Boas 3monkeys
Estou mesmo sem tempo para te responder com alguma qualidade à analise que fizeste
Mas só te queria dizer, para este campeonato(Finlandês) ainda não sei porque não analisei, mas as minhas probabilidades do empate geralmente ao final de uma época estão cerca de 1% a 1.5% abaixo do que devia ser(portanto da geralmente odds um pouco mais altas que a realidade), isto é um pouco propositado de forma a concentrar erros por defeito no empate. Se tenho odds mais altas no empate significa que vou ter probabilidades mais altas em pelo menos um dos outros resultados, isto para os bookies não te surpreenderem, é uma compensação para erros associados a qualquer modelo estatístico( isto claro limita-me pois nunca posso apostar no empate)
Mas assim à primeira o campeonato Finlandês diverge muito nos resultados de época para época, por exemplo esta época tens quase 40% de Vitórias forasteiras (mais que as da casa 35%) o empate ronda os 25%, enquanto na época passada tinhas 30% para as vitórias forasteiras.
O jogo 4 já falaste e pode ser uma boa oportunidade. No Homka-KuPs é onde estamos mais de acordo, o que significa se pelo menos 1 de nós estiver certo, é uma Surebet contra a equipa da casa.
Cuidado com o jogo Oulu-Lathi estas 2 equipas devem ser os reis dos empatas, tem uma forte tendência Under(Acho mesmo que os 25% de empates é muito à custa destas 2 equipas senão era mais baixa), o modelo que uso é muito forte nos Unders e Overs(apenas tem o defeito de eliminar cerca de 80% dos jogos) e a tua odd é capaz de ser um pouca baixa. No jogo 6, é porque o meu modelo tem uma forte influência dos golos, e talvez o Visitante tenha mais golos marcados e menos golos sofridos fora de casa que o visitado dentro de portas, mas nada invalida que não sejas tu a estar certo, e estive a reparar que no Frente a Frente o Inter geralmente leva a melhor, se calhar é esse o motivo dos bookies lhe atribuírem o favoritismo(este factor não entra no meu modelo).
Também reparei que as tuas odds para os dogs são altas, mas tem atenção que este campeonato Finlandês está-se a tornar invulgar, com mais vitórias forasteiras que caseiras. Sobre as minhas odds pouco posso dizer pois ainda não analisei isto bem, sei que o modelo em termos de lucro não foge dos restantes países, mas pelo que vi o modelo neste campeonato aposta muito nos forasteiros e o lucro pode vir dessa «sorte».
Sim o meu modelo incorpora as odds dos bookies, não posso precisar o quanto tem de influência porque depende de muitos factores, N.º de jogos que estão dentro de certas condições, quanto menos jogos nessas condições mais os bookies tem influência, mas nunca tem uma influencia superior a 20%, e quando tem uma influência superior a 10% o modelo diz-me para não apostar(isto acontece sobretudo em jogos desequilibrados). Mas ao utilizar as odds dos bookies elas são trabalhadas e o resultado dessas odds já pode não ter nada a ver com as odds iniciais, desde logo com a correcção do overround..
Sim vou buscar dados a campeonatos anteriores, não vitórias e derrotas, mas sim o geral de golos, golos fora, golos em casa, golos sofridos, médias de golos, etc. tudo na base dos golos,
uma parte do modelo baseia-se nos golos
uma parte nos resultados
uma parte nos bookies
outra parte uma combinação de diversos factores como golos, overs, bookies, classificações, pontos, etc
Mas repara que também quanto mais factores meteres maior pode ser o teu erro, pois existe sempre um erro associado a cada factor, no entanto às vezes esses erros anulam-se uns aos outros outras vezes adicionam-se, mas o importante é que esses erros não saiam de determinados limites. Por outro lado se tiveres apenas um factor e esse tiver o maior erro, quantos mais factores considerares mais o erro médio diminui(mas o erro máximo pode aumentar).
Este modelo ainda precisa de ajustes em relação ao controlo de erros, mas já produz resultados satisfatórios(mesmo considerando a roubalheira das odds médias dos bookies), no entanto tem uma tendência a eliminar mais de 50% dos jogos para apostar.
Mas por agora vai ficar assim porque até que me ocorra algo, não estou a conseguir diminuir o erro
No entanto isto ainda está em fase embrionária porque o objectivo é depois o modelo crescer em relação ao live e dar as probabilidades para os diferentes momentos(tempo) do jogo.