Autor Tópico: [Taça de Portugal - Final] Sporting vs Académica - 20/05, às 17:00  (Lida 9005 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Rotsen10

  • Magnata
  • R
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Mai 2009
  • Localidade: Porto
  • Mensagens:
    23305
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1311
Taça de Portugal
Sporting - Académica




QUE COMECE O ESPECTÁCULO!!!

Lista de Análises e Previsões/Prognósticos

17h00    Oscar1904 -- Sporting CP - Académica --  Sporting CP AH-1 a 1.80 na Bet365  :perdida: (0:1)

17h00    ealves -- Sporting CP - Académica --  Sporting CP AH-1 a 1.80 na Bet365 :perdida: (0:1)

17h00    Gonçalo D. S. -- Sporting CP - Académica --  Sporting CP AH-1 a 1.80 na Bet365 :perdida: (0:1)

17h00    Enak222 -- Sporting CP - Académica --  Sporting CP AH-1 a 1.80 na Bet365 :perdida: (0:1)

17h00    Enak222 -- Sporting CP - Académica --  Sporting CP AH-1 a 1.80 na Bet365 :perdida: (0:1)

17h00    Aquelejogador -- Sporting CP - Académica --  Sporting AH-1.5 a 2.425 na Bet365 :perdida: (0:1)
« Última modificação: 21 de Maio de 2012, 14:50 por Marco.Costa »



fdacmen

  • Bilionário
  • f
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2011
  • Localidade:
  • Mensagens:
    3097
    Pts Tipsr:
    171
Sporting AH -1 a 1.85 na Bet365

Não me parece que que a Académica mesmo tendo feito um par de bons jogos nos últimos jogos do campeonato tenha qualidade para causar muitos problemas a este Sporting que tem estado muito bem desde que Sá Pinto chegou ao comando.
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, 10:23 por fdacmen »



Gonçalo D. S.

  • Multimilionário
  • G
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2011
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    7442
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    113
Sporting AH -1 a 1.85 na Bet365

Sem grandes dúvidas. E vitória simples a 1.52 na Betfair.

Depois faço pick.
Quit while you’re ahead. All the best gamblers do! | Registo no Portal: http://www.apostaganha.pt/author/kold92/



Forum de Apostas

Re: [Taça de Portugal - Final] Sporting vs Académica - 20/05, às 17:00
« Responder #2 em: 18 de Maio de 2012, 10:22 »

Oscar1904

  • Bilionário
  • O
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Mar 2012
  • Localidade:
  • Mensagens:
    3407
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    237
Sporting CP - Académica
Taça de Portugal - Final
20-05 17h00

A festa da taça volta este domingo com uma final a ser disputada por dois históricos do futebol português. Sporting e Académica vão tentar conquistar a Taça de Portugal no encontro que finaliza a época a nível nacional e onde leões e estudantes farão de tudo para aumentar os seus palmarés.

O Sporting parte como favorito para este encontro, como já seria expectável. Depois de um início de época algo decepcionante, apesar de alguns bons resultados a espaços, que ditou a saída de Domingos Paciência, o Sporting voltou a mostrar futebol de qualidade com a chegada de Sá Pinto para o cargo de treinador principal. Apesar disso, o esforço final não chegou para alcançar o 3º lugar, ficando assim de fora da Liga dos Campeões por mais uma temporada. Mesmo assim é inegável que o Sporting realizou um bom final de época e exemplo disso foi a excelente caminhada europeia que acabou nas meias finais da Liga Europa, aos pés do Athletic Bilbao. Para além de poderem voltar aos títulos desde a Supertaça de 2008/2009 (2-0 ao FC Porto, bis do estreante Izmailov) o principal aliciante para esta final é o facto de ter de vencer para garantir a entrada directa na fase de grupos da Liga Europa, sendo que a derrota implicará que a pré-época seja mais curta e com menor tempo para a equipa se entrosar.

Do céu, ao inferno, de volta ao céu. Assim se pode esquematizar a segunda metade de época da Académica. Tudo parecia bem encaminhado quando a Académica inicou a temporada: 4 vitórias nas primeiras 6 jornadas pareciam antever uma época tranquila para a Briosa, pensando-se inclusivé que seriam candidatos ao top 5. No entanto rapidamente a equipa desceu de produção e ficou em muitos maus lençóis nas contas pela manutenção, sendo que nos 22 encontros seguintes apenas conquistou uma (1!) vitória para o campeonato, tendo estado inclusivé numa série de 18 encontros consecutivos sem conseguir os 3 pontos. No entanto, nos últimos 2 encontros tudo se alinhou de acordo com a vontade dos estudantes e as vitórias na recepção ao Vitória de Setúbal e na visita a Guimarães acabaram por garantir o 12º lugar, sendo que garantiu igualmente a presença na Liga Europa por serem a equipa melhor posicionada das que se cumpriu com os requisitos para participar nessa prova.

Conclusão: Com uma ponta final de época perfeita, a Académica irá encarar este encontro como um bónus depois de ter garantido o que realmente interessava, a manutenção. A isto juntou-se a qualificação para a Liga Europa e por isso a equipa está descansada para esta final. Acredito por isso que o Sporting irá vencer o encontro com relativa facilidade, pois os leões estão desesperados por voltarem a conquistar um título e farão de tudo para o alcançar.

Pick: Sporting CP AH-1 @1.80 Bet365
« Última modificação: 19 de Maio de 2012, 01:13 por Oscar1904 »



ealves

  • Bilionário
  • e
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2011
  • Localidade: Vila Nova Santo André
  • Mensagens:
    2743
    Pts Tipsr:
    234
Taça de Portugal – Final

20 de Maio
17:00


Académica de Coimbra  vs Sporting Clube de Portugal


Pick:
  :arrow: Sporting -1 a 1,80 na bet365



Final da taça de Portugal opondo dois históricos do futebol português no emblemático Estádio do Jamor. O Sporting defronta a Académica de Coimbra no último jogo da época do calendário português.




Académica de Coimbra: A Briosa chega a esta final numa época marcada por altos e baixos com muita emoção à mistura. Os estudantes tiveram até ao último jogo do campeonato em risco de descer de divisão depois de uma segunda metade da temporada simplesmente desastrosa. Nos últimos 2 jogos conseguiram 2 vitórias muito importantes e salvaram-se conseguindo inclusivamente uma qualificação para a Liga Europa em virtude da não inscrição de outros clubes e de defrontar o Sporting que já está qualificado para a competição.

A Académica teve um trajeto bastante positivo eliminando o Oriental, depois o Porto por 3-0, seguiu-se Leixões numa vitória por 5-2 de seguida D.Aves e por último Oliveirense. Chegam assim a esta final da taça de Portugal, que já venceram por uma vez na sua história.

O seu plantel até se pode considerar de qualidade visto que tem jogadores como Cédric, Adrien, Edinho , Éder, Pape Sow e David Simão que são jovens com muito talento. Apesar de maior parte se encontrar na Briosa por empréstimo, a verdade é que não deixaram de realizar uma boa época e esta final é mais uma prova do seu enorme valor. Poderemos ter aqui alguns futuros jogadores de primeira linha caso sejam devidamente acompanhados.

Para esta partida, no último treino o treinador Pedro Emanuel viu-se privado de Orlando, Éder, Pape Sow e Reiner todos lesionados. Até à hora do jogo esta situação poderá alterar-se sendo uma informação meramente especulativa.





Sporting: Os leões chegam a esta final naquela que será a melhor fase da época. Depois de um verão recheado de contratações numa equipa liderada por Domingos, o Sporting parecia renascer para lutar com Benfica e Porto mas observou-se uma falta de entrosamento e garra nesta equipa leonina e a ligação com Domingos terminou. Chegou Sá Pinto e a equipa ganhou outra vida, uma nova garra e motivação nos jogos levou o Sporting a realizar uma boa campanha europeia tendo inclusivamente vencido os milionários do Manchester CIty e perdendo apenas na meia final com o A.Bilbau.

Os leões terminaram o campeonato a jogar com 3 equipas que terminaram acima de si na classificação e conseguiram vencer o Benfica e Braga em casa tendo perdido com o Porto num jogo algo controverso. Pelo meio uma vitória contra esta mesma equipa da Académica por 2-1 em Alvalade.

O Sporting é dos clubes com mais história nesta competição e se vencer esta final pode mesmo igualar o Porto com 20 Taças de Portugal. Ainda assim os leões não vencem desde 2008 e esta é a oportunidade perfeita para voltar a ganhar visto que a Académica teoricamente é um adversário mais acessível.

Para atingir este objectivo os leões contam acima de tudo com espírito de grupo aguerrido e um futebol mais apoiado, ainda que um pouco mais defensivo que o habitual mas revelando-se fatal pela velocidade dos alas e o génio de Matias. O chileno tem demonstrado uma boa forma nesta recta final da época e com as suas arrancadas pelo centro do terreno consegue criar espaços para o avançado Wolfswinkel finalizar. Apoiado pelos alas muito rápidos como Capel que tem um poder de explosão muito grande, e a jovem irreverência de Carrilo que vem alternando com Izmailov e Jeffren nos últimos jogos , o Sporting conta com um ataque rápido e tecnicista faltando apenas por vezes maior frieza na hora do último passe. Também de assinalar uma maior coesão defensiva com a inclusão dos novos centrais Oneywu e Xandão bem como , a meu ver, a melhor contratação defensiva o argentino Insúa. Este defesa esquerdo oriundo do Liverpool é explosivo no apoio ao ataque, detém um remate de imensa qualidade e defende com muita garra, por vezes demais o que já valeu uns cartões esta época. Por último em grande forma o guardião Rui Patrício, o detentor da baliza da selecção e do Sporting revelou um enorme crescimento esta época e apresenta-se como um grande obstáculo aos avançados adversários.

Para esta partida continua lesionado Rinaudo já de longa data e o treinador Sá Pinto pode contar com o restante plantel.




H2H

Esta época o Sporting levou a melhor nos confrontos tendo vencido em Alvalade por 2-1 e empatou 1-1 em Coimbra. Ainda de registar apenas 1 vitória da Académica nos últimos 3 anos contra  4 do Sporting e ainda 2 empates.



Conclusão: Um jogo com uma boa mística característica de uma final da taça de Portugal que opõe 2 históricos do futebol Português que já venceram esta competição. Por um lado a Académica respira bem melhor depois de garantir a manutenção e de receber como bónus uma qualificação para os playoffs da Liga Europa, por outro um Sporting que tem aqui uma oportunidade de conquistar um troféu nesta época menos positiva e terminar em grande o calendário 2011/2012. Não há pressão de pontos nem classificações e apenas a vontade de vencer um troféu, proporcionando outro tipo de espetáculo mas a meu ver este Sporting apresenta-se numa forma bem melhor que a Académica e tem argumentos mais que suficientes para amealhar esta taça para si. Certamente que Sá Pinto irá transmitir uma mensagem bem clara de que quer ganhar e vencer o seu primeiro troféu como treinador principal dos leões. Uma vitória do Sporting é o meu prognóstico nesta festa da taça.



Gonçalo D. S.

  • Multimilionário
  • G
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2011
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    7442
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    113
Sporting - Académica
Taça de Portugal
20/05/12 17h00

Encontram-se Sporting Clube de Portugal e Académica de Coimbra noutra fantástica final no Estádio do Jamor. A Taça de Portugal é considerada por muitos a segunda competição mais importante do futebol português e vai neste momento na sua 88ª edição. Ambos os clubes já levantaram o troféu, a diferença é que o Sporting já o fez 15 vezes (a última em 2008) e a Académica só uma vez na história, em 1939.

O Sporting chega a este jogo depois de uma época que faz jus à alcunha da cidade, Sete Colinas. Foi uma época de altos e baixos inconstantes e imprevisíveis mas desde que Sá Pinto chegou à liderança a coisa tem mudado um pouco. Depois da grande campanha na Liga Europa e razoável recuperação na tabela do campeonato, os leões chegam a este jogo com vontade de mostrar aos adeptos que o Sporting que eles conheciam está de volta e não há melhor maneira de fazer isso que não ganhando competições.
Não há ausências de última hora no plantel leonino, Sá Pinto só não contará com Rinaudo para este jogo.
Os dirigentes do Sporting dizem que a equipa vai estar mais motivada que nunca e que não podem mesmo falhar este objectivo que é uma óptima oportunidade para relançar o clube.
Por palavras de Pereira Cristóvão vemos que há uma "obrigação" em ficar com o troféu, como podemos ver aqui:

Citação de: Pereira Cristóvão
«O Sporting tem sempre o peso de se chamar Sporting Clube de Portugal»

A Académica teve também uma época atribulada, conseguiu segurar a manutenção na última jornada do campeonato quando todos já temiam o pior. O que aconteceu não cabia na cabeça de ninguém. Depois de derrotarem o Porto por 3-0 no caminho para esta final e de terem ganho todos os outros jogos, a equipa conimbricense simplesmente deixou de conseguir marcar golos, tanto em casa como fora.
Nos últimos jogos parece ter havido um aperto de parte dos adeptos e de Pedro Emanuel e a equipa voltou a apresentar bons níveis de jogo. Ganharam os últimos dois jogos contra adversários nada fáceis e chegam assim a esta final com a moral novamente em alta. Têm aqui uma oportunidade de ouro de escrever história e conquistar a Taça de Portugal pela segunda vez na história do clube.
Pedro Emanuel não deverá poder contar com Orlando, Éder, Pape Sow e Reiner mas tem no plantel boas alternativas a estes jogadores.
Consta que todos os bilhetes que foram destinados a Coimbra serão vendidos e por isso podemos esperar uma final à antiga no Estádio do Jamor, com estádio cheio e bom futebol.
Vêm todos muito confiantes, jogadores e tudo, como se pode ver pelas palavras de Adrien Silva, que está emprestado pelo Sporting à Académica:

Citação de: Adrien
«Qualquer equipa pode ganhar, numa final não há favoritos»

A verdade é que apesar de serem jogos diferentes dos habituais, o Sporting é favorito para este jogo. Apesar dos estudantes virem para Lisboa de corpo e alma para dificultar a vida aos leões, penso que há do lado do Sporting recursos que o adversário não tem. Jogadores como Capel, Matías Fernández e Van Wolfswinckel podem e deverão fazer toda a diferença neste encontro.
Acho que o Sporting se entrar motivado conseguirá assumir o controlo do jogo e chegar cedo à vantagem, pelo que um segundo golo não deverá ser difícil de conseguir. Por isso mesmo as minhas sugestões são "Sporting para ganhar" a 1.51 na Betfair e "Sporting AH -1" a 1.80 na Bet365.

Pick: Sporting AH -1 a 1.80 na Bet365
Quit while you’re ahead. All the best gamblers do! | Registo no Portal: http://www.apostaganha.pt/author/kold92/



Enak222

  • HighRoller
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jan 2012
  • Localidade: Porto
  • Mensagens:
    14005
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    5790
Sporting X Académica
20-5-2012 às 17H


:arrow: Sporting AH-1 – 1,8 Bet365

O Sporting procura conquistar a sua 16ª Taça de Portugal, sendo o seu último triunfo no ano de 2008 frente ao FC Porto, podendo Sá Pinto somar o seu primeiro título de treinador no comando do Sporting Clube de Portugal. Poderá assim somar a uma excelente jornada nos últimos meses, com o alcançe das meias finais da Champions, à primeira competição conquistada pelo Sporting em cerca de 4 épocas.
O Sporting chega a esta fase após uma campanha digna ao longo da temporada na taça, estando com uma grande motivação para conquistar o troféu, marcando assim um final de época muito positivo. A equipa vem de uma vitória sobre o Sporting de Braga por 3-2.

Por sua vez a Académica alcança a sua primeira final da Taça de Portugal em quase 50 anos, podendo voltar a conquistar a competição novamente, após 60 e muitos anos desde a sua primeira e única conquista na competição, exactamente na 1ª edição desta competição a nível nacional.
A grande marca neste caminho é certamente a goleada imposta frente ao campeão nacional, em finais do passado ano, em que o FC Porto deslocou-se a Coimbra para ser goleado por expressivos 3-0. Para além disto, a Académica voltará igualmente às competições europeias na próxima época, algo que muito orgulha os estudantes.
Ainda assim, a equipa atravessou momentos difíceis neste final de temporada, estando perto da despromoção, mas conseguindo inverter esse rumo e triunfar nos momentos de maior pressão, algo que poucas equipas conseguem.

Em suma, creio que ambas as equipas chegarão muito motivadas, não falássemos nós de uma final da Taça de Portugal. Acredito igualmente numa Académica ainda mais motivada, não só pelo “excelente” final de temporada, mas igualmente por enfrentar um grande do futebol português e por isso tendo a oportunidade de escrever história de uma maneira mágica.
Porém, com Sá Pinto esta equipa não tem falhado nos momentos mais cruciais, quando os factores estavam a seu favor, e tem mantido um rigor táctico assinalável e que resultado grande trabalho do jovem técnico. Por muito que a Académica possa dar réplica acredito num Sporting em fim de época a praticar um futebol de grande ofensividade, tal como tem sucedido, aproveitando a sua supremacia táctica e por isso com grande superioridade, já para não falar da diferença a nível de características de jogo e dos seus jogadores.
Acredito por tudo isto numa vitória com alguma tranquilidade e por isso esta foi a minha escolha.



Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
O Sporting é dos clubes com mais história nesta competição e se vencer esta final pode mesmo igualar o Porto com 20 Taças de Portugal. Ainda assim os leões não vencem desde 2008 e esta é a oportunidade perfeita para voltar a ganhar visto que a Académica teoricamente é um adversário mais acessível.


Nem o FC Porto tem 20 taças de Portugal nem o Sporting caso ganhe igual os azuis e brancos com 20 taças...

O FC Porto tem 16 taças de Portugal e 4 campeonatos de Portugal, já o Sporting se vencer mais logo, ficará também com 16 taças de Portugal e 4 campeonatos de Portugal.



Encontram-se Sporting Clube de Portugal e Académica de Coimbra noutra fantástica final no Estádio do Jamor. A Taça de Portugal é considerada por muitos a segunda competição mais importante do futebol português e vai neste momento na sua 88ª edição. Ambos os clubes já levantaram o troféu, a diferença é que o Sporting já o fez 15 vezes (a última em 2008) e a Académica só uma vez na história, em 1939.

Como é que esta edição pode ser a 88ª, se antes só houveram 71 edições? :roll:



Forum de Apostas

Re: [Taça de Portugal - Final] Sporting vs Académica - 20/05, às 17:00
« Responder #7 em: 20 de Maio de 2012, 03:06 »

mar de pedra

  • Multimilionário
  • m
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jul 2009
  • Localidade:
  • Mensagens:
    5908
    Pts Tipsr:
    85
Estão a misturar dados relativos a duas competições distintas.  :incredulo:

O Campeonato de Portugal foi disputado entre 21-22 e 37-38 (17 edições).
Os clubes participantes eram escolhidos pelas associações regionais em função das respectivas classificações nos Campeonatos Regionais, podendo ser suspensos ou impedidos de participar por questões disciplinares como aconteceu ao FC Porto e Salgueiros em 33-34, entre outros casos.
A prova era disputada por eliminatórias.
O vencedor desta prova era oficialmente designado "CAMPEÃO DE PORTUGAL".

A Taça de Portugal foi uma NOVA COMPETIÇÃO criada em Agosto de 1938, por alteração dos regulamentos da FPF, sendo disputada desde 38-39 (72 edições contando com a presente, em 46-47 e 49-50 não foi disputada).
Esta prova é disputada nos mesmos moldes do extinto Campeonato de Portugal (eliminatórias), embora tenha uma finalidade diferente, pois não determina o Campeão de Portugal...
Maior espectáculo que o mar é o céu. Maior espectáculo que o céu é a alma. – Victor Hugo



Gonçalo D. S.

  • Multimilionário
  • G
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2011
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    7442
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    113
O Sporting é dos clubes com mais história nesta competição e se vencer esta final pode mesmo igualar o Porto com 20 Taças de Portugal. Ainda assim os leões não vencem desde 2008 e esta é a oportunidade perfeita para voltar a ganhar visto que a Académica teoricamente é um adversário mais acessível.


Nem o FC Porto tem 20 taças de Portugal nem o Sporting caso ganhe igual os azuis e brancos com 20 taças...

O FC Porto tem 16 taças de Portugal e 4 campeonatos de Portugal, já o Sporting se vencer mais logo, ficará também com 16 taças de Portugal e 4 campeonatos de Portugal.



Encontram-se Sporting Clube de Portugal e Académica de Coimbra noutra fantástica final no Estádio do Jamor. A Taça de Portugal é considerada por muitos a segunda competição mais importante do futebol português e vai neste momento na sua 88ª edição. Ambos os clubes já levantaram o troféu, a diferença é que o Sporting já o fez 15 vezes (a última em 2008) e a Académica só uma vez na história, em 1939.

Como é que esta edição pode ser a 88ª, se antes só houveram 71 edições? :roll:

*Houve.

Baseei-me em notícias e sites informativos, não acompanhei todas as edições da taça desde a criação.
Quit while you’re ahead. All the best gamblers do! | Registo no Portal: http://www.apostaganha.pt/author/kold92/



Aquelejogador

  • Sem Dívidas
  • A
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Fev 2012
  • Localidade:
  • Mensagens:
    424
    Pts Tipsr:
    178
Taça de Portugal
Final
Sporting vs Académica
Jamor
20/5/2012
17:00

Sporting

O 4º classificado da Liga Portuguesa procura neste jogo conquistar mais uma taça de Portugal para juntar às suas 15.
Nas últimas 10 partidas perdeu 2, empatou uma,  e venceu as restantes. Das 2 derrotas, a última foi frente ao Porto no Estádio do Dragão por 2 bolas a zero, e a outra foi frente ao Atlético Bilbao no San Mamés por 3-1. O empate foi fora (estádio Metalist) frente ao Metalist por 1-1, onde o Sporting acabou por passar pois tinha ganho em Alvalade por 2-1.
É muito importante para o Sporting de Sá Pinto vencer o jogo de hoje, os adeptos querem um troféu, e Sá Pinto tem aqui uma grande oportunidade para se afirmar no Sporting.

Académica

A Académica de Coimbra acabou por ficar em 12º lugar graças aos seus 2 últimos jogos, onde venceu os 2, casa tivesse perdido os dois tinha descido de divisão, mas conseguiu a manutenção e ainda mais surpreendentemente, um lugar na Liga Europa.
Nos últimos 10 jogos, o clube de Coimbra venceu os últimos 2, antes disso teve 6 derrotas consecutivas, e os outros 2 empatou.
Para um clube como a Académica ganhar a taça de Portugal seria algo extraordinário, apenas a venceram uma vez na época de 1938/39 frente ao Benfica, venceram por 3-2.

Conclusão

Nos últimos 10 jogos, o Sporting venceu 5 vezes e perdeu 1, as restantes 4 empataram. Esta época, a equipa lisboeta venceu por 2-1 em casa e empatou 1-1 em Coimbra.
Não há quaisquer dúvidas de qual é a equipa superior, é um dos 3 grandes contra uma equipa que esteve às portas da descida, a diferença entre os plantéis é abismal, e para além disso, o Sporting vai ter muito mais apoio em Jamor que a Académica, porque em termos de adeptos há uma monstruosa diferença.

Pick: Sporting AH-1.5 @ 2.425 Bet365
« Última modificação: 20 de Maio de 2012, 13:23 por Aquelejogador »



ealves

  • Bilionário
  • e
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2011
  • Localidade: Vila Nova Santo André
  • Mensagens:
    2743
    Pts Tipsr:
    234
Dunadan respondendo ao teu reparo, fui apenas buscar a informação ao soccerway como sempre faço nas análises que eu faço. Fica aqui a imagem das tais 19 taças que são referenciadas, se a informação está correta ou não...não me responsabilizo pelo site da soccerway. Não sei de cor o número de taças que eles têm :s






Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
Dunadan respondendo ao teu reparo, fui apenas buscar a informação ao soccerway como sempre faço nas análises que eu faço. Fica aqui a imagem das tais 19 taças que são referenciadas, se a informação está correta ou não...não me responsabilizo pelo site da soccerway. Não sei de cor o número de taças que eles têm :s





"'Tá Mali! 'Tá Mali!" :lol:

Tu não te deixes enganar por esses camelos!!! :twisted:

Vocês não se deixem enganar! :mrgreen:


Estão a misturar dados relativos a duas competições distintas.  :incredulo:

O Campeonato de Portugal foi disputado entre 21-22 e 37-38 (17 edições).
Os clubes participantes eram escolhidos pelas associações regionais em função das respectivas classificações nos Campeonatos Regionais, podendo ser suspensos ou impedidos de participar por questões disciplinares como aconteceu ao FC Porto e Salgueiros em 33-34, entre outros casos.
A prova era disputada por eliminatórias.
O vencedor desta prova era oficialmente designado "CAMPEÃO DE PORTUGAL".

A Taça de Portugal foi uma NOVA COMPETIÇÃO criada em Agosto de 1938, por alteração dos regulamentos da FPF, sendo disputada desde 38-39 (72 edições contando com a presente, em 46-47 e 49-50 não foi disputada).
Esta prova é disputada nos mesmos moldes do extinto Campeonato de Portugal (eliminatórias), embora tenha uma finalidade diferente, pois não determina o Campeão de Portugal...


Prestem atenção a quem sabe destas coisas... :oops:


Encontram-se Sporting Clube de Portugal e Académica de Coimbra noutra fantástica final no Estádio do Jamor. A Taça de Portugal é considerada por muitos a segunda competição mais importante do futebol português e vai neste momento na sua 88ª edição. Ambos os clubes já levantaram o troféu, a diferença é que o Sporting já o fez 15 vezes (a última em 2008) e a Académica só uma vez na história, em 1939.

Como é que esta edição pode ser a 88ª, se antes só houveram 71 edições? :roll:

*Houve.

Baseei-me em notícias e sites informativos, não acompanhei todas as edições da taça desde a criação.


Porque é que houve e não houveram, sendo haver empregue no sentido de existir?


Eu também não acompanhei todas as edições da taça desde sua a criação, mas nunca me esqueci que a primeira edição foi ganha em 1939 pela Académica, que salvo erro, 30 anos depois, repetiu pela quarta vez a presença na final, naquele que foi o maior comício político anti-regime na altura, tendo muitos dirigentes estudantis acabado por serem enviados para as forças armadas, no sentido destas tomarem conta daqueles, especialmente no exército, acabando assim por se tornarem nos "lynchpin" que conduziram à revolução dos cravos, já que introduziram ideias novas que dantes estavam ausentes daquela "organização".

Ora de 1939 a 2012, sabendo que em 2 anos não houve competição, só cabem 72 edições, não 88 como as notícias e sites informativos que consultaste.


Convêm confrontar as fontes e cruzar a informação, e nestes casos particulares, saber o básico. ;) Não que afecte o quer que seja nas odds, apenas para não prestarem informação incorrecta.

Por exemplo, hoje em dia é comum a ideia (errada) que o Benfica tem 32 campeonatos e o FC Porto 26, mas na verdade, o primeiro tem apenas 29 campeonatos e o segundo só tem 25.

A razão para tal deve-se à "bíblia do futebol", o jornal A Bola, que difundiu a ideia de que os 3 campeonatos do Benfica e o campeonato do FC Porto ganhos de 1934/35 a 1937/38, numa competição disputada a título experimental, chamada de "Campeonato da Liga I Divisão", por 8 equipas, eram títulos a acrescentar ao palmarés das duas equipas, por causa do formato da prova.

Todavia, a FPF no seu quadro de honra e como tem sido tradição, nunca reconheceu nenhum vencedor do Campeonato da Liga I Divisão como Campeão Nacional, uma vez que esse título foi sempre entregue a quem venceu o "Campeonato de Portugal", cujo formato é o mais semelhante que há ao da actual Taça de Portugal.

Tanto assim é que o quadro dos vencedores do Campeonato Nacional da I Divisão começa a ser listado a partir de 1938/39...

Ora, se olharmos com atenção para a imagem que o ealves postou...



... verificamos que o Sporting ganhou em 1937/1938 e em 1935/1936 a Primeira Liga, acontecendo o mesmo com a Taça de Portugal nas mesmas temporadas...

Como é isto possível se durante estas épocas, não houve Taça de Portugal, apenas Campeonato de Portugal (e o tal Campeonato da Liga I Divisão, aquela competição disputada por 8 equipas a título experimental), sendo o vencedor do Campeonato de Portugal reconhecido como... campeão nacional? :oops:


Os moços da soccerway fizeram borrada... :twisted:


"'Tá Mali! 'Tá Mali!" :lol:

Vocês não se deixem enganar por esses camelos!!! :twisted:

Vocês não se deixem enganar! :mrgreen:
« Última modificação: 20 de Maio de 2012, 14:19 por Dunadan »



Cambrius

  • Bilionário
  • C
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Mai 2009
  • Localidade:
  • Mensagens:
    3312
    Pts Tipsr:
    1330
Sportng vs Académica 20/05 às 17

Intervalo/Académica 20 @ betfair

O Sporting tenta nesta fase da época salva-la com a conquista da Taça de Portugal e iniciar um novo ciclo, ao comando de Sá Pinto. Estiveram bem nas provas a eliminar nomeadamente na Liga Europa onde chegaram às meias finais. Para hoje Izmailov encontra-se em dúvida.

A Académica tenta hoje fazer história. Venceram somente uma vez, na 1ª edição da prova há 88 anos atrás. Voltam ao Jamor após a mítica final de 69 que perderam por 2-1 frente ao Benfica. Após um óptimo começo de campeonato, fizeram uma 2ª volta que deixou algo a desejar, tendo conseguido a permanência na última jornada vencendo o Vitória de Guimarães.

Existe algo de peculiar no percurso da Briosa. Apesar de uma 2ª volta fraca, conseguiram empatar com Benfica e Porto, e causaram bastantes dificuldades ao Sporting em Alvalade.

Ora isto foi possível porque a Briosa defendeu bastante bem, e saiu sempre com perigo para o contra-ataque. Acredito que algo de semelhante aconteça no jogo de hoje. Apesar do que o Sporting melhorou, continuam com dificuldades contra equipas mais fechadas e que defendam bem como poderá ser o caso do adversário de hoje.

A questão passa por saber se a esta capacidade defensiva, a Briosa conseguirá sair para o contra-ataque. Penso que sim, pois tem jogadores de qualidade.

Assim, penso que na 1ª parte a Académica poderá controlar o jogo, mantendo-o equilibrado. Na 2ª parte poderão chegar ao golo oatravés de alguma desorganização e desequilíbrio do Sporting



Cambrius

  • Bilionário
  • C
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Mai 2009
  • Localidade:
  • Mensagens:
    3312
    Pts Tipsr:
    1330
Sportng vs Académica 20/05 às 17

Intervalo/Final do Jogo Empate/Académica 20 @ betfair

O Sporting tenta nesta fase da época salva-la com a conquista da Taça de Portugal e iniciar um novo ciclo, ao comando de Sá Pinto. Estiveram bem nas provas a eliminar nomeadamente na Liga Europa onde chegaram às meias finais. Para hoje Izmailov encontra-se em dúvida.

A Académica tenta hoje fazer história. Venceram somente uma vez, na 1ª edição da prova há 88 anos atrás. Voltam ao Jamor após a mítica final de 69 que perderam por 2-1 frente ao Benfica. Após um óptimo começo de campeonato, fizeram uma 2ª volta que deixou algo a desejar, tendo conseguido a permanência na última jornada vencendo o Vitória de Guimarães.

Existe algo de peculiar no percurso da Briosa. Apesar de uma 2ª volta fraca, conseguiram empatar com Benfica e Porto, e causaram bastantes dificuldades ao Sporting em Alvalade.

Ora isto foi possível porque a Briosa defendeu bastante bem, e saiu sempre com perigo para o contra-ataque. Acredito que algo de semelhante aconteça no jogo de hoje. Apesar do que o Sporting melhorou, continuam com dificuldades contra equipas mais fechadas e que defendam bem como poderá ser o caso do adversário de hoje.

A questão passa por saber se a esta capacidade defensiva, a Briosa conseguirá sair para o contra-ataque. Penso que sim, pois tem jogadores de qualidade.

Assim, penso que na 1ª parte a Académica poderá controlar o jogo, mantendo-o equilibrado. Na 2ª parte poderão chegar ao golo oatravés de alguma desorganização e desequilíbrio do Sporting




 


Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions