Cifer).

Cumprimentos,
Past results do not guarantee future performance;
Nobody wins every day;
Only bet what you can afford to lose;
This is a marathon, not a sprint!

3monkeys

• Bilionário
  • ?
  • Estado:
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    24
em: 18 de Maio de 2012, 16:39
Será possível conseguir, com base em estatísticas, obter lucros no mundo das apostas?

Talvez.

Mas já reparaste no background do rapaz?

O tipo deve dominar a estatística como nós contas de somar.

Estou farto de tentar coisas novas e o resultado é sempre o mesmo. Quando penso ter encontrado valor é porque existe um factor que foge às estatísticas que está a baralhar todas as contas.

Pode parecer anedota mas tenho menos prejuízo nas apostas onde penso existir menos valor do que quando tento apostar com valor. Precisamente pelos motivos que apontei anteriormente.

Para mim, ou seja, para o meu nível de conhecimentos, a estatística apenas serve para uma coisa ou seja para comparar as nossas odds com os bookies e assim percebermos para onde está a ir aquele favoritismo extra que não consigo contabilizar.

Ele tem uma base de dados fabulosa... de 1 milhão de jogos!

Tão fabulosa, tão fabulosa que até me custa acreditar que seja verdade.
Nem sei como conseguiu juntar tantas partidas.
Ele para testar o que quer que seja com uma base de dados dessas tamanho deve precisar de várias horas.

Pawn_pt

• Milionário
  • P
  • Estado:
    Pts Tipsr:
    21
em: 18 de Maio de 2012, 16:56
Será possível conseguir, com base em estatísticas, obter lucros no mundo das apostas?

Talvez.

Mas já reparaste no background do rapaz?

O tipo deve dominar a estatística como nós contas de somar.

Estou farto de tentar coisas novas e o resultado é sempre o mesmo. Quando penso ter encontrado valor é porque existe um factor que foge às estatísticas que está a baralhar todas as contas.

Pode parecer anedota mas tenho menos prejuízo nas apostas onde penso existir menos valor do que quando tento apostar com valor. Precisamente pelos motivos que apontei anteriormente.

Para mim, ou seja, para o meu nível de conhecimentos, a estatística apenas serve para uma coisa ou seja para comparar as nossas odds com os bookies e assim percebermos para onde está a ir aquele favoritismo extra que não consigo contabilizar.

Ele tem uma base de dados fabulosa... de 1 milhão de jogos!

Tão fabulosa, tão fabulosa que até me custa acreditar que seja verdade.
Nem sei como conseguiu juntar tantas partidas.
Ele para testar o que quer que seja com uma base de dados dessas tamanho deve precisar de várias horas.

É pá, apesar de até ter tido algumas dificuldades em fazer a cadeira de estatística na faculdade, tenho algum gosto e alguma facilidade em trabalhar dados estatísticos!! Mas claro que n me posso comparar a um tipo daqueles!! :D

Eu sei por exemplo que ele usa o Kelly Criterion para determinar o nº de unidades a apostar em cada pick, e aproveitando a ideia, fiz algo do género no modelo que criei. Quanto + desfasada está a odd em relação às % de vitória que atribuo, maior o nº de unidades que aposto. Não é bem o Kelly, mas até ver tem funcionado mais ou menos bem...

A cena da base de dados dele faz-me espécie... é que eu até podia conseguir uma base de dados maior, mas exigia bué mas mesmo bué trabalho!! Ter de andar a pesquisar os challengers todos, um a um... desde 2000 e troca o passo, é coisa para mtas horas de trabalho... Eu queria a papinha já feita, como no site que coloco no meu blog, o tennis data tem tudo já em formato de excel, depois é só trabalhar a informação!

Quanto aos testes, depende da linguagem que utilizou... eu em excel, tou lixado com F grande, pois uso vlookups, ifs, e o carago, o meu pc borra-se todo, e às vezes demora uns bons 10-15 segundos a actualizar toda a informação... (e tenho um Intel i5 e 4 GB de RAM, em Windows 7) Mas se fosse um programa criado em C+ era mto, mas muito mais rápido!! E tornaria possível trabalhar BD's bem maiores do que as que tenho...

A verdade é que com uma amostra de 500 e tal picks, o modelo do Cifer parece-me que já passou a fase de testes... e até tenho seguido alguns palpites dele, só naquela de ver se as odds que apanhava era iguais às que ele colocava, e não só as odds mas também os lucros confirmaram-se! :D

Se alguém soubesse aonde sacar informação dos torneios challenger, em formato excel, seria uma grande ajuda!! Para já só olho para os torneios ATP / WTA, porque são os únicos dados de que disponho...
Nobody wins every day;

Forum de Apostas

Re: Tentar prever resultados futuros com base em estatísticas!
« Responder #2 em: 18 de Maio de 2012, 16:56 »

awesome

• Moderadores
  • Estado:
  • Registo: Jul 2008
  • Localidade: Amora
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    2163
em: 18 de Maio de 2012, 17:48
212 units em wta é obra, tudo que seja acima de 0 é obra em wta ehe
QUERES CONHECER O PROJECTO MAIS REVOLUCIONADOR ALGUMA VEZ CONHECIDO NO MUNDO DAS APOSTAS?

awesome

• Moderadores
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    2163
em: 18 de Maio de 2012, 17:50
aquelas 44 unverified picks é que é chato, é uma questão de ver as 500 e tal picks e ver se tudo está 100% certo...com trafulhas nessas 44 picks dá o lucro dele
QUERES CONHECER O PROJECTO MAIS REVOLUCIONADOR ALGUMA VEZ CONHECIDO NO MUNDO DAS APOSTAS?

Pawn_pt

• Milionário
  • P
  • Estado:
    Pts Tipsr:
    21
em: 18 de Maio de 2012, 18:15
As unverified odds têm mais a ver com o desfasamento entre o site de verificação de odds e as odds reais nas casas de apostas! Do género: na bet 365 estava a 7,00 e ainda n aparecia no site de verificação de odds ou aparecia com odd de 6,5...

Como referi antes, eu segui-o durante uma semana e tal e dei-me bem, por isso não é por aí :p
Nobody wins every day;

awesome

• Moderadores
  • Estado:
  • Pts Tipsr:
    2163
em: 18 de Maio de 2012, 18:23
Mas isso é simples, apostas no blogabet a 6.50 e dizes no texto que apanhaste a 7.00 na casa xpto...é sempre melhor ter 100% verificado do que assim como ele tem, não tou a dizer que ele não tem esse lucro mesmo...só que assim de repente uma pessoa olha para aquilo e desconfia um bocado e exige algum work da pessoa que tá a ver a cena dele, de analisar as picks todas dele etc ;)

Pawn_pt

• Milionário
  • P
  • Estado:
    Pts Tipsr:
    21
em: 18 de Maio de 2012, 18:27
É uma ideia! Olha eu tb já tenho 1 unverified odd!! :p

E tu deixaste de lá ir... devias ter separado os desportos :) 1 blog por desporto :p
Nobody wins every day;

Forum de Apostas

Re: Tentar prever resultados futuros com base em estatísticas!
« Responder #7 em: 18 de Maio de 2012, 18:27 »

badboytripeiro

• Rico
  • b
  • Estado:
  • Registo: Dez 2006
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    12
em: 19 de Maio de 2012, 15:43
Espero que este post.. sirva para abrir os olhos ao pessoal que pensa que por ter uma qq base de dados estatística básica. consegue bater estatisticamente a análise dos sites mais o juice.

Eu acredito que seja possível... mas uma coisa destas deve estar ao alcance de um pequenissima mas mesmo pequenissima (eu ja disse pequenissima?) parte de uma já pequena minoria de pessoal que até brinca com isto das estatísticas.

Eu já conheço o pawn.. de outras andanças... e se ele até reconhece que tem falhado... acreditem que não há muito pessoal seja capaz. :)

Ajudar... reconheço as minhas limitações e pouco posso contribuir.. mas vou seguir isso atentamente.

Confesso que duvido que dê frutos (tal como tu aliás tb pareces ter grandes reservas)... porque é como disse ali em cima.... até acredito que um gajo que perceba do assunto e dedicando-se consegue bater a analise estatística dos sites.. o problema é bater além da analise deles... o juice.. ou seja a tua análise não basta ser melhor que a deles.... tem que ser muito melhor.

Gonçalo D. S.

• Multimilionário
  • G
  • Estado:
  • Registo: Out 2011
  • Localidade: Lisboa
  • Pts Tipsr:
    113
em: 19 de Maio de 2012, 15:55
212 units em wta é obra, tudo que seja acima de 0 é obra em wta ehe

:lolada:
Quit while you’re ahead. All the best gamblers do! | Registo no Portal: http://www.apostaganha.pt/author/kold92/

Pawn_pt

• Milionário
  • P
  • Estado:
    Pts Tipsr:
    21
em: 20 de Maio de 2012, 14:14
Espero que este post.. sirva para abrir os olhos ao pessoal que pensa que por ter uma qq base de dados estatística básica. consegue bater estatisticamente a análise dos sites mais o juice.

Eu acredito que seja possível... mas uma coisa destas deve estar ao alcance de um pequenissima mas mesmo pequenissima (eu ja disse pequenissima?) parte de uma já pequena minoria de pessoal que até brinca com isto das estatísticas.

Eu já conheço o pawn.. de outras andanças... e se ele até reconhece que tem falhado... acreditem que não há muito pessoal seja capaz. :)

Obrigado! :) Eu acredito que seja possível como sempre acreditei, a questão é que o tennis tem umas peculiaridades que talvez tornem possível um modelo deste género ter sucesso:
- É um desporto individual! No futebol e no basquet, os resultados variam em função da equipa... e dependendo de quem joga ou não, a equipa terá maiores ou menores probabilidade de sucesso. No tennis, ou joga "o jogador" ou não há jogo.
- Nº de dados estatísticos para efeitos de análise. No futebol, as equipas fazem uns 30 40 jogos por ano... no basquet (NBA em particular), podem fazer uns 60-80 jogos, no tennis, os jogadores podem jogar todos os dias durante períodos de 1 a 2 semanas, num total de quase 100 / ano!
- No Futebol é dificil de encontrar estatísticas interessante para além do factor casa / factor fora / golos marcados / golos sofridos.
- No Basquet, a informação torna-se um pouco mais rica, com o nº de posses de bola, % de cestos de 2, % de cestos de 3... etc... eu não excluo a hip de o basquet ser possível de analisar estatisticamente, mas é mto importante analisar o 5 provável, e decidir em função disso, mais do que na equipa...
- No Tennis, há à partida um grande número de estatísticas que são conhecidas, e que são aplicáveis a cada jogador (que no caso é igual à equipa, não é preciso fazer distinção entre equipa e jogadores) , % de jogos ganhos por superfície, % de jogos de serviço ganhos, força do serviço (medida pelo nº de tie-breaks que os jogadores jogam), etc etc

Ajudar... reconheço as minhas limitações e pouco posso contribuir.. mas vou seguir isso atentamente.

Confesso que duvido que dê frutos (tal como tu aliás tb pareces ter grandes reservas)... porque é como disse ali em cima.... até acredito que um gajo que perceba do assunto e dedicando-se consegue bater a analise estatística dos sites.. o problema é bater além da analise deles... o juice.. ou seja a tua análise não basta ser melhor que a deles.... tem que ser muito melhor.

O que fiz ali foi basicamente criar o meu próprio rating para os jogadores, e depois estimar uma % de vitória para o jogador, em função desse rating...

Exemplo:

Num jogo que começou há coisa duma hora, e já acabou, e que eu n consegui colocar no blog porque me atrasei 1 minuto, a Garcia C. defrontou a Davis L., e o meu modelo dá-me uma % de vitória de quase 100%(!!) para a Davis. L.

No entanto, as odds apareciam como 1,57 para a Garcia e 2,25(?) para a Davis! Ou seja, as casas de apostas diziam que as probabilidades de vitória eram de 59%-41%, e eu via as probabilidades de vitória como 1%-99% lol, ou seja, considerando uma odd minima de 1,40 para qq aposta, até numa odd de 1,40 para a vitória da Davis eu via valor!!

Mas a odd n era 1,40, era 2,25! Se a odd fosse de 1,40 o modelo gerava uma aposta de 4 unidades, mas como era de 2,25, odd mto superior à esperada, o modelo avançava com uma pick de 8 unidades!

Resultado final: 6-2 6-1 para a Davis L.

Exemplo 2:

Jogo de hoje entre Nadal e Djokovic, as odds favorecem ligeiramente o Nadal, com 1,69 (58%) vs 2,33 (42%).

O modelo aponta para uma vitória do Nadal com um grau de certeza de 73%. Mas atendendo à diferença de "apenas" 15% entre as odds e a % de vitória estimada, não gera qualquer palpite. Só avança com palpites quando essa diferença é de quase 20%! Por isso era preciso que a odd para a vitória do Nadal subisse para 1,82 (55% de probabilidades de vitória estimadas pela casa de apostas) para que o modelo gerasse um palpite de aposta no Nadal!

Os palpites que n consegui colocar devidamente verificados, hoje, no meu blog ganharam :\ Davis + Berlocq, ambos por 2-0 bah!
« Última modificação: 20 de Maio de 2012, 14:17 por Pawn_pt »
Nobody wins every day;

3monkeys

• Bilionário
  • ?
  • Estado:
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    24
em: 20 de Maio de 2012, 16:16
...a questão é que o tennis tem umas peculiaridades que talvez tornem possível um modelo deste género ter sucesso:
- É um desporto individual! No futebol e no basquet, os resultados variam em função da equipa... e dependendo de quem joga ou não, a equipa terá maiores ou menores probabilidade de sucesso. No tennis, ou joga "o jogador" ou não há jogo.
- Nº de dados estatísticos para efeitos de análise. No futebol, as equipas fazem uns 30 40 jogos por ano... no basquet (NBA em particular), podem fazer uns 60-80 jogos, no tennis, os jogadores podem jogar todos os dias durante períodos de 1 a 2 semanas, num total de quase 100 / ano!
- No Futebol é dificil de encontrar estatísticas interessante para além do factor casa / factor fora / golos marcados / golos sofridos.
- No Basquet, a informação torna-se um pouco mais rica, com o nº de posses de bola, % de cestos de 2, % de cestos de 3... etc... eu não excluo a hip de o basquet ser possível de analisar estatisticamente, mas é mto importante analisar o 5 provável, e decidir em função disso, mais do que na equipa...
- No Tennis, há à partida um grande número de estatísticas que são conhecidas, e que são aplicáveis a cada jogador (que no caso é igual à equipa, não é preciso fazer distinção entre equipa e jogadores) , % de jogos ganhos por superfície, % de jogos de serviço ganhos, força do serviço (medida pelo nº de tie-breaks que os jogadores jogam), etc etc

Algumas vezes me ocorreu "Qual o desporto mais fácil de analisar estatisticamente de modo a tirar vantagem?". Não sei se estão a reparar mas a frase equivale a "Qual o desporto mais fácil de lucrar?"
Dito assim, já não temos tantas certezas, pois estou em crer que também as odds reflectem esse aspecto.

Diz-me com sinceridade, com o mesmo tempo dispendido de análise e com um nível de conhecimentos equivalente nas modalidades, achas mesmo que uma pessoa só por apostar em ténis terá mais lucro (ou menos prejuízo) do que apostando noutro desporto?

Espero que isto não levante uma discussão aqui no fórum do género "A minha bicicleta é melhor do que a tua" ou neste caso seria "O meu desporto é melhor do que o teu".

Não tenho dúvidas que há mercados melhores que outros, mas também não é preciso ser um génio para concluir isso pois basta olhar para as margens de lucro (overround) dos bookies mas agora comparar modalidades... hmmmmm, eu não entraria por aí...  :roll:

Mas Pawn.... gostaria de estar enganado  :bom:
Podes crer que eu e muitos mais virávamos a nossa atenção para esse desporto.

Pawn_pt

• Milionário
  • P
  • Estado:
    Pts Tipsr:
    21
em: 20 de Maio de 2012, 18:09
Acho que n percebeste 3monkeys... a informação estatística que se obtém de desportos colectivos é muito mais imperfeita do que a informação estatística que se obtém de desportos individuais! Há menos variáveis em jogo qdo se trata dum desporto individual... e para além disso, no caso específico do tennis, há uma amostragem maior do que nos jogos de futebol / basket!

Exemplo: o Barcelona vai jogar com o Bilbao, mas se em vez de levar a 1ª equipa, leva todos os jogadores juniores, na práctica as probabilidades de vitória do Barça diminuem consideravelmente... no entanto, estatisticamente, para mim, mantém-se tudo igual, pq n tenho dados suficientes para saber o que aconteceu no passado em condições semelhantes.

Exemplo 2: Comparar estatísticamente os resultados do Sporting dos últimos 3-4 anos com o desta última época n é mto correto porque o Sporting desta época teve 20 novos jogadores, até que ponto é que posso usar os dados estatísticos do Sporting dos últimos 3-4 anos para prever os resultados do Sporting deste ano ? Eu acho que n posso!

No caso do tennis, o jogador fica + experiente, melhora, e começa a perder rendimento... mas é o mesmo jogador! E n passam do 8 ao 80 e vice versa, espaço de 12 meses... So por isso é que digo, com base em dados puramente estatisticos, o Tennis deve ser dos mais fáceis de prever!!
Nobody wins every day;

Pawn_pt

• Milionário
  • P
  • Estado:
    Pts Tipsr:
    21
em: 01 de Junho de 2012, 13:36
Final do 1º mês da experiência... e para já está a correr bem!

Terminei o mês de Maio com +77 unidades, o equivalente a um ROI de 12%... num total de 182 picks (92-82-8), e uma odd média de 2,17!

O Cifer, que como disse, foi a minha inspiração, terminou o mês com +112 unidades, e continua em grande...

June 2012    +17
May 2012    +112
April 2012    +259
March 2012    +38

Portem-se,

Eu continuo a acreditar (ser possível prever resultados futuros com base em estatísticas!), e tu? :)
Nobody wins every day;

Codigo13

• Milionário
  • Estado:
  • Registo: Fev 2010
  • Localidade: São Paulo
  • Nacionalidade: br
  • Pts Tipsr:
    16
em: 01 de Junho de 2012, 22:14
Final do 1º mês da experiência... e para já está a correr bem!

Terminei o mês de Maio com +77 unidades, o equivalente a um ROI de 12%... num total de 182 picks (92-82-8), e uma odd média de 2,17!

O Cifer, que como disse, foi a minha inspiração, terminou o mês com +112 unidades, e continua em grande...

June 2012    +17
May 2012    +112
April 2012    +259
March 2012    +38

Portem-se,

Eu continuo a acreditar (ser possível prever resultados futuros com base em estatísticas!), e tu? :)

Parabéns uma marca muito boa
10 Campeonatos Brasileiros
3 Copas do Brasil

Maior campeão do Brasil, Verdão Querido!
#verdeécordainveja

Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions