Omloop Het Nieuwsblad
25 de Fevereiro
Realiza-se este fim-de-semana a primeira grande clássica da temporada, o Circuito Het Nieuwsblad, que marca também o início da temporada na Bélgica. Ainda que não seja a Volta a Flandres, é uma prova a sério, de "ciclismo real" onde ninguém se poupa para o dia seguinte, se cerra os dentes e se dá tudo até ao risco de meta. É especialmente importante para os belgas, sendo o último a vencer Philippe Gilbert, em 2008, quando a prova ainda se chamava Circuito Het Volk, então com uma fuga desde muito longe.
Percurso
São 200 km com princípio e final em Gent, incluindo dez colinas e onze sectores de paralelo, totalizando 17,4 quilómetros em piso empedrado. Três das colinas e dos sectores de pavé referenciados são coincidentes. As maiores dificuldades estão entre o quilómetro 130 e o quilómetro 180, existindo aí três colinas em asfalto, três colinas em pavé e seis sectores planos de pavé. É um circuito suficientemente duro para impor a lei do mais forte e vencer quem for melhor neste tipo de provas, se bem que, caso chova, torna-se mais provável que aconteçam surpresas.
ParticipantesLista de InscritosSerá um pelotão enorme, com 25 equipas, totalizando 200 corredores, o número máximo permitido pelos regulamentos internacionais. Em prova estarão cinco ex-vencedores da prova: Sebastian Langeveld (2011, GreenEdge), Juan António Flecha (2010, Sky), Thor Hushovd (2009, BMC), Philippe Gilbert (2008 e 2006, BMC) e Filippo Pozzato (2007, Farnese Vini). Todos eles são candidatos à vitória, tal como Tom Boonen (Omega Pharma), a quem só falta esta prova para ter todas as grandes clássicas de pavé no seu palmarés.
Omega Pharma leva Tom Boonen e Sylvain Chavanel como líderes, a Sky tem Flecha, Boasson Hagen, Eisel e Hayman, a BMC tem Gilbert, Hushovd, Ballan e Van Avermaet, a Rabobank conta com Lars Boom e Matti Breschel, a Garmin com Haussler e Vansummeren, a Vacansoleil com Leukemans e Devolder e a GreenEdge com Langevel e Cooke, sendo estas as equipas mais fortes para a prova. Apesar de terem menos soluções, outras há que também podem lutar pela vitória, como a FDj através de Yoann Offredo, a Katusha através de Luca Paolini, a Landbouwkrediet com Bobbie Traksel e Farnese Vini com Filippo Pozzato.
Sites Úteiswww.cyclingnews.comwww.cqranking.comwww.biciciclismo.comwww.cyclingfever.comSite Oficial