Tokushima Vortis - Machida Zelvia
17ª Jornada
1 de Junho
11h00
Como referi aquando do Sanga – Vortis, esta equipa de Tokushima (16º) realizou uma excelente temporada de 2011 (4º), mas acabou por pagar esse facto no mercado, que lhe levou alguns dos elementos mais valorosos. Embora tenha começado esta temporada de 2012 de forma assertiva, vencendo as duas primeiras partidas, o Vortis sabia que teria de passar uma fase de adaptação a essas baixas e o período seguinte acabou por ser bastante fraco: 2 empates e 7 derrotas em 9 rondas. Porém, o período seguinte, e mais recente, foi quase um oposto absoluto, com a equipa a somar 2 vitórias e 2 empates, perdendo apenas uma partida, no terreno do candidato Kyoto Sanga (1º). As duas últimas rondas trouxeram mesmos resultados muito positivos, com vitória caseira frente ao Gainare Tottori (18º), por 3-0, e um nulo no terreno do forte Shonan Bellmare (4º).
O Machida subiu esta época ao 2º escalão e, com 16 jornadas disputadas, só Gifu apresenta um registo pior: 3 vitórias, 3 empates e 10 derrotas. A equipa até é mais conhecido pelo célebre técnico que tem à frente dos seus destinos (o argentino Osvaldo Ardiles), já que, nas últimas 12 partidas, venceu apenas uma, tendo perdido oito. Curiosamente, consegue mais resultados positivos fora de casa, onde já conquistou 8 pontos (2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas), ao passo que, no seu terreno, conta apenas 4 (1 vitória, 1 empate e 6 derrotas). É uma das defesas mais batidas J-League 2, com 26 golos encaixados.
O Vortis está em subida de rendimento e, jogando em casa e revelando uma notória coesão defensivas nas últimas rondas, creio que deitarão aqui a mão aos 3 pontos. A equipa da casa conta apenas 3 vitórias em 8 jogos caseiros, é certo, mas, na recepção a equipas da 2ª metade da tabela (como é este Machida), não tem vacilado, permitindo pontos apenas ao Roasso Kumamoto (17º, 1-1). De resto, bateu Gifu (22º, 3-0), Yamaga (12º, 1-0) e Tottori (18º, 3-0). De notar que o Vortis perdeu apenas frente a equipas da 1ª metade da classificação e, mesmo sem alguns dos craques de 2011, recuperará certamente na tabela, deixando para trás o actual 16º lugar. Depois do 4º lugar de 2011, os play-off de subida em 2012 ainda serão um sonho alcançável (estão a 12 pontos), mas, para isso, o Vortis não poderá desperdiçar pontos em jogos como este, sobretudo em casa.
Pick: Tokushima Vortis 2.05@Bet365