Tour De France – 16ª Etapa
20 de Julho, 10h40
Frente a Frente: A.Vinokourov vs L.Leo Sanchez
Pick: (H2H) Vinokourov Unibet 1,88
Alexander Vinokourov é o cazaque mais famoso do ciclismo internacional fruto dos seus inúmeros títulos conquistados: venceu a Vuelta em 2006, foi 3º classificado no TOur em 2003 e 5º classificado no Tour em 2005 (onde vecenu de forma épica nos Campos Elíseos) - no Tour já venceu 4 etapas. Mas o ciclista da Astana já venceu outras provas importantes como o Critério Dauphiné Liberé, Paris-Nice (duas vezes), Volta à Suíça e clássicas como a Amstel Gold Race e a clássica de Liège.
O cazaque é um grande trepador capaz de atacar em contagens de montanha de média montanha (foi assim que venceu uma etapa na edição deste ano) como nas subidas mais íngremes do Tour ainda ontem na Etapa de Balés impôs um ritmo que poucos conseguiram acompanhar e foi o primeiro a responder ao ataque de Andy Schleck é um ciclista que está em grande forma como atesta a sua subida na gerale o sexto lugar no Giro este ano.
Luís Leo Sanchez é o chefe-de-fila da Caissse D´Epargne e é um líder jovem já que tem apenas 26 anos. O ciclista espanhol tem como maiores feitos vitórias no campeonato espanhol de contra-relógio em 2008 e 2010, vitórias na Volta à Maiorca (2007), e em 2009 no Paris-Nice e Tour do Mediterrâneo.
Neste Tour Leo Sanchez rapidamente ficou para trás fruto de uma má etapa de pavé mas uma fuga meritória permitiu-lhe uma considerável subida na classificação geral. È um ciclista que não é um trepador e tenta defender-se o melhor possível, mas deu ontem indicações que está a passar pior na alta montanha pois na Etapa de Balés ficou muito para trás perdendo quase 6 minutos para o primeiro e quedando-se pela 30.ª posição. È um ciclista relativamente jovem que ainda há pouco tempo tinha como missão apenas ganhar etapas no TOur e por isso é natural que tenha dificuldades em manter-se a um nível constante na alta-montanha. Tem como grande arma o contra-relógio onde é grande especialista.
Conclusão:Creio que “Vino`” vai ficar à frente porque estão em momentos de forma diferentes, enquanto o cazaque dá sinais de sentir-se cada vez melhor estando regularmente entre os primeiros nas últimas montanhas, Leo Sanchez começa a dar sinais de fraqueza típicas de quem não é especialista em provas de 3 semanas e prefere provas de uma semana. Por outro lado as características desta etapa favorecem Vinokourov pois tem muitas contagens de montanha mais grandes e pronunciadas descidas e em caso de necessidade é aí que o cazaque pode recuperar tempo pois desce muito bem. Por último o cazaque tem grande experiência em alta montanha, mais que o citado oponente, e sabe muito bem dosear o seu esforço nas exigentes tiradas dos Pirinéus.