Gabão x Marrocos
CAN 2012
@Stade d'Angondjé, Libreville, 27 de Janeiro de 2012, 19:00
Onzes Prováveis

GabãoO co-anfitrião começou bem esta competição, com uma vitória ante o Níger por 2-0, com Aubameyang, extremo/avançado do Saint-Étienne que foi formado no Milan, a efetuar uma excelente partida, marcando um golo. Jogaram bem, controlaram a partida e a sua vantagem nunca esteve em causa, e portanto, fizeram a sua obrigação ao colocar pressão nas equipas teoricamente mais fortes, como são o caso de Tunísia e Marrocos.
Esta equipa do Gabão aparenta ser bem organizada, muito coesa, e aposta sobretudo na velocidade, na técnica e nas excelentes capacidades finalizadoras de Aubameyang que, sem dúvida, é a estrela da equipa.
O Gabão joga com o apoio dos seus adeptos, e desengane-se quem pensa que este vai ser mais um jogo da CAN em que as bancadas estão vazias... sempre que os anfitriões jogam, seja a Guiné Equatorial ou o Gabão, o estádio enche sempre, fator que empurra sempre as suas equipas para excelentes exibições.
MarrocosA equipa marroquina tem uma seleção de jogadores acima da média habitual, já que conta com muitos jogadores de excelente qualidade, como são o caso de Belhanda, Kharja, Taraabt, Boussoufa, Hadji, Amrabat, Assaidi e Chamakh. O problema é que o plantel não é muito equilibrado, já que muitos destes jogadores jogam nas mesmas posições, e nem todos podem jogar, e a isto acresce-se o facto das restantes posições não terem a mesma qualidade, como são o caso da defesa e do próprio guarda-redes.
Naquele que até agora, talvez tenha sido o jogo com melhor futebol disputado nesta CAN, Marrocos perdeu contra a Tunísia por 2-1, numa partida onde até foram superiores, com grande parte das oportunidades a serem a seu favor, mas sendo muitas vezes desperdiçadas. De facto, a seleção marroquina apresentou um futebol de grande qualidade, porém comprometeram a qualificação para os quartos-de-final, já que agora são obrigados a vencer a equipa anfitriã, altura em que apareceram vários problemas de uma só vez: para além de o guarda-redes suplente, Badda, ter sido infetado por malária, o avançado e referência da equipa Marouane Chamakh sofreu uma intoxicação alimentar, apresentando sintomas de febre e vómitos, não se devendo apresentar na partida de hoje.
Sendo assim, Marrocos terá de se "contentar" com o ponta-de-lança do Rennes, Hadji, um dos mais experientes da equipa. Além disto, Marrocos também não poderá contar com Aissaidi por lesão (ele que jogou a titular frente à Tunísia), e o lateral direito Basser encontra-se em dúvida pelas mesmas razões, mas deverá constar na equipa principal.
Será difícil a missão de Eric Gerets de contrariar as críticas da imprensa marroquina, já que as baixas são muitas para um jogo em que nada mais nada menos que a vitória interessa sobre a equipa da casa, que está muito moralizada.
Previsão:Ambas as seleções encontraram-se por 10 vezes, e nunca houve empates, havendo sim 7 vitórias para equipa marroquina e 3 vitórias para o Gabão. No entanto, importa referir que ambas as equipas encontraram-se pela última na fase de qualificação do Mundial 2010, e vitória sorriu por duas vezes, quer no Gabão, quer em Marrocos, à equipa Gabonesa, numa altura em que contava com Daniel Cousin no seu auge da carreira, mas Aubameyang nessa altura ainda tinha pouca experiência como profissional. Ambas as equipas evoluiram e estão mais fortes nesta altura.
Apesar disto, face às dificuldades que Marrocos apresenta no que toca à indisponibilidade dos jogadores, face ao fator da casa da equipa gabonesa que se encontra motivadíssima, e face à grande pressão que os jogaodres marroquinos têm em vencer este jogo, acredito numa vitória do Gabão, ou talvez num empate (resultado que não era mau de todo para a equipa amarela). Acredito que a estrela da equipa do Gabão, Pierre Aubameyang, marque pelo menos um golo, e possa assim competir com Manucho pelo troféu de melhor marcador desta CAN 2012.
Picks: - Gabão DNB a 1.90 @ Dhoze
- Piérre Aubamayang marca a qualquer altura a 3.95 @ Dhoze