Newcastle vs Everton
St. James’ Park, Newcastle
12h45, 5 de Novembro de 2011
Jogo referente à 11ª Jornada da Premier League, com o Newcastle a receber o Everton. Frente a frente duas equipas que passam por momentos diferentes, algo que poderá ser importante no desfecho do encontro. A equipa da casa tem estado muito forte esta temporada e na minha opinião tem condições para voltar a vencer este sábado.
O Newcastle encontra-se neste momento na 3ª posição, com 22 pontos conquistados até ao momento. Os Magpies têm tido um trajecto fantástico até agora, ocupando uma posição que não estava certamente nos planos dos responsáveis da equipa. A verdade é que o Newcastle tem estado em grande e é, juntamente com o Manchester City, uma das equipas que ainda não perdeu esta temporada para a Premier League. O Newcastle vem de uma boa vitória, por 3-1, no sempre difícil terreno do Stoke City, com Demba Ba a ser a figura da partida ao apontar um hat-trick. Neste sábado a equipa de Newcastle volta a jogar no seu estádio, mas terá pela frente um adversário sempre difícil. A equipa da casa terá de tentar manter os mesmos níveis dos jogos anteriores, pressionando desde cedo o adversário e tentando impor o seu jogo. A nível defensivo a equipa tem estado irrepreensível, com apenas 7 golos sofridos (melhor defesa da prova) e espero que voltem a estar em grande plano nesse aspecto, constituindo desde logo um ponto fortíssimo a seu favor para o desenrolar do encontro. O Newcastle tem variado entre o 4-3-3 e o 4-4-2, mas devido a algumas ausências para este encontro, é expectável que Alan Pardew aposte no 4-4-2. É verdade que vai perder profundidade nas alas, mas também vai ganhar muito mais consistência na zona central do terreno (mesmo sem Tioté (está em dúvida), Jonás dá uma grande ajuda na luta a meio campo), onde penso que se irá disputar maior parte do encontro. Nessa zona entra também em cena Cabaye, um médio francês de grande capacidade de passe e remate, que tem sido preponderante na manobra da equipa e que espero que neste encontro volte a estar ao seu nível, pautando o jogo da equipa e servindo da melhor maneira os homens da frente. Falando então no sector mais avançado da equipa, a verdade é que também aí os jogadores têm estado em grande forma. Falo naturalmente de Demba Ba, que já leva 8 golos na sua conta pessoal, mas também por exemplo de Leon Best, que tem sido uma grande surpresa esta temporada, com golos importantes. Apesar de à 1ª vista não parecer, na minha opinião o Newcastle é favorito neste encontro e espero que jogue de acordo com esse estatuto. Espero que entrem com tudo logo desde início, impondo o seu futebol e tentando ganhar a luta a meio campo, que a meu ver será o aspecto mais importante no decorrer do encontro. O Newcastle está num grande momento e penso que poderão dar sequência a esse mesmo momento com mais uma boa vitória. Para este encontro não podem contar com Gabriel Obertan e Shola Ameobi, enquanto que Tioté está em dúvida.
Provável 11 inicial do Newcastle: Tim Krul, Danny Simpson, Steven Taylor, Fabricio Coloccini, Ryan Taylor, Danny Guthrie, James Perch, Jonás Gutiérrez, Yohan Cabaye, Leon Best e Demba Ba.
O Everton ocupa nesta altura um decepcionante 16º lugar, com 10 pontos conquistados. A equipa de Liverpool tem estado aquém das expectativas, embora o calendário também não tenha sido muito favorável nas últimas partidas. Os Toffees vêm de uma derrota em casa frente ao Manchester United, por 1-0, num jogo onde até conseguiram equilibrar o encontro, mas onde a eficácia do United e a grande exibição do seu sector defensivo foram preponderantes. O momento do Everton não é o melhor, mas o jogo deste sábado não será propriamente o ideal para recuperar a confiança. Isto porque vão jogar no terreno de uma equipa que tem estado em grande nível e que apresenta neste momento altos níveis de confiança. Será certamente um jogo bastante complicado, onde o Everton terá de fazer uma exibição a roçar a perfeição se quiser vencer. A nível defensivo a equipa até tem estado bem, com grande consistência tanto no sector mais recuado como no meio campo, algo que depois se ressente na manobra ofensiva da equipa, onde realmente têm estado bastante mal. O experiente treinador dos Toffees tem apostado num 4-5-1, povoando bastante a zona central do terreno. Tal como já referi na análise à equipa da casa, penso que este encontro será durante grande parte do tempo disputado no meio campo e por isso os cinco elementos do Everton nessa zona terão de se impor (sem Fellaini perdem presença e poder de choque) ou então será muito complicado para conseguirem discutir o encontro. No que diz respeito ao ataque, o calcanhar de Aquiles desta equipa nesta temporada, terão de mostrar um melhor aproveitamento das oportunidades criadas e terão de ser fortes no contra-ataque, pois acho que vão ter várias situações dessas durante a partida. Em suma, espero um encontro bastante complicado para os forasteiros, que não têm estado bem no decorrer do campeonato e que vão enfrentar uma equipa que tem sido exactamente o oposto. Tal como já referi, acredito que o Everton aposte numa atitude um pouco mais expectante, tentando depois criar perigo nas situações de bola parada (onde são fortes) e também nas de contra-ataque. Para este encontro David Moyes não poderá contar com John Heitinga e Anichebe, enquanto que Phil Neville, Distin e Tim Cahill estão em dúvida.
Provável 11 inicial do Everton: Tim Howard, Phil Neville, Phil Jagielka, Sylvain Distin, Leighton Baines, Jack Rodwell, Leon Osman, Royston Drenthe, Séamus Coleman, Tim Cahill e Louis Saha.
Conclusão: Espero um jogo bastante disputado e intenso, bem ao estilo inglês. Acredito que vão haver vários momentos de equilíbrio, com bastante luta a meio campo, factor que na minha opinião será uma certeza no decorrer do encontro. O Newcastle atravessa neste momento um dos melhores momentos da sua história e tentam dar aqui seguimento com mais uma vitória. O Everton não tem estado nada bem, embora seja uma equipa com jogadores capazes de dar a volta às situações a qualquer momento. Tal como já disse, espero alguns momentos de equilíbrio, mas há alguns factores que me levam a crer que será a equipa da casa a levar a melhor. Um deles é o facto de terem a melhor defesa da prova, que frente a um ataque que tem estado longe de estar bem, poderão desde logo dar grande segurança aos Magpies. Outro dos factores e que na minha opinião será preponderante, é o próprio momento das equipas. O Newcastle está em grande forma e atravessa neste momento grandes índices de confiança, que poderão proporcionar uma força importante para a equipa. Já do Everton não se pode dizer o mesmo e o mau momento que atravessa poderá ser importante para o desfecho da partida. Juntando ainda o factor casa, sempre importante (os adeptos do Newcastle são dos mais fanáticos em Inglaterra), penso que estão reunidas as condições para o conjunto da casa sair por cima do encontro. A meu ver a odd é bastante apetecível e como tal irei apostar na vitória do Newcastle.
Pick: Newcastle @ 2.25 na Bet365