Nigéria vs Islândia
Mundial FIFA 2018 / 22 Jun 2018 @ 16:00 - Volgograd Arena (Volgograd)
Islândia (0) handicap asiático
Odds: 1.79 ESC Online
Depois da qualificação da Croácia resta uma vaga para os oitavos de final. Essa vaga tem 3 candidatos neste momento, a Argentina, a Islândia e a Nigéria. Mas, com a seleção das pampas com mais um jogo, cabe a Nigéria e Islândia chegarem-se à frente, no jogo de hoje. Quem vencer ficará em boa posição, mas longe de poder fazer a festa, pois tudo poderá mudar na última jornada.
A
Islândia é uma equipa fiável, o que para o apostador é considerada uma "seleção amiga".
Uma seleção que há muito que passou a "fase da surpresa" e é agora uma certeza, senão vejamos:
A história da Islândia, no mundo do futebol teria de ser muito recente, pois não há muitos anos que o investimento no futebol foi concretizado. Os vikings (quase que desconhecidos no mundo do futebol) começaram a dar nas vistas na qualificação para o Europeu de 2016.
- Em 2015 apuraram-se no 2º lugar do grupo A somando 20 pontos e deixando para trás seleções como a Turquia e a Holanda. Era a fase da surpresa

- Em 2016 entra no Europeu pela porta do grupo F. Fica com Portugal, Hungria e Áustria e era naturalmente underdog, mas apurou-se em 2º lugar, mesmo à frente de Portugal. Seguiu para os oitavos de final onde afastou uma seleção também algo conhecida - a Inglaterra (1-2), caindo nos quartos de final, frente à seleção da casa, a França.
- Vem a qualificação para o Mundial e a Islândia volta a surpreender ainda mais, ficando agora no 1º lugar do seu grupo. Ficou apenas à frente da Croácia, Ucrânia e Turquia, entre outras seleções.
- Chega ao mundial 2018 e no primeiro jogo empata com a Argentina, e mais do que isso, não se intimidou e controlou bem a seleção das pampas.
Assim, esta seleção apenas continuará a surpreender os mais desatentos. É claro que a qualquer momento poderá ter um jogo mau, como qualquer outra seleção, mas isso não descaracteriza o seu adn. Em poucas palavras, esta seleção mais parece um !bloco de gelo com pernas" tal é a sua frieza, e o facto como lida com a pressão. No primeiro jogo chegou a estar a perder com a Argentina, mas apenas precisou de 4 minutos para igualar o encontro.
Ou seja é
uma seleção que apesar do seu enorme rigor tático e muita potência física, tem relativa facilidade em esticar o seu jogo, chegar à frente e criar situações de golo.Todos estes fatores poderão ser decisivos neste jogo, contra a
Nigéria. Se é verdade que a Nigéria não perde em qualidade técnica, e capacidade individual, aliás até reconheço maior potencial nestes dois quesitos, já
na parte mental, competitiva, capacidade de reação, e mesmo como coletivamente perde claramente para a seleção europeia.
A Nigéria perdeu com a Croácia, mas vieram ao de cima, novamente os pontos onde esta seleção muitas vezes claudica, sobretudo a este nível. Com uns bons primeiros 25m, com um bom rigor tático, aliás como manteve durante a fase de apuramento, questionava-se se seria capaz de o manter de forma consistente, durante grande parte do jogo.
No entanto, num lance de bola parada, a concentração dos Nigerianos não esteve ao nível que se exige, permitiu um desvio ao primeiro poste e Etebo, a tentar cortar a bola acaba por fazer um auto-golo. São lances que acontecem, e o mal não esteve aí, mas sim nos minutos seguintes, onde permitiu várias situações de perigo. Notou-se claramente a menor capacidade de reação da equipa Nigeriana, e sobretudo os níveis de concentração e rigor tático baixaram muito, conseguindo-os recuperar no início da 2ª parte.
Aliás, na 2ª parte houve uma boa reação da Nigéria, mas deitou tudo a perder, em mais um momento que lhe vou chamar novamente descontração, para ser simpático. Um penalti completamente escusado, com um agarrão descarado dentro da área. Aí acabou o jogo para a Nigéria.
Sem me alongar muito mais, considero a formação da Islândia mais fiável, mais uniforme e melhor preparada para poder vencer. Um jogo tem vários momentos, e embora em alguns, a seleção da Nigéria poderá sobrepor-se, como nas transições, nos restantes, penso que a Islândia conseguirá ser mais constante, e se a vitória cair para algum dos lados, acho que é bem mais provável que seja para o lado da Islândia.
Naturalmente, que com 1 ponto apenas, a separar as duas seleções, e com o a Argentina somando 1 ponto em dois jogos, claro que não podemos ignorar o empate. Este resultado mantém as duas seleções na disputa pela vaga que resta no apuramento deste grupo.
Assim, a minha aposta para este jogo é a vitória da Islândia, protegida de empate. Com uma cotação de 1.79 na ESC online reconheço valor nesta aposta, face à boa proteção que confere.Apenas uma nota para a aposta alternativa, em que vejo também valor: Ambas equipas marcam, uma vez que está acima do par, o que considero uma odd de valor.