Autor Tópico: A importância de apostar a "linha correcta" e a apanhar as melhores "odds"  (Lida 3370 vezes)

patron1

• Multimilionário
  • p
  • Estado:
  • Registo: Mai 2011
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    402
Esta é uma questão que me tem saltado constantemente à vista nos últimos 5 meses, enquanto procuro ganhar o máximo de conhecimento sobre apostas desportivas e a melhor forma para ganhar uma vantagem sobre os bookies e conseguir chegar à terra prometida das apostas: o lucro.

Não me arrisco a dizer todos, mas pelo menos aqueles que já apostam sem ser simplesmente para ganhar uma adrenalina extra a ver determinado desporto, certamente já ouviram falar da importância de conseguir apanhar a melhor quota possível ou, no caso dos desportos americanos em que as linhas de 50/50 (quotas de 1.91, geralmente) estão em constantemente movimento, apanhar a melhor linha ou mesmo "bater a linha final".

Ao início confesso que embora os compreende-se, rejeitava a maioria destes conceitos como fundamentais para o sucesso nas apostas. a verdade é que, e penso que pode ser um erro facilmente cometido por qualquer apostador novato, este rigor enorme em que por vezes meio ponto (no caso das linhas) ou uma centésima (no caso das odds) fazem um apostador afastar-se de colocar dinheiro numa aposta em que parece ter confiança clara na previsão do seu resultado, pode chegar a ser bizarro.

Falando do meu caso específico e das apostas no ténis ou na Nba, ao início custava-me perceber bastante se, por exemplo, eu tenho confiança que o jogo dos Pacers com os 76ers vai ter um número reduzido de pontos, porque é que eu apostei com confiança num "under" 184.5, mas não apostaria agora num 183.5? Afinal, é só um ponto, não é? Se eu acho que o Dolgopolov vai bater o Tomic por 2 sets a 0, porque é que não aposto agora a 1.83, mas teria apostado a 2.25, por exemplo? Afinal, 1.83 não está assim tão longe dos 50%, se eu acho que vai ser esse o resultado, porque não?

No entanto, se olharmos à "big-picture" e ao lucro a longo-prazo, claramente que estas diferenças fazem, precisamente, toda a diferença. Ao ajustarem o total do jogo dos Pacers/76ers de 184.5 para 183.5, os bookies estão-se a ajustar aos movimentos do mercado e a procurar novamente uma linha ideal. No fundo, ao ajustarem para 183.5, os bookies estão-me agora a dizer que a possibilidade de o jogo acabar abaixo de 184.5 já é superior a 50%, enquanto a a probabilidade de acabar abaixo do valor actual de 183.5 já é de 50%. Assim e, na óptica de alguém que quer lucrar a longo-prazo, esta aposta deixa de ter valor porque, presumindo que o total acaba nestes 183.5, eu não consegui ter nenhuma vantagem sobre os bookies. Posso claro, no futuro, revelar essa aptidão e conseguir uma percentagem de acerto de 54,55%, suficiente para ter uma clara vantagem ao fim de 1000 apostas por exemplo. Mas naquele momento, eu apostei em algo que os bookies consideram ter 50% de probabilidades de cair. E como eles já me estão a roubar o "juice", é preciso eu ter a presunção de achar que sei mais do que as casas de apostas, aqueles que mais lucram com este negócio (ou estou enganado?) para acreditar que isso é possível. O que me leva à conclusão que tenho chegado...

Conseguir a melhor linha, a melhor odds, bater o "closer" é fundamental para o sucesso a longo prazo nas apostas desportivas. Esta é pelo menos a conclusão que tenho chegado. Ao conseguirmos uma vantagem que seja de meio ponto (quanto mais melhor, claro), sobre a linha final definida pelos bookies, estamos no caminho para o sucesso. As casas de apostas não andam aqui a brincar e o seu objectivo, tal como o nosso, é lucrar o mais possível. Penso que isto nem está em causa. Logo, ao ajustarem uma linha/total/odds na direcção da nossa aposta, é porque já estamos a fazer algo como deve de ser. Continuemos com o exemplo do jogo dos Pacers/Sixers. Se eu apostei num Under 184.5, estou já com um ponto de vantagem sobre os bookies. Em que é que isto se reflecte, no que toca a odds? Bem, a bet365 por exemplo, oferece "teasers" (linhas/totais modificados) onde ajusta as odds consoante a diferença de pontos em relação ao número que dá os 1.91 (50/50) de probabilidades. Neste momento, a bet365 tem uma aposta no under 184.5 disponível por 1.80. Ou seja e aqui sou mesmo capaz de estar enganado,  a casa projecta uma probabilidade do jogo acabar abaixo deste valor de 55.6%. Tendo em conta que eu fiz esta aposta a odds de 1.91 e, para conseguir lucrar a longo-termo, é necessário, a odds de 1.91, percentagens de pelo menos 53% (número arredondado em excesso), eu estou aqui a garantir desde já uma vantagem superior a 2% em relação à casa. Presumo assim que, se a bet365 e os restantes bookies tiverem razão, se eu conseguir uma vantagem destas 1000 vezes, vou invariavelmente ser capaz de lucrar.

Agora a minha questão é, ou melhor, as minhsa questões são... todas. Concordam com o que escrevi? Concordo com a ilação que tiro dos factos apresentados? Eu sei que isto é simples e a resposta aqui é invariavelmente um sim, mas há algo mais que isto? E vocês, apostadores de sucesso ou não, de longa-data ou novatos, dão importância a isto? E independemente de darem, como calculam o vosso "número limite" para fazerem uma aposta?

Espero que isto gere uma discussão interessante. A minha opinião de momento vai claramente ao encontro de algo que li aqui muitas vezes na assinatura de um membro bem conhecido de todos nós e que, sinceramente, só agora começo a perceber: "it's all about beating the odds"!

SORTUDO

• HighRoller
  • S
  • Estado:
  • Registo: Out 2007
  • Localidade: Nas nuvens
  • Nacionalidade: va
  • Pts Tipsr:
    0
Ainda não há respostas no tópico mas sem dúvida a questão que colocas  é bastante importante.

Toda a vantagem que se possa puxar para o nosso lado, no longo prazo resultará em ganhos maiores.
Seja em odds maiores ou linhas melhores.
O Poder podre dos homens normais está a tentar dar cabo de mim.

Gonçalo D. S.

• Multimilionário
  • G
  • Estado:
  • Registo: Out 2011
  • Localidade: Lisboa
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    113
Muito bom patron1. :venia:
Quit while you’re ahead. All the best gamblers do! | Registo no Portal: http://www.apostaganha.pt/author/kold92/

Forum de Apostas

Fred

• Multimilionário
  • Estado:
  • Registo: Abr 2010
  • Localidade: Porto
  • Pts Tipsr:
    38
bom tópico, do melhor que já vi ultimamente, sem muito telenovela, e assunto importante :bom:
que sim, concordo com tudo.

mas lá está, assunto bom e mega importante nas bets, malta assusta-se e poucas respostas, malta quer formula mágica, alguem que lhe venda sonhos, nem que cobre 500 euros por um curso, como anda aí noutros lados :twisted:
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 19:22 por Fred »

PolvoPaul

• Multimilionário
  • P
  • Estado:
  • Registo: Fev 2011
  • Localidade: Guimarães
  • Pts Tipsr:
    136
Concordo com tudo :parabens:

Eu, por exemplo, uso uns esquemas para determinar o valor das odds. Ainda hoje, no jogo Toulouse vs Lyon, as odds 24horas antes de o evento começar estavam próximas - 2.86 para o Toulouse e 2.92 para o Lyon. Previa-se um encontro bastante equilibrado e, em termos estatísticos até o foi. Antes do jogo começar, a odd do Toulouse estava a 2.52. Na minha opinião, o Toulouse era claro favorito e acabou por vencer 3-0. Mesmo a odd de 2.52, continuava a ter muito valor, porque para mim até uma odd de 1.60 servia para entrar! É raro a diferença ser assim tão grande, mas este jogo tinha bastante valor.

Claro que eu estudo os jogos, mas faço-o de modo a tirar partido de um golo a favor e não da vitória no final, mas a base acaba por ser parecida.

E se a odd estiver abaixo do que a minha linha estipulou, não aposto!
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 19:34 por PolvoPaul »

Fred

• Multimilionário
  • Estado:
  • Localidade: Porto
  • Pts Tipsr:
    38
em bola, entrando no momento certo muitas vezes ganhas 35min de jogo que tens para sair nao perdendo ou apenas 10%.

essa variaçao que o polvo paul disse, é o normal em jogos com valor.
se por acaso o jogo afinal nao corria como se esperava, e estava 0-0, aos 30/35min pior das hipoteses estaria a 2.95/3 de odd, quem entrou a 2.86, pouco iria perder, caso quisesse sair do jogo.
e isso só se consegue, quem identifica o valor, momento de entrar, se acha que vai haver mudança, com a prática isso consegue-se.

entrar no momento certo, num auge de uma odd, é meio caminho andado.
jogos com dinheiro, odds sobem, e revertem depois em sentido inverso quase sempre, convem é ir num dos picos, na opçao que achavamos de valor, + provavel.
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 19:38 por Fred »

3monkeys

• Bilionário
  • ?
  • Estado:
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    24
Bom tópico patron1  :bom:

As pessoas só pelo facto de aproveitarem as melhores odds do mercado é em si uma vantagem para saírem com lucro.

O Patron fala de algo mais complexo que passa por escolher o handicap correcto. Nem me vou pronunciar dos desportos que ele menciona pois não domino mas no caso do futebol há tabelas de correspondência entre o 1x2 e os vários handicaps.
Quem tiver uma tabela destas facilmente descobre se tem mais valor apostar num handicap -0,5 (no caso do 1x2) ou outro handicap equivalente.

indiegente

• Milionário
  • Estado:
  • Localidade: Coimbra
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    4
É um tema que dá pano para mangas (quer nos desportos de handicaps, quer nos de ML) e no meu ver é FUNDAMENTAL para se ter sucesso nas apostas desportivas. Conseguir apostar ao melhor número/odd possível, com o vig mais reduzido possível é quase tão importante como o handicap do próprio jogo.

O ditado que mais aprecio sobre o assunto é "The early bird catches the worm".  ;)

NCAAB 2017/18:  9 :ganha:   14 :perdida:   0 :devolvida:  -  Unidades: -5,93

Forum de Apostas

patron1

• Multimilionário
  • p
  • Estado:
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    402
Embora algumas das vossas respostas fujam um pouco ao cerne da questão, pois eu estou-me a referir a apostas PUNTER, houve uma coisa particular que gostei de ler e que me leva a outra questão:

Eu, por exemplo, uso uns esquemas para determinar o valor das odds. Ainda hoje, no jogo Toulouse vs Lyon, as odds 24horas antes de o evento começar estavam próximas - 2.86 para o Toulouse e 2.92 para o Lyon. Previa-se um encontro bastante equilibrado e, em termos estatísticos até o foi. Antes do jogo começar, a odd do Toulouse estava a 2.52. Na minha opinião, o Toulouse era claro favorito e acabou por vencer 3-0. Mesmo a odd de 2.52, continuava a ter muito valor, porque para mim até uma odd de 1.60 servia para entrar! É raro a diferença ser assim tão grande, mas este jogo tinha bastante valor.

Claro que eu estudo os jogos, mas faço-o de modo a tirar partido de um golo a favor e não da vitória no final, mas a base acaba por ser parecida.

Assim sendo, presumo que pelas tuas projecções ou pelo que analisaste do jogo, essa aposta tinha um valor enorme para ti, reflectindo-se numa diferença de sensivelmente 1.20 nas odds. Nesse caso, presumo eu, seria lógico uma stake extra? Essa é outra questão que me tem intrigado e que acho que torna a questão das odds e dos "números" ainda mais importante: vale a pena reforçar a stake para tirar ainda mais benefício da nossa vantagem? Por exemplo, eu hoje fui nos 76ers a - 8.0 já. A linha tinha aberto a 7.5 e eu não ia passar daí. Mas imagine-se que tinha este jogo projectado com os Sixers a ganhar por 9, que a minha análise externa aquilo que eu projectava estatisticamente (ou podia já incluir análise situacional) me direccionava igualmente para os Sixers dando assim um valor extra a esses 9 pontos de vantagem: deveria eu, apanhando a linha original de 7.5, ir com mais que uma unidade? Isto fará SEMPRE sentido? No fundo seria uma vantagem de 1.5 pontos clara sobre os bookies que, ao longo do dia e com a linha agora a 9.5, revelaria-se verdadeira se tivermos em conta o movimento dos mercados.

Fico à espera de mais opiniões que tenho a certeza que aí quem tenha muito para partilhar!

Dunadan

• Magnata
  • D
  • Estado:
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Pts Tipsr:
    359
Se tiveres vantagem, que valha a pena, aproveita. Se a mesma aumenta, melhor ainda.

Mas vais ter sempre de avaliar a forma como determinas a tua vantagem.

Esse conhecimento pode permitir-te aumentar o teu ROI. ;)

NunoLopes

• HighRoller
  • N
  • Estado:
  • Registo: Dez 2007
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    794
eu se as linhas abrirem a 3,5 sobem pra 5, quando olhei pra elas a 5 ate ja queria ir nelas sem saber ate que tinham aberto a 3,5, nao e por ja terem subido um ponto e meio que deixo de ir. de resto, concordo contigo, eu procura sempre a melhor linha/odds, as vezes compro meio pontinho e ponho uns euros extra porque não gosto muito de apostar em menos meios, e vai-se vendo se ainda vale a pena apostar ou não, há sempre limites para uma aposta ter valor, agora pelo menos o meu limite nos spreads dependendo do jogo logicamente mas não vai ser meio ponto ou mesmo um ponto na maioria das vezes, pois se isso me fizesse mudar de ideias era porque nem achava assim tanta piada à linha..

patron1

• Multimilionário
  • p
  • Estado:
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    402
Se tiveres vantagem, que valha a pena, aproveita. Se a mesma aumenta, melhor ainda.

Mas vais ter sempre de avaliar a forma como determinas a tua vantagem.

Esse conhecimento pode permitir-te aumentar o teu ROI. ;)

Isso é muito vago, vindo de quem vem  :mrgreen:

Eu por exemplo na Nba nunca projecto um resultado. Aliás, eu normalmente vou analisar os jogos conforme as linhas me chamam a atenção. Depois aí sim, consoante vários factores, defino uma linha limite para a minha aposta. Mas na maioria das vezes, vou muito com a linha inicial dos bookies.

Será que ter algo próprio para projectar um número é algo fundamental?

eu se as linhas abrirem a 3,5 sobem pra 5, quando olhei pra elas a 5 ate ja queria ir nelas sem saber ate que tinham aberto a 3,5, nao e por ja terem subido um ponto e meio que deixo de ir. de resto, concordo contigo, eu procura sempre a melhor linha/odds, as vezes compro meio pontinho e ponho uns euros extra porque não gosto muito de apostar em menos meios, e vai-se vendo se ainda vale a pena apostar ou não, há sempre limites para uma aposta ter valor, agora pelo menos o meu limite nos spreads dependendo do jogo logicamente mas não vai ser meio ponto ou mesmo um ponto na maioria das vezes, pois se isso me fizesse mudar de ideias era porque nem achava assim tanta piada à linha..

Uma opinião diferente e de certa forma um pouco menos dada ao rigor: por isso pergunto-te Nuno, ao longo do tempo, tens tido lucro nas apostas? E se calhar, se desses mais importância a isso, não terias ainda mais lucro?

NunoLopes

• HighRoller
  • N
  • Estado:
  • Registo: Dez 2007
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    794
ja tive grandes upswings e downswings como é normal, aliás recuperei nestes meses da ultima que foi muito má mesmo, mas sim tenho tido lucro, posso-te dizer o dinheiro que meti neste mundo já foi à 4 anos, e desde entao ja levantei muito mais do que o que na altura depositei e ainda cá tenho bastante para apostar..
agora se podia ter tido mais lucro? provavelmente, eu também gosto muito de aim for the gold, e ja perdi dinheiro que nao devia ter perdido se fosse mais frio e tivesse mais cabecinha às vezes. agora não sei até que ponto se eu fosse muito mais rígido nessas coisas ganhava mais, tenho sempre a minha margem imaginaria pela qual me guio, se sair da margem tou fora, agora acho que demasiada rigidez pelo menos comigo não funciona, isso já é levar as apostas nos meus olhos para um lado demasiado profissional e frio como eu não as encaro
por exemplo eu quando os ml's na nba andam pelo 2.20 ate ao 2.70, eu prefiro ir no -1,5 ou -2 ou -2,5 ou mesmo -3 tudo dependendo da diferença de odds, qual a que eu achar que tem mais valor.. este ano lembro-me que perdi um assim, um -2 que a ml batia porque ganharam por 1.. mas acho que já compensei bem esse com os extras que fui ganhando nos outros, que é geralmente entre 0,4 0,5 a diferença por jogo, isto acho que tem valido a pena

PolvoPaul

• Multimilionário
  • P
  • Estado:
  • Registo: Fev 2011
  • Localidade: Guimarães
  • Pts Tipsr:
    136
Embora algumas das vossas respostas fujam um pouco ao cerne da questão, pois eu estou-me a referir a apostas PUNTER, houve uma coisa particular que gostei de ler e que me leva a outra questão:

Assim sendo, presumo que pelas tuas projecções ou pelo que analisaste do jogo, essa aposta tinha um valor enorme para ti, reflectindo-se numa diferença de sensivelmente 1.20 nas odds. Nesse caso, presumo eu, seria lógico uma stake extra? Essa é outra questão que me tem intrigado e que acho que torna a questão das odds e dos "números" ainda mais importante: vale a pena reforçar a stake para tirar ainda mais benefício da nossa vantagem? Por exemplo, eu hoje fui nos 76ers a - 8.0 já. A linha tinha aberto a 7.5 e eu não ia passar daí. Mas imagine-se que tinha este jogo projectado com os Sixers a ganhar por 9, que a minha análise externa aquilo que eu projectava estatisticamente (ou podia já incluir análise situacional) me direccionava igualmente para os Sixers dando assim um valor extra a esses 9 pontos de vantagem: deveria eu, apanhando a linha original de 7.5, ir com mais que uma unidade? Isto fará SEMPRE sentido? No fundo seria uma vantagem de 1.5 pontos clara sobre os bookies que, ao longo do dia e com a linha agora a 9.5, revelaria-se verdadeira se tivermos em conta o movimento dos mercados.

Fico à espera de mais opiniões que tenho a certeza que aí quem tenha muito para partilhar!

É uma boa pergunta, mas só depois de muito jogo estudado é que consegues saber se rende ou não. Eu tenho pouco mais de 100 jogos guardados o que não chega. Até ao fim da época terei mais uns 100 talvez. Depois, durante os 2/3 meses seguintes, vou estudar os jogos desta época toda e os jogos da época anterior. A base de dados deve chegar aos 2500 pelo menos. Aí já deve dar para tirar boas conclusões.

Pode ser lançada ainda outra dúvida. E quando o valor está no dog, mesmo que a odd justa do favorito seja de, por exemplo, 1.40? Neste caso existe um claro favorito com a odd demasiado baixa e, consequentemente, sem valor, e um dog com odd bastante elevada, mas com valor. Vale a pena apostar no dog nestes casos? Lembro-me de 2 casos que me ocorreram esta semana. O Wigan frente ao Arsenal e o Caen frente ao Marselha. Para mim o valor estava do lado deles, dos dogs. Mas eu não gosto de apostar nas equipas visitantes, nem sei bem porquê! É outra coisa que tenho de ver se rende!

indiegente

• Milionário
  • Estado:
  • Localidade: Coimbra
  • Pts Tipsr:
    4

Eu por exemplo na Nba nunca projecto um resultado. Aliás, eu normalmente vou analisar os jogos conforme as linhas me chamam a atenção. Depois aí sim, consoante vários factores, defino uma linha limite para a minha aposta. Mas na maioria das vezes, vou muito com a linha inicial dos bookies.

Será que ter algo próprio para projectar um número é algo fundamental?

A maioria dos "pros" criam modelos estatísticos que conjugam com análise situacional para determinar as suas próprias linhas (true lines). Depois comparam com as linhas dos bookies para determinarem se há valor nessa aposta e qual a stake a usar.
No entanto, tens de ter em conta que as linhas dos bookies são criadas para dividir o dinheiro que entra num determinado jogo, com o objectivo de ficarem o vig garantido seja qual for o resultado do mesmo (muitas das vezes bate lá certinho, mas não é esse o objectivo primordial deles).
NCAAB 2017/18:  9 :ganha:   14 :perdida:   0 :devolvida:  -  Unidades: -5,93

Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions