Autor Tópico: O Príncipio da probabilidade: Muito importante nas apostas.  (Lida 7354 vezes)

Beto

• Interessado
  • B
  • Estado:
  • Registo: Nov 2008
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    1
Olá pessoal como vão todos vocês? Espero que bem, e a cada dia que passa com mais dinheiro no bolso.

Apesar de eu ter certeza que grande maioria dos apostadores mais experientes saibam, sei de vários apostadores que simplesmente ignoram a nossa querida mátematica ao planejar as suas estratégias. Ignorando-a você perde um forte aliado pois a longo prazo não importa sorte ou azar, a matemática irá sempre permanecer ao lado do EV (como diria o grande Apostadorfurtivo), que não deixa de ser matemática também.

Quando mais novo eu não era um bom aluno, matava aulas frequentemente, e algo que deveria ter aprendido na 6ª ou 8ªSérie aprendi no mês passado e irei lhes passar o básico, e espero que isso possa lhes ajudar.

De ínicio irei usar como exemplo o método que o Pave está usando no tópico "Estratégias de Trading lucrativa":

O nosso amigo faz um back ao under 3.5 espera 10mins de jogo e fecha sua posição com alguns ticks abaixo. Digamos que ele queira saber qual seria a probabilidade de acontecer 1 gol aos 10 primeiros minutos 4 partidas seguidas.

O Básico:

Primeiro temos que saber qual a probabilidade de acontecer um gol aos 10mins, e o que alguns se esquecem é que as odds antes de tudo são probabilidades, digamos num jogo: Barcelona @ 1.9 x @ 3.5 Real Madrid @4, para saber qual a probabilidade do Barcelona ganhar, você deve pegar o número 100 e dividir pela odd, no caso:

100 : 1,9=52.63%

Logo temos 52,63% de chance de vitória do Barcelona.

Agora para calcularmos uma sequência de acontecimentos:

Voltando então, o nosso amigo Pave quer então saber quais as chances de acontecer gol do 0 aos 10 mins, como vejo frequentemente odd 5 para isso (lembrando que isso varia muito temos partidas que se vê odd 7,8,10 etc..), vamos colocar que a probabilidade disso acontecer seja de 20%. Agora transformamos isso em fração:

20/100 = 1/5

Feito isso, queremos saber a chance disso acontecer em 3 partidas seguidas, logo temos 1/10³ (1/10 elevado ao cubo) sendo que a potencia será sempre o número de partidas:

1/5 x 1/5 x 1/5= 1/125

Dividimos 1 por 125:

1 : 125= 0,008

ou

0,8%

A chance de algo que tenha então 20% ocorrer 3 vezes seguidas é de 0,8%.

Isso abre uma grande cadeia de racicionios, para várias áreas seja Trading ou até mesmo Punting, um exemplo:

Digamos que o Benfica empatou suas ultimas três partidas, a odd do empate é geralmente 4, então temos:

100 : 4= 25%

ou

25/100 = 1/4

Qual seria a probabilidade do Benfica empatar novamente? Vejamos:

1/4 x 1/4 x 1/4 x 1/4= 1/256

1: 256=0,003

ou

0,3%

Então levando em conta a matemática, penso que seria interessante para um Punter fazer uma aposta contra o Empate levando em conta que a matemática está ao nosso lado.

Espero realmente ter contribuido em algo, e deixo uma questão aberta:

A probabilidade levando em conta os ultimos acontecimentos, pode ser usado como maneira para definir uma aposta?

Um grande abraço.

Megaleet

• Crava
  • M
  • Estado:
  • Registo: Mai 2008
  • Localidade: Faro
    Pts Tipsr:
    1
em: 02 de Dezembro de 2008, 17:15

Isso abre uma grande cadeia de racicionios, para várias áreas seja Trading ou até mesmo Punting, um exemplo:

Digamos que o Benfica empatou suas ultimas três partidas, a odd do empate é geralmente 4, então temos:

ou

25/100 = 1/4

ou

0,3%

Então levando em conta a matemática, penso que seria interessante para um Punter fazer uma aposta contra o Empate levando em conta que a matemática está ao nosso lado.

Espero realmente ter contribuido em algo, e deixo uma questão aberta:

A probabilidade levando em conta os ultimos acontecimentos, pode ser usado como maneira para definir uma aposta?

Se considerares cada jogo como um acontecimento independente a probabilidade de o benfica empatar o 4º jogo vai continuar a ser 1/4. (considerando a tal odd de 4)

É como o lançamento de uma moeda ao ar. Se atirares uma moeda ao ar 3 vezes, e sair sempre cara nessas 3 vezes, a probabilidade de sair cara no 4º lançamento continua a ser 1/2 porque cada lançamento é um acontecimento independente.

Agora se cada jogo de futebol pode ser considerado como um acontecimento completamente independente... Isso ja é outra história.  :mrgreen:
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 17:17 por Megaleet »

Beto

• Interessado
  • B
  • Estado:
  • Registo: Nov 2008
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    1
em: 02 de Dezembro de 2008, 17:25
Uma prova que cada partida não pode ser considerada como algo independente, são as acumuladas.

Se eu apostar em todos os favoritos que tenham por exemplo 75% de chance de vencer, digamos que sejam 5 jogos com essa probabilidade eu teria praticamente uma odd de 4 com 75% de chance de vencer, logo não condiz.

Se fossem realmente tão independentes assim as acumuladas seria lucrativas ao invés de ser uma forma mais prática de tirar dinheiro dos apostadores inexperientes.

Agora quanto a moeda, você abordou um assunto interessante, pois se fosse assim era só eu ficar jogando a moeda até dar cara 3 vezes e no quarto lançamento apostar na coroa contra um amigo meu ^^. Está certo, cada lançamento são 50% de chances, mas a probabilidade desses 50% acontecer x vezes são reduzidas devido a probabilidade.

Um abraço.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 17:30 por Beto »

Forum de Apostas

Re: O Príncipio da probabilidade: Muito importante nas apostas.
« Responder #2 em: 02 de Dezembro de 2008, 17:25 »

pave

• Devedor
  • p
  • Estado:
  • Registo: Mar 2006
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    10
em: 02 de Dezembro de 2008, 18:26
A questão é muito pertinente e é algo que tenho vindo a pensar de há uns tempos para cá. Penso que a resposta está no chamado "staking plan". Quanto apostar tendo em conta as probabilidades de acerto e como reagir assim que falhamos uma aposta. Tentamos recuperar tudo na aposta seguinte? Ou nas 3 apostas seguintes? Ou simplesmente continuamos a apostar determinada % da banca? Infelizmente ainda não sei responder a estas questões. Qual é afinal o plano mais adequado de stakes, sabendo que este varia consoante a estratégia?

Atentem no seguinte exemplo, real, e retratado num outro tópico.
A estratégia consistia em em fazer lays de 10 cêntimos ao 4º favorito de cada corrida de cães. Em caso do 4º favorito vencer, tentava-se recuperar o que tinhamos perdido mais 50%, ao longo das 3 apostas seguintes.

As média das odds do 4º favorito nos cães anda à volta dos 6, vamos supor. Um lay de 10 cêntimos numa odd de 6 tem uma responsabilidade de 50 cêntimos. O cão ganha e perdemos assim 50 cêntimos. Agora temos de recuperar os 50 cêntimos + 50% desses 50 cêntimos, ou seja, temos que recuperar 75 cêntimos nas próximas 3 apostas. O nosso próximo lay é assim de 0,75/3, que é 0,25. A nossa responsabilidade é agora de 1,25€. O 4º favorito vence novamente e agora temos que recuperar 1,75€ + 50% deste valor, ou seja, 2,63€. Dividimos pelas 3 apostas e isso dá-nos lays de 0,88€. Responsabilidade de 4,40€. O 4º favorito vence pela 3ª vez consecutiva! Já perdemos 6,15€, e queremos recuperar esse valor mais 50% nas próximas 3 apostas. 6,15€+3,07€=9,22€. Dividindo por 3 dá-nos 3 apostas de 3,07€. Responsabilidade de 15,36€. Bem, o que é certo é que o 4º favorito venceu pela 4ª vez consecutiva, apesar de haver apenas 0,08% de probabilidades de acontecer!

Perdemos 21,51€ e este exemplo é real pois aconteceu há uns dias atrás!

Megaleet

• Crava
  • M
  • Estado:
    Pts Tipsr:
    1
em: 02 de Dezembro de 2008, 19:13
Uma prova que cada partida não pode ser considerada como algo independente, são as acumuladas.

As acumuladas são a prova que os jogos são acontecimentos independentes ( pelo menos do ponto de vista matemático)

Dois acontecimentos A e B, de probabilidades não nulas, dizem-se independentes se a ocorrência de um deles não afectar a probabilidade de ocorrência do outro, pelo que tendo dois acontecimentos A e B:

P(A)  Probabilidade de A
P(B)  Probabilidade de B
P(A | B) = P(A)    Probabilidade de A dado que B já aconteceu = Probabilidade de A
P(B | A) = P(B)    Probabilidade de B dado que A já aconteceu = Probabilidade de B

P(A e B)
P(A | B)=-----------  ,    se P(A | B)=P(A) com P(A) >0 e P(B) >0
                P(B)

então,

P(A e B)
P(A)=-------------      portanto    P(A e B)= P(A) x P(B)
              P(B)

Isto tudo quer dizer que a probabilidade de dois acontecimentos independentes acontecerem é igual ao produto das suas probabilidades. Isto é exactamente o que se passa nas múltiplas. Logo cada jogo de futebol é um acontecimento independente.

Se eu apostar em todos os favoritos que tenham por exemplo 75% de chance de vencer, digamos que sejam 5 jogos com essa probabilidade eu teria praticamente uma odd de 4 com 75% de chance de vencer, logo não condiz.

5 favoritos a 75% cada um:
0,75 x 0,75 x 0,75 x 0,75 x 0,75 = 0,2373 ou 23,73% de probabilidade de ganharem os 5

75% corresponde a uma odd de 1.33
1.33 x 1.33 x 1.33 x 1.33 x 1.33 = 4.16  a tal odd de 4 que falaste

Tens uma odd de 4.16 com 23,73% de probabilidade de vencer. Assim já condiz

Agora quanto a moeda, você abordou um assunto interessante, pois se fosse assim era só eu ficar jogando a moeda até dar cara 3 vezes e no quarto lançamento apostar na coroa contra um amigo meu ^^. Está certo, cada lançamento são 50% de chances, mas a probabilidade desses 50% acontecer x vezes são reduzidas devido a probabilidade.

A probabilidade de saírem 4 caras de seguida é (numa moeda não viciada):

0,5 x 0,5 x 0,5 x0,5 = 0,0625 ou 6,25% transformando para odds dá uma odd de 16.

Se, após saír a 3º coroa consecutiva, eu te oferecer odds de 12 para fazeres lay a saír a 4º cara consecutiva, aceitas? Do teu ponto de vista é óptimo negócio porque achas que a odd justa seria 16 certo?

PS: Se a demonstração das probabilidades condicionais e dos acontecimentos independentes estiver incorrecta, alguém me avise porque não encontrei o caderno do 12º ano para verificar :oops:

Bruno Coutinho

• Administrador
  • Estado:
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 02 de Dezembro de 2008, 19:14
Excelentes posts :tasla:

DrPoe

• Bilionário
  • D
  • Estado:
  • Registo: Nov 2006
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    198
em: 02 de Dezembro de 2008, 21:02
Eu já dei a minha opinião há uns tempos atrás acerca deste assunto. Não em termos de estatística nem abordando a questão das probabilidades.

Aqui fica uma parte desse meu comentário que dei noutro tópico.

Há uns tempos li um sistema de alguém que se propunha a ir contra uma equipa que vinha de uma sequência de no mínimo 3 vitórias pois acreditava que mais cedo ou mais tarde iria, pelo menos, empatar.

Logo depois apareceu alguém que perguntou se o mais lógico não seria fazer o contrário pois se uma equipa está a ganhar em princípio está extremamente motivada e a jogar bom futebol.

Creio que as sequências são mais significativas do que a ausência delas.

A questão é simples se uma equipa ganha com frequência é mais provável que o volte a fazer. HÁ PORTANTO UMA DEPENDÊNCIA NOS RESULTADOS DOS JOGOS. Há dependência e não existe aleatoriedade.

Se os jogos fossem independentes e aleatórios como o lançamento de uma moeda no fim do campeonato o mais natural era todas as equipas terem aproximadamente os mesmos pontos.

Se os jogos fossem independentes e aleatórios como o lançamento de um dado não faria sentido fazer picks pois não havia análise possível.

Curiosamente há acontecimentos que se aproximam da aleatoriedade como é o caso do mercado de 2,5 golos. Mas nem este caso é perfeitamente aleatório pois existem campeonatos que sistematicamente apresentam o under como o resultado mais comum enquanto outros o over.

Espero não ter dito muitas asneiras  :roll:

Já me esquecia GRANDE POST!!!

Parabéns a todos os que participaram neste tópico  :bom:
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 21:04 por DrPoe »

DrPoe

• Bilionário
  • D
  • Estado:
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    198
em: 02 de Dezembro de 2008, 21:38
Deixa-me aproveitar e fazer uma pergunta sobre estatística que sempre me intrigou.

A resposta não deve ser fácil mas cá vai.

Se eu souber a probabilidade de um cavalo ganhar a corrida qual é a probabilidade de ficar num dos lugares do pódio?

Forum de Apostas

Re: O Príncipio da probabilidade: Muito importante nas apostas.
« Responder #7 em: 02 de Dezembro de 2008, 21:38 »

SoLaRy

• Multimilionário
  • S
  • Estado:
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    75
em: 02 de Dezembro de 2008, 22:10
Excelente post! Gosto especialmente porque sou fã da matemática, mais concretamente das probabilidades.

A opinião que considero correcta é a do megaleet, realmente a probabilidade do acontecimento no exemplo apresentado é independente do que aconteceu anteriormente. Se sabemos, por estatística, que a probabilidade da equipa x nas condições Y têm 20% então vai continuar a ter 20% independemente de ter ganho três vezes seguida (segundo o exemplo seguinte). Podemos é fazer uma análise estatística sobre como se comporta a nossa equipa a seguir a seguir a ganhar 3 vezes seguidas e aí podemos ter uma nova probabilidade.

A análise estatística do acontecimento vai dar-nos o valor da nossa probabilidade. Mas a probabilidade de um acontecimento será sempre independente.

DrPoe, penso que estás a fazer confusão entre a dependência estatística e dependência de probabilidades.

Um exemplo onde as pessoas fazem muita confusão é no método de martin gale aplicado às cores na roleta. como devem saber consiste em ir apostando numa dada cor, duplicando a nossa aposta até sair a cor que apostámos. O erro comum que aqui é feito é que as pessoas têm tendência para apostar na mesma cor enquanto esta não sair. Por exemplo apostamos 5 vezes no vermelho e não tivemos sucesso, as pessoas pensam que por ter saído vermelho tantas vezes seguidos influência a probabilidade do lançamento seguinte, no entanto a probabilidade continua a ser a mesma para as duas cores.

Nas múltiplas é que existe dependência de acontecimento. Neste tópico - http://forum.apostaganha.pt/index.php?topic=17207.0 - iniciei um método de múltiplas onde expliquei como se calcula a probabilidade condicional de acontecimentos, para ter base nas múltiplas que fiz. Acabei esse método com 1,80 unidades de lucro, tenho que ver se pego isso outra vez.

« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 22:11 por SoLaRy »

Megaleet

• Crava
  • M
  • Estado:
    Pts Tipsr:
    1
em: 02 de Dezembro de 2008, 22:15
No post anterior estava a falar em matemática pura.

A questão é simples se uma equipa ganha com frequência é mais provável que o volte a fazer. HÁ PORTANTO UMA DEPENDÊNCIA NOS RESULTADOS DOS JOGOS. Há dependência e não existe aleatoriedade.

Do ponto de vista matemático isto não representa uma dependência entre os acontecimentos. Uma equipa ganha mais jogos porque joga melhor e não porque já ganhou jogos no passado. O facto de o Sporting ter ganho no Domingo ao Guimarães não reduz nem aumenta a probabilidade de ganhar o próximo jogo. As consequências dessa vitória é que podem ter esse efeito. Se uma equipa ganha um jogo, fica moralizada, com mais confiança e joga melhor,é isto que aumenta a probabilidade de ganhar o próximo jogo, e não o facto de ter ganho em si.

Tomando o exemplo do Beto:

ou

25/100 = 1/4

ou

0,3%

Aqui assume-se que a odd para o empate do benfica é 4 e que o facto de ter empatado 3 jogos não altera essa odd.
O que o Beto tenta mostrar é que matemáticamente a probabilidade de acontecer um 4º empate dado que já aconteceram 3 empates consecutivos é menor que 1/4. Reparem que sublinhei a probabilidade que o próprio Beto definiu para o 4º empate, 1/4. A probabilidade continua a ser 1/4.

Se os jogos fossem independentes e aleatórios como o lançamento de uma moeda no fim do campeonato o mais natural era todas as equipas terem aproximadamente os mesmos pontos.

Se os jogos fossem independentes e aleatórios como o lançamento de um dado não faria sentido fazer picks pois não havia análise possível.

Isto faria sentido se todas as equipas tivessem a mesma probabilidade de ganhar um dado jogo. É desta diferença entre probabilidades que aparecem as diferentes odds para cada equipa.Como dizes, e bem, os jogos não são aleatórios. Aí sim, fazem sentido as picks, se consideram que uma dada selecção tem mais probabilidade de acontecer do que aquela que está implícita nas odds que um bookie vos oferece, faz sentido apostar nela porque tem "valor".

Curiosamente há acontecimentos que se aproximam da aleatoriedade como é o caso do mercado de 2,5 golos. Mas nem este caso é perfeitamente aleatório pois existem campeonatos que sistematicamente apresentam o under como o resultado mais comum enquanto outros o over.

Considerando o campeonato Francês e considerando que o número de jogos desta época é suficientemente grande (não é) para afirmar que a probabilidade de um jogo dar under é 63% imagina a seguinte situação:

Já foram jogados 9 dos 10 jogos da jornada e deram todos under.

Qual é a probabilidade de o 10º jogo dar também under?

Megaleet

• Crava
  • M
  • Estado:
    Pts Tipsr:
    1
em: 02 de Dezembro de 2008, 22:30
Obrigado pelo apoio SoLarY  :bom: não é muito fácil explicar este tipo de coisas assim por escrito portanto espero que o teu post ajude o pessoal a perceber melhor o que quero transmitir.

Um exemplo onde as pessoas fazem muita confusão é no método de martin gale aplicado às cores na roleta. como devem saber consiste em ir apostando numa dada cor, duplicando a nossa aposta até sair a cor que apostámos. O erro comum que aqui é feito é que as pessoas têm tendência para apostar na mesma cor enquanto esta não sair. Por exemplo apostamos 5 vezes no vermelho e não tivemos sucesso, as pessoas pensam que por ter saído vermelho tantas vezes seguidos influência a probabilidade do lançamento seguinte, no entanto a probabilidade continua a ser a mesma para as duas cores.

Gambler´s Fallacy  :mrgreen: http://en.wikipedia.org/wiki/Gambler%27s_fallacy

Deixa-me aproveitar e fazer uma pergunta sobre estatística que sempre me intrigou.

A resposta não deve ser fácil mas cá vai.

Se eu souber a probabilidade de um cavalo ganhar a corrida qual é a probabilidade de ficar num dos lugares do pódio?

Se souberes também a probabilidade de ficar em 2º e 3º é só somar  :mrgreen:
Se só souberes a de ganhar, nao tou a ver como determinar a de ficar no pódio. Eu não percebo muito de cavalos, mas não há cavalos que têm grande probabilidade de ganhar mas pouca probabilidade de ficar em 2º? E cavalos que têm grande probabilidade de ficar em 2º, mas pouca de ganhar a corrida?.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 22:37 por Megaleet »

DrPoe

• Bilionário
  • D
  • Estado:
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    198
em: 02 de Dezembro de 2008, 22:39
A análise estatística do acontecimento vai dar-nos o valor da nossa probabilidade. Mas a probabilidade de um acontecimento será sempre independente.

DrPoe, penso que estás a fazer confusão entre a dependência estatística e dependência de probabilidades.

Eu creio que a confusão aqui é que alguns referem-se a várias partidas em conjunto como no caso das múltiplas enquanto eu falo apenas de uma partida em concreto.

Vou dar um exemplo.

Eu analiso um jogo e chego à conclusão que a probabilidade de uma equipa vencer é de 50%.

Agora coloco a seguinte questão. Como é que eu chego a este resultado de 50%?
Certamente apoiando-me em resultados do passado, certo?

Agora pergunto eu, ainda acham que os resultados do passado não têm influência? Ou colocando a questão de outra forma, ainda acham que um jogo em concreto é INDEPENDENTE dos anteriores?

Continuo a achar que há dependência e não é pequena.

Desgraçado do punter que não tivesse onde se apoiar para chegar a um palpite.

PS: Em relação ao caso da roleta eu próprio referi que o caso da meda ao ar e do dado são situações distintas das partidas de futebol.
Uma equipa com uma probabilidade de vencer de 50% não significa que no próximo vá ter os mesmos 50% tal como acontece no lançamento de uma moeda contudo a sua probabilidade de vencer vai continuar a DEPENDER dos jogos anteriores.

DrPoe

• Bilionário
  • D
  • Estado:
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    198
em: 02 de Dezembro de 2008, 23:29
È pá isto nem dá tempo.

Este tópico está aceso respondo a um tenho logo que responder a outro.

No post anterior estava a falar em matemática pura.

Uma equipa ganha mais jogos porque joga melhor e não porque já ganhou jogos no passado.

Eu diria mais, se uma equipa ganha mais jogos é porque marca mais do que o adversário e não porque já ganhou jogos no passado  :lol:
Agora, brincadeiras à parte. Já reparei que não atribuis qualquer dependência entre os resultados anteriores e o que se vai realizar num jogo em concreto.
Agora explica-me como é que determinas as probabilidades de uma equipa vencer ou até como é que concluis que uma equipa joga melhor que a outra sem te apoiares no desempenho passado?

O facto de o Sporting ter ganho no Domingo ao Guimarães não reduz nem aumenta a probabilidade de ganhar o próximo jogo. As consequências dessa vitória é que podem ter esse efeito. Se uma equipa ganha um jogo, fica moralizada, com mais confiança e joga melhor,é isto que aumenta a probabilidade de ganhar o próximo jogo, e não o facto de ter ganho em si.

Se colocas as coisas assim sou obrigado a fazer uma chamada de atenção ao fórum. Atenção que quando falo em dependência dos resultados anteriores refiro-me ao plural e não a uma partida em concreto. Como devem compreender considerando apenas os dados de uma partida torna-se impossível dar qualquer palpite.
Creio que este pedido de desculpas era escusado mas o seguro morreu de velho.

Já foram jogados 9 dos 10 jogos da jornada e deram todos under.

Qual é a probabilidade de o 10º jogo dar também under?

Tu não sabes mesmo responder a esta pergunta ou estás a por-me à prova?

Isto é uma questão interessante mas creio que teria mais interesse sabermos calcular a probabilidade para uma determinada partida. Repara numa coisa se eu calcular essa probabilidade será que alguém iria colocar essa aposta no próximo jogo? Talvez se conseguíssemos calcular para uma partida em concreto aí sim talvez conseguíssemos convencer alguém.

SoLaRy

• Multimilionário
  • S
  • Estado:
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    75
em: 02 de Dezembro de 2008, 23:33

Agora pergunto eu, ainda acham que os resultados do passado não têm influência? Ou colocando a questão de outra forma, ainda acham que um jogo em concreto é INDEPENDENTE dos anteriores?

é como eu te estava a dizer, tu tens a tua probabilidade para as apostas baseando-te em estatisticas. Mas essa probabilidade não é calculada com base na Lei da probabilidade condicional, ou seja, nunca usamos um P (A|B) (probabilidade de A dado b).Essa é a única forma de invocar condicionalismos nas probabilidades.

Acho que com este exemplo talvez cheguemos a um consenso:

Uma equipa dos 3 grandes perde 5 jogos seguidos para o campeonato, leva-nos a pensar que no próximo jogo vai ganhar, certo?
Para esse caso pretendemos a achar a probabilidade de perder o sexto jogo seguido! Como calcular? ir à estatística e verificar o que se passou nesses casos. Não fazes probabilidade condicional, porque o acontecimento da equipa grande ganhar aquele jogo é independentente dos dos outros jogos, mesmo que perdidos. Estás a ver a ideia? senão perceberes continua que eu não me importo de ir continuando a explicar.

Na pergunta que fizeste dos cavalos parece-me que só temos dados para aferir que a probabilidade ficar no pódio será maior que ficar em primeiro (óbvio!). Mas é uma boa questão...

EDIT--

Falas em dependência de resultado de jogos, CONCORDO! mas a explicação está errada, Sporting fora dá under 70%, o facto de ficar over 20 vezes seguidas, vai mudar a estatistica e , consequentemente, a probabilidade vai ter um novo valor.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 23:36 por SoLaRy »

pave

• Devedor
  • p
  • Estado:
  • Registo: Mar 2006
  • Localidade:
    Pts Tipsr:
    10
em: 02 de Dezembro de 2008, 23:53
Eu concordo com o Poe quando diz que há dependência de jogos anteriores. É evidente que há, mas não só.
As odds de um determinado jogo já incluem uma série de variáveis: jogos anteriores, qualidade do plantel, competência do treinador, classificação, adversário, factor casa, lesões, castigos, etc...
Vejam o caso do Leixões e imaginem que antes da 1ª jornada teriam que apostar no Leixões-Naval que se jogaria à 10ª jornada. Certamente as odds não seriam as mesmas que o foram este fim-de-semana. Porquê? Porque o Leixões teve uma seuqência de vitórias importantes, porque houve um reavaliação do plantel para melhor, porque se calhar o treinador é melhor que se julgava, porque vai em 1º, porque o adversário não é tão forte quanto se julgava (lá está, baseado em jogos anteriores), etc etc...

Parece-me claro como água que as odds se adaptam consoante estes factores do passado. O caso da roleta é diferente. Como todos devem saber, a percentagem de saídas de vermelho e preto tendem a aproximar-se dos 50% quantos mais lançamentos forem efectuados. E uma coisa é apostar em como o vermelho vai sair 10 vezes seguidas (0,1% de probabilidades de acontecer), outra é apostar, depois de sairem 9 vermelhos e antes do 10º lançamento, que vai sair vermelho (50% probabilidades).

Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions