Middlesbrough – Birmingham City
21 de Agosto
15h00
Sob o commando de Tony Mowbray, O Boro parece, neste início de época, estar finalmente a tirar partido do facto de ter um dos plantéis com melhores valores individuais do Championship, com jogadores como Justin Hoyte, Scott McDonald, Barry Robson, Julio Arca ou Marvin Emnes. 2011/12 arrancou com um empate caseiro frente ao Portsmouth (2-2), mas só porque Varney, avançado do Pompey, conseguiu marcar aos 92 minutos, seguindo-se vitórias convincentes como visitante frente a Walsall FC (3-0), para a Taça da Liga, e Leeds United (1-0) e Barnsley FC (3-1). Os três pontos conquistados em Leeds foram polémicos, devido a decisões arbitrais que deixaram os da casa a jogar com nove e os visitantes a jogar com dez, mas a verdade é que o Boro dominou sempre a partida e mostrou um caudal ofensivo bastante interessante – aspecto que, de resto, tem sido constante em todos os jogos da equipa até ao momento. A mais recente contratação, o médio belga Faris Haroun, deverá estrear-se e o defesa Tony McMahon está de regresso após cumprir castigo.
Devido à sua aventura europeia, o Birmingham realizou apenas dois encontros para o Championship em 2011/12, tendo estreado com uma derrota (2-1, no terreno do Derby) e recuperado com uma vitória caseira frente ao Conventry, por 1-0. O plantel do Birmingham é bastante curto e as lesões dos atacantes Zigic, Marlon King, Cameron Jerome, para além do jovem médio Jordon Mutch (de quem se espera bastante), impedirão os atletas de participar no encontro frente ao Boro. Além destes, os médios Morgaro Gomis e Scott Dann tiveram problemas físicos que os afastaram do encontro com o Nacional, estando também afastados desta 4ª ronda do 2º escalão inglês. Com tantas ausências no ataque, o Birmingham tem revelado dificuldades na concretização, como se viu no encontro com o Nacional, e o jovem avançado escocês, Adam Rooney, reforço para esta temporada, deverá fazer dupla com o gigante australiano Chris Wood. Será, possivelmente, uma dupla demasiado inexperiente, mas, neste momento, as alternativas são praticamente inexistentes.
Parece haver qualquer coisa no Boro deste ano e uma vitória frente ao Birmingham, no Riverside, lançaria certamente a equipa para uma efectiva candidatura à subida, ainda para mais tratando-se de um triunfo diante de um eventual adversário directo nessa corrida. O futebol de ataque do Boro deve manter-se para esta recepção ao Birmingham, com a dupla Scott McDonald (3 jogos, 1 golo) e Marvin Emnes (3/3) em excelente forma, e, frente a um Birmingham que, mais uma vez, não contará com os seus artilheiros, o poder de fogo de um Boro em boa forma deverá fazer aqui a diferença. Ainda assim, a equipa do Middlesbrough, em casa, e por jogar bastante ao ataque, raramente não sofre golos e, há 15 dias, um Portsmouth também desfalcado no ataque, conseguiu marcar em duas ocasiões. Não acredito que um Birmingham com um plantel tão curto e com ausências de monta consiga impedir o Boro de vencer, mas acredito que marquem e, nesse sentido, a aposta no Over também me parece dotada de valor.
Pick: Middlesbrough 2.10@Williamhill
Over 2.5 2.10@Pinnacle
Middlesbrough e mais de 2.5 3.25@Bet365
Middlesbrough 2.00@Bet365 (para a Liga Bet365)