Birmingham vs Stoke City
St Andrews Stadium, Birmingham
15h00, 12 de Fevereiro de 2011
Jogo referente à 27ª Jornada da Premier League, com o Birmingham a receber o Stoke City. Um confronto entre duas equipas que procuram um lugar seguro a meio da tabela, que se defrontam pela segunda vez esta temporada. Na 1ª volta, disputado no terreno do Stoke, quem levou a melhor foi a equipa da casa, por 3-2. Espero um jogo bastante disputado, nem sempre bem jogado e com bastante equilíbrio. No entanto, penso que há ligeira vantagem para a turma da casa e acredito que possam garantir uma vitória importante este sábado.
O Birmingham tem feito um campeonato um pouco abaixo das expectativas, encontrando-se neste momento na 16ª posição, com 27 pontos conquistados. O problema desta tem residido no ataque, na capacidade para marcar golos, aspecto que pode ser facilmente verificável pelo número de golos marcados até ao momento, que é de 24, o pior ataque da liga. O Birmingham está numa boa série de resultados (não perde há dois para a liga, com duas vitórias para a Taça pelo meio), incluindo a última partida, onde se deslocaram ao terreno do West Ham e onde venceram por 1-0. Este sábado não terão um jogo nada fácil, pois pela frente terão uma equipa aguerrida e muito difícil de bater. O Birmingham terá de manter os mesmos níveis que tem vindo a mostrar ultimamente e manter a mesma atitude. Tal como disse, a equipa do Birmingham tem sentido muitas dificuldades para marcar golos, algo que pode começar a ser invertido com a contratação de Obafemi Martins. O nigeriano, avançado muito rápido e que já passou por grandes clubes, é claramente uma mais-valia e terá já aqui a oportunidade de mostrar serviço no seu primeiro jogo com a camisola do clube. No entanto, na minha opinião será o meio campo o factor chave para a equipa da casa nesta partida. É que a meu ver o meio campo do Birmingham é superior ao dos visitantes, com jogadores experientes e de qualidade. Falo de Bowyer, Ferguson ou Bentley, que se conseguirem controlar a partida, mantendo o equilíbrio e servindo convenientemente a dupla da frente, poderão dar um excelente contributo para a sua equipa. É verdade que esta não é uma equipa espectacular, que beneficia a defesa em detrimento do ataque, mas penso que se conseguirem então controlar o meio campo e o ritmo de jogo e aproveitar a velocidade de Martins na frente, têm aqui uma bela oportunidade de conquistar uma importante vitória. Para este encontro não poderão contar com Scott Dann e muito provavelmente com James McFadden.
Possível 11 inicial do Birmingham: Foster, Carr, Johnson, Jiranek, Ridgewell, Bentley, Gardner, Ferguson, Bowyer, Jerome e Martins.
O Stoke City tem vindo a fazer um campeonato tranquilo e está agora na 9ª posição, com 33 pontos. A regularidade deste conjunto tem sido nota dominante ao longo da temporada, excepto uma ou outra fase menos positiva. O Stoke City vem também de uma vitória, conquistada no seu terreno frente ao Sunderland, por 3-2. Foi um jogo onde estiveram a perder durante um largo período do encontro e onde conseguiram a reviravolta já nos 10 minutos finais. Nesta jornada terão uma deslocação tradicionalmente difícil para qualquer equipa e como tal espero algumas dificuldades. Esta é uma equipa tranquila, que joga o seu futebol e que defende bem. Neste encontro penso que sentirão algumas dificuldades para contrariar o meio campo de Birmingham e também para travar Martins, dado que é um jogador muito rápido e que os centrais do Stoke não são propriamente velozes. No entanto esta equipa tem as suas armas, como por exemplo o experiente ponta-de-lança John Carew, um jogador a ter sempre em conta. Outro dos pontos fortes desta equipa são os lances de bola parada, ora com os lançamentos longos de Delap, ora com os livres e cantos de Pennant. Esse é um aspecto do jogo que o treinador do Stoke gosta de trabalhar e é sem dúvida uma mais-valia. O Stoke tem vindo a jogar o seu jogo, mas é claramente uma equipa que prefere jogar diante do seu público. Acredito que equilibrará grande parte do jogo, mas na minha opinião sentirá alguns problemas (que já referi) e não será surpresa nenhuma, pelo menos a meu ver, se vierem a ser derrotados. Para este encontro, todo o plantel está disponível.
Possível 11 inicial do Stoke City: Begovic, Wilkinson, Huth, Shawcross, Higginbotham, Pennant, Whitehead, Delap, Etherington, Jones e Carew.
Conclusão: Espero um jogo bastante disputado e equilibrado. Não é um jogo de cartaz, mas de certeza que ambas as equipas lutarão pela vitória com tudo o que tiverem. O Birmingham está a precisar de subir na tabela e uma vitória aqui será com certeza importante para motivar a equipa. O Stoke City está a fazer um campeonato tranquilo e tem ainda esperanças de obter uma classificação melhor. À partida este jogo será equilibrado, mas penso que lado da equipa de Birmingham há mais factores que possam fazer pender o jogo para o lado deles. O Birmingham é uma equipa difícil de bater quando joga em casa, apesar de não ter um registo brilhante. Penso que têm superioridade no meio campo e poderão contar com a nova aquisição, que poderá trazer melhorias no ataque da equipa. O Stoke é uma equipa mais tranquila e equilibrada e penso que travará uma dura batalha. No entanto, tal como já referi em cima, vejo alguns factores que me levam a acreditar na vitória do Birmingham e como vejo grande valor na odd, vou apostar isso mesmo.
Pick: Birmingham @ 2.50 na Bet365