Autor Tópico: Antevisão da Época 2008/2009 da Ass. Académica de Coimbra  (Lida 11985 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Diogo Carvalho

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    19575
    Pts Tipsr:
    384


Ficha Técnica:

Nome: Associação Académica de Coimbra
Associação: AF Coimbra
Ano de Fundação: 1876
Presidente: José Eduardo Simões
Cidade: Coimbra
Morada:
R. Infanta Dona Maria, 23
3030-330 Coimbra
Telefone 239793890
Fax 239793892
Títulos e outros dados relevantes:
•   Taça de Portugal: 1 (1939).
•   Campeã da II Divisão nacional: 2 (1948/49 e 1972/73)
•   Participações no 1º escalão nacional: 56
•   Participações no 2º escalão nacional: 17
•   Melhor classificação de sempre no 1º escalão: 2º lugar (Vice-Campeã Nacional) em 1966/67.
•   Finalista vencida da Taça de Portugal: 3 (50/51, 66/67 e 68/69).
•   Participações em competições Europeias: 3
      o   Taça das Taças: 1 (1969/70, quartos de final)
      o   Taça UEFA: 2 (68/69 e 71/72, primeira eliminatória)


Introdução:

A Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF), normalmente apenas designada por Académica, é o clube mais emblemático da “Cidade dos Estudantes”. A Associação Académica de Coimbra foi fundada em 1876, e o Organismo Autónomo de Futebol, criado em 1984, sendo o mais antigo clube em Portugal a militar nas divisões profissionais. É hoje em dia presidido por José Eduardo Simões. A Académica é a detentora da 1ª Taça de Portugal, ganha em 1939.


Historial:

A Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol é considerada herdeira da Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra (AAC), a associação de estudantes da universidade local, o que vale ainda hoje o epíteto comum de "equipa dos estudantes", já que até à década de 70 a grande maioria dos jogadores eram estudantes universitários.

É hoje, na prática, um clube independente em relação à sua casa-mãe, que de resto mantém separadamente uma secção amadora de futebol (que joga nas distritais) e muitas outras modalidades, como basquetebol, rugby, canoagem, natação, voleibol, ténis, entre outras.

Foi carinhosamente apelidada de "Briosa" pelos adeptos, alcunha que advém da forte entrega com que normalmente se batiam as equipas amadoras de estudantes mesmo contra equipas de atletas profissionais de alta competição.
A casa-mãe, a AAC, foi fundada em 1876, resultando da fusão entre o Clube Atlético de Coimbra, fundado em 1861, e a Academia Dramática, fundada em 1837. A sua Secção de Futebol foi a vencedora da primeira edição da Taça de Portugal, no ano de 1939. No entanto, em 1974 a AAC extinguiu o seu futebol profissional. Foi aí que surgiu o Clube Académico de Coimbra (CAC) que, mesmo usando um nome diferente, um símbolo diferente, e uma estrutura associativa diferente, conseguiu assumir a posição da extinta equipa de futebol da Académica na 1ª Divisão. Em 1984 foi então criado o Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF), numa tentativa de reaproximação à casa-mãe, voltando a aparecer com o mesmo nome e símbolo da Académica.

A Académica é um dos clubes com mais adeptos em Portugal. E talvez o clube com um maior número de simpatizantes por todo o país.


Estádio:

A Académica nunca teve um estádio seu. Embora o actual presidente tenha o inútil desejo de construir um mais pequenos nos arredores da cidade para não ter pista de atletismo e estar sempre cheio. Antigamente o estádio bem no centro da Solum era designado por Estádio Municipal de Coimbra e tinha o seguinte aspecto:


Aquando do Euro 2004. O estádio foi totalmente remodelado para um mais moderno, que infelizmente nunca encheu, se exceptuarmos o jogo de abertura e o concerto dos Rolling Stones. O estádio pertence à Câmara Municipal de Coimbra e chama-se Estádio Cidade de Coimbra. No entanto, os direitos de exploração foram concedidos à Académica e à TBZ até 2014. O estádio actual tem o seguinte (bom) aspecto:



O Plantel:

Guarda-Redes:

1 - Rui Nereu
24 - Pedro Roma (capitão)
29 - Peskovic

Defesas:
4 - Luiz Nunez
5 - Markus Berger
7 - Cléber
13 - Gonçalo
15 - Orlando
19 - Pedrinho
25 - Edson
30 - Pedro Costa

Médios:
6 - Madej
9 - Carlos Aguiar
17 - Cris
20 - André Fontes
23 - Milos Pavlovic
28 - Nuno Piloto
33 - William Tiero

Avançados:

10 - Miguel Pedro
11 - Lito
16 - Licá
18 - Sougou
21 - Éder
99 - Garcés

Penso que o plantel é o adequado para se conseguir um lugar tranquilo no meio da tabela. Não houve nenhuma contratação muito sonante para esta época. O panamiano Garcés e o ganês Sougou foi o melhor que se viu, mas falando por mim, prefiro manter o nível medíocre com os mesmos jogadores sem estoirar rios de dinheiro a mandar vir um camião de brasileiros, do que mandá-los vir e manter na mesma o nível medíocre. Ao menos assim os jogadores já se conhecem e mais unidos pode ser que resulte em alguma coisa. Apesar de terem entrado 12 jogadores (no ano passado entraram 16), um deles é um guarda-redes que provavelmente se sentará no banco e outros quatro, jovens que rodaram noutros clubes e integraram agora a equipa principal com quem já haviam trabalhado anteriormente. Como tal, não há grandes expectativas de quase metade dos reforços, pelo que aqueles que é mais importante integrar rapidamente são menos e como tal a tarefa fica facilitada do que se tivéssemos de ir entrosar uma equipa completa. Julgo que ainda assim se fez uma colmatação bastante razoável do plantel, embora isto seja uma opinião, e como tal, é normal que ha-ja quem não concorde.



A Claque:


A Académica conta, em todos os jogos, com uma das mais antigas claques portuguesas e um dos clubes em que a direcção mantém uma relação muito próxima com a claque, sendo está muito importante para toda a estrutura da instituição. Relevante ainda o facto, de a oposição ao actual presidente nas últimas eleições do clube, ter sido feito por um ex-lider da claque que se ligou estreitamente ao clube, através da mesma. Vou inserir aqui o texto da página principal do website da claque da briosa à qual pertenço:

"Académica, um clube diferente que conta com adeptos também eles diferentes, devido à ligação entre Clube e Universidade, o espirito jovem e irreverente dos estudantes esteve sempre presente e em Coimbra, o fenómeno dos grupos de apoio ao clube do coração remonta a 1939, ano em que se disputou pela primeira vez a taça de Portugal, que seria ganha pela Briosa. Nessa altura os estudantes que invadiram a capital para apoiar o seu emblema, na final que se disputava no campo das Salésias, deslumbram os "alfacinhas" pelo seu comportamento muito pouco pautado pelos cânones da rotina.


AS CLAQUES

Desde essa época que a Académica teve várias claques, melhor ou pior organizadas, com mais ou menos "mística", mas quase sempre com designações reveladoras de muita imaginação. Reparemos nalgumas delas, de entre o rol das torcidas academistas, desde os tempos do antanho até os tempos actuais:
- "BARALHA TEÓRICA";
- "FRASCARY CLUB";
- "COWBOYS";
- "FANS- Falange de apoio Negro";
- "FALCÕES"; - "PINDÉRICOS DA BORRACHA";
- "GOELAS"; - "NAVE DOS LOUCOS";
- "BARALHA E TORNA A DAR";
- "8º EXERCITO";

A nova vaga de falanges de apoio da Académica teve a sua primeira representante num grupo que não desejava só apoiar o futebol da Académica. Com efeito a "Brigada Académica Comandos de Minerva" era um grupo de estudantes universitários "praxistas" que pretendia pugnar pelas tradições da velha Academia, isto em 1979. Tinha-se por objectivo encher a bancada central descoberta do Municipal de Coimbra com capas e batinas e bandeiras da Académica. É então, em 1985, que começa a aparecer uma nova vaga de grupos de apoio á Briosa, ideias diferentes, maneiras de estar diferentes. Novas formas de apoio, mas sempre vestidos de negro. É então que surge a mais antiga falange de apoio da Académica que se encontra em actividade plena. Estamos a falar da Mancha Negra, que ao contrário do que o seu nome indica, dá um belo colorido aos estádios onde se apresenta.
 

A MANCHA NEGRA

A Mancha Negra surgiu da fusão de 3 grupos de adeptos: "Força Negra", "Maré Negra" e "Solum Power", este ultimo o mais poderoso e o primeiro a aparecer. Desta reunião de diversas falanges apareceu a claque que decidiu usar o nome de uma das mais populares personagens da Walt Disney: o Mancha Negra. A claque teve a sua fundação a 3 de Março de 1985 no jogo Académica - Sporting de Braga. A Mancha Negra tinha por objectivos estabelecer amizades com grupos de apoio de jovens dos restantes clubes, apoiar a Académica e ter um protagonismo no desenvolvimento do mundo ultra em Portugal. A Mancha Negra foi pioneira, juntamente com os Comandos de Minerva, a organizar o 1º Congresso de claques (11 de Maio de 1985). Depois do 2º Congresso (este organizado pela Juve Leo em 14 de Dezembro de 1985) , a Mancha Negra voltou a organizar o 3º congresso de Claques (9 de Dezembro de 1987), e já nessa altura se falava de violência nos estádios e da formação de uma Associação Nacional de Claques, associação esta que nunca vingou e que nos dias que hoje correm faz cada vez mais sentido a sua existência. O Donos do futebol querem matar o desporto rei impedindo os adeptos de se deslocarem aos estádios, com preços dos bilhetes altíssimos, a não existência de locais condignos para se estacionarem autocarros e viaturas pessoais, estádios cada vez com menos condições, e não existe ninguém que defenda e represente os adeptos na Liga. A Mancha Negra proclama também no seu historial, o facto de terem sido os primeiros a utilizar espectáculos de fogo de artificio em Portugal. Actualmente a Mancha Negra conta com cerca de 700 inscritos, mas apenas 500 com a situação regularizada, alguns dos seus membros já ocupam lugares de destaque no dia a dia do clube, fazendo até parte do Concelho Académico e são até candidatos à direcção do Clube. A opinião da Mancha Negra é vulgarmente ouvida na Comunicação Social de Coimbra o que demonstra a importância e o peso que já tem dentro da Instituição.


O NOSSO APOIO

Nunca deixamos de apoiar o clube do nosso coração e somos 100% Briosa, ao contrário do que muitos apregoam e fazem querer. A Mancha Negra é gerida por uma direcção composta por 3 elementos e por uma organização de 10 elementos. Não é fácil dar a cara por uma Claque pois ainda há muita gente que olha de lado para os Ultras, talvez por desconhecer o que os move, ou quem sabe por intoxicação jornalística que os média em Portugal produzem quando se fala das claques. Ao longo dos tempos a Mancha foi evoluindo em termos de mentalidade e conseguiu ao longos destes anos todos de segunda divisão criar um bom grupo de amigos que criaram umas raízes fortes que hoje em dia sustentam a claque, estando esta neste momento bem preparada para receber novos elementos com a certeza de que a mensagem passará correctamente a quem chega, e todos ficaram embuídos no verdadeiro espírito de Mancha. A organização nunca foi o forte da claque, como convém em malta que se inspira frequentemente num dos símbolos da cidade, os estudantes, o cábulas estará sempre presente, mas tem-se mudado gradualmente esta forma de estar na claque e aos poucos a organização tem imperado e como forma disso são os novos projectos que estão em curso, a Central B tem-se afirmado no seio da claque o dos sócios da Académica como veículo de transmissão de ideias dos adeptos, a realização de um CD interactivo com imagens da claque e com as musicas cantadas no apoio à Briosa é um marco para gerações futuras, aos poucos os resultados de uma boa organização tem-se reflectido, num futuro que sabe se este bom trabalho realizado não passará a ser desenvolvido em prol da Académica...


AMIZADES

A Mancha Negra tem amizades únicas e ímpares no panorama ultra nacional, da qual muito nos orgulhamos. Estamos a falar claro da amizade com os Desnortenados (SC Espinho) e com o Grupo Manks (Benfica). Para além destas amizades oficiais a Mancha mantém boas relações com quase todos ao grupos nacionais, pois foi também com esse intuito que se criou a claque, estabelecer amizades com elementos de outras claque e sobretudo o objectivo de apoiar até á exaustão a grande Briosa.
 

O LEMA

O lema da Mancha Negra é: "Briosa, se jogasses no céu, morreríamos para te ver"."

Fonte: http://www.manchanegra85.com/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=92


Previsões/Expectativas/Objectivos:

Depois um 12º lugar o ano passado e mais uma época a lutar quase até à última para não descer, para este ano os sócios da Académica pedem mais. Tanto os dirigentes como a equipa técnica continuam a afirmar que para já o objectivo é não descer tirando um pouco de pressão sob a equipa e dando mais tranquilidade ao grupo de trabalho. No entanto as contratações de Sougou, Garcés entre outros veio reforçar a equipa com elementos com uma qualidade superior, leia-se de nível europeu, e principalmente a manutenção da base da equipa desde a época passada nomeadamente de jogadores como Lito, Pavlovic, Nuno Piloto, algo que nos últimos anos não tinha acontecido, vem dar outro tipo de garantias. A força da equipa está nos jogos em casa onde, se não me falha a memória, perdemos apenas com Porto e Benfica portanto esta época penso que isso vai continuar, no entanto há que melhorar o desempenho fora de portas onde estivemos francamente mal. Não espero que consigamos já esta época ir a Europa, diria mesmo que se conseguíssemos seria um grande feito, mas espero sem dúvida um campeonato mais tranquilo sem sofrer até ao fim e um melhor desempenho na Taça de Portugal.



Autor: shane24
Colaboração Especial: Carlos da Silva
« Última modificação: 24 de Agosto de 2008, 15:28 por shane24 »



kalsberg

  • Multimilionário
  • k
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Abr 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    7131
    Pts Tipsr:
    149
em: 13 de Agosto de 2008, 13:20
Vou adiantando a minha apresentação à medida que posso, pois como já disse, esta semana, as horas no PC são escassas. Vou editando este post. Alguem que me diga porque que a imagem ficou pequenina e com o tamanho escrito em baixo :shock:

Porque colaste o link do thumbmail. Coloca o link que diz "Direct link to image" no imageshack.  :bom:



Diogo Carvalho

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    19575
    Pts Tipsr:
    384
em: 13 de Agosto de 2008, 13:25
Vou adiantando a minha apresentação à medida que posso, pois como já disse, esta semana, as horas no PC são escassas. Vou editando este post. Alguem que me diga porque que a imagem ficou pequenina e com o tamanho escrito em baixo :shock:

Porque colaste o link do thumbmail. Coloca o link que diz "Direct link to image" no imageshack.  :bom:

obrigadão companheiro :bom:



Forum de Apostas

Re: Antevisão da Época 2008/2009 da Ass. Académica de Coimbra
« Responder #2 em: 13 de Agosto de 2008, 13:25 »

Bruno Coutinho

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    227262
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 14 de Agosto de 2008, 08:06
Colocado como fixo :bom:



Carlos da Silva

  • Bilionário
  • C
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Dez 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    2428
    Pts Tipsr:
    124
em: 14 de Agosto de 2008, 22:11
Já vi que abriste as hostilações e ainda bem  :)

Vou tentando dar mais informações, preferencialmente ao nível de uma análise da equipa porque o resto ainda deves adicionar ao primeiro post  :twisted:



emef11

  • Magnata
  • e
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Jul 2007
  • Localidade: Alhos Vedros - Moita
  • Mensagens:
    17688
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    246
em: 14 de Agosto de 2008, 22:30
Boas,
Para além dos parabéns pela vossa apresentação, surgiram-me algumas dúvidas relativamente a:
Citar
A Académica é um dos clubes com mais adeptos em Portugal. E talvez o clube com um maior número de simpatizantes por todo o país.
Em que se baseiam para mencionar esse facto?

Citar
sendo o mais antigo clube em Portugal a militar nas divisões profissionais
Sério?



RuiVeloso

  • Multimilionário
  • R
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Abr 2006
  • Localidade: Braga
  • Mensagens:
    4994
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    484
em: 14 de Agosto de 2008, 22:34
Vá shane trabalha lá para acabar isso isso  :twisted:

não sei se a académica é o clube com mais simpatizantes, mas dos clubes portugueses da 1 liga excepto o braga a académica é a que mais simpatizo  :)
As apostas são uma maratona não um sprint ..



Carlos da Silva

  • Bilionário
  • C
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Dez 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    2428
    Pts Tipsr:
    124
em: 14 de Agosto de 2008, 23:11
Boas,
Para além dos parabéns pela vossa apresentação, surgiram-me algumas dúvidas relativamente a:
Citar
A Académica é um dos clubes com mais adeptos em Portugal. E talvez o clube com um maior número de simpatizantes por todo o país.
Em que se baseiam para mencionar esse facto?

Citar
sendo o mais antigo clube em Portugal a militar nas divisões profissionais
Sério?

Penso que se baseia na célebre frase "Se não ganhar o meu clube, que ganhe a Académica"  :mrgreen:
Mais a sério, tenho ideia que já vi uma estatística sobre isso mas essencialmente acho que é mais por historicidade que se diz isso, mas acredito até porque muita gente simpatiza com a Académica.


Em relação à segunda pergunta, sim, a sério. Penso que se contabiliza desde a fundação da AAC original (sem ser o OAF - organismo autonomo de futebol) que começou logo a participar no primeiros campeonatos e taças nacionais. Sendo assim a Académica conta com 132 anos de história (sendo fundada em 1876) e assim é com grande orgulho que nos podemos aclamar como o clube profissional mais antigo de Portugal.  :mrgreen: :mrgreen:

Só nos falta um título de campeão nacional, que diria eu está para breve   :obsecado: :obsecado:



Forum de Apostas

Re: Antevisão da Época 2008/2009 da Ass. Académica de Coimbra
« Responder #7 em: 14 de Agosto de 2008, 23:11 »

dreams

  • Magnata
  • d
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Mar 2006
  • Localidade:
  • Mensagens:
    18452
    Pts Tipsr:
    918
  • Banido!
em: 15 de Agosto de 2008, 01:19
Meu 3º clube, bom trabalho.  :venia:



Carlos da Silva

  • Bilionário
  • C
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Dez 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    2428
    Pts Tipsr:
    124
em: 18 de Agosto de 2008, 23:47
AAC - Época 2008/2009 - Previsões/Expectativas


Depois um 12º lugar o ano passado e mais uma época a lutar quase até à última para não descer, para este ano os sócios da Académica pedem mais. Tanto os dirigentes como a equipa técnica continuam a afirmar que para já o objectivo é não descer tirando um pouco de pressão sob a equipa e dando mais tranquilidade ao grupo de trabalho.

No entanto as contratações de Sougou, Garcés entre outros veio reforçar a equipa com elementos com uma qualidade superior, leia-se de nível europeu, e principalmente a manutenção da base da equipa desde a época passada nomeadamente de jogadores como Lito, Pavlovic, Nuno Piloto, algo que nos últimos anos não tinha acontecido, vem dar outro tipo de garantias.

A força da equipa está nos jogos em casa onde, se não me falha a memória, perdemos apenas com Porto e Benfica portanto esta época penso que isso vai continuar, no entanto há que melhorar o desempenho fora de portas onde estivemos francamente mal.

Não espero que consigamos já esta época ir a Europa, diria mesmo que se conseguíssemos seria um grande feito, mas espero sem dúvida um campeonato mais tranquilo sem sofrer até ao fim e um melhor desempenho na Taça de Portugal.



Diogo Carvalho

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    19575
    Pts Tipsr:
    384
em: 24 de Agosto de 2008, 04:07
Meu 3º clube, bom trabalho.  :venia:

aqui esta a prova emef11, qualquer um simpatiza connosco :mrgreen: :mrgreen:

amanha a ver se arranjo um tempo para completar isto,

Carlos se nao te importares insiro o teu post no meu para ficar tudo junto e escrevo que fomos os dois a fazer ;)



Diogo Carvalho

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    19575
    Pts Tipsr:
    384
em: 24 de Agosto de 2008, 15:07
Está um bocadinho mais adiantado já. Não sei se ainda acrescento muito mais.



Diogo Carvalho

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    19575
    Pts Tipsr:
    384
em: 24 de Agosto de 2008, 15:13
ainda devo dar uns ultimos retoques, mas estou a espera do Carlos da Silva :bom:



Carlos da Silva

  • Bilionário
  • C
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Dez 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    2428
    Pts Tipsr:
    124
em: 24 de Agosto de 2008, 18:00
ainda devo dar uns ultimos retoques, mas estou a espera do Carlos da Silva :bom:

Tá óptimo rapaz, muito fixe mesmo. A grande briosa a ter uma apresentação muito boa  :mrgreen: :mrgreen:



hemcshala

  • Iniciado
  • h
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2019
  • Localidade:
  • Mensagens:
    2
  • Nacionalidade: pf
  • Pts Tipsr:
    0
em: 15 de Novembro de 2019, 03:21
viagra online canada online viagra online viagra <a href="http://emmapharmsr.com/#">buy viagra online usa</a> viagra online canada




 


Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions