Dia 04/09 (11h30): Vuelta a España, etapa 8: David Arroyo vs Xavier Tondo: Xavier Tondo a 2.40 @ Unibet
A chegada a Xorret del Catí não é em alto, mas quase. É uma subida de apenas 3,8 km mas com uma inclinação brutal e depois dela apenas existem três quilómetros muito rápidos em descida.
Estes são dois ciclistas que chegam à Vuelta em situação bem distinta. David Arroyo foi um dos grandes beneficiados da etapa de l’Aquila no Giro d’Italia, quando o pelotão deu uma grande abébia a um grupo de fugitivos e deu quase 13 minutos de vantagem a alguns ciclistas, entre eles Arroyo. Foi graças a isso que conseguiu chegar à liderança da prova e depois, com uma grande vantagem para defender e tratando-se dum bom trepador, conseguir terminar a prova no 2º lugar. Tondo também esteve na fuga de l’Aquila mas a sua sorte foi diferente a partir daí. Já anteriormente se tinha mostrado em grande forma na primeira etapa de verdadeira montanha ao ser 3º mas as quedas obrigaram-no a desistir a meio da corrida. Recuperou a pensar na Vuelta e desde o Giro só correu a Volta à Polónia, onde voltou a cair e a desistir ao fim de 4 dias. No entanto, já está recuperado e chega à Vuelta depois de 47 dias quase seguidos em altitude, entre Alpes, Pirenéus e Serra Nevada, o que é muito.
São dois ciclistas que este ano tiveram os momentos mais altos das suas carreiras e nas duas etapas que esta Vuelta já teve para fazer diferenças, Arroyo levou a melhor por 3 posições em ambas, mas sem diferenças de tempo entre eles. Sendo esta etapa muito mais dura do que qualquer uma das anteriores, aposto em Tondo, que este ano se tem mostrado mais forte sempre que disputou etapas de alta montanha, deverá estar mais fresco e a tirar proveito do trabalho realizado nos últimos meses.
Dia 04/09 (11h30): Vuelta a España, etapa 8: David Arroyo vs Xavier Tondo: Xavier Tondo a 2.40 @ Unibet