Autor Tópico: [CAN 2012] Grupo B  (Lida 11371 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

miguelyn

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2005
  • Localidade: Lamego
  • Mensagens:
    64814
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1662
em: 11 de Janeiro de 2012, 23:37








CAN 2012

GRUPO B

INTRODUÇÃO

O grupo B será talvez um dos mais dificeis desta CAN 2012, têm o maior candidato á vitória final a Costa Marfim e ainda Angola e Burkina Faso que têm duas boas selecções, a equipa do Sudão puderá ser uma surpresa pois no seu grupo estiveram muito bem, mesmo tendo pela frente uma selecção forte como é o caso do Gana.

Costa Marfim


 
Ranking FIFA - 18
Ranking Continental - 1

O País

A Costa do Marfim (em francês Côte d'Ivoire) é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Yamoussoukro.
Denomina-se ebúrneo, marfinês, costa-marfinês ou ainda costa-marfinense a quem é natural da Costa do Marfim.
76% da sua população é cidadã da Costa do Marfim e fala, predominantemente, francês. Desde que se estabeleceu como uma das economicamente mais prósperas nações de África ocidental que cerca de 20 % da sua população consiste em trabalhadores da vizinha Libéria, Burkina Faso e Guiné. Este fato tem originado permanentemente uma tensão crescente em anos recentes, principalmente devido ao facto de que grande parte destes trabalhadores são muçulmanos, enquanto que a população natural da Costa do Marfim é, essencialmente Cristã (principalmente católica romana) e animista. Ainda que não totalmente branca, 4% da população é de origem não africana. Há muitos descendentes de libaneses,cidadãos franceses, britânicos, e espanhóis. Há ainda uma minoria de missionários protestantes norte-americanos e canadianos. Ultimamente, cerca de 50 000 franceses e outros europeus têm saído da Costa do Marfim devido a fortes tensões sociais incitadas pelas forças revolucionárias locais que clamam ser contra a ocupação estrangeira em seu território, especialmente contra os franceses.

A Equipa

A selecção da Costa do Marfim parte como candidata a vencer a CAN 2012 como vem sido hábito nos ultimos torneios da taça das nações africanas, devido ás estrelas por que é constituída, mas as aspirações têm sido goradas e isso não tem acontecido. No seu histórico foram campeões uma unica vez e corria o ano de 1992, mas são a selecção com o melhor score de golos são já 50 golos nos 75 jogos disputados, do seu plantel fazem parte grandes estrelas internacionais um dos casos é Drogba, que pelos clubes que passou tem ganho títulos, mas pela sua selecção ainda não o conseguiu. Grandes selecções ficaram fora desta CAN como é o caso de Camarões, Nigéria e o actual campeão Egipto, abrindo ainda mais possibilidades a esta selecção.

A frente de ataque da Costa Marfim é muito forte sendo que os 3 avançados jogam no campeonato inglês Drogba-Chelsea, Gervinho-Arsenal e Kalou-Chelsea, com este ataque é quase certo que marcará muitos golos, tendo ainda como hipotese Doumbia que foi considerado o melhor jogador do campeonato russo de 2011 e que tem marcado também ele muitos golos pelo CSKA Moscovo.

O seu meio campo também tem jogadores bastantes conhecidos como Yaya Touré que já representou o Barcelona e agora joga no Manchester City, Tioté excelente médio defensivo do Newcastle, Eboué que representava o Arsenal e está actualmente no Galatasaray, entre outros jogando em bons clubes quase todos grandes europeus.

Na sua defesa e baliza não terá tantos jogadores conhecidos como o seu meio campo e frente de ataque, destacando Kolo Touré do M. City e Tiené do Paris SG.

A Costa do Marfim foi a única equipa africana a conseguir ganhar todos os jogos em que participou, marcando um total de 16 golos e sofrendo apenas 4 nos 6 jogos realizados, por isso mesmo o seleccionador François Zahoui terá provavelmente a melhor selecção desta CAN 2012.



Angola



Ranking FIFA - 85
Ranking Continental - 1

O País

Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena. Angola foi uma antiga colónia de Portugal, com o início da colonização no século XV, e permaneceu como colónia portuguesa até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. A sua capital e a maior cidade é Luanda.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África Subsariana. A sua economia tem vindo a crescer fortemente, mas o índice de corrupção é um dos mais altos do mundo e o seu Desenvolvimento Humano é muito baixo.

Os habitantes de Angola são de diferentes raças e etnias, com as seguintes percentagens aproximativas:
Bantus: 95% - Ovimbundu (37%), Ambundu (25%), Bakongo (13%), Ovambo/Nyaneka-Nkhumbi / Herero / Côkwe / Ganguela / Xindonga (20%), Mulatos, em Angola chamados mestiços: 2%, Caucasianos: 2%, Outros: 1%
Os principais centros urbanos, além da capital Luanda, são o Lobito, Benguela, Huambo (antiga Nova Lisboa) e Lubango (antiga Sá da Bandeira). Apesar da riqueza do país em matérias-primas, grande parte da sua população vive em condições de pobreza relativa.

A Equipa

A selecção de Angola passou por algumas dificuldades neste apuramento, visto ter começado bastante mal, perdendo os 2 jogos iniciais a jogar como visitante com o Uganda e Quenia, mas depois entrou no caminho certo e as suas 4 vitórias chegaram para o apuramento, marcando um total de 7 golos e sofrendo 5, ficando á frente do Uganda 1 ponto que a jogar em casa no seu ultimo jogo empataram com o Quenia ficando assim de fora desta CAN.

Na sua frente de ataque têm bons jogadores como é o caso de Manucho que marcou 4 golos nos 6 jogos de qualificação, Flavio Amado que embora com 32 anos tem muita experiencia e já foi por 2 vezes o melhor marcador do campeonato do Egipto e que tem um total de 7 golos nas suas 3 anteriores CAN e ainda Djalma que este se tranferiu do Maritimo para o FC Porto.

No seu meio campo destaco Andre Macanga e Sebastião Gilberto que já têm muitos jogos realizados pela sua selecção, sendo mais de 100 jogos entre eles.

A sua defesa é constituida na sua maioria por jogadores do campeonato nacional, sendo o seu guarda redes Carlos que já passou por Rio Ave e Boavista em Portugal.

Nas suas três anteriores participações a selecção de Angola nunca entrou a ganhar, provocando logo alguma ansiedade para os jogos seguintes.
Os seus melhores resultados são dois Quartos-Final em 2008 e 2010.




Sudão



Ranking FIFA - 120
Ranking Continental - 30

O País

O Sudão, oficialmente República do Sudão, é um país africano, limitado a norte pelo Egito, a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, a sul pelo Sudão do Sul e a oeste pela República Centro-Africana, Chade e Líbia. A capital é Cartum.
O Sudão está em guerra civil há 46 anos. O conflito entre o governo muçulmano e guerrilheiros não-muçulmanos, baseados no sul do território, revela as realidades culturais opostas da Nação. A guerra e prolongados períodos de seca já deixaram mais de 2 milhões de mortos.
A introdução da Sharia, a lei islâmica, causou a fuga de mais de 350 mil sudaneses para países vizinhos. Entre outras medidas, a lei determina a proibição de bebidas alcoólicas e punições por enforcamento ou mutilação.

A Equipa

A selecção do Sudão tinha no seu grupo um forte adversário e também ele candidato á vitória final desta CAN o Gana que terminou em primeiro do grupo 3 pontos á frente deste Sudão, que conseguiu ir empatar a zero bolas jogando como visitante e perdendo em casa por 2-0, vencendo todos os outros 4 jogos, marcando um total de 8 golos sofrendo 3.

Como se sabe no Sudão tem havido grandes crises mundiais, devido á crise económica e fome como é o caso de Darfur e os seus futebolistas não têm tido possibilidades de sair do país para melhorarem as suas características, devido a isso nos ultimos anos não têm conseguido bons resultados futebolisticamente, eles que nos primeiros 6 torneios da CAN, terminaram no TOP 3 por três vezes, tendo conseguido os seu melhor resultado em 1970 onde foram campeões depois de vencerem Gana, Egipto e Camarões, depois de 1976 tiveram de esperar 32 anos para nova participação na CAN e foi uma péssima exibição perdendo todos os seus jogos e não marcando qualquer golo.



Burkina Faso



Ranking FIFA - 66
Ranking Continental - 14

O País

O Burkina Faso (Burkina Fasso, Burquina Faso ou Burquina Fasso), antigo Alto Volta, é um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benin, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim. Sua capital é a cidade de Uagadugu. O país possui a pior taxa de alfabetização do mundo (23,6%).

Estende-se entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné, a sul da curva do rio Níger. O terreno é verde no sul, com florestas e árvores de fruto, e desértico no norte. A maior parte do Burkina Faso central fica num planalto baixo, coberto por savana, a uma altitude de 200 - 300 metros, com campo aberto, bosques e árvores isoladas. As reservas de caça do Burkina Faso — as mais importantes das quais são as de Arly, Nazinga, e do Parque Nacional W — contém leões, elefantes, hipopótamos, macacos, facocheros e antílopes. O turismo não está bem desenvolvido.
A maioria da população vive no Sahel (região do Saara). Os Mossi, os habitantes originais, gozam de grande influência política

A Equipa

A selecção da Burkina Faso é  já participou em 7 edições da Taça das Nações Africanas. Em apenas uma ocasião passou a fase de grupos, ano (1998) em que foi anfitrião da competição e em que chegou às meias-finais da competição acabando por ficar no 4º lugar, este ano no seu grupo houve bastante polemica, primeiro com a desistencia da Mauritania, fazendo com que o grupo tivesse apenas 3 equipas e depois a queixa da Namibia ao Tribunal Arbitral do Desporto devido a uma irregularidade do lateral Zengue que nasceu nos Camarões, sendo o caso decidido a favor da Burkina Faso e permitindo a sua participação nesta CAN, mas Zengue e Stephane Agbre nascido na Costa Marfim ficaram de fora devido a problemas de elegibilidade.

Nos 4 jogos realizados, venceu 3 deles, empatando com a Gambia no seu ultimo jogo, a estrela tem sido Alain Traoré que joga no Auxerre de França, foi naturalizado antes do inicio destas qualificações e nas suas 18 aparições marcou por 8 vezes, 3 delas só num jogo frente á Namibia onde venceram por 4-0, destacando ainda Koné que tem jogado pelo Lyon e Pitroipa que foi vendido pelo Hamburgo ao Rennes.

Não são dos favoritos deste grupo, mas de certeza que causarão bastantes dificuldades e tentarão dificultar ao maximo, tentando ficar no segundo lugar do grupo.





Apresentação elaborada por: HELDERZINHO



Lista de Análises e Previsões/Prognósticos







« Última modificação: 21 de Janeiro de 2012, 17:30 por miguelyn »
"A running world is a peaceful world."
"A sporting world is an enjoyable world."

Eliud Kipchoge in  Laureus'19



Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 16 de Janeiro de 2012, 03:25








CAN 2012

SUDÃO



INTRODUÇÃO



"Os Falcões do Deserto" do Sudão (há quem lhes chame também de "Crocodilos") são uma equipa sem tradição recente na competição, tendo a sua última qualificação com sucesso feita em 2008, em cuja fase final, disputada no Gana, ficaram em quarto e último lugar no Grupo C, com três derrotas, todas pelo mesmo resultado, 3-0, diante da Zâmbia, do Egipto e dos Camarões.

Todavia, até 1976, o historial desta selecção é bem diferente:

- 1957, terceiro lugar. O Sudão organizou a primeira edição da prova, com apenas quatro equipas. Foram derrotados por 1-2 diante dos "faraós" do Egipto nas meias-finais. Este foi o primeiro jogo da prova, o segundo foi a final, ganha pelo Egipto, com uma vitória de 4-0 sobre a Etiópia, que não defrontou na outra meia-final a República da África do Sul, desqualificada devido ao Apartheid. Juntas, estas quatro federações fundaram a CAF.

- 1959, segundo lugar. Disputada na cidade do Cairo, capital da então República Árabe Unida (união do Egipto com a Síria), disputaram-se apenas 3 partidas, tendo o Sudão perdido por 2-1 diante da República Árabe Unida, depois de uma vitória por 1-0 frente à Etiópia.

- 1963, segundo lugar. O Gana organizou a fase final da competição, tendo o Sudão ficado no Grupo B, sediado em Kumasi. Empataram 2-2 com a República Árabe Unida (composta agora apenas pelo Egipto até 1971) e venceram a Nigéria por 4-0, classificando-se em primeiro lugar no grupo, apurando-se portanto para a final, perdida por 3-0 para a equipa da casa.

- 1970, primeiro lugar. O Sudão organizou, pela segunda vez na sua história, a sétima edição da prova, disputada por 8 equipas. "Os Falcões de Jediane", como também são conhecidos, foram cabeças de série do Grupo A, derrotando a Etiópia por 3-0, perdendo por 1-0 frente à Costa do Marfim, vencedora do grupo, e vencendo os Camarões por 2-1. Nas meias-finais venceram a República Árabe Unida (Egipto) por 2-1 após prolongamento e na final, em Cartum, onde disputaram todos os jogos, bateram o Gana por 1-0.

- 1972, quarto e último classificado do Grupo B. Organizado pelos Camarões, 8 equipas partiram à conquista do título de campeão da CAN. No Grupo B, sediado em Douala estava o Sudão, que até nem começou mal a defesa do título conquistado na prova anterior, com dois empates a uma bola, diante do Zaire (agora República Democrática do Congo) e Marrocos. Todavia no jogo decisivo diante do Congo-Brazzaville (República do Congo), os futuros vencedores da oitava edição da CAN foram mais fortes e venceram o Sudão por 4-2.

- 1976, terceiro classificado do Grupo B. Na décima edição da prova organizada pela Etiópia, o Sudão voltou a somar apenas 2 empates (2-2 contra Marrocos e 1-1 contra o Zaire (República Democrática do Congo)) e uma derrota por 1-0 diante da Nigéria.

Depois de falhada a qualificação para a CAN de 2010, fizeram uma qualificação quase exemplar para esta prova, somando 4 vitórias contra a República do Congo e a Suazilândia, um empate a zeros fora e uma derrota por 0-2 em Cartum diante do Gana.

Os mais recentes resultados da equipa orientada por Mohamed "Mazda" Abdalla Ahmed não são muito promissores: vitória tangencial por 1-0 diante da Líbia, empate nulo frente à Jordânia e derrota por 0-2 diante da Palestina nos Jogos Pan-Árabes. Somam-se mais duas derrotas fora, 3-0 contra a Tunísia e 1-0 contra o Senegal.

Nunca se qualificaram para um mundial, mas são uma equipa com tradição da Taça CECAFA, a mais antiga competição de selecções africana, competição que venceram por três vezes (1980, 2006, 2007), tendo em 2011 ficado em terceiro lugar.


LISTA DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Elmuez Mahgoub (al-Hilal Omdurman), Bahaeldin Mohammed (al-Merreikh), Akram Al Hadi (al-Merreikh)

Defesas: Mosab Omar (al-Merreikh), Ngemaldien Abdullah (al-Merreikh), Ahmed Al Basha (al-Merreikh), Bala Jaber (al-Merreikh), Mowaia Bashir (Ittihad Madani), Saifeldien Ali (al-Hilal), Khalefa Ahmed Hamouda (al-Hilal)

Médios: Haitham Mostafa (al-Hilal), Baderaldien Aldoud (el-Merreikh), Faisal Musa (al-Merreikh), Amir Kamal (al-Merreikh), Nizar Hamid (al-Hilal), Muhamad Eltahir (al-Hilal), Alaa Eldin Yousif (al-Hilal), Mohammed Ahmed Bisha (al-Hilal), Mohammed Moussi (Al-Nsoor)

Avançados: Ramadan Alagab (al-Mourada), Mohammed Sheikh Eldin (al-Nil Al-Hasahesa), Mudather Eltaib el Tahor (al-Hilal), Abdulrahman Ishag (al-Merreikh)


PRINCIPAIS ATLETAS

        Abdallah, El Muez Mahgoub - Almuez Mahgoub é guarda-redes, tem 33 anos de idade e parece somar apenas 10 internacionalizações. Joga no Al-Hilal Club (Omdurman), conhecido por clube do Crescente, que tem dominado quase por completo a última década da primeira liga do Sudão, com 7 títulos conquistados.



        El Basha, Ahmed Adam - Defesa lateral-esquerdo, também joga a extremo ou a médio defensivo. Tem 30 anos, 13 internacionalizações, esteve até à pouco tempo emprestado aos líbios do Al-Nasr pelo Al-Merreikh Sporting Club, com 5 títulos conquistados deste o ano 2000. Há quem lhe chame de Sérgio Ramos sudanês.


     
        Osman, Mohannad Tahir - Muhannad Eltahir ou Muhanned al-Tahir como também é conhecido, é o número 10 do Al-Hilal, o criativo da equipa, alcunhado de Corço ou Veado, Al-Ghezal em árabe, rápido no drible e bom na marcação dos livres. Tem 28 anos de idade, 15 internacionalizações e 3 golos marcados pelo Sudão.



        Yousif, Alaa El-Din - Ala'a Eldin Yousif ou Alaa Eldin Yousif, tem 30 anos de idade é um médio chave na equipa do Al-Hilal e da selecção do Sudão, tendo sido capitão nas últimas quatro partidas de qualificação do CAN 2012. Tem 14 internacionalizações e 2 golos marcados.



        Agab, Ramadan - Ramadan Alagab ou Radaman Al-Agab, é avançado, tem 25 anos e já soma 3 internacionalizações. Alinha no Al-Mawrada Omdurman, ou Al-Mourada Sports Club, campeão sudanês em 1968. Recentemente parece que marcou alguns golos espectaculares, pelo que é um jogador a seguir com atenção caso venha a ser chamado.



        El Tahir, Mudathir Karika - Mudather Eltaib Ibrahim El Tahir ou Mudather Eltaib Careca, é avançado do Al-Hilal, tem 24 anos de idade e já soma 23 internacionalizações pelo Sudão, com 6 golos marcados. Há quem o defina como um dos mais promissores valores sudaneses e um dos melhores jogadores africanos da actualidade, com bom controlo de bola, capacidade de passe, drible e remate. Ao que parece, soma já 47 golos em 62 jogos pelo Al-Hilal. Como não podia deixar de ser, os colegas de equipa e os adeptos tratam-no apenas por... Karika ou Careca.




EQUIPAMENTOS








CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS

22 de Janeiro de 2012 - Nuevo Estadio de Malabo, Malabo - Costa do Marfim vs Sudão
26 de Janeiro de 2012 - Nuevo Estadio de Malabo, Malabo - Sudão vs Angola
30 de Janeiro de 2012 - Estadio de Bata, Bata - Sudão vs Burkina Faso

VÍDEO



LINKS

http://www.sudanfootball.sd/
CAN 2012 - link oficial
Federação Internacional de Futebol








« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 15:56 por miguelyn »



Marco.Costa

  • Magnata
  • M
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Abr 2009
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    21270
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    221
em: 17 de Janeiro de 2012, 02:50










CAN 2012

Costa do Marfim


INTRODUÇÃO

Os Elefantes chegam a esta competição (19ª participação), proveniente dum pleno na fase de qualificação. Actuaram no Grupo H juntamente com as selecções do Ruanda, Burundi e Benim, contabilizando um total de 6 vitórias em outros tantos jogos (a única equipa a fazer o pleno), e com um saldo de golos de 19-4 (uma média superior a três golos por jogo). Nesta competição, os Elefantes contam no seu palmarés com uma vitória ocorrida em 1992.
Em 2006 ficaram em 2º lugar depois de perder para o Egipto por 4:2 através das grandes penalidades. Na edição de 2008 disputaram atribuição do 3º e 4º lugar e perderam para o Gana por 4:2. Na edição de 2010 não foram além dos quartos de final, tendo sido eliminado pela Argélia 3:2 após prolongamento.

Contam com duas presenças no mundial, 2006 e 2010, em ambas não passaram da fase de grupos, tendo no geral dos mundiais, 2 vitórias em 6 jogos. A inexperiência verificou-se, mas com o tempo esta selecção no futuro é capaz de dar cartas, mais que não seja, passar a fase de grupos pela primeira vez.

O facto do Egipto não estar em competição, é o chamado "pau de dois bicos", isto porque as atenções estão agora voltadas para esta selecção e não sei até que ponto eles conseguirão lidar com a pressão; mas se de facto conseguirem se abstrair disso tudo, temos aqui um enorme candidato indiscutível à vitória final.

Recentemente, o avançado Seydou Doumbia foi eleito o futebolista do ano na Rússia, o que só vem a comprovar as qualidades e capacidades destes marfinenses.

Graças ao facto da maior parte dos jogadores actuar na Europa e a equipa base ser praticamente a mesma de alguns anos para cá, faz com que a equipa tenha maior entrosamento e experiência o que perfaz uma enorme mais valia.


Convocados:
Guarda-redes:
Koné (US Boulogne), Boubacar "Copa" Barry  (Lokeren),  Gérard Gnanhouan (Vannes OC), Daniel Yeboah (ASEC Mimosas)

Defesas: Kolo Touré (Man City), Siaka Tiéné (Paris SG), Igor Lolo (Monaco), Souleymane Bamba (Leicester City), Benjamin Angoua (Valenciennes), Arthur Boka (Vfb Stutgart)

Médios: Didier Zokora (Sevilha), Yaya Touré (Man City), Cheik Tioté (Newcastle), Kader Keita (Al-Sadd), Max Gradel (Leeds United),  Marco Né (Kuban), Kafoumba Coulibaly (Nice), Emmanuel Eboué (Galatasaray), Jean-Jacques Gosso (Monaco).

Avançados: Didier Drogba (Chelsea), Salomon Kalou (Chelsea), Bony Wilfried (Vitesse), Gervinho (Arsenal), Didier Ya Konan (Hannover 96), Seydou Doumbia (CSKA Moscovo)


PRINCIPAIS ATLETAS



Boubacar "Copa" Barry - Actualmente o número 1 desta equipa. A representar o seu país desde 2006, conta com 42 internacionalizações. É um guarda redes que se sabe posicionar, ocupar o espaço, tem bons reflexos e dá enorme confiança aos seus colegas. É por ele também que passa a expectativa duma boa prestacação nesta edição e consequente vitória final. Tem 32 anos. 
 



Didier Drogba - O capitão desta equipa. Dispensa qualquer tipo de apresentações, é a grande figura desta selecção. Desde 2002 que veste a camisola dos Elefantes e em 76 internacionalizações apontou nada mais nada menos do que 50 golos, fazendo dele o melhor marcador de sempre da selecção. É certo que esta época não tem estado a fazer um bom serviço no Chelsea, mas na selecção ele é uma espécie de Deus. É sobre ele que recaem as expectativas para serem campeões desta vez e não repetirem as decepções de um passado recente.
   



Yaya Touré – Ganhou o prémio de melhor jogador africano na última temporada. Patrão absoluto do meio campo, é por ele que passa a organização de jogo. É um dos mais experientes nesta selecção. Desde 2004 a representar o seu país (houve um tempo em que houveram uns pequenos incidentes, mas tudo já faz parte do passado), conta com 55 internacionalizações e 7 golos apontados.
   

EQUIPA BASE


       
EQUIPAMENTOS

                     

CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS



VÍDEO

Último jogo de preparação para a CAN2012: Costa Marfim 2x0 Tunisia



LINKS

  Federação Marfinense de Futebol
CAN 2012 - link oficial
Federação Internacional de Futebol












« Última modificação: 21 de Janeiro de 2012, 16:07 por Marco.Costa »



Forum de Apostas

Re: [CAN 2012] Grupo B
« Responder #2 em: 17 de Janeiro de 2012, 02:50 »

Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 17 de Janeiro de 2012, 16:31
Os marfinenses têm bom gosto no que diz respeito ao seu equipamento alternativo... :cool:



John

  • Interessado
  • J
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jun 2009
  • Localidade: Porto / S. Pedro do Sul
  • Mensagens:
    25
    Pts Tipsr:
    4
em: 18 de Janeiro de 2012, 15:20










CAN 2012

BURKINA FASO



 
INTRODUÇÃO


A selecção de futebol do Burkina Faso é a 62º selecção no ranking da FIFA e já participou em 7 edições da Taça das Nações Africanas. Em apenas uma ocasião passou a fase de grupos, ano (1998) em que foi anfitrião da competição e em que chegou às meias-finais da competição acabando por ficar no 4º lugar.

São conhecidos como “Les Etalons”.

Para chegar a esta edição da CAN a selecção do Burkina Faso enfrentou um grupo composto pela Gâmbia e pela Namíbia, beneficiando da desistência da selecção da Mauritânia formando assim um grupo a 3.


Antes do início da competição a Namíbia alegou irregularidades no processo de naturalização do lateral Zengue, recorrendo mesmo ao TAS algo que foi resolvido ainda este mês.

O treinador da selecção do Burkina Faso é o português Paulo Duarte. Iniciou a sua carreira de treinador na União de Leiria em 2006, e em 2008 tomou as rédeas dos “Les Etalions” liderando a equipa na última edição da CAN. Essa campanha não foi a esperada, pois não passou da fase de grupos, nem conseguiu ganhar um único jogo.

Para esta edição da CAN o treinador não vai poder contar com os dois laterais esquerdos que mais utilizou (segundo o que pesquisei), Zengue devido aos problemas que acima referi, e Stéphane que também não conseguiu cumprir os requisitos para mudar de nacionalidade.


CONVOCADOS

Guarda-Redes: Daouda Diakite (KV Turnhout, Bélgica), Moussa Germain Sanou (St Etienne, França), Adama Sawadogo (Missile, Gabão)

Defesas: Ibrahim Gnanou (Alania Vladikavkaz, Russia), Bakary Kone (Olympique Lyon, França), Paul Koulibaly (Charleroi, Bélgica), Saidou Mady Panandetiguiri (Valletta, Malta), Mamadou Tall (Persepolis, Irão)

Médios: Wilfried Balima (Sheriff Tiraspol, Moldávia), Charles Kabore (Olympique Marseille, França), Mahamadou Kere (Konyaspor, Turquia), Mohamed Koffi (Petrojet, Egipto), Djakaridja Kone (Dynamo Bucharest, Roménia), Jonathan Pitroipa (Stades Rennes, França), Florent Rouamba (Sheriff Tiraspol. Moldáva), Bertrand Traore (Chelsea, Inglaterra)

Avançados: Aristide Bance (Samsunspor, Turquia), Moumouni Dagano (Al Khor, Catar), Prejuce Nakoulma (Gornik Zabrze, Polónia), Issiaka Ouedraogo (FC Admira Wacker Modling, Austria), Abdou Razak Traore (Lechia Gdansk, Polónia), Alain Traore (AJ Auxerre, França), Narcisse Yameogo (AD Camacha, Portugal)



PRINCIPAIS ATLETAS

        Jonathan Pitroipa
Idade: 25 – Internacionalizações: 26/ 4 Golos – Clube: Marselha (FRA) – Posição: Médio Direito
O “Cristiano Ronaldo” burquinabês, como é conhecido no seu país, é dono de uma velocidade estonteante e de uma boa capacidade técnica. Será o homem que dará profundidade ao lado direito do ataque burquinabês, na tentativa de alimentar os homens mais adiantados no terreno. Depois de um bom desempenho ao serviço do Hamburgo, no último verão transferiu-se para o Rennes de França, a troco de 3.5 milhões de euros.



        Charles Kaboré
 Idade: 23 - Internacionalizações: 27 / 2 Golos - Clube: Marselha (FRA) – Posição: Médio Centro
Apesar da tenra idade, nas últimas 3 temporadas tem desempenhado um papel importante no meio-campo do Marselha. Certamente será um jogador importante no meio-campo da sua selecção fazendo valer a sua experiência no futebol francês e num clube de topo.

       


Moumouni Dagano
Idade: 31 – Internacionalizações: 51/ 23 Golos – Clube: Al-Khor (QAT) – Posição : Avançado
O jogador do Al-Khor é juntamente com Kéré, um dos mais experientes na comitiva do Burkina Faso. Desde 2002 que participa nas edições da CAN em que a sua selecção se qualificou e é o melhor marcador de sempre da selecção. Será certamente uma das últimas grandes competições de selecções que disputará. É o homem-golo da sua equipa.



EQUIPAMENTOS

                                 

CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS

22 de Janeiro de 2012 - Burkina Faso - Angola    :arrow: Nuevo Estadio de Malabo, Malabo

26 de Janeiro de 2012 - Costa do Marfim - Burkina Faso    :arrow: Nuevo Estadio de Malabo, Malabo

30 de Janeiro de 2012 - Sudão - Burkina Faso   :arrow: Estadio de Bata, Bata




VÍDEO



LINKS

Agência de Informação (Secção Desporto) do Burkina Faso
Informações da Federação de Futebol do Burkina Faso
CAN 2012 - link oficial
Federação Internacional de Futebol










« Última modificação: 19 de Janeiro de 2012, 22:01 por miguelyn »



miguelyn

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2005
  • Localidade: Lamego
  • Mensagens:
    64814
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1662
em: 18 de Janeiro de 2012, 23:27
Os marfinenses têm bom gosto no que diz respeito ao seu equipamento alternativo... :cool:

:lolada:
"A running world is a peaceful world."
"A sporting world is an enjoyable world."

Eliud Kipchoge in  Laureus'19



trunks

  • HighRoller
  • t
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens:
    11197
    Pts Tipsr:
    933
em: 19 de Janeiro de 2012, 15:48










CAN 2012

Angola


INTRODUÇÃO

A selecção de Angola chega a esta CAN a ocupar a 85ª posição do Ranking da FIFA/ Coca Cola e é a 19ª classificada deste continente. Angola ainda não tem grande história no futebol mundial, é uma selecção que está em evolução, mas não conseguiu grandes resultados.

Os Palancas Negras conseguiram em 2005 qualificar-se pela primeira vez para um Campeonato do Mundo, realizado na Alemanha. Nesse campeonato do Mundo, ficaram na 3ª posição com um total de 2 pontos, resultado de 2 empates, contra o México, sem golos e contra o Irão a 1 golo. No outro jogo, o de estreia nesta competição, não alcançaram melhor do que uma derrota por 1-0 contra a Selecção Portuguesa. Apesar de tudo, foi uma boa participação.

Em relação à CAN, os Palancas Negras estão na 4ª participação consecutiva e nas duas últimas edições, ficaram-se sempre pelos quartos-finais, que é a melhor classificação desta equipa. Na última edição, a selecção de Angola jogou em casa e conseguiu ficar em primeiro lugar na Fase de Grupos, depois defrontou o Gana e perdeu por 1-0 ficando-se assim pelos quartos de final.

Este ano a selecção angolana esteve perto de não se qualificar, Apenas na última jornada o conseguiram fazer e contra todas as expectativas. Entraram para a última jornada a precisar de vencer a Guiné Bissau e no outro jogo, a selecção do Uganda, que liderava o grupo, não podia vencer, e assim foi a selecção do Uganda empatou de forma surpreendente sem golos com o Quénia, qualificando-se assim a selecção Angolana.

Para a competição a realizar na Guiné Equatorial e no Gabão, o treinador da selecção de Angola e conhecido do futebol Português, já tem os 23 jogadores que vão ajudar a selecção a tentar fazer história. A principal ausência é de Geraldo, que actua no Coritiba, do Brasil que por ter falhado duas presenças anteriores, ficou de fora da Lista de Lito Vidigal.


A selecção de Angola não tem um jogador que se destaque dos outros, é uma selecção que vale pelo seu colectivo, e vamos ver do que será capaz nesta Competição. Como não há nenhum que se destaque vou apenas apresentar alguns jogadores que conheço melhor.


Alguns Atletas

Carlos Fernandes - Guarda-redes
Não é um dos melhores jogadores da equipa, mas decidi apresentá-lo porque foi um dos responsáveis pela selecção de Angola estar nesta CAN. Não é muito acarinhado pelos adeptos locais e o facto de há algum tempo ter ficado sem clube e de continuar a merecer a confiança de Lito Vidigal, faz com que não gostem muito dele. É português naturalizado Angolano, tem 32 anos e em Portugal já passou por Rio Ave e Boavista. Está sem clube desde que deixou os turcos do Bucaspor na temporada passada, mas apesar disso deverá ser o titular da  baliza de Angola.




Manucho - Avançado
Há uns anos atrás era a maior promessa do futebol Angolano, mas não passou disso. A sua transferéncia do Petro de Luanda para o Manchester United, fez com que se tornasse um idolo, mas não se conseguiu impor e apenas realizou 1 jogo. Depois foi emprestado e andou no Panathinaikos e no Hull City, nunca se conseguiu impor e transferiu-se para o futebol espanhol, para o Valladolid onde marcou 5 golos em 31 jogos. Está neste momento na equipa espanhola e tambem já andou emprestado a duas equipas turcas. Na seleção nem tem estado mal, com 16 golos em 33 partidas disputadas. Nos últimos 3 jogos que fez com a selecção da Angola, marcou sempre e os adeptos esperam que se consiga impor e dar mais golos a esta selecção.




Djalma - Avançado
É talvez o melhor jogador da selecção Angolana neste momento, Djalma actua no Porto e é o mais conhecido entre os 23 convocados. Está a fazer a sua primeira temporada ao serviço do Porto e conta já com 12 presenças em campo pelos Dragões. Ainda está à procura do seu primeiro golo esta temporada, ele que nas 3 temporadas anteriores registou mais de 17 golos no antigo clube, Maritimo. É neste jogador que os angolanos depositam grandes esperanças, eles sabem da qualidade do jogador e acreditam que pode fazer a diferença.




EQUIPAMENTOS



CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS



VÍDEO



LINKS


Federação Angolana de Futebol
CAN 2012 - link oficial
Federação Internacional de Futebol









« Última modificação: 19 de Janeiro de 2012, 22:52 por trunks »



miguelyn

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2005
  • Localidade: Lamego
  • Mensagens:
    64814
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1662
em: 19 de Janeiro de 2012, 22:01
Trunks, dá aí uma reforma nesse português do 2º parágrafo. Quantos "conseguiram" utilizaste? :lol:
"A running world is a peaceful world."
"A sporting world is an enjoyable world."

Eliud Kipchoge in  Laureus'19



Forum de Apostas

Re: [CAN 2012] Grupo B
« Responder #7 em: 19 de Janeiro de 2012, 22:01 »

Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 19 de Janeiro de 2012, 22:13
4 num só parágrafo. Nunca lhe deram um dicionário de sinónimos pelo Natal ou pelo seu aniversário... :oops:



:twisted:



trunks

  • HighRoller
  • t
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens:
    11197
    Pts Tipsr:
    933
em: 19 de Janeiro de 2012, 22:53
Trunks, dá aí uma reforma nesse português do 2º parágrafo. Quantos "conseguiram" utilizaste? :lol:

Feito... Consegui :lolada:



trunks

  • HighRoller
  • t
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jan 2010
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens:
    11197
    Pts Tipsr:
    933
em: 19 de Janeiro de 2012, 22:53
4 num só parágrafo. Nunca lhe deram um dicionário de sinónimos pelo Natal ou pelo seu aniversário... :oops:



:twisted:

Por acaso não, mas ainda vais a tempo :cool:



miguelyn

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2005
  • Localidade: Lamego
  • Mensagens:
    64814
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1662
em: 19 de Janeiro de 2012, 23:09
Trunks, dá aí uma reforma nesse português do 2º parágrafo. Quantos "conseguiram" utilizaste? :lol:

Feito... Consegui :lolada:

:bom: :lol:
"A running world is a peaceful world."
"A sporting world is an enjoyable world."

Eliud Kipchoge in  Laureus'19



MiguelSoares

  • Bilionário
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jun 2010
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens:
    2160
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    737
em: 20 de Janeiro de 2012, 00:45
Marco.Costa nada muito significativo mas uma pequena correcção: Emmanuel Eboué (Arsenal) (Galatasaray)

De resto, tudo impecável.  :bom:



miguelyn

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2005
  • Localidade: Lamego
  • Mensagens:
    64814
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1662
em: 21 de Janeiro de 2012, 15:05
Apresentação Geral do grupo colocada no post inicial :bom:
"A running world is a peaceful world."
"A sporting world is an enjoyable world."

Eliud Kipchoge in  Laureus'19



Marco.Costa

  • Magnata
  • M
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Abr 2009
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    21270
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    221
em: 22 de Janeiro de 2012, 00:28
Costa do Marfim vs Sudão
CAN2012 - Grupo B
Estádio do Malabo
22-01-2012 16h00
 :live: Eurosport
 

Os Elefantes partem para esta edição como umas das 3 principais candidatas a titulo, (Gana e Senegal estão também elas na corrida). Apenas por uma única vez conquistaram o titulo mais concretamente no ano de 1992, e desde aí para cá que têm ficado aquém do esperado, são sempre enormes expectativas geradas em torno dos Elefantes e depois não passam duma enorme desilusão.
Vamos ver como respondem em campo, e se saberão lidar com a pressão que se está a girar em torno deles e sabendo que com o grande campeão Egipto afastado têm uma grande hipótese de finalmente voltar a receber o troféu de vencedor.

Vindos duma fase de qualificação perfeita, com 6 vitórias em 6 jogos e com 19-4 em golos, mostra bem o talento e a forma como encaram todos os jogos que disputam.

Esta selecção tem muita rotina de jogo, visto que já jogam juntos algum tempo e para não falar na experiência. Uma equipa que tem uma constelação de estrelas actuar nos mais diversos e importantes campeonatos da europa. Têm no seu capitão Didier Drogba a grande referência não só do ataque mas como ídolo para os mais jovens (e não só) do seu país.

Na baliza temos o enorme guarda-redes Boubacar "Copa" Barry, que se sabe posicionar, ocupar o espaço, tem bons reflexos e dá enorme confiança aos seus colegas.

Com um meio campo de luxo, em que nomes como Yaya Touré (considerado o melhor jogador africano a época passada), Tioté, Zakora e Eboué, pode-se dizer que estão muito bem servidos, são jogadores que ocupam muito bem o espaço, sabem manter a bola no pé, jogam e fazem jogar, já para não falar que quando sobem até à área não têm problemas de aplicar o seu belo pontapé.

Na frente de ataque, temos nomes como Kalou, Gervinho e Drogba, todos eles actuarem em Inglaterra, todos eles com enorme capacidade técnica e capaz de decidir jogos a qualquer instante. É uma frente de ataque muito forte, que ainda tem como opção o outro grande jogador de seu nome Doumbia e que foi considerado o melhor jogador do campeonato russo de 2011.


Os Falcões do Deserto também eles já venceram esta competição, mas fora já no longínquo ano de 1970, curiosamente, edição essa que foi organizada pelos mesmos. E quando se pensava que poderiam dar cartas, as coisas correram exactamente no sentido oposto, tanto que não têm um historial recente nestas andanças. Desde 1976 em dezoito tentativas, apenas por duas vezes se qualificaram para a fase final (2008 e 2012).

Em 2008 tiveram uma miserável prestação, tendo averbado três derrotas em outros tantos jogos e não conseguido marcar qualquer golo, o que demonstrou muitas fragilidades nesta equipa neste tipo de competição.

Chegam a esta competição fazendo uma fase de qualificação muito boa, apesar de ter ficado no grupo da toda poderosa selecção Ganesa, tendo mesmo conseguido empatar a zeros em Gana e depois perdendo no seu reduto com os Ganeses por 2 bolas a zero, acabando assim em 2º lugar no grupo e um dos melhores segundos classificados no geral, permitindo a tão desejada qualificação para esta CAN.


Com jogadores que actuam no campeonato do seu próprio país, em que a técnica não abunda muito, apanhando uma selecção mais forte física e tacticamente e com jogadores de elevada qualidade, as fragilidades virão ao de cima, principalmente na defesa. Estou curioso para ver como a defesa vai actuar perante um dos melhores avançados do mundo, Didier Drogba.


Conclusão:

Há dois factores a ter em conta, a inexperiência por parte do Sudão, visto que há muito tempo não têm este andamento, talvez até um certo nervosismo.
O outro elemento a ter em conta é que os Elefantes devem entrar a todo o gás e procurar marcar o mais rapidamente possível, para depois conseguir gerirem o resultado e o jogo convenientemente. Com os jogadores rápidos e os rápidos contra-ataques, são capazes de fazer moça na defesa dos Falcões do Deserto.

Pick: Costa do Marfim AH -1.5 @ 1.75 Bet365
Pick2: Costa do Marfim e Mais de 2.5 golos @ 1.90 Bet365




 


Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions