25/03 (9h): Criterium Internacional, 3ª etapa – Maxime Monfort vs Jean-Christophe Peraud - Maxime Monfort a 1.65 @ Bet365, 1/2un
Etapa decisiva para o Criterium Internacional mas para alguns ciclistas a prova já está decidida. Na primeira etapa houve abanicos e alguns corredores que poderiam ser importantes perderam tempo significativo, entre eles Jean-Christophe Peraud, que perdeu 49 segundos para o primeiro grupo. Estes 49 segundos não são sinal de falta de força, mas Peraud está agora a 59 segundos da camisola amarela, enquanto os seus colegas Riblon, Montaguti e Nocentini estão, respectivamente, a 2, 13 e 15 segundos. Peraud recuperar um minuto nesta subida será muito difícil, e por isso a Ag2r deverá coloca-lo a trabalhar para os seus colegas, seja através do trabalho mais comum, como cortar vento e ajudar no abastecimento, ou lançando-se ao ataque longe da meta para desgastar as outras equipas e poupar os seus colegas. Mas não se perspectiva fácil que um ataque de Peraud desde longe tenham grande sucesso, porque a Sky tem Rogers, Lovkvist e Nordhaug atrás das bonificações para chegar à vitórias e a Radioshack tem Frank Schleck e o próprio Monfort. Além disso, se alguém mais perigoso se juntar a Peraud, a BMC também terá que perseguir com Pinotti e o líder Cadel Evans. Resumidamente, tacticamente as coisas estão contra Peraud, a não ser que a Ag2r abdique de tentar levar Nocentini e Riblon a uma boa classificação geral.
Monfort, que em 2007 foi 11º na Vuelta, no ano passado teve liberdade para andar bem todo o ano na Leopard e este ano continua a ter na Radioshack. Começou bem na Andaluzia, esteve muito bem no Paris-Nice, apesar de doente nos últimos dias. Logo após essa prova mostrou-se confiante para a recuperação plena até ao Criterium Internacional e ontem deu muito boas indicações do pequeno contra-relógio. Foi 5º e, apesar das diferenças serem pequenas, conseguiu ganhar 20 segundos a Frank Schleck. Não acredito que o luxemburguês trabalhe para o belga, até porque Schleck é melhor trepador, mas com esta vantagem (ainda que não muito significativa), Monfort deverá ter liberdade para fazer a sua corrida.
Monfort deu boas indicações até este Criterium Internacional, excepto na crono-escalada do Paris-Nice, em que esteva doente; Peraud apenas deu boas indicações nesse dia (e excelentes). No contra-relógio de hoje, Monfort voltou-se a mostrar em grande forma, Peraud apenas em boa forma. Em termos estratégicos, Monfort terá total liberdade, Peraud não deverá ter. Tudo do lado do belga.
25/03 (9h): Criterium Internacional, 3ª etapa – Maxime Monfort vs Jean-Christophe Peraud - Maxime Monfort a 1.65 @ Bet365, 1/2un