Autor Tópico: [CAN 2012] Grupo C  (Lida 7391 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

miguelyn

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2005
  • Localidade: Lamego
  • Mensagens:
    64796
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1656
em: 11 de Janeiro de 2012, 23:37









CAN 2012

GRUPO C

Marrocos
Gabão
Niger
Tunísia



INTRODUÇÃO

Acredito que este grupo será muito equilibrado. Apesar do favoritismo do Marrocos e da Tunísia á passagem deste grupo estas equipas já sentiram dificuldades na fase de qualificação perante equipas ao nível do Gabão e Níger. A Níger conseguiu o 1º lugar á frente da África do Sul na fase de qualificação, enquanto que o Gabão "joga em casa" e terá bastante confiante para esta competição.


Esta Selecção é a favorita á conquista do grupo juntamente com a Tunísia. Com um bom historial de participações nesta competição e sendo das fortes selecções africanas actualmente, têm tudo para ir longe este ano. Nesta competição a Selecção de Marrocos já marcou presença por 13 vezes (1972, 1976, 1978, 1980, 1986, 1988, 1992, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008) tendo ganho em 1976 a competição. Actualmente ocupa o 61º lugar do ranking Mundial e o 12º no Ranking Continental.

Em termos de plantel, esta equipa tem jogadores que actuam em grandes campeonatos europeus, como é o caso de Marouane Chamakh, Taarabt, Chretien e Boussoufa e na qualificação foi notória a capacidade de desiquilibrio de jogadores como estes.

Qualificação:
Apenas 1 derrota na fase de qualificação frente á Argélia por 1-0, esta equipa destacou-se pelo seu colectivo sendo uma equipa bastante completa e com bons jogadores em todos os sectores. Sofreram apenas 2 golos no grupo marcando 8.


Marrocos 0-0 República Central Africana
Tanzânia 0-1 Marrocos
Argélia 1-0 Marrocos
Marrocos 4-0 Algeria
República Central Africana 0-0 Marrocos
Marrocos 3-1 Tanzânia

Classificação Final:


Esta Selecção irá jogar pela 5ª vez nesta competição depois de ter participado em 1994, 1996, 2000 e 2010. Começou-se a revelar a partir da década de 90 como podemos verificar pelas participações na competição tendo surpreendido todos em 1996 chegando aos quartos-de-final sendo eliminados pela Tunísia na marcação por grandes penalidades. Sendo um país co-organizador e sem grandes referências no plantel o único factor motivante para esta equipa será mesmo o apoio dos adeptos. Acredito que será importante para esta equipa um bom resultado no 1º jogo frente á Níger garantindo assim uma posição á frente de um dos favoritos ou até mesmo de ambos que jogam frente-a-frente nesta 1ª jornada.

Esta Selecção qualificou-se automaticamente para a CAN devido a ser um país co-organizador juntamente com a Guiné-Equatorial.


Esta Selecção, que ocupa a 98ª posição no Ranking Mundial, irá ter a sua estreia na competição. Surpreenderam todos na fase de qualificação ficando á frente da África do Sul, Egipto e da Serra Leoa com os mesmos pontos que África do Sul e Serra Leoa (9 pontos) e 4 a mais que o Egipto que conseguiu apenas 5 pontos.

Como o Gabão é uma equipa sem grandes referências no plantel mas muito batalhadora dificultando sempre o jogo mesmo a equipas com grandes planteis. Não acredito que tenham muitas hipóteses de conseguir a qualificação, isto porque o 1º jogo é frente ao Gabão, equipa co-organizadora da CAN e os 2 restantes jogos frente á Tunísia e Marrocos pelo que não vejo esta equipa a conseguir passar á próxima fase.

Qualificação:
África do Sul 2-0 Níger
Níger 1-0 Egipto
Níger 3-1 Serra Leoa
Serra Leoa 1-0 Níger
Níger 2-1 África do Sul
Egipto 3-0 Níger

Classificação final:

Apesar da boa posição conseguida no grupo podemos verificar que esta Selecção tanto venceu a todas as equipas do grupo a jogar em casa como perdeu com elas como visitante. A jogar fora do seu terreno e perante equipas com superior qualidade refiro mais uma vez que não vejo capacidade suficiente para esta equipa conseguir a qualificação á próxima fase.


Fazendo a 15ª participação na CAN, a Tunísia é uma das favoritas á conquista do grupo. Conta com participações em 1962, 1963, 1965, 1978, 1982, 1994, 1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008 e 2010, tendo conquistado a competição em 2004. Depois de na época passada não terem conseguido a qualificação na fase de grupos, esta selecção tem algo ainda a mostrar este ano e será seriamente importante para o país uma boa prestação nesta fase.

Esta equipa apresenta também um futebol bastante colectivo e com alguns jogadores bastante experientes devido á sua participação em outros campeonatos europeus.

Qualificação:
Tunísia 0-1 Botswana
Chad 1-3 Tunísia
Tunísia 2-2 Malawi
Togo 1-2 Tunísia
Bostwana 1-0 Tunísia
Tunísia 5-0 Chad
Malawi 0-0 Tunísia
Tunísia 2-0 Togo

Classificação Final:

A Tunísia tendo em conta o grupo que tinha na fase de qualificação poderia ter conquistado mais pontos. O 2º lugar é desapontante tendo em conta a diferença de Selecções no grupo e certos jogos como os empates frente ao Malawi e as derrotas frente ao Botswana deveriam ter tido finais diferentes.

Previsão do grupo: Este grupo, apesar do forte plantel do Marrocos ou até mesmo da Tunísia, acredito que vai ser equilibrado. As selecções "da casa" jogam sempre com bastante confiança e motivação e não me admira que o Gabão consiga bons resultados nesta fase. Se tivesse de apostar em 2 Selecções apostaria no Gabão e no Marrocos. A Níger apesar de vir motivada por fazer a sua estreia não tem argumentos suficientes que para fazer frente ás outras equipas do grupo. A Tunísia na temporada anterior não teve uma boa prestação na competição e na fase de qualificação foi bastante desapontante pelo que terá de mostrar outra atitude dentro de campo para conseguir a qualificação.


Lista de Análises e Previsões/Prognósticos








« Última modificação: 22 de Janeiro de 2012, 18:03 por miguelyn »
"A running world is a peaceful world."
"A sporting world is an enjoyable world."

Eliud Kipchoge in  Laureus'19



rapior

  • Multimilionário
  • r
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jun 2006
  • Localidade:
  • Mensagens:
    6591
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1727
em: 15 de Janeiro de 2012, 15:31










CAN 2012

Marrocos


INTRODUÇÃO

Os Leões do Atlas contam no seu palmarés com uma vitória nesta competição, porém já remonta ao longinquo ano de 1976. Desde aí tem participado regularmente porém apenas de salientar uma presença na final em 2004, à qual se seguiram duas participações em que ficaram pela fase de grupos e uma ausência na última CAN.
Ao nível da participações em Mundiais não marcam presença desde 1998. Ainda assim podem orgulhar-se de ter sido a primeira seleção africana a conseguir passar a fase de grupos no Mundial, feito obtido em 1986 no México.

Em Julho do ano passado contratam para orientar a equipa o belga Eric Gerets que não teve grandes dificuldades em conseguir a qualificação, num grupo que contava com  Republica Centro Africana, Tanzânia e Argélia. Terminaram a fase de grupos com somente uma derrota, fora de casa perante a Argélia, e é de salientar a boa perfomance defensiva com somente dois golos concedidos.

De salientar que no lote de convocados existe um grande número de jogadores a actuar na Europa, algo que não se verificava nos últimos anos, pelo que a expectativa num bom resultado é grande.

Convocados:
Guarda-redes:
Lamyaghri (WAC), Amsif (Augsburg),  Badda (FUS)

Defesas: Basser (Bursaspor), Boukhriss (FUS), Benatia (Udinese), El Kaoutari (Montpellier), Alioui (Al Kharytiyath), Mrani (Fès), El Kaddouri (Celtic Glasgow), Kantari (Brest)

Médios: Amrabat (Kayserispor), As Saidi (Heerenveen), Belhanda (Montpellier), Boussoufa (Anzhi), Carcela (Anzhi),  El Ahmadi (Feyenoord), Hermach (Al Hilal), Kharja (Fiorentina), Taarabt (QPR).

Avançados: Chamakh (Arsenal), Hadji (Rennes), El Arabi (Al Hilal)


PRINCIPAIS ATLETAS



Marouane Chamakh - conta com 28 anos e fez quase toda a carreira na Ligue 1 onde se destacou ao serviço do Bordéus, tendo-se sagrado inclusive campeão francês. Atraiu as atenções de Wenger que o contratou na época passada, porém não confirmou as expectativas e tem vindo a perder influência, sendo que esta época apenas foi titular por uma ocasião. É um ponta de lança com técnica e bom posicionamento porém deveria ser mais forte no ataque à bola.
   



Youssof Hadji – é um dos mais experientes jogadores da seleção. Fez quase toda a carreira no futebol francês, tendo sido durante muitas épocas o abono de familia do Nancy. Recentemente transferiu-se para o Rennes, onde ambiciona lutar por algo mais. Apesar de nunca ter actuado numa grande equipa francesa e muito reconhecido em França. É um avançado móvel com uma excelente técnica e que joga em qualquer posição da frente de ataque, tendo ainda uma boa capacidade finalizadora.
   


       
EQUIPAMENTOS

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 13:39 por rapior »
"O insucesso é apenas uma oportunidade para começar de novo com mais inteligência."



rapior

  • Multimilionário
  • r
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jun 2006
  • Localidade:
  • Mensagens:
    6591
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1727
em: 15 de Janeiro de 2012, 15:36
Há qualquer coisa que não está a correr bem. Antes de publicar fiz pré-visulaização e aparecia tudo bem mas depois de publicar ele inseriu automaticamente uns links nas fotos e não aparecem  :s
"O insucesso é apenas uma oportunidade para começar de novo com mais inteligência."



Forum de Apostas

Re: [CAN 2012] Grupo C
« Responder #2 em: 15 de Janeiro de 2012, 15:36 »

Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 15 de Janeiro de 2012, 21:17
É mesmo assim, desde que as fotos apareçam... ;)



rapior

  • Multimilionário
  • r
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jun 2006
  • Localidade:
  • Mensagens:
    6591
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1727
em: 15 de Janeiro de 2012, 21:55
É mesmo assim, desde que as fotos apareçam... ;)

Mas consegues ver as fotos? É que eu não consigo :s
"O insucesso é apenas uma oportunidade para começar de novo com mais inteligência."



miguelyn

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2005
  • Localidade: Lamego
  • Mensagens:
    64796
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1656
em: 15 de Janeiro de 2012, 22:24
Corrigido

Estavas a fechar uma url antes da imagem, onde não existia url nenhuma
"A running world is a peaceful world."
"A sporting world is an enjoyable world."

Eliud Kipchoge in  Laureus'19



Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 15 de Janeiro de 2012, 23:46








CAN 2012

GABÃO




INTRODUÇÃO



"As Panteras" do Gabão são uma equipa sem tradição na competição, tendo apenas quatro presenças na fase final da prova:

- 1994, na Tunísia, ficaram em terceiro e último lugar do Grupo C, tendo perdido ambos os jogos, o primeiro diante da Nigéria por 3-0 (dois golos de Yekini, lembram-se dele?) e o segundo frente ao Egipto por 4-0.

- 1996, na República da África do Sul, ficaram em primeiro lugar no Grupo C (a Nigéria retirou-se da competição...), com uma derrota por 1-2 diante da Libéria, e uma vitória por 2-0 frente ao Zaire, agora República Democrática do Congo, onde um tal de Roger Lukaku era figura importante, ele que agora é mais conhecido por ser o pai de Romelu Lukaku, agora jogador do Chelsea. Nos quartos-de-final diante da Tunísia, o resultado após prolongamento era de 1-1, mas os tunisinos foram mais felizes no desempate por marcação dos pontapés de grande penalidade, vencendo os gaboneses por 4-1.

- 2000, evento realizado a meias pelo Gana e pela Nigéria, ficaram quarto e último lugar no Grupo B, somando apenas um nulo diante República Democrática do Congo e duas derrotas, ambas curiosamente pelo mesmo resultado, 3-1, diante da República da África do Sul e da Argélia.

- 2010, em Angola, somaram 4 pontos no Grupo D, tal como a Zâmbia e os Camarões, mas acabaram por ficar classificados no terceiro lugar, por só terem 2 golos marcados, contra 2 golos sofridos, fruto de uma vitória por 1-0 diante dos Camarões, um empate a zeros diante da Tunísia e uma derrota por 1-2 frente à Zâmbia.

A par da Guiné Equatorial, o Gabão é co-organizador da edição de 2012 da CAN, tendo portanto qualificado-se automaticamente para a fase final da prova. O seu seleccionador nacional é alemão e chama-se Gernot Rohr, tem 58 anos, e sucedeu a Alain Giresse, depois da CAN de 2010. À frente do Bordéus, levou os franceses à final da Taça UEFA em 1996, perdida contra os alemães do Bayern de Munique.

Os últimos resultados do Gabão em cinco jogos dão conta de duas vitórias em França, 1-0 ao Níger e 2-0 à vizinha Guiné Equatorial, um empate a zero bolas em casa diante do Burkina Faso, equipa dirigida pelo português Paulo Gomes, no novo estádio de Franceville, uma derrota por 0-2 diante do Brasil em Libreville, e uma derrota fora diante do Gana por 2-1.

O maior feito futebolístico do Gabão até ao momento foi a recente vitória na primeira edição do campeonato africano de nações em Sub-23, batendo Marrocos em Marraquexe na final por 2-1, tendo ambas as equipas qualificado-se para os Jogos Olímpicos de 2012, a serem disputados em Londres.


LISTA DE CONVOCADOS

Guarda-Redes: Didier Ovono Ebang (Le Mans/FRA), Yann Bitionga (LMngasport), Stephane Bitseki Moto (US Bitam)

Defesas: Moise Brou Apanga (Brest/FRA), Rodrigue Moundounga (Olympique Beja/TUN), Bruno Ecuele Manga (Lorient/FRA), Henri Junior Ndong (US Bitam), Remy Ebanega (US Bitam), Edmond Mouele (Mangasport), Charly Moussono (Missile FC), Georges Ambourouet (Missile FC)

Médios: Lloyd Palun (Nice/FRA), Cedric Moubamba (US Bitam), Andre Biyogho Poko (Bordeaux/FRA), Bruno Banangoye Zita (Dinamo Minsk/BLR), Levy Madinda (Celta Vigo/ESP), Cedric Boussoughou (Mangasport)

Avançados: Pierre-Emerick Aubameyang (St Etienne/FRA), Eric Mouloungui (Nice/FRA), Stephane Nguema (US Bitam), Daniel Cousin (FC Sapins), Roguy Meye (Zalaegerzeg/HUN), Fabrice Do Marcolino (Laval/FRA)


PRINCIPAIS ATLETAS

        Didier Ovono - Guarda-redes e capitão de equipa, joga no Le Mans, equipa da Ligue 2 de França. Tem 28 anos de idade e já conta com 50 internacionalizações pelas panteras gabonesas.



        Rodrigue Moundounga - Defesa lateral-direito, joga no Olympique Béja, equipa do meio da tabela da primeira liga da Tunísia. Tem 29 anos de idade e é o segundo jogador mais internacional da equipa, somando 54 internacionalizações e 1 golo marcado


     
        Cédric Moubamba - Médio defensivo, joga agora no Union Sportive Bitam, campeão gabonês em 2003 e 2010, vindo do Dhofar S.C.S.C., equipa de topo do campeonato de Omã, com sede na cidade de Salalah. Tem 32 anos de idade e é o jogador mais internacional da equipa, somando 55 internacionalizações e 2 golos marcados.



        Andre Biyogho Poko - Médio polivalente, formado no Union Sportive Bitam, assinou um contrato profissional por 3 anos com o Bordéus. Tem apenas 18 anos de idade e soma já 8 internacionalizações pelo Gabão. Foi recentemente campeão Sub-23 africano juntamente com Henri Junior Ndong (19 anos, 1 internacionalização), Remy Ebanega (22 anos), Levy Madinda (19 anos, 4 internacionalizações), e Cedric Boussoughou (20 anos, 2 internacionalizações).




        Daniel Cousin - Avançado, 34 anos, 26 internacionalizações e 8 golos pelas panteras do Gabão. É o jogador mais experiente a nível internacional, registando passagens pelo Le Mans (44 golos em 129 jogos) e RC Lens (26 golos em 101 jogos) da Ligue 2 de França, pelo Hull City A.F.C. da C'ship inglesa e pelo Glasgow Rangers! Alinhou na última temporada no Larissa da Grécia, 8 golos em 36 jogos, sendo agora atleta do Sogéa Football Club Libreville, também conhecido como... FC Sapins (Abetos). Fez a sua formação em França, para onde se mudou com apenas 3 anos. Também já foi capitão das panteras.




EQUIPAMENTOS






CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS

23 de Janeiro de 2012 - Stade d'Angondjé, Libreville - Gabão vs Níger
27 de Janeiro de 2012 - Stade d'Angondjé, Libreville - Gabão vs Marrocos
31 de Janeiro de 2012 - Stade de Franceville, Franceville - Gabão vs Tunísia

VÍDEO



LINKS

Fégafoot - Fédération Gabonaise de Football
CAN 2012 - link oficial
Federação Internacional de Futebol








« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 15:55 por miguelyn »



Marco.Costa

  • Magnata
  • M
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Abr 2009
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    21270
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    221
em: 15 de Janeiro de 2012, 23:50
Duna, estás com o Gabão e tens a imagem dos jogos de Marrocos  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Forum de Apostas

Re: [CAN 2012] Grupo C
« Responder #7 em: 15 de Janeiro de 2012, 23:50 »

Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 16 de Janeiro de 2012, 00:06
E já vais com sorte! :twisted:



Marco.Costa

  • Magnata
  • M
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Abr 2009
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    21270
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    221
em: 16 de Janeiro de 2012, 00:16



HELDERZINHO

  • Milionário
  • H
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2008
  • Localidade: V.N. GAIA
  • Mensagens:
    1790
    Pts Tipsr:
    360
em: 17 de Janeiro de 2012, 11:33










CAN 2012

Níger



INTRODUÇÃO
O País


Níger é um país africano limitado a norte pela Argélia e pela Líbia, a leste pelo Chade, a sul pela Nigéria e pelo Benim e a oeste pelo Burkina Faso e pelo Mali, e cuja capital é Niamey.

A sua área é de 1 267 000 quilómetros quadrados, dos quais 1 266 700 km² são terra e 300 km² são água.

A população do Níger era de 11 360 538 (2004), sendo o país de África com maior número de tuaregues.

O Níger é uma das mais pobres nações do planeta, cuja economia é centrada na agricultura de subsistência, na criação de animais e na reexportação de produtos, e cada vez menos baseada na produção de urânio, seu principal produto de exportação desde a década de 1970. A desvalorização do Franco CFA em 2004 impulsionou as exportações de feijão, cebola, e da pequena indústria de beneficiamento e tecelagem de algodão do país. O governo depende de ajudas bilaterais e multilaterais - as quais foram suspensas após o golpe de estado de 1999 - para efectuar gastos e investimentos públicos. As perspectivas de curto prazo dependem do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

A Equipa

                                                   

A equipa de Níger é conhecida por "The Menas", o nome vem duma gazela nativa daquele país a gazela dama e a mesma aparece no seu símbolo da bandeira nacional, é um dos países mais pobres da África Ocidental, o que acabou por pôr em risco a sua participação na CAN 2012 e tiveram de pedir apoios ao povo para completar o orçamento de dois milhões de euros necessários para a participação da equipa na prova a decorrer no Gabão e Guiné Equatorial.

É a primeira vez que a equipa se consegue qualificar para a Africa Cup Nations, depois de em 2004 ter estado perto ao vencer todos os seus jogos em casa, mas por três pontos não conseguiram a qualificação. A equipa estava inserida num dos grupos mais fortes da competição constituída por Níger, África Sul, Serra Leoa e Egipto, ficando os três primeiros empatados com 9 pontos, curiosamente o Egipto que deveria ser a equipa mais forte do grupo ficou no último lugar com apenas 5 pontos, valeu no entanto o artigo 14.1 do regulamento do torneio que afirma que "maior número de pontos obtidos nos jogos entre as equipes em questão" será servir a ordem de classificação em caso de igualdade de pontos entre duas ou mais equipes após todas as fases do grupo partidas o confronto directo das equipas, Níger venceu todos os seus jogos em casa, mas perdendo todos os jogos como visitante sem marcar qualquer golo.

Níger encontra-se no 97º lugar do ranking da FIFA e em 23º no ranking do continente Africano.

O seu seleccionador é Harouna Doula  que depois do que a sua selecção conseguiu alcançar foi considerado o treinador do ano pela Confederação do Futebol Africano.

Convocados:

Guarda-Redes: Daouda Kassaly (Coton Sport, Cameroon), Rabo Saminou (Sahel SC), Lossény Doumbia (DC Motema Pembe, DR Congo)

Defesas: Koffi Dan Kowa (ES Zarzis, Tunisia), Kader Amadou Dodo (Olympic FC), Mohamed Chikoto (Platinium Stars, South Africa), Mohamed Soumaïla (Olympic FC), Djibrilla Moussa (AS Garde Nationale), Souleymane Mazadou (Union Sportive Marignanaise, France), Jimmy Bulus (Hussein Dey, Algeria), Issiaka Koudize (AS Garde Nationale)

Médios: Idrissa Laouali (AS FAN), Abdoul-Karim Lancina (Coton Sport, Cameroon), William Tonji Ngounou (IF Limhamn, Sweden), Olivier Harouna Bonnes (Lille, France), Yacouba Ali (Africa Sports, Ivory Coast), Idrissa Saïdou (Coton Sport, Cameroon), Boubacar Talatou (Orlando Pirates, South Africa), Moutari Amadou (Akokana FC), Issoufou Boubacar (FC Phuket, Thailand)

Avançados: Moussa Maazou (Zulte Waregem, Belgium), Issoufou Alhassane Dante (Raja Casablanca, Morocco), Kamilou Daouda (CS Sfaxien, Tunisia)

PRINCIPAIS ATLETAS



Moussa Maazou

A estrela da equipa é o avançado Ouwo Moussa Maazou, a jogar actualmente no S.V. Zulte Waregem da Bélgica, emprestado pelo CSKA Moscovo, ele que também passou por Bordéus e Mónaco, marcou o golo da vitória frente ao Egipto, onde venceram por 1-0 e marcou novamente na vitória por 2-1 frente á África Sul.



Idrissa Laouali

[Idrissa Laouali é médio, o capitão da selecção e conhecido como Pelé e já foi considerado o melhor jogador do país em 2010, ele que joga numa equipa do seu país o AS FAN (Association Sportive des Forces Armées Nigériennes).
     
EQUIPAMENTOS

         

  Principal e Alternativo

CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS


VIDEO



LINKS

http://www.fenifoot.net/ - Official Website
http://www.cafonline.com/association/niger/information - Confederation of African Football
http://www.facebook.com/pages/FENIFOOT/126366294073183 - Página Facebook
CAN 2012 - link oficial
Federação Internacional de Futebol









« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, 22:58 por miguelyn »



HELDERZINHO

  • Milionário
  • H
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2008
  • Localidade: V.N. GAIA
  • Mensagens:
    1790
    Pts Tipsr:
    360
em: 17 de Janeiro de 2012, 11:36
Pessoal foi a 1ª vez que fiz isto, penso que não está muito mal, mas aceito críticas  :oops:



rapior

  • Multimilionário
  • r
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jun 2006
  • Localidade:
  • Mensagens:
    6591
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1727
em: 17 de Janeiro de 2012, 13:36










CAN 2012

Tunisia


INTRODUÇÃO

A Tunisia regista 14 participações na CAN sendo que tem como melhor resultado a conquista do título em 2004, em que fizeram valer o factor casa. Desde aí não mais tornaram a falhar a competição porém na última edição ficaram aquém das expectativas não passando da fase de grupos. A nível de participação no Mundial depois de três presenças consecutivas também falharam a última edição. É uma seleção que desde a saida de Roger Lemerre nunca mais conseguiu estabilidade ao nível do treinador sendo que em meados do ano passado regressou ao comando técnico o tunisino Sami Trabelsi que apostou sobretudo em jogadores a actuar no campeonato interno, conseguindo nos três jogos em que orientou a equipa duas vitórias e um empate, garantindo a qualificação como um dos segundos melhores classificados.

Na preparação para este torneio efectuaram dois jogos, vencendo o Sudão e perdendo com a Costa do Marfim. Ao contrário de outras edições a passagem da fase de grupos já deverá ser um bom resultado.

Convocados:
Guarda-redes:
Moez Ben Cherifia (Esperance); Rami Jeridi (Stade Tunisien) Aymen Mathlouthi (Etoile)

Defesas: Aymen Abdennour (Toulouse); Anis Boussaidi (FC Rostov); Khalil Chammam (Esperance); Karim Haggui (Hannover); Bilel Ifa (Club Africain); Ammar Jemal (Koln)

Médios: Wissem Ben Yahia (Mersin); Adel Chedly (Etoile); Yassine Chikhaoui (Zurich); Oussama Darragi (Esperance); Zouhaier Dhaouadi (Club Africain); Khaled Korbi (Esperance); Youssef Msakni (Esperance); Houcine Ragued (Karabukspor); Jamel Saihi (Montpellier); Majdi Traoui (Esperance).

Avançados: Sami Allagui (Mainz); Amine Chermiti (Zurich); Issam Jemaa (Auxerre); Saber Khelifa (Evian)


PRINCIPAIS ATLETAS



Issam Jemaa - Issam Jemaa actua desde 2006 na Ligue 1 estando actualmente ao serviço do Auxerre onde não tem actuado muito. É o recordista de golos ao serviço da seleção com 26 golos em 54 internacionalizações. Teve alguns problemas fisicos durante o estágio de preparação e apesar de ter treinado condicionado foi, mesmo assim, convocado.
   



Sami Allagui – apesar de ter nascido na Alemanha optou por representar a seleção tunisina. Fez praticamente toda a carreira no futebol alemão tendo ingressado no Mainz na época passada onde tem tido prestações bastante interessantes a actuar como ponta de lança, terminando a época passada com 10 golos marcados.
   

EQUIPAMENTOS

A Tunisia terminou o contrato com a Puma e vai envergar equipamentos da Burrda, porém estes só foram apresentados no dia 16 de Janeiro e não consegui encontrar fotos dos mesmos, todavia deverão ser parecidos com os da Puma.

« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, 22:59 por miguelyn »
"O insucesso é apenas uma oportunidade para começar de novo com mais inteligência."



miguelyn

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2005
  • Localidade: Lamego
  • Mensagens:
    64796
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1656
em: 18 de Janeiro de 2012, 23:04
Pessoal foi a 1ª vez que fiz isto, penso que não está muito mal, mas aceito críticas  :oops:

Está bom :bom:

Só "reexportação de produtos". O que é isto de reexportação? :mrgreen:
"A running world is a peaceful world."
"A sporting world is an enjoyable world."

Eliud Kipchoge in  Laureus'19



MiguelSoares

  • Bilionário
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jun 2010
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens:
    2160
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    737
em: 22 de Janeiro de 2012, 15:58
CAN 2012

GRUPO C

Marrocos
Gabão
Niger
Tunísia



INTRODUÇÃO

Acredito que este grupo será muito equilibrado. Apesar do favoritismo do Marrocos e da Tunísia á passagem deste grupo estas equipas já sentiram dificuldades na fase de qualificação perante equipas ao nível do Gabão e Níger. A Níger conseguiu o 1º lugar á frente da África do Sul na fase de qualificação, enquanto que o Gabão "joga em casa" e terá bastante confiante para esta competição.


Esta Selecção é a favorita á conquista do grupo juntamente com a Tunísia. Com um bom historial de participações nesta competição e sendo das fortes selecções africanas actualmente, têm tudo para ir longe este ano. Nesta competição a Selecção de Marrocos já marcou presença por 13 vezes (1972, 1976, 1978, 1980, 1986, 1988, 1992, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008) tendo ganho em 1976 a competição. Actualmente ocupa o 61º lugar do ranking Mundial e o 12º no Ranking Continental.

Em termos de plantel, esta equipa tem jogadores que actuam em grandes campeonatos europeus, como é o caso de Marouane Chamakh, Taarabt, Chretien e Boussoufa e na qualificação foi notória a capacidade de desiquilibrio de jogadores como estes.

Qualificação:
Apenas 1 derrota na fase de qualificação frente á Argélia por 1-0, esta equipa destacou-se pelo seu colectivo sendo uma equipa bastante completa e com bons jogadores em todos os sectores. Sofreram apenas 2 golos no grupo marcando 8.


Marrocos 0-0 República Central Africana
Tanzânia 0-1 Marrocos
Argélia 1-0 Marrocos
Marrocos 4-0 Algeria
República Central Africana 0-0 Marrocos
Marrocos 3-1 Tanzânia

Classificação Final:


Esta Selecção irá jogar pela 5ª vez nesta competição depois de ter participado em 1994, 1996, 2000 e 2010. Começou-se a revelar a partir da década de 90 como podemos verificar pelas participações na competição tendo surpreendido todos em 1996 chegando aos quartos-de-final sendo eliminados pela Tunísia na marcação por grandes penalidades. Sendo um país co-organizador e sem grandes referências no plantel o único factor motivante para esta equipa será mesmo o apoio dos adeptos. Acredito que será importante para esta equipa um bom resultado no 1º jogo frente á Níger garantindo assim uma posição á frente de um dos favoritos ou até mesmo de ambos que jogam frente-a-frente nesta 1ª jornada.

Esta Selecção qualificou-se automaticamente para a CAN devido a ser um país co-organizador juntamente com a Guiné-Equatorial.


Esta Selecção, que ocupa a 98ª posição no Ranking Mundial, irá ter a sua estreia na competição. Surpreenderam todos na fase de qualificação ficando á frente da África do Sul, Egipto e da Serra Leoa com os mesmos pontos que África do Sul e Serra Leoa (9 pontos) e 4 a mais que o Egipto que conseguiu apenas 5 pontos.

Como o Gabão é uma equipa sem grandes referências no plantel mas muito batalhadora dificultando sempre o jogo mesmo a equipas com grandes planteis. Não acredito que tenham muitas hipóteses de conseguir a qualificação, isto porque o 1º jogo é frente ao Gabão, equipa co-organizadora da CAN e os 2 restantes jogos frente á Tunísia e Marrocos pelo que não vejo esta equipa a conseguir passar á próxima fase.

Qualificação:
África do Sul 2-0 Níger
Níger 1-0 Egipto
Níger 3-1 Serra Leoa
Serra Leoa 1-0 Níger
Níger 2-1 África do Sul
Egipto 3-0 Níger

Classificação final:

Apesar da boa posição conseguida no grupo podemos verificar que esta Selecção tanto venceu a todas as equipas do grupo a jogar em casa como perdeu com elas como visitante. A jogar fora do seu terreno e perante equipas com superior qualidade refiro mais uma vez que não vejo capacidade suficiente para esta equipa conseguir a qualificação á próxima fase.


Fazendo a 15ª participação na CAN, a Tunísia é uma das favoritas á conquista do grupo. Conta com participações em 1962, 1963, 1965, 1978, 1982, 1994, 1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008 e 2010, tendo conquistado a competição em 2004. Depois de na época passada não terem conseguido a qualificação na fase de grupos, esta selecção tem algo ainda a mostrar este ano e será seriamente importante para o país uma boa prestação nesta fase.

Esta equipa apresenta também um futebol bastante colectivo e com alguns jogadores bastante experientes devido á sua participação em outros campeonatos europeus.

Qualificação:
Tunísia 0-1 Botswana
Chad 1-3 Tunísia
Tunísia 2-2 Malawi
Togo 1-2 Tunísia
Bostwana 1-0 Tunísia
Tunísia 5-0 Chad
Malawi 0-0 Tunísia
Tunísia 2-0 Togo

Classificação Final:

A Tunísia tendo em conta o grupo que tinha na fase de qualificação poderia ter conquistado mais pontos. O 2º lugar é desapontante tendo em conta a diferença de Selecções no grupo e certos jogos como os empates frente ao Malawi e as derrotas frente ao Botswana deveriam ter tido finais diferentes.

Previsão do grupo: Este grupo, apesar do forte plantel do Marrocos ou até mesmo da Tunísia, acredito que vai ser equilibrado. As selecções "da casa" jogam sempre com bastante confiança e motivação e não me admira que o Gabão consiga bons resultados nesta fase. Se tivesse de apostar em 2 Selecções apostaria no Gabão e no Marrocos. A Níger apesar de vir motivada por fazer a sua estreia não tem argumentos suficientes que para fazer frente ás outras equipas do grupo. A Tunísia na temporada anterior não teve uma boa prestação na competição e na fase de qualificação foi bastante desapontante pelo que terá de mostrar outra atitude dentro de campo para conseguir a qualificação.




 


Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions