24-01-2019, 00:30 (GMT 0) | NBA
Cleveland Cavaliers @ Boston Celtics
Sem grande coisa a fazer a não ser esperar que a época termine para atacar o próximo Draft e a offseason, os responsáveis dos Cavaliers têm deixado o ano arrastar-se sem grande exigência para com Larry Drew e os seus comandados. Sem surpresa, a ex-equipa de Lebron aparece no último lugar da Conferência Este e tem mesmo o pior recorde de toda a NBA (9-39). A equipa leva quatro derrotas consecutivas depois da vitória em LA frente aos Lakers, tendo perdido 16 nos últimos 17 jogos. No perídoo mais recente, os "Cavs" perderam em Portland (129-112), Utah (115-99), Denver (124-102) e na receção a Chicago (104-88). A equipa tem estado sem o contributo de Kevin Love, John Henson, aparecendo mais recentemente ainda Larry Nance, David Nwaba e Tristan Thompson na lista de baixas.
Apesar de não estar a trilhar o caminho que se esperava até ao momento, Boston continua a ser vista uma das principais equipas da liga e a lutar pelo título a Este. Para já, com 29-18 os Celtics estão no 5.º lugar da tabela, mas na perseguição direta aos 76ers. Após um período com três derrotas consecutivas fora que voltaram a levantar alguma poeira no seio da equipa, com repercussão a nível público, os Celtics deram boas respostas nas últimas partidas, onde bateram os Raptors (117-108), Grizzlies (122-116), Hawks (113-105) e Heat (107-99). Al Horford vai estar de fora hoje para descansar, também Kyrie Irving acaba de ser confirmado como baixa nuns Celtics que só voltam a jogar no próximo sábado, na receção aos campeões Golden State Warriors.
Espero um jogo sem grande história, entre uns Cavaliers que além de todos os problemas que têm tido ao longo da temporada para vencer jogos ainda têm tido baixas importantes por lesão, falo especificamente de Thristan Thompson e Larry Nance Jr. mais recentemente. Duas peças fundamentais no jogo interior, tanto no backcourt como no frontcourt, e que tanta falta têm feito à equipa. Do outro lado, uns Celtics que têm somado vitórias a suar bastante (se frente aos Heat mantiveram-se no comando por uma margem segura mas pouco dilatada, em Atlanta tiveram de correr atrás do prejuízo) e que no jogo anterior da época frente aos Cavs venceram por 128-95, curiosamente numa partida onde Horford também não jogou em Boston e onde Thompson e Larry Nance alinharam pelos "Cavs".
Acredito que hoje os Celtics em casa dêm nova demonstração de força, jogando perto do seu melhor basquetebol e garantindo um triunfo bastante tranquilo, que não se deverá alterar muito em termos matemáticos mesmo que Stevens e Drew façam alinhar as suas segundas e terceiras escolhas nos últimos minutos. Já saiu em cima da hora a notícia de que Kyrie Irving não vai a jogo, mas na realidade não altera muito a minha confiança nesta escolha, até porque apesar de reconhecer toda a enorme qualidade da maior figura de Boston, a equipa é profunda e já mostrou que funciona bastante bem na ausência do seu líder, sendo mesmo uma oportunidade para jogadores como Rozier, Hayward, Tatum ou até Brown assumirem outro protagonismo e ajudarem a equipa a vencer na mesma de forma confortável.
Boston Celtics -15.5 @ 2.06 ESC