Boas pessoal!
Neste momento, graças à contribuição significativa que se fez notar nos últimos meses, estamos com 642,30€ em caixa.
Acho que chegou a altura de disponibilizarmos uma parte desta quantia obtida a alguém que lhe dê grande utilidade. Para isso (e em conjunto com o mara), pensei que a melhor forma de o fazer e como a época natalícia se avizinha seria doar a uma instituição que apoiasse crianças.
O valor que pensei foi em 175€! Poderá ser mais ou menos, consoante a vossa vontade/opinião.
As instituições que vou colocar a seguir foram as que me lembrei logo à partida. Haverá muitas mais concerteza e algumas que estejam a passar algumas dificuldades. Por isso vos peço que votem nas referidas, mas se tiverem outras que gostariam de sugerir não hesitem a colocar no tópico, pois se essa sugerida for a mais votada o nosso dinheiro irá para lá.
Fundação Gil:A Fundação do Gil é uma box-foundation e angaria fundos cuja aplicação é previamente estudada. Antes de avançar com qualquer novo projeto, garante a sua viabilidade financeira por um período mínimo de dois anos. O esforço constante de obtenção de fundos é feito ao abrigo da Lei do Mecenato, e também através de patrocínios de diferentes origens e do merchandising da marca “Gil”. O Instituto da Segurança Social subsidia parcialmente a Casa do Gil, enquanto centro de acolhimento temporário.
5 áreas de trabalho:
- Apoio aos hospitais
- Apoio ao Domicílio
- Casa do Gil
- Dia do Gil
- Saúde em Família
http://www.fundacaodogil.pt/sobre-nos.aspxAcreditar:TRATAR A CRIANÇA COM CANCRO NÃO SÓ O CANCRO NA CRIANÇA
Este é nosso lema que espelha o que pretendemos com a nossa Associação.
Todos os anos surgem novos casos de cancro infantil. As crianças com cancro e os seus pais sofrem durante anos psíquica, física e economicamente. A experiência mostra que a solidariedade é um factor de extrema importância para ajudar a minimizar os problemas causados pelos longos e difíceis períodos de tratamento.
Por outro lado, é cada vez maior a percentagem dos que vencem a doença!
http://www.acreditar.org.pt/index.php/a-acreditar.htmlCasa do Gaiato:A finalidade de cada Casa do Gaiato é acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal. No dizer do fundador, P. Américo Monteiro de Aguiar, " somos a família para os que não têm família".
A população média de cada Casa do Gaiato é de 150 rapazes distribuídos pelas diferentes idades desde o nascimento até cerca dos 25 anos.
São Instituições totalmente particulares vivendo dia a dia o risco evangélico da solidariedade humana.
Aceita Voluntariado a tempo inteiro e também a tempo parcial. Neste caso pede-se que sejam pessoas totalmente disponíveis para as crianças e jovens, com sentido de maternidade e paternidade. Naturalmente que será útil terem conhecimentos de pedagogia e psicologia.
Quanto aos funcionários são exigidas as qualificações para que são contratados.
As actividades de cada casa são sempre orientadas para a realização dos fins em vista proporcionando aquilo que é melhor para o desenvolvimento de cada rapaz: saúde, alimentação, estudos, formação profissional, emprego, férias, tempos livres, cultura...
http://casadogaiato.no.sapo.pt/Ajuda de Berço: A Ajuda de Berço nasce da consciência de que toda a Vida pede amor.
Uma consciência que se manifesta através do empenho na defesa da Vida e na tentativa, sempre débil, de viver na caridade que surge do amor por Cristo.
Desde o início da Instituição que esta escolheu para sua padroeira Madre Teresa de Calcutá pela sua simplicidade, incansável dedicação aos mais desprotegidos e exemplar amor a Deus.
Procuramos com todos os que quiserem fazer este caminho connosco, encontrar o sentido da vida, partilhando-a com os mais frágeis e procurando responder às suas necessidades.
O objectivo da Ajuda de Berço é procurar responder com eficácia, segurança e afectividade à situação de desamparo em que se pode encontrar uma criança. Enquanto o fazemos damos abrigo, colo e todos os cuidados necessários aos pequeninos que nos são confiados.
Tudo na Ajuda de Berço se orienta de acordo com este fim: que a criança encontre um projecto de vida definido no qual seja respeitada a sua dignidade, a dignidade humana.
Para levar a cabo esta missão, sob a autoridade dos fundadores da associação, pedimos:
Aos nossos funcionários: fidelidade ao compromisso que assumem com a casa; responsabilidade e profissionalismo; dedicação e seriedade.
Não é possível ser funcionário da Ajuda de Berço, com gosto e empenho, sem partilhar este ideário e estar disposto a suportar as limitações dos meios existentes.
Aos voluntários ( sem os quais seria muito mais difícil levar a cabo esta tarefa): o compromisso de nos ajudarem com responsabilidade e dedicação extraordinárias.
Na sua actividade a Ajuda de Berço procura o respeito da sociedade civil, de cuja ajuda vive, e das instituições chamadas a pronunciar-se sobre a vida das crianças que lhe estão confiadas. Por isso procurará sempre que o seu trabalho e a forma como se apresenta reflictam a seriedade com que vive este compromisso e profissionalismo em que este se manifesta.
Na relação com as famílias das crianças, a Ajuda de Berço tem presente acima de tudo o interesse destas, sem prejuízo do empenho que procura ter em proporcionar todo o apoio possível para que preferencialmente se possa ultrapassar, no meio familiar, a situação que provocou o desamparo da criança que foi confiada à Associação.
http://www.ajudadeberco.pt/ab/Associação ABRAÇO:ABRAÇO é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Organização não governamental sem fins lucrativos de prestação de serviços na área da SIDA.
Foi constituída por escritura pública em Junho de 1992, formalizando e dando continuidade ao trabalho de um pequeno número de voluntários que, desde Dezembro de 1991, prestava apoio psicológico, social e material a seropositivos internados na Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Egas Moniz, e tentava melhorar as condições hospitalares.
Os objectivos da Associação são:
Apoio a pessoas afectadas pelo VIH/SIDA;
Apoio, treino e formação de trabalhadores e técnicos de saúde envolvidos com o VIH;
Prevenção da infecção, dirigida à população em geral e, especialmente, aos jovens, utilizadores de droga, trabalhadores do sexo, mulheres, gays, trangenders e reclusos;
Luta contra a discriminação e defesa dos direitos das pessoas infectadas.
http://abraco.org.pt/Votem!!!