O grupo B será talvez um dos mais dificeis desta CAN 2012, têm o maior candidato á vitória final a Costa Marfim e ainda Angola e Burkina Faso que têm duas boas selecções, a equipa do Sudão puderá ser uma surpresa pois no seu grupo estiveram muito bem, mesmo tendo pela frente uma selecção forte como é o caso do Gana.
A Costa do Marfim (em francês Côte d'Ivoire) é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Yamoussoukro.
Denomina-se ebúrneo, marfinês, costa-marfinês ou ainda costa-marfinense a quem é natural da Costa do Marfim.
76% da sua população é cidadã da Costa do Marfim e fala, predominantemente, francês. Desde que se estabeleceu como uma das economicamente mais prósperas nações de África ocidental que cerca de 20 % da sua população consiste em trabalhadores da vizinha Libéria, Burkina Faso e Guiné. Este fato tem originado permanentemente uma tensão crescente em anos recentes, principalmente devido ao facto de que grande parte destes trabalhadores são muçulmanos, enquanto que a população natural da Costa do Marfim é, essencialmente Cristã (principalmente católica romana) e animista. Ainda que não totalmente branca, 4% da população é de origem não africana. Há muitos descendentes de libaneses,cidadãos franceses, britânicos, e espanhóis. Há ainda uma minoria de missionários protestantes norte-americanos e canadianos. Ultimamente, cerca de 50 000 franceses e outros europeus têm saído da Costa do Marfim devido a fortes tensões sociais incitadas pelas forças revolucionárias locais que clamam ser contra a ocupação estrangeira em seu território, especialmente contra os franceses.
A selecção da Costa do Marfim parte como candidata a vencer a CAN 2012 como vem sido hábito nos ultimos torneios da taça das nações africanas, devido ás estrelas por que é constituída, mas as aspirações têm sido goradas e isso não tem acontecido. No seu histórico foram campeões uma unica vez e corria o ano de 1992, mas são a selecção com o melhor score de golos são já 50 golos nos 75 jogos disputados, do seu plantel fazem parte grandes estrelas internacionais um dos casos é Drogba, que pelos clubes que passou tem ganho títulos, mas pela sua selecção ainda não o conseguiu. Grandes selecções ficaram fora desta CAN como é o caso de Camarões, Nigéria e o actual campeão Egipto, abrindo ainda mais possibilidades a esta selecção.
A frente de ataque da Costa Marfim é muito forte sendo que os 3 avançados jogam no campeonato inglês Drogba-Chelsea, Gervinho-Arsenal e Kalou-Chelsea, com este ataque é quase certo que marcará muitos golos, tendo ainda como hipotese Doumbia que foi considerado o melhor jogador do campeonato russo de 2011 e que tem marcado também ele muitos golos pelo CSKA Moscovo.
O seu meio campo também tem jogadores bastantes conhecidos como Yaya Touré que já representou o Barcelona e agora joga no Manchester City, Tioté excelente médio defensivo do Newcastle, Eboué que representava o Arsenal e está actualmente no Galatasaray, entre outros jogando em bons clubes quase todos grandes europeus.
Na sua defesa e baliza não terá tantos jogadores conhecidos como o seu meio campo e frente de ataque, destacando Kolo Touré do M. City e Tiené do Paris SG.
A Costa do Marfim foi a única equipa africana a conseguir ganhar todos os jogos em que participou, marcando um total de 16 golos e sofrendo apenas 4 nos 6 jogos realizados, por isso mesmo o seleccionador François Zahoui terá provavelmente a melhor selecção desta CAN 2012.
Angola

Ranking FIFA - 85
Ranking Continental - 1
O País
Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena. Angola foi uma antiga colónia de Portugal, com o início da colonização no século XV, e permaneceu como colónia portuguesa até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. A sua capital e a maior cidade é Luanda.
Angola é o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África Subsariana. A sua economia tem vindo a crescer fortemente, mas o índice de corrupção é um dos mais altos do mundo e o seu Desenvolvimento Humano é muito baixo.
Os habitantes de Angola são de diferentes raças e etnias, com as seguintes percentagens aproximativas:
Bantus: 95% - Ovimbundu (37%), Ambundu (25%), Bakongo (13%), Ovambo/Nyaneka-Nkhumbi / Herero / Côkwe / Ganguela / Xindonga (20%), Mulatos, em Angola chamados mestiços: 2%, Caucasianos: 2%, Outros: 1%
Os principais centros urbanos, além da capital Luanda, são o Lobito, Benguela, Huambo (antiga Nova Lisboa) e Lubango (antiga Sá da Bandeira). Apesar da riqueza do país em matérias-primas, grande parte da sua população vive em condições de pobreza relativa.
A Equipa
A selecção de Angola passou por algumas dificuldades neste apuramento, visto ter começado bastante mal, perdendo os 2 jogos iniciais a jogar como visitante com o Uganda e Quenia, mas depois entrou no caminho certo e as suas 4 vitórias chegaram para o apuramento, marcando um total de 7 golos e sofrendo 5, ficando á frente do Uganda 1 ponto que a jogar em casa no seu ultimo jogo empataram com o Quenia ficando assim de fora desta CAN.
Na sua frente de ataque têm bons jogadores como é o caso de Manucho que marcou 4 golos nos 6 jogos de qualificação, Flavio Amado que embora com 32 anos tem muita experiencia e já foi por 2 vezes o melhor marcador do campeonato do Egipto e que tem um total de 7 golos nas suas 3 anteriores CAN e ainda Djalma que este se tranferiu do Maritimo para o FC Porto.
No seu meio campo destaco Andre Macanga e Sebastião Gilberto que já têm muitos jogos realizados pela sua selecção, sendo mais de 100 jogos entre eles.
A sua defesa é constituida na sua maioria por jogadores do campeonato nacional, sendo o seu guarda redes Carlos que já passou por Rio Ave e Boavista em Portugal.
Nas suas três anteriores participações a selecção de Angola nunca entrou a ganhar, provocando logo alguma ansiedade para os jogos seguintes.
Os seus melhores resultados são dois Quartos-Final em 2008 e 2010.


Sudão

Ranking FIFA - 120
Ranking Continental - 30
O País
O Sudão, oficialmente República do Sudão, é um país africano, limitado a norte pelo Egito, a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, a sul pelo Sudão do Sul e a oeste pela República Centro-Africana, Chade e Líbia. A capital é Cartum.
O Sudão está em guerra civil há 46 anos. O conflito entre o governo muçulmano e guerrilheiros não-muçulmanos, baseados no sul do território, revela as realidades culturais opostas da Nação. A guerra e prolongados períodos de seca já deixaram mais de 2 milhões de mortos.
A introdução da Sharia, a lei islâmica, causou a fuga de mais de 350 mil sudaneses para países vizinhos. Entre outras medidas, a lei determina a proibição de bebidas alcoólicas e punições por enforcamento ou mutilação.
A Equipa
A selecção do Sudão tinha no seu grupo um forte adversário e também ele candidato á vitória final desta CAN o Gana que terminou em primeiro do grupo 3 pontos á frente deste Sudão, que conseguiu ir empatar a zero bolas jogando como visitante e perdendo em casa por 2-0, vencendo todos os outros 4 jogos, marcando um total de 8 golos sofrendo 3.
Como se sabe no Sudão tem havido grandes crises mundiais, devido á crise económica e fome como é o caso de Darfur e os seus futebolistas não têm tido possibilidades de sair do país para melhorarem as suas características, devido a isso nos ultimos anos não têm conseguido bons resultados futebolisticamente, eles que nos primeiros 6 torneios da CAN, terminaram no TOP 3 por três vezes, tendo conseguido os seu melhor resultado em 1970 onde foram campeões depois de vencerem Gana, Egipto e Camarões, depois de 1976 tiveram de esperar 32 anos para nova participação na CAN e foi uma péssima exibição perdendo todos os seus jogos e não marcando qualquer golo.


Burkina Faso

Ranking FIFA - 66
Ranking Continental - 14
O País
O Burkina Faso (Burkina Fasso, Burquina Faso ou Burquina Fasso), antigo Alto Volta, é um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benin, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim. Sua capital é a cidade de Uagadugu. O país possui a pior taxa de alfabetização do mundo (23,6%).
Estende-se entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné, a sul da curva do rio Níger. O terreno é verde no sul, com florestas e árvores de fruto, e desértico no norte. A maior parte do Burkina Faso central fica num planalto baixo, coberto por savana, a uma altitude de 200 - 300 metros, com campo aberto, bosques e árvores isoladas. As reservas de caça do Burkina Faso — as mais importantes das quais são as de Arly, Nazinga, e do Parque Nacional W — contém leões, elefantes, hipopótamos, macacos, facocheros e antílopes. O turismo não está bem desenvolvido.
A maioria da população vive no Sahel (região do Saara). Os Mossi, os habitantes originais, gozam de grande influência política
A Equipa
A selecção da Burkina Faso é já participou em 7 edições da Taça das Nações Africanas. Em apenas uma ocasião passou a fase de grupos, ano (1998) em que foi anfitrião da competição e em que chegou às meias-finais da competição acabando por ficar no 4º lugar, este ano no seu grupo houve bastante polemica, primeiro com a desistencia da Mauritania, fazendo com que o grupo tivesse apenas 3 equipas e depois a queixa da Namibia ao Tribunal Arbitral do Desporto devido a uma irregularidade do lateral Zengue que nasceu nos Camarões, sendo o caso decidido a favor da Burkina Faso e permitindo a sua participação nesta CAN, mas Zengue e Stephane Agbre nascido na Costa Marfim ficaram de fora devido a problemas de elegibilidade.
Nos 4 jogos realizados, venceu 3 deles, empatando com a Gambia no seu ultimo jogo, a estrela tem sido Alain Traoré que joga no Auxerre de França, foi naturalizado antes do inicio destas qualificações e nas suas 18 aparições marcou por 8 vezes, 3 delas só num jogo frente á Namibia onde venceram por 4-0, destacando ainda Koné que tem jogado pelo Lyon e Pitroipa que foi vendido pelo Hamburgo ao Rennes.
Não são dos favoritos deste grupo, mas de certeza que causarão bastantes dificuldades e tentarão dificultar ao maximo, tentando ficar no segundo lugar do grupo.


Apresentação elaborada por: HELDERZINHO
Lista de Análises e Previsões/Prognósticos