Autor Tópico: Tour de France 2008  (Lida 16306 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

aavf

  • Rico
  • a
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Abr 2008
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens:
    598
    Pts Tipsr:
    53
em: 28 de Junho de 2008, 01:16

2008

Um dos principais eventos desportivos do ano  tem início no Sábado, 5 de Julho e fim no Domingo, 27 Julho, a 95º Volta a França, durante três semanas teremos 21 etapas num total de distância percorrida de cerca de 3,500 quilómetros.

Mapa

Características das etapas
    10 etapas planas,
    5 etapas de montanha,
    4 etapas de média montanha,
    2 etapas de contra-relógio individual.

Principais aspectos da corrida
   Pela primeira vez em 40 anos não há prólogo
    4 finais com chegada em alto: Hautacam (etapa 10), Prato Nevoso (15), L'Alpe d'Huez (17) e Saint Étienne (18),
    2 dias de descanso,
    82 quilómetros de contra-relógios individual: etapas 4 e 20,
    19 montanhas de 1ª Categoria, 2ª Categoria e de Categoria Especial serão trepadas... menos duas que no ano passado,
    Chegadas sem bonificações de tempo para os primeiros.

Etapas


Equipas presentes
AG2r-La Mondiale
Bouygues Telecom
Cofidis
Credit Agricole
Française des Jeux
Agritubel (Continental Pro)
Caisse d'Epargne
Euskaltel-Euskadi
Saunier Duval
Gerolsteiner
Milram
Quick Step
Silence-Lotto
Lampre
Liquigas
Team High Road
Slipstream (Continental Pro)
Team CSC
Rabobank
Barloworld (Continental Pro)

Lista de ciclistas presentes
http://www.cyclingnews.com/road/2008/tour08/?id=startlist


Análise

Num percurso com transferências mínimas (o que agrada muito os ciclistas), este ano temos menos quilómetros de contra-relógio e mais etapas de montanha míticas, a grande ausência é o actual vencedor, Alberto Contador que fica de fora devido aos problemas com o doping da sua actual equipa (Astana) no ano passado.

Favoritos

Cadel Evans (Silence-Lotto) - O Australiano ficou no top10 nos últimos anos e tem vindo a melhorar todos os anos terminando em segundo no ano passado. Este ano tem estado em grande com mais vitórias que o no passado: Vuelta a Andalucía (etapa), Paris-Nice (etapa do Mont Ventoux), Coppi e Bartali (etapa e geral). As casas de apostas estão certas, não há que enganar, Evans é o candidato principal, quase nunca quebra totalmente, também quase nunca ataca nas montanhas mas não precisa pois é dos melhores do mundo no contra-relógio. Tem uma equipa forte com alguns bons trepadores mas principalmente com Popovych, talvez o melhor ajudante do mundo nas montanhas, foi fundamental para Contador no ano passado e este ano tem estado muito discreto reservando-se para o Tour, até parece estar mais magro o que prejudicalo-á nos contra-relógios mas ajudará na montanha.


Denis Menchov (Rabobank) - O Russo vencedor da classificação jovem no Tour de 2003 e vencedor da última Vuelta a España. Este ano optou por fazer o Giro onde acabou em 5º na geral final, costuma estar melhor depois de fazer uma prova de três semanas pois já ganhou a Vuelta por duas vezes após fazer o Tour onde quebrou, tendo um dia muito mau. Tem uma contrariedade que é não ter o seu companheiro de equipa mais forte, o jovem Thomas Dekker mas tem um par de bons trepadores sendo o Holandês Ten Dam o mais forte na montanha. Mais maduro e mais conhecedor do seu corpo e suas capacidades fez um Giro sólido terminando em 5º sem um único dia muito mau o que dá boas indicações. Menchov é capaz de seguir os melhores nas montanhas e fazer contra-relógios entre os primeiros, para mim é o maior perigo para Evans e tenho muita confiança ser o único que pode batê-lo.

Alejandro Valverde (Caisse d'Epargne) - O Espanhol conta com um 2º lugar numa Vuelta a España e um 5º lugar no Tour de 2007. Este ano tem sido muito bom, apesar de dizer que não estava em plena forma venceu um dos monumentos do ciclismo, a Liege-Bastogne-Liege, venceu também uma das provas de preparação para o Tour, o Dauphiné incluindo o contra-relógio da prova. Tem uma equipa muito forte com alguns bons trepadores: Pereiro (vencedor do Tour de 2006), D. Lopez, J. I. Gutierrez, J. Rodriguez, se dois ou três destes estiverem em grande forma tornam-se numa das equipa mais fortes presente juntamente com a CSC-Saxo Bank, contudo não vejo nenhum tão forte como Popovych (colega de Evans). A meu ver Valverde terá que surpreender e estar muito bem nos contra-relógios para vencer pois apesar de ter vencido o contra-relógio do Dauphiné, este foi muito diferente (subidas duras) dos do Tour (planos). Tem vindo a melhorar na especialidade, resta saber como se porta quando o terreno é plano, Valverde também tem tendência a enfraquecer no final das provas de 3 semanas.

Carlos Sastre (CSC-Saxo Bank) - Outro Espanhol, terminou abaixo do 21º lugar nas últimas sete edições do Tour. Aos 33 anos é dos ciclistas mais consistentes. Esta época tem estado bem discreto, até no Dauphiné ainda apresentou-se longe da melhor forma, não fez o Giro que costumava fazer, apontando forte para o Tour, vai participar no contra-relógio do campeonato nacional esta semana para testar a sua forma contra o relógio, disciplina que tem estado a trabalhar muito. Tem talvez a equipa mais forte com os colegas irmãos Schleck, aqui o problema pode mesmo ser o de o irmão mais novo, Andy, estar muito bem e tirar a liderança da equipa ao Sastre, à imagem do que aconteceu no ano passado com Contador e Leipheimer. Para Sastre vencer tem que fazer diferenças nas montanhas e defender-se melhor que o costume contra o relógio.

Damiano Cunego (Lampre) - O Italiano, vencedor do Giro em 2004 e foi o melhor jovem no único Tour que fez, em 2006, considero ser mais talentoso em provas de um dia onde provou este ano ser forte ganhando a Amstel Gold Race e fazendo 3º na Fleche Wallone. Até tem uma boa equipa mas a forma em que apresentar-se-ão não é certa, com Bruseghin após um Giro desgastante onde fez 3º, Szmyd que é um bom ajudante na montanha mas vem do Giro e fez 8º no Dauphiné e Tiralongo que é bom mas não muito consistente. Cunego não participou no Giro para preparar-se da melhor forma para o Tour que disse adequar-se melhor às suas características, também tem vindo a melhorar muito contra o relógio mas tal como Valverde falta demonstrá-lo em percursos planos. As longas montanhas do Tour também não são as melhores para ele que é explosivo. Para muitos está entre os favoritos a vencer, não sou dessa opinião mas pode ser que Cunego me surpreenda, contudo acredito que estará entre os primeiros, a possibilidade que vejo de vencer é escapando numa etapa de montanha, ganhando muito tempo como o Rasmussen fez no ano passado, foi assim que venceu o Giro em 2004 mas na altura era um desconhecido.

Outros: Os Espanhóis Samuel Sánchez e Haimar Zubeldia (ambos Euskaltel-Euskadi) e o Luxemburgês Kim Kirchen (Team Columbia),.

Sprinters
Estes não terão tantas hipóteses de brilhar como de costume pois existem chegadas em subida na primeira semana. Apenas na terceira etapa devemos ter 1 sprinter puro como vencedor, será também difícil um sprinter ter a amarela pois não existem bónus de tempo neste Tour. São 5 as etapas propícias aos sprinter: Châteauroux (etapa 5), Toulouse (8), Narbonne (12), Nîmes (13) e Paris (21)

De fora:
Tom Boonen (Quick Step) – vencedor da camisola verde dos pontos em 2007, não estará presente por ordem da organização após ter testado positivo cocaína fora de competição
Daniele Bennati (Liquigas) – vencedor da classificação por pontos do Giro, de fora por lesão, tendinite
Alessandro Petacchi (sem equipa) – despedido da Milram

A ter em conta: Robert Hunter (Barloworld), Robbie McEwen (Silence-Lotto), Thor Hushovd (Crédit Agricole), Mark Cavendish e Gerald Ciolek (ambos Team Columbia), Filippo Pozzato (Liquigas), Oscar Freire (Rabobank) e Gert Steegmans (Quick Step).

Sem Boonen e o vencedor da classificação por pontos do Giro, Daniele Bennati esta luta perde dois grandes candidatos.

Percurso
Na primeira etapa devemos ter um ciclista completo de amarelo alguém explosivo, forte na subida final e ao sprint, Valverde e Cunego são fortes candidatos. A 2ª etapa parece similar à 1ª mas menos dura e com algum plano após a subida, depois um dia para o sprinters e o primeiro contra-relógio ao 4º dia o que será interessante pois os favoritos costumam alcançar o topo de forma na 2ª e 3ª semana. No dia seguinte teremos a luta dos sprinters e logo na 6ª etapa uma chegada em alto numa 2ª categoria naquela que será o primeira amostra de montanha e teste para os favoritos. Depois temos sprints até ao 9º dia com a primeira etapa de verdadeira montanha, logo no dia seguinte a primeira grande etapa com chegada em Hautacam (imagem em baixo), segue-se o primeiro dia de descanso. Os ciclistas voltam à estrada para alguns dias propícios a fugas e chegadas ao sprint até o dia 15 com chegada em Prato Nevoso (1ª categoria) na Itália, etapa que Cunego quer vencer. No próximo dia temos descanso e seguem-se dois dias decisivos nas montanhas (mais informação em baixo). Nos últimos dias temos duas etapas para fugas ou sprint, ao 20º dia o contra-relógio final para definir a classificação e vencedor caso ainda hajam dúvidas. O último dia é de consagração e batalha dos sprinters para vencer nos Champs Élysées.
Este Tour tem menos kilómetros de contra-relógio mas isto pode ser enganador pois o perfil de ambas estas etapas é praticamente plano. Assim penso que os 29 km do primeiro contra-relógio com os 53 km do segundo puderão fazer mais diferenças em relação aos ciclistas menos fortes na especialidade, que os normais dois CRs ambos com cerca de 50 km mas um deles (normalmente o primeiro) com um perfil acidentado que permite reduzir as diferenças para os puros contra-relogistas.

Principais etapas de montanha
10ª Etapa - Segunda, 14 de Julho (Dia da Bastilha)   
Impacto na classificação geral e da montanha
Geral:         *****
Montanha: ****
Montanha mítica com chegada em Hautacam onde Riis venceu em 1996. Típica etapa de montanha com o Col du Tourmalet para moer as pernas antes  da subida final.

Hautacam, 14.2 km at 7.2%


16ª Etapa - Quinta, 22 de Julho
Impacto na classificação
Geral:       *****
Montanha: *****
Adoro esta etapa, apesar de ser curta e não ter chegada em alto, é algo de fantástico, com dua montanhas de categoria especial e altitude acima dos 2000 metros, sendo a segunda delas o ponto mais alto do Tour com 2802 metros!!!



17ª Etapa - Sexta, 23 de Julho
Impacto na classificação
Geral:       *****
Montanha: *****
Outra etapa mítica, quase presença obrigatória no Tour. É a etapa rainha e última oportunidade para os trepadores fazerem diferenças nas montanhas antes do contra-relógio final.

Col du Galibier, 20.9 km at 5.6%
Col de Croix-de-Fer, 29.2 km at 5.2%
L'Alpe d'Huez, 13.3 km at 8.6%


Percorra as etapas da Volta à França no Google Earth

Link para download http://short.thover.com/?ID=237
(Download do Google Earth http://earth.google.com)

Tour de France 2003 - Armstrong cai, quase volta a cair, recupera e ataca Ullrich
[youtube=425,350]DQDjqAkLUB0[/youtube]

Troféu


Odds para o vencedor
Evans, C  3.25   
Valverde, A  5.00 
Menchov, D  8.00   
Schleck, Andy  10.00 
Cunego, D  11.00   
Sastre, C  18.00
Zubeldia Aguirre, Haimar  20.00 
Devolder, S  25.00 
Kirchen, K  25.00 
Sanchez, Samuel  25.00
« Última modificação: 02 de Julho de 2008, 03:00 por Bruno »



Zé_Adério

  • Bilionário
  • Z
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Out 2007
  • Localidade:
  • Mensagens:
    3580
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    57
em: 28 de Junho de 2008, 01:21
Espero que com menos dopping....
[Diário Trading] - Grão a Grão  ---> http://forum.apostaganha.pt/index.php?topic=61536.msg2459679#



GODZI

  • Magnata
  • G
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2005
  • Localidade: Quarteira
  • Mensagens:
    21450
    Pts Tipsr:
    260
  • Banido!
em: 28 de Junho de 2008, 01:27
aavf grande apresentação !!!  :venia: :venia: :venia: :venia: :venia:


Meti como fixo  ;) :bom:!!



Forum de Apostas

Re: Tour de France
« Responder #2 em: 28 de Junho de 2008, 01:27 »

GalbertojorgeK

  • Milionário
  • G
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Ago 2006
  • Localidade: Braga
  • Mensagens:
    1263
    Pts Tipsr:
    42
em: 28 de Junho de 2008, 01:43
 Está quase a começar a prova raínha!  :)  Tenho muita pena de não poder ver Contador defender a camisola conquistada o ano passado de forma brilhante. Bom trabalho aavf  :bom:



Bruno Coutinho

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    227135
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 28 de Junho de 2008, 15:45
Brutalidade!!!! o texto é todo original e da tua autoria aavf certo?



miguelyn

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Nov 2005
  • Localidade: Lamego
  • Mensagens:
    64084
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    1598
em: 28 de Junho de 2008, 15:57
Está quase a começar a prova raínha!  :)  Tenho muita pena de não poder ver Contador defender a camisola conquistada o ano passado de forma brilhante. Bom trabalho aavf  :bom:

Contador, não participa ???????????? :s Porquê?
:roll:



Almighty

  • HighRoller
  • A
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Fev 2008
  • Localidade:
  • Mensagens:
    9544
    Pts Tipsr:
    413
em: 28 de Junho de 2008, 16:09
Está quase a começar a prova raínha!  :)  Tenho muita pena de não poder ver Contador defender a camisola conquistada o ano passado de forma brilhante. Bom trabalho aavf  :bom:

Contador, não participa ???????????? :s Porquê?

A Astana não pode correr no Tour, brilhante apresentação  :venia:



Bruno Coutinho

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    227135
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 28 de Junho de 2008, 16:14
aavf só falta uma coisa para a perfeição! as odds para a volta :)



Forum de Apostas

Re: Tour de France
« Responder #7 em: 28 de Junho de 2008, 16:14 »

Bruno Coutinho

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    227135
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 28 de Junho de 2008, 16:43



Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 28 de Junho de 2008, 17:08
aavf só falta uma coisa para a perfeição! as odds para a volta :)

Arranja um patrocinador para as apostas nesta prova e tens o problema resolvido. :sol:



Almighty

  • HighRoller
  • A
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Fev 2008
  • Localidade:
  • Mensagens:
    9544
    Pts Tipsr:
    413
em: 28 de Junho de 2008, 17:09
aavf só falta uma coisa para a perfeição! as odds para a volta :)

Arranja um patrocinador para as apostas nesta prova e tens o problema resolvido. :sol:

 :obsecado:



Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 28 de Junho de 2008, 17:10
aavf só falta uma coisa para a perfeição! as odds para a volta :)

Arranja um patrocinador para as apostas nesta prova e tens o problema resolvido. :sol:

 :obsecado:

Tipo um concurso como o do Euro, mas desta vez para o vencedor da Etapa e para o vencedor final, por exemplo. ;)



Bruno Coutinho

  • Administrador
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    227135
  • Nacionalidade: pt
  • Pts Tipsr:
    108
em: 28 de Junho de 2008, 17:12
Tinha a sua graça :)



Dunadan

  • Magnata
  • D
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Set 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens:
    218230
  • Nacionalidade: 00
  • Pts Tipsr:
    359
em: 28 de Junho de 2008, 17:19
Se te agrada, pega na ideia (que no fundo é mais do mesmo) e contacta os patrocinadores, para ver se há algum que pegue nisso. :cool: Desde que não seja abusado... :twisted:



aavf

  • Rico
  • a
  • Estado:
    Offline
  • Registo: Abr 2008
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens:
    598
    Pts Tipsr:
    53
em: 28 de Junho de 2008, 21:32
Espero que com menos dopping....
Acredito que sim, nota-se pela maneira de desenrolar das corridas que pelo menos diminuiu muito o doping.

Está quase a começar a prova raínha!  :)  Tenho muita pena de não poder ver Contador defender a camisola conquistada o ano passado de forma brilhante. Bom trabalho aavf  :bom:

Contador, não participa ???????????? :s Porquê?

A Astana não pode correr no Tour, brilhante apresentação  :venia:
Pois... também acho mal e iria trazer mais interesse à prova mas pronto, é a única forma dele tentar vencer a Volta à Espanha e vencer as e grandes voltas no espaço de pouco mais de 1 ano algo que penso nunca ter sido feito embora hajam 4 ciclistas que venceram as 3 provas, o Contador vai também tentar vencer os Jogos Olímpicos, pricipalmente o contra-relógio.

Brutalidade!!!! o texto é todo original e da tua autoria aavf certo?
Quase todo, tem pequenas partes que traduzi de sites em inglês.

aavf só falta uma coisa para a perfeição! as odds para a volta :)
Inseri as da Unibet que costumam ser as seguidas pelos sites de reviews.

aavf só falta uma coisa para a perfeição! as odds para a volta :)

Arranja um patrocinador para as apostas nesta prova e tens o problema resolvido. :sol:

 :obsecado:

Tipo um concurso como o do Euro, mas desta vez para o vencedor da Etapa e para o vencedor final, por exemplo. ;)
Isso era muito bom!!! Os prémios não precisam ser tão bons como os do Euro.




 


Casas de Apostas: bet pt / Betclic / ESC Online / Nossa Aposta / Casino Portugal

Rede Apostaganha: Apostas e Prognósticos / Palpites e Dicas de Apostas / Pronósticos de Apuestas / Betting Tips and Predictions / Melhores Cassinos Online Brasil / Mejores Casinos Online de América Latina