Autor Tópico: AK vs AQ  (Lida 943 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Diogo Carvalho

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    19575
    Pts Tipsr:
    384
em: 21 de Abril de 2009, 19:34
Como foldar AQ ou AJ numa daquelas boards A83 rainbow ou coisa do genero quando se tem 100 big blinds? Sendo que o adversário tem AK ou AQ logicamente.. Como descobrir que estamos atras? É normal fazermos uma continuation bet certo? Mas e se ele fizer re raise? E se ele fizer call, devemos ter medo no turn? Pode perfeitamente estar a testar se temos o A ou não com um re raise.. E se apos um flop desses levarmos nos com uma bet em cima, fazemos re raise ou call? O QQ ou KK a esbarrar no over pair pre flop parece-me inevitavel. É dificil, so por uma vez larguei QQ pre flop e o outro tinha KK mas ouve imensos raises pre flops acabou por nem ser um fold de todo dificil mas KK nunca larguei e normalmente adivinho se o outro tem AA ou nem por isso.

Texto extenso, sem parágrafos e talvez algo confuso, mas se alguém conseguir ajudar. Cada vez acho mais que é a nossa capacidade de foldar que nos faz ganhar dinheiro no poker. Lucrar com AA e KK qualquer um consegue.. se for BB com 29 e checkar e vier 29A tambem quase qualquer um tira dinheiro a um AK que faça limp por exemplo.. alguem tem esta opiniao?



ExpertBoy

  • HighRoller
  • E
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jun 2006
  • Localidade:
  • Mensagens:
    8014
    Pts Tipsr:
    59
em: 21 de Abril de 2009, 22:13
Epa, sinceramente esses são dos folds mais fáceis que normalmente tenho. Com AJ ou AQ raramente estou disposto a meter o meu dinheiro todo no pote. Basicamente tens de pensar o que o teu adversário pode ter... Se não há possibilidades de draws, ele vai-te fazer raise com quê? Em micro e low stakes raramente estás à frente quando levas re raise numa board dessas.

Claro que depois tens de ter em conta as stats do adversário, a forma como ele tem jogado, se está em tilt, etc. mas um dos princípios que tenho é nunca meter o dinheiro todo no pote com apenas um par, mesmo que seja TPTK.



apostadorfurtivo

  • Milionário
  • a
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jan 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    1464
    Pts Tipsr:
    28
em: 21 de Abril de 2009, 22:54
Já tive a mesma opinião mas agora sei que não é dai que vem o dinheiro.

Acho que podes mudar o título do post para o que faz os bons jogadores ganharem dinheiro no poker?
Mas antes de dizer o que é que faz os bons jogadores de poker ganharem dinheiro. Talvez seja melhor dizer aquilo que eu acho que não é o que lhes faz ganhar dinheiro.

- Não é a nossa capacidade de foldar. Explicando um pouco melhor: se acharmos que para ganharmos dinheiro precisamos de escapar aos coolers melhor que os adversários . Foldar KK porque sabemos que o adversário tem AA, foldar o nosso set porque o nosso adversário tem o set maior. etc

- Não é fazer grandes mãos. Esperar por os AA, KK ou esperar por fazer dois pares etc

- Não é compreender melhor a força de cada mão melhor que os adversários. Não ser stackado com top pair , saber que um straight não é uma grande mão quando estão 3 cartas para um flush e um par na mesa, etc.

- Não é perceber de matemática, compreender pot odds etc

Hmmm ok ok não é que isto não seja importante compreender isto é suficiente para vencer nos limites mais baixos os grandes peixes ainda não perceberam isto logo uma parte do dinheiro vem dai.

Mas como tudo isto é relativamente fácil de perceber ou depende da distribuição das cartas. É um pouco ingénuo pensar que isto vai ser suficiente para ser um bom jogador de poker porque o poker seria demasiado fácil.   

O que faz o poker ser ev+ é ser um jogo de informação imperfeita. Nunca ninguém sabe as cartas do adversário.

Ganha dinheiro no poker quem compreender melhor o range dos adversários e jogar de forma óptima contra esse range. Quem fizer isto melhor ganha.



Forum de Apostas

Re: AK vs AQ
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2009, 22:54 »

Diogo Carvalho

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    19575
    Pts Tipsr:
    384
em: 21 de Abril de 2009, 23:38
É isso que eu vou aprender quando for estagiar para casa do teu irmao no Verão? :mrgreen: :bom:
















J/K :twisted: :bom:



Diogo Carvalho

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    19575
    Pts Tipsr:
    384
em: 21 de Abril de 2009, 23:39
Respondi a brincar, mas entendi as vossas respostas, muito obrigado a ambos :venia: :venia:



alex2

  • Rico
  • a
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Fev 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    662
    Pts Tipsr:
    19
em: 22 de Abril de 2009, 02:12
Gostei das respostas até agora dadas mas vou acrescentar um ou outro ponto e tentar responder de forma mais objectiva.

O meu brother disse e vem que "Ganha dinheiro no poker quem compreender melhor o range dos adversários e jogar de forma óptima contra esse range." Eu nesta frase acrescentava "Ganha dinheiro no poker quem compreender melhor o range de mãos dos adversários assim como as frequências das suas acções/linhas e jogar de forma óptima contra esse range de mãos e acções".

Desta forma para responder à pergunta concreta de como jogar AQ com 100 big blinds estando heads up num board Ace high dry precisámos de definir uma série de factores tais como:
- Qual a minha posição na mesa?
- Qual a posição do villan?
- Como foi a acção pré-flop?
- Como classificámos o villan em termos de estilo (Nit, TAG, LAG, Maniaco, Bluffer, Calling Station...)
- Qual o read que temos sobre a forma do villan jogar, draws, TPTK, sets...
- Existe história/dinâmica com o villan?
- Qual a minha imagem na mesa?



Existem certamente outros aspectos importantes que nos podiam ajudar a definir a melhor forma de jogar a nossa mão mas penso que com estas questões já conseguimos estabelecer um bom plano.

Agora vou dar alguns exemplos em que defino diferentes cenários e a forma como cada factor pode condicionar a forma como jogamos o nosso TPGK com 100bb em NL 6-max.

1º Cenário:
Estou no Button com AQ e um jogador UTG faz limp e eu após fold dos outros jogadores faço raise de 5bb, os jogadores das blinds foldam e o limper faz call. Pelo que tenho observado este jogador é bastante passivo e loose (VPIP:38; PFR:5; Agr: 1.0; 3-bet:3.0). Em sessões anteriores vi-o ser stackado com TPWK e sempre que o vi fazer um raise tinha uma mão melhor que top pair. Este tipo de jogador está cada vez mais em vias de extinção mas ainda se vão encontrando alguns e devem ser sempre os nossos alvos da mesa. Nesta sessão tenho feito vários raises em posição sempre que ele entra no pote mas até ao momento sempre que fui a showdown mostrei uma mão sólida.

O flop sai As8c3d o villan faz check e eu nestas condições vou optar pela linha bet pot, bet turn, bet river. Neste cenário a escolha desta linha é óbvia pois o meu adversário é loose/passive e sei que se me fizer um raise é porque estou batido pois o seu range de check/raise é de dois pares ou melhor. Por outro lado, como sei que ele tem um range de call muito wide quer no flop quer no turn não vou sequer pensar em fazer pot control numa street e assim perder valor de todos os seus Ases e outras mãos que ele insiste em não largar. Mas realço mais uma vez que se numa determinada street o villan fizer um raise não vou hesitar e vou foldar.

Vamos supor o desenrolar todo de uma mão:
Villan check flop. Nós num pote de 11.5 (5bb+5bb+SB+BB) apostámos 3/4 pot ou seja 8.5bb. O villan faz call.
No turn sai Ts e o villan faz novamente check. Hero (que somos nós :)) apostamos 2/3 pot (18bb) o suficiente para extrairmos valor sem assustarmos o villan.
No river sai 3h e o villan faz faz novamente check num board final de As8c3dTs3h. Apostamos cerca de meio pote e o villan folda 8s5s que nos chamou no flop porque tinha um par e o turn porque ganhou um flush draw. A nossa aposta no river foi na esperança do villan ter uma mão do género A5 e extrair assim o máximo valor.


2º Cenário:
Idêntico ao primeiro mas desta vez o villan é semi-loose agressive algo tricky capaz de fazer check/raise com draws e ar. Contra este adversário já considerava usar uma linha em que induzisse um bluff ao villan sem no entanto perder o controlo da mão. Ou seja provavelmente escolhia a linha de bet flop; check turn e call river. É verdade que ao optar pelo check no turn lhe dou uma free card mas é um risco que estou disposto a correr para evitar ser posto fora da mão por um check/raise de bluff no turn e quem sabe ganhar valor de uma aposta do villan no river que foi induzida ao mostrar fraqueza no turn.

Vamos supor o desenrolar todo de uma mão:
O flop sai As8c3d o villan faz check nós apostamos 3/4 pot e villan faz call.
No turn sai Ts e o villan faz novamente check. Desta vez optámos pelo check behind para pot control, deception e induzir o villan a apostar mãos que vencemos.
No river sai 3h e o villan aposta pot num board final de As8c3dTs3h. Nós tal como planeado fazemos call, e o villan perde com 8s5s que nos chamou no flop porque tinha um par e apostou forte o river numa tentativa desesperada de ganhar o pote. Contra este adversário se tivéssemos apostado no turn ele podia aproveitar o draw para nos fazer um check/raise e nos colocar muita pressão.

Um dia quando tiver mais tempo e se houver interesse posso dar mais exemplos mas espero que os exemplos que já pus possam ajudar a perceber que no poker não existe um livro de regras com uma forma perfeita de jogar pois cada caso é único. Quando estamos a aprender o jogo é importante saber as "regras gerais" e usá-las como guia mas conforme nos tornámos mais competentes no jogo temos de saber planificar cada mão aos diversos condicionantes que temos no momento.
 
« Última modificação: 23 de Abril de 2009, 20:39 por alex2 »



Diogo Carvalho

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    19575
    Pts Tipsr:
    384
em: 22 de Abril de 2009, 23:05
Sir alex2 :venia: :venia:




 


Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions