Autor Tópico: Ciclismo - Volta a Itália, 5 a 27 de Maio  (Lida 7616 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Rui Q.

  • Bilionário
  • R
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens:
    3030
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    632
em: 29 de Abril de 2012, 19:13
Volta a Itália
5 a 27 de Maio



Vem aí a primeira grande volta do ano, a Volta a Italia, il Giro d'Italia!
Esta será a 95ª edição da prova italiana, sem dúvida uma das mais mediáticas e duras do calendário mundial e um objectivo para muita gente, desde alguns dos melhores voltistas do mundo, mas também sprinters e classicomanos que tentam aqui vencer etapas.

Edição 2011


Alberto Contador chegou ao Giro como grande favorito e ainda antes de começarem as etapas de montanha meteu toda a concorrência em sentido, atacando na parte final da oitava etapa, sendo segundo e ganhando cinco segundos ao pelotão, uma vantagem muito curta mas muito importante do ponto de vista psicológico. No dia seguinte começou a montanha, apenas José Rujano conseguiu acompanha Contador e o espanhol assumiu a liderança para não mais a deixar. Na segunda chegada ao alto, Rujano e Contador voltaram a dominar, desta vez com o venezuelano a vencer mas, mais importante do que isso, com Contador a meter o segundo classificado a mais de três minutos. A partir daí, Vicenzo Nibali e Michele Scarponi lutaram pelo segundo lugar, sabendo que esse segundo lugar se poderia transformar em vitória caso Contador fosse suspenso pelo famoso caso do clembuterol. Scarponi terminou a seis minutos de Contador mas em Fevereiro deste ano o madrileno foi suspenso, os seus resultados desde Julho de 2010 anulados e Scarponi declarado vencedor, com Niabli em segundo e John Gadret terceiro.
O Giro 2011 ficará para sempre marcado pela morte de Wouter Weylandt logo na terceira etapa, após queda.

Classificação Geral
1   Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard   84:05:14   
1   Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD   0:06:10    84:11:24
2   Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale   +0:46   
3   John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale   +3:54   
4   Joaquím Rodríguez Oliver (Spa) Katusha Team   +4:55   
5   Roman Kreuziger (Cze) Pro Team Astana   +5:18   
6   José Rujano Guillen (Ven) Androni Giocattoli   +6:02   
7   Denis Menchov (Rus) Geox-TMC   +6:08   
8   Steven Kruijswijk (Ned) Rabobank Cycling Team   +7:41   
9   Kanstantsin Sivtsov (Blr) HTC-Highroad   +8:00   
10   Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi   +9:58

Edição 2012
Percurso

5/5, 1ª Etapa: Herning (Dinamarca), 8,7 km
6/5, 2ª Etapa: Herning-Herning, 206km
7/5, 2ª Etapa: Horsens-Horsens, 190 km
8/5, Descanso
9/5, 4ª Etapa: Verona-Verona, 32,2 km (CRE)
10/5, 5ª Etapa: Modena-Faro, 199km
11/5, 6ª Etapa: Urbino-Porto Sant’Elpidio, 207 km
12/5, 7ª Etapa: Recanati-Rocca di Cambio, 202km
13/5, 8ª Etapa: Sulmona-Lago Laceno, 229 km
14/5, 9ª Etapa: San Giorgio nel Sannio-Frosinone, 171 km
15/5, 10ª Etapa: Civitavecchia-Assisi, 187 km
16/5, 11ª Etapa: Assisi-Montecatini Terme, 243 km
17/5, 12ª Etapa: Seravezza-Sestri Levante, 157 km
18/5, 13ª Etapa: Savone-Cervere, 121 km
19/5, 14ª Etapa: Cherasco-Cervinia, 205 km
20/5, 15ª Etapa: Busto Arsizio-Lecco/Pian dei Resinelli, 172 km
21/5, Descanso:
22/5, 16ª Etapa: Limone del Garda-Falzes, 173 km
23/5, 17ª Etapa: Falzes-Cortina d'Ampezzo, 187 km
24/5, 18ª Etapa: San Vito Cadore-Vedelago, 139 km
25/5, 19ª Etapa: Treviso-Alpe di Pamepago, 197 km
26/5, 20ª Etapa: Caldes-Passo dello Stelvio, 218 km
27/5, 21ª Etapa: Milan-Milan, 31,5 km

Será em Herning, na Dinamarca, que terá início esta Volta a Itália, com um contra-relógio totalmente plano e muito técnico que deverá deixar alguns candidatos à geral logo a mais de meio minuto dos melhores preparados para este tipo de etapas. Seguem-se duas etapas totalmente planas ainda na Dinamarca, antes do primeiro dia de descanso que servirá para a prova se mudar para Itália, onde terá um contra-relógio colectivo de 33,2 quilómetros, mais um dia para diferenças significativas e marcar diferenças significativas para as equipas menos dotadas de contra-relogistas. Haverá então mais duas etapas para sprinters antes de se chegar ao segundo fim-de-semana.
Nesse fim-de-semana haverão duas chegadas bastante complicadas, não coincidentes com a subida final mas com pouco terreno plano/acidentado após a última subida. Seguem-se nessa semana três etapas para sprinters, outra com final em rampa e uma de média montanha, estas duas etapas em que deverá haver diferenças de tempo entre gente importante. A partir daí, inicia-se a fase decisiva da corrida.
No fim-de-semana de 19 e 20 de Maio, duas chegadas em alto, depois o último dia de descanso e mais uma chegada com alguma dificuldade, uma etapa de montanha, uma última plana para os sprinters que ainda resistirem e duas chegadas em alto antes do contra-relógio final de Milão, com 30 km.

É uma Volta a Itália menos dura que a do ano passado mas ainda assim muito dura e que se deve decidir na montanha, com cinco chegadas em alto e com mais quatro etapas em que se devem fazer diferenças de tempo. Para vencer esta Volta a Itália será necessário ser um grande trepador mas também ter uma boa equipa para o contra-relógio colectivo e chegar ao contra-relógio final com frescura suficiente para, pelo menos, não perder muito tempo.

Participantes
Lista de Inscritos

Ainda não há uma lista definitiva de inscritos, mas no link anterior está uma quase definitiva e que será alterada conforme haja alterações.

A luta pela Geral
Michele Scarponi e Damiano Cunego (Lampre), Ivan Basso (Liquigas) e Romain Kreuziger (Astana) são, a meu ver, os maiores favoritos à vitória final, mas Joaquim Rodríguez (Katusha), se não perder muito tempo nos contra-relógios, e Frank Schleck (Radioshack), na mesma condição de Rodriguez e caso esteja em forma, também serão homens para lutar pela vitória.
Rigoberto Uran (Sky) e Robert Kiserlovsky (Astana), que se tem exibido em excelente forma, poderão lutar por um lugar entre os 5 primeitos, e há ainda uma série de trepadores menos cotados mas que deverão lutar pelo top-10, como José Rujano (Androni), John Gadret (Ag2r), Domenico Pozzovivo (Colnago), Mikel Nieve (Euskaltel), Ryder Hesjedal (Garmin), Daniel Moreno (Kastuha), Sergio Henao (Sky), Sergio Pardilla e Nairo Quintana (Movistar). Beñat Intxausti (Movistar) tem a vantagem de ser muito bom contra-relogista e Marco Pinotti (BMC), apesar de ser pior trepador que os anteriormente enunciados, poderá compensar nos contra-relógios.
Atenção também a Thomas Dekker (Garmin), que está de regresso às grandes voltas após a sua suspensão, e Andreas Kloden (Radioshak), apesar de ter estado muito apagado até agora. Dario Cataldo (Omega Pharma) tem-se exibido a bom nível e pode ambicionar um top-10, Sylvester Szmyd (Liquigas) terá que trabalhar para Basso mas não é totalmente descabido pensar no mesmo, e Diego Ulissi também terá responsabilidades para Scarponi e Cunego mas, se estes falharem, será um jovem a ter debaixo de olho. Tom Jelte Slagter (Rabobank) é também um jovem promissor e veremos o que pode fazer neste Giro, Sandy Casar (FDJ) vem de lesão mas também com algumas esperanças de realizar uma boa prova e Hubert Dupont (Ag2r) acabou perto do top-10 no ano passado e Matteo Carrara (Vacansoleil) poderá fazer uma prova "engraçada".

Os sprinters
Este Giro terá mais oportunidades para os sprinters que o último e Mark Cavendish (Sky) é o maior candidato para elas, mas sem descurar Alessandro Petacchi (Lampre), Thor Hushovd (BMC), Tyler Farrar (Garmin), Matt Goss (GreenEdge), Francesco Chicchi (Omega Pharma), Theo Bos e Mark Renshaw (Rabobank), Daniele Bennati (Radiohack), Juan José Haedo (Saxo Bank), Romain Feillu (Vancasoleil), Arnaud Demare (FDJ), Andrea Guardini (Farnese Vini) e Sacha Modolo (Colnago). É um grande leque de extraordinários sprinters mas outros há que não se intimidarão e tentarão dar luta, como Taylor Phinney (BMC), Manuele Belleti (Ag2r), Francisco Ventoso (Movistar), Roberto Ferrari (Androni), Jacopo Guarnieri (Astana), Alexander Kristoff (Katusha), William Bonnet (FDJ) ou Giacomo Nizzolo (Radioshack).
Outros há que, não sendo tão rápidos, levam vantagem em finais mais selectivos, como os já referidos Goss, Bennati e Ventoso, mas também Gianni Meersman (Lotto), Fabio Felline (Androni), Enrico Gasparotto e Franceso Gavazzi (Astana), Angel Vicioso (Katusha), Oscar Gatto (Farnese Vini) e Banislau Samoilau (Movistar).

Os contra-relogistas
Apesar de haver apenas dois contra-relógios, há homens que não se podem ignorar para esses dois dias. Alguns fazem parte do leque de candidatos à vitória, como Kreuziger, Intxausti, Pinnoti ou Kloden, mas mais candidatos a vencer os contra-relógios que esses são especialistas como Taylor Phinney (BMC), Alex Rasmussen (Garmin), Svein Tuft (GreenEdge), Gustav Larsson (Vacansoleil), Adriano Malori (Lampre), Jesse Sergent (Radioshack), Manuele Boaro (Saxo Bank), Geraint Thomas (Sky), Micahel Kwiatkowski (Omega) e o nosso português Nelson Oliveira (Radiohack). Não tão favoritos mas ainda a ter em conta serão Stef Clement (Rabobank), Sebastien Rosseler e Dekker (Garmin) e Jan Barta (Netapp).

Os caça-etapas
Além de trepadores, contra-relogistas e sprinter, há ainda uma série de corredores que vai para o Giro à caça de etapas, procurando fugas ou aproveitando etapas demasiado duras para os sprinters mas pouco duras para os trepadores. São exemplos deles Alessandro Ballan (BMC), Filippo Pozzato e Gatto (Farnese Vini), Juan António Flecha (Rabobank), Alexander Dyachenko e Simone Ponzi (Astana) e Giovanni Visconti (Movistar).
A Androni é sempre uma equipa muito ofensiva e é de esperar muitos ataques de Jackson Rodríguez, Emanuele Sella e José Serpa nas etapas de montanha, Amets Txurruka (Euskaltel), Pavel Brutt (Katusha), Andrey Amador (Movistar) e Thomas de Gendt (Vacansoleil) também são homens, por norma, muito combativos. Não tendo a Saxo Bank uma equipa com grandes aspirações, Matteo Tossato poderá ser um homem de destaque através da sua combatividade.


Sites Úteis
www.cyclingnews.com
www.cqranking.com
tv.eurosport.pt
www.cyclingfever.com
Site Oficial
Gazzetta dello Sport



Lista de Análises e Previsões

   manives --    Nacionalidade do vencedor  -- italia a 1.80 na Sportingbet  :perdida: Canadá

   pais365 --    Margem de vitória  -- Over 2.00 minutes @ 6.00 Sportingbet :perdida: 0,16minutos

   manives --    Vencer a classificação colectiva  -- Androni Giocattoli a 5.5 na Bet365  :perdida: Lampre - ISD

   manives --    Androni - Giocattoli Stage Victories -- Over 0.5 a 1.80 na Sportingbet   :ganha: 6ª etapa

   Rui Q. --    Roman Kreuziger vs John Gadret    -- Roman Kreuziger a 1.70 @ Bet365  :perdida: 15º vs 11º

   Rui Q. --    Joaquim Rodríguez vs José Rujano -- Joaquim Rodríguez  a 2.60 @ Bet365 :ganha: 2º vs Des.

   FacFack --    John Gadret vs Roman Kreuziger  -- Roman Kreuziger a 1.55 @ Bet365 :perdida: 11º vs 15º

   FacFack --    Frank Schleck vs Domenico Pozzovivo  -- Frank Shleck a 1.9 @ Bet365 :perdida: ?? vs 8º

   FacFack --    Quantas etapas ganhará Ivan Basso  -- Over 0.5 etapas a 2.40 @ Unibet Unibet  :perdida: 0 etapas

   FacFack --    Quantas etapas ganhará Damiano Cunego  -- Over 0.5 etapas a 1.85 @ Unibet  :perdida: 0 etapas

   FacFack --    Quantas etapas ganhará a Euskatel  -- Under 0.5 etapas a 1.72 @ Unibet :perdida: 61ª etapa

   FacFack --    Quantas etapas ganhará a Androni -- Over 0.5 etapas a 1.65 @ Unibet  :ganha: 6ª etapa

   FacFack --    Quantas etapas ganhará a Katusha -- Under 2.5 etapas a 1.38 @ Unibet :ganha: 2 etapas
« Última modificação: 29 de Maio de 2012, 02:32 por Tiago Rodrigues »



Rui Q.

  • Bilionário
  • R
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens:
    3030
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    632
em: 29 de Abril de 2012, 19:26
Ainda nem há lista 100% certa de participantes, mas a qualquer momento podem ser lançadas as apostas para esta prova e é melhor começar a prepara-la ;)



SportsFan

  • Sem Dívidas
  • S
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Mar 2012
  • Localidade:
  • Mensagens:
    296
    Pts Tipsr:
    0
em: 29 de Abril de 2012, 19:30
Mais um excelente trabalho da tua parte. Parabens e vamos a esse Giro :)




Forum de Apostas

Re: Ciclismo - Volta a Itália, 5 a 27 de Maio
« Responder #2 em: 29 de Abril de 2012, 19:30 »

pais365

  • Bilionário
  • p
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2011
  • Localidade:
  • Mensagens:
    2648
    Pts Tipsr:
    455
em: 29 de Abril de 2012, 19:34
:venia::venia::venia::venia::venia::venia: Excelente Prince!



lmprego

  • HighRoller
  • l
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Ago 2008
  • Localidade:
  • Mensagens:
    11776
    Pts Tipsr:
    373
em: 29 de Abril de 2012, 20:28
O Basso eh uma incógnita, devido ao numero de lesões que sofreu neste inicio de época, o Schleck tendo em conta que a sua condição estava toda apontada para o Tour, se conseguir aguentar bem a primeira semana e meia e ganhar ritmo com isso pode depois na 3ª semana tentar ganhar nas etapas mais difíceis. Por isso Scarponi, parte como claro favorito no meu ponto de vista.



manives

  • Magnata
  • m
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade:
  • Mensagens:
    218681
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    3059
em: 29 de Abril de 2012, 21:32
quem estiver melhor nos ultimos 3 dias ganha mas é entre basso e scarponi
pelotão fraquinho a nivel de candidatos, era melhor fazerem podio aqui que top 10 no tour



Rui Q.

  • Bilionário
  • R
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens:
    3030
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    632
em: 29 de Abril de 2012, 21:46
Se tiver uma boa equipa para o contra-relógio por equipas, muita atenção ao Kreuziger...



lmprego

  • HighRoller
  • l
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Ago 2008
  • Localidade:
  • Mensagens:
    11776
    Pts Tipsr:
    373
em: 29 de Abril de 2012, 21:50
Não penso que o pelotão seja assim tão fraco em termos de candidatos, penso que está dentro do normal que tem existido. Existem sim eh ciclistas que apresentam é forma física ainda bastante duvidosa, para a disputa. E o Giro costuma ser volta a apresentar algumas surpresas bastante agradáveis.



Forum de Apostas

Re: Ciclismo - Volta a Itália, 5 a 27 de Maio
« Responder #7 em: 29 de Abril de 2012, 21:50 »

lmprego

  • HighRoller
  • l
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Ago 2008
  • Localidade:
  • Mensagens:
    11776
    Pts Tipsr:
    373
em: 29 de Abril de 2012, 21:51
Se tiver uma boa equipa para o contra-relógio por equipas, muita atenção ao Kreuziger...

Será que o Kreuziger já aguenta as 3 semanas ao mesmo nível?tem sido isso a prejudicar a ascensão dele na minha opinião



Rui Q.

  • Bilionário
  • R
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens:
    3030
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    632
em: 30 de Abril de 2012, 00:55
Esta semana vai ser para andar a bater com a cabeça nas paredes. Última semana de aulas da licenciatura, organização da Semana Académica que começa sexta-feira e arranque da Volta a Itália. Boraaaa!



manives

  • Magnata
  • m
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade:
  • Mensagens:
    218681
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    3059
em: 30 de Abril de 2012, 13:00
“ Não estou ao corrente da situação. No meu espírito, devo acompanhar Andy en Sierra Nevada. Planificamos a nossa deslocação a partir de 3 de maio.- Francamente, fui surpreendido por ir ao Giro.”
Frank Schleck sobre a ida ao giro
 :superlol: :superlol: :superlol:



Rui Q.

  • Bilionário
  • R
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens:
    3030
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    632
em: 01 de Maio de 2012, 23:39
Aqui fica mais uma análise minha: http://carrovassoura.blogspot.pt/2012/05/ai-esta-o-giro-ditalia.html

Atenção que já começam a surgir apostas...



manives

  • Magnata
  • m
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade:
  • Mensagens:
    218681
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    3059
em: 01 de Maio de 2012, 23:57
Giro de italia
27 de maio

Aposta: Rigoberto Uran no top10 a 3.50 na sportingbet

Não percebo estas odds para o meu uran. Rigoberto Uran é um corredor colombiano, corre pela equipa sky. Partinha a liderança da equipa com Sergio Louis Henao. È um corredor que passa bem na montanha e defende-se bem nos contra relogios. Dado o percurso do giro penso que tem uma palavra a dizer em algumas etapas para a vitória. No contra relogio colectivo a sua equipa é uma das mais fortes e já disse que tem intenção de o ganhar.

Esta temporada esteve no Paris - Nice onde foi 12º, esteve também na Volta a Catalunya onde foi 5º. Nas classicas de ardenas desistiu. Face ao pelotão presente muito dificilmente estárá arredado da frente da corrida. Temos scarponi, cunego, basso, rujano, Joaquim Rodriguez e depois em termos de qualidade depois vem o Uran. A menos que tenha um problema fisico ou queda deve andar com os melhores e cabar nos primeiros 10.



manives

  • Magnata
  • m
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade:
  • Mensagens:
    218681
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    3059
em: 02 de Maio de 2012, 00:13
Giro de italia
27 de maio

Aposta: Nacionalidade do vencedor: italia a 1.80 na sportingbet

Várias equipas das mais fortes encaram o giro de forma desplicente, basta ver a equipa que a bmc trás, basta ver as declarações de frank sheleck ou mesmo a equipa que a sky trás que é modesta para o que podia fazer. Do outro lado estão as equipas italianas que encaram esta prova com muito empanho e dedicação. È para elas a mais importante do ano ainda mais que o tour e por isso estão em clara vantagem. Dos candidatos não italianos estão o Roman Kreuziger da astana que esteve na liquigás e está muito abituado á italia. Temos depois Jose Rujano um Venezuelano da equipa italiana Androni Giocattoli que o ano passado foi 6º e é um dos melhores senão o melhor trepador presente. No entanto nos contra relogios vai perder muito tempo. E depois temos frank sheleck que não lhe apetece estar lá e no contra relogio e depois purito que também não vai estar no seu very best pois quer estar bem na vuelta.

Para mim a vitória vai ou para a liquigás de Basso, corredor italiano que dispensa apresentações, já venceu o giro em 2006 e 2010 e apresenta-se aqui disposto a mais um . Ainda não está no melhor momento mas mesta primeira semana e meia não se passa muito. E depois temos a lampre de scarponi e cunego que são os favoritos á vitória. Scarponi com a desclassificação de contador ganhou o giro do ano passado. È um trepador muito forte e defende-se bme nos contra relogios.
Face a concorrencia parece claro que o favoritismo está nos homens da casa e é deles que se espara mais nesta prova.



pais365

  • Bilionário
  • p
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2011
  • Localidade:
  • Mensagens:
    2648
    Pts Tipsr:
    455
em: 02 de Maio de 2012, 00:16
Giro de italia
27 de maio

Pick: Margem de vitória over 2.00 minutes @ 6.00 Sportingbet

Estamos perante mais uma volta a Itália que certamente irá trazer espectáculo com muitas etapas de alta montanha, outras de média montanha e outras de contra-relógio que certamente irá fazer grandes diferenças entre os vários ciclistas.
Sendo esta volta a itália uma volta muito dura e tendo muitas etapas de alta montanha vai levar a grandes distâncias de tempo entre os vários ciclistas e o primeiro acabar com mais de um minuto sobre o segundo é muito provável e no meu entender esta odd é exagerada porque tendo em conta o historial destas grandes voltas de 3 semanas e sendo esta volta itália bastante dura vai cavar certamente grandes diferenças no top10 e certamente entre o 1 e o 2 pelo que considero esta aposta como sendo de muito valor.
Podemos recorrer ao ano transato em que contador cavou mais de 6 minutos algo que acho difícil de acontecer mas não tenho grandes dúvidas que deverá ser um tempo superior a 2 minutos.
Por todos os aspetos que acabei de referenciar, pelo historial destas grandes voltas de 3 semanas tudo me leva a crer que a margem de vitória será superior a dois minutos.
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, 00:21 por pais365 »




 


Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas e Prognósticos / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions / Melhores Cassinos Online Brasil / Mejores Casinos Online de América Latina