RebecchiLupa Piacenza - Spes Conegliano
18 De Dezembro, 15.00 horas, Piacenza, Palasport E. Franzanti
RebecchiLupa Piacenza -1.5 (Sets) (6/10)@ 1.676 PinnacleMais um encontro da jornada nove. Desta feita entre duas equipas do meio da tabela, que tentam não só fugir aos lugares de descida, como também a entrada nos "play-offs". Objectivo, este último muito mais complicado de acontecer.
Depois de um inicio atribulado, devido a um processo que pendia em tribunal, e que lhe atrasou o inicio da temporada. A equipa do Piacenza parece agora caminhar para aquela que poderá ser a sua melhor temporada dos últimos anos. A manutenção não deverá ser dificil de alcançar e, embora mais complicado, a entrada nos "pay-offs" poderá acontecer.
Esta tem sido uma temporada estranha para o Piacenza, depois de ter descido a época passada e repescada, devido ao fim de Perugia e Castellana Grotte levou a que tenha começado a temporada com alguma indefenição, levou os responsáveis do Piacenza, numa primeira parte a assegurar jovens jogadoras que lhe possibilitassem a subida de divisão, caso descessem á Série A2. Em que a capitã da selecção italiana de juniores, que venceu o último campeonato do mundo, Chiara Scarabelli é o expoente máximo . Depois de praticamente confirmada a participação na Série A1, para não repetirem erros de um passado recente, optaram por contratar muitas jogadoras experientes, para dar equilibrio á equipa.
Nessas jogadoras experientes, encaixam sem qualquer dúvida, a central italiana Manuela Leggeri vinda do Perugia e a veterana romena Carmen Turlea vinda do seu adversário nesta partida. Muito importantes são também as entradas da alemã Hanka Pachale, da finlandesa Riikka Lehtonen e da líbero titular da selecção dos Estados Unidos Nicole Davis, que ao juntar-mos a enorme, de 2,05cm, jovem estónia Anna Kajalina, torna esta equipa do Piacenza muito interessante.
Com quatro vitórias e quatro derrotas nos oito jogos já realizados, esta equipa do Piacenza, ocupa agora o sexto lugar. Em oito jogos praticamente todos os resultados se podem considerar como normais, á excepção da excelente vitória alcançada em Bergamo por três a dois.
O Spes Conegliano, esta temporada também ansiava por fazer melhor do que na temporada passada em que terminou no sétimo lugar, sendo eliminado no "play-off" pelo já extinto Despar Perugia. Mas, muito dificilmente isso poderá acontecer. Vai concerteza é ter de lutar muito para conseguir a manutenção.
Com muito menos dinheiro para gastar esta temporada, foi sem grande surpresa que o Spes Conegliano viu não só partir as suas melhores jogadoras, especialmente Carmen Turlea e Simona Gioli, como também não conseguiu reforços de peso, para uma temporada ao nível da passada.
Se por enquanto está fora dos lugares de despromoção, é décima, os problemas começam a surgir já na equipa. Não há dinheiro e já se fala inclusivé no fim da equipa. A equipa não tem cumprido financeiramente, estando por isso sujeita a perder sete pontos na classificação e as jogadoras não recebem. Até agora só receberam metade de um ordenado. Sendo que essa falta de pagamento dos ordenados, esta semana já teve consequências, com a recusa das jogadoras em treinar em dois dias, anteveêm-se muitos e graves problemas para esta equipa.
Já havendo um normal claro favoritismo para o Piacenza, que é notória na mais valia do seu plantel e por jogar em casa apoidos pelo seu público, a complicada semana passada pelo Spes Conegliano, parece tornar ainda tudo mais fácil para as da casa. Sendo assim, não vejo como a vitória no encontro possa escapar ao Piacenza e que lhes seja muito complicado cumprirem o handicap, que embora não tenha um valor muito alto, é bastante o suficiente para mim.
Boa sorte