07-12-2018, 19:30 (GMT 0) | Serie A
Juventus - Inter
A realizar uma campanha bastante próxima da perfeição no campeonato italiano, a Juventus já caminha a passos largos para revalidar a conquista do título. Na liderança com 40 pontos, mais oito que o Nápoles e 11 que o Inter, a equipa de Turim segue com a impressionante marca de 13 vitórias e apenas um empate num total de 14 jornadas, onde marcou 31 golos e sofreu apenas oito, sendo de forma destacada o melhor ataque e melhor defesa da Serie A.
Depois da única derrota da época até ao momento - na receção ao Manchester United para a Liga dos Campeões -, a Juventus não voltou a tropeçar, na prova milionária bateu o Valência por 1-0 e no campeonato italiano segue com cinco vitórias consecutivas, três delas após o desaire com o conjunto inglês, perante AC Milan (2-0), SPAL (2-0) e Fiorentina (3-0).
Para um jogo que antecede a visita da Juventus à Suíça para defrontar o Young Boys na última jornada da fase de grupos da Champions, Allegri não poderá contar com Sami Khedira e Andrea Barzagli, seguindo em dúvida Emre Can e Alex Sandro.
O Inter tem melhorado substancialmente em relação às últimas temporadas, parece já um claro candidato ao top 4 da Serie A, no entanto o sonho do título já está muito distante, 11 pontos que marcam a diferença entre o 3.º lugar ocupado pelos milaneses e a liderança da Juve. Em 14 jornadas, o Inter segue com nove vitórias, dois empates e três derrotas, 27 golos marcados (terceiro melhor registo) e 12 sofridos (segundo melhor registo).
A equipa tropeçou duas vezes nas últimas três jornadas, onde foi goleado em Bérgamo pela Atalanta por 4-1 e empatou na última ronda no Olímpico da capital frente à AS Roma (2-2). Isto a meio de uma caminhada na Champions que conheceu um revés há pouco tempo, quando o Inter foi derrotado (1-0) em Londres pelo Tottenham, precisando por isso de vencer na última jornada o PSV e esperar que os ingleses não batam o Barcelona em Espanha para seguir em frente na prova milionária da UEFA.
Radja Nainggolan e Dalbert estão em dúvida para este jogo, que antecede precisamente a receção do Inter ao PSV Eindhoven, na próxima terça-feira, uma partida decisiva para o futuro europeu da equipa de Luciano Spalletti.
Sendo uma partida mais importante para o Inter que para a Juve, não estou em crer que os homens de Spalletti se vão deixar afetar pela pressão, até porque ir a Turim defrontar a campeã é já de si uma missão substancialmente difícil para quem quer que seja e a 11 pontos da liderança ao fim de 14 jornadas de campeonato o título é quase uma miragem. Desta forma, acredito que o Inter consiga ir a jogo de forma focada, realista e ambiciosa, por forma a manter-se nas próximas semanas entre os quatro primeiros classificados.
Assim, espero um jogo relativamente equilibrado, porventura com algum ascendente em termos de domínio e controlo por parte da Juventus, porém sem um Inter atrevido e a colocar algumas dificuldades à equipa da casa em contra-ataque ou mesmo a espaços em ataque organizado. Vejo com bons olhos o mercado de ambas as equipas a marcar, num jogo onde realisticamente só a vitória interessa ao Inter, estando do seu lado o facto de ter marcado em quase todos os jogos fora deste campeonato e de ser precisamente em casa que a Juve mais sofre.
Ambas marcam @ 1.95 ESC (10/10)